Como fazer um teste de DNA

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 22 Junho 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Como é feito um TESTE DE DNA? #Boravê no laboratório DE VERDADE!
Vídeo: Como é feito um TESTE DE DNA? #Boravê no laboratório DE VERDADE!

Contente

Neste artigo: Usando um kit de teste domésticoFazendo o teste em um laboratório8 Referências

A ciência dos testes de DNA abriu novos caminhos para a autodescoberta. Uma simples mancha na parede oral permitirá que você conheça seu relacionamento e linhagem, bem como seus maiores riscos para a saúde. Para realizar esses testes, obtenha um kit, colete uma amostra e envie-a para um centro de análise. Você também tem a oportunidade de fazer esses testes em um laboratório regional credenciado. Após a conclusão do teste, consulte um médico ou um advogado para obter uma interpretação dos seus resultados.


estágios

Método 1 de 2: Usando um kit de teste doméstico

  1. Pegue um kit. Alguns kits, como o IDENTIGENE usado para testes de DNA para paternidade, estão disponíveis nas farmácias locais. Você também pode solicitar outros kits on-line no site do fabricante. Algumas opções incluem a plataforma MyHeritage para análise genealógica e o site Gentest, que fornece testes de risco à saúde.


  2. Colete amostras de saliva. Depois de adquirir o kit, use as ferramentas incluídas para coletar a amostra de DNA. Os kits contêm cotonetes para as bochechas ou recipientes para saliva. Limpe o interior da bochecha ou cuspa no recipiente.
    • O teste de DNA para estabelecer a paternidade requer uma amostra da criança e dos pais.



  3. Documente a fonte da sua amostra. Você verá no kit um envelope que permitirá enviar a amostra por correio para o laboratório de análise. Por exemplo, o kit de teste de DNA para paternidade pode ter vários envelopes. Anote o nome do provedor de amostra e suas informações pessoais, incluindo idade e etnia.
    • Muitas empresas de testes de DNA operam online. O kit de coleta incluirá um código de barras que você deve inserir no site da empresa.
    • Amostras de DNA para paternidade precisam de assinaturas de doadores.


  4. Envie as amostras para a empresa. Preencha o formulário de pedido com suas informações. Isso indica que você será o destinatário dos resultados da análise. Como regra, os envelopes são pagos antecipadamente, então você só precisa colocá-los em uma caixa postal.



  5. Verifique os resultados na Internet. Visite o site do centro de análise. Se você ainda não o fez, crie uma conta digitando um endereço de e-mail e definindo uma senha. Testes simples de paternidade podem ser feitos rapidamente. No entanto, um teste de linhagem mais elaborado e testes de DNA para analisar os riscos à saúde levarão mais tempo.


  6. Consulte um consultor sobre seus resultados. Para que os resultados dos testes sejam mais relevantes, muitas vezes são necessárias análises adicionais. Por exemplo, um teste de DNA com base na saúde indicará quanto mais chances você tem de contrair uma doença do que outra pessoa. No entanto, não se preocupe ou ignore os planos de tratamento que você já recebeu do seu médico. Entre em contato com a empresa ou procure a ajuda do seu médico para explicar os resultados antes de mudar seu estilo de vida.
    • Os testes de paternidade devem ser apresentados ao tribunal para serem reconhecidos oficialmente.
    • No caso de testes genealógicos, você deve pesquisar sua árvore genealógica para obter mais informações sobre sua linhagem.

Método 2 Faça o teste em um laboratório



  1. Vá para um centro de testes aprovado. Pesquise na sua região um laboratório analítico aprovado pelo governo. Isso é especialmente importante para testes de paternidade. O centro deve seguir procedimentos estabelecidos para legitimar o teste. Procure esses centros na Internet e solicite a acreditação do laboratório que você escolheu antes de fazer o teste.


  2. Forneça a amostra de DNA solicitada. O teste de DNA pode ser realizado com qualquer quantidade de fluidos ou tecidos corporais. Vários testes no local são realizados esfregando a parte interna da bochecha com um cotonete. Para testar um futuro bebê, o laboratório pode coletar sangue da mãe. Isso pode ser feito após o primeiro trimestre, a fim de obter um teste de paternidade muito preciso e seguro.
    • Exames de sangue e esfregaços não são invasivos. Testes invasivos (por exemplo, tomar líquido amniótico com uma seringa) representam um pequeno risco para o feto. Aguarde até o bebê nascer para realizar o teste.


  3. Reúna as amostras necessárias de outras pessoas. Os testes de DNA e genealogia serão concluídos assim que você fornecer sua amostra. Para avaliar a paternidade ou maternidade, você também precisará de amostras dos pais. O pai / mãe em questão deve ir ao laboratório e fornecer sua amostra. Se ele não puder ou não quiser, você deve obter uma amostra de um avô ou outro parente próximo.


  4. Consulte um consultor para analisar os resultados do teste. Os testes médicos de DNA serão explicados pelo centro de testes ou pelo seu médico. Testes de DNA para conhecer a linhagem podem ser pesquisados ​​usando a árvore genealógica. Para testes de DNA de parentesco, você pode estar recorrendo ao sistema legal.
conselho



  • Você pode ter problemas para entender os testes de DNA sozinho. Sempre procure a ajuda de um profissional para obter uma explicação dos resultados do teste.
avisos
  • Os testes de DNA devem ser consensuais. Uma pessoa deve aceitar um teste assinando o envelope no kit ou documento quando estiver no centro de análise. Por exemplo, você não poderá fazer um teste de paternidade em segredo.
  • Os testes de DNA não são irrepreensíveis. Uma análise de risco à saúde pode ter resultados diferentes, dependendo da interpretação do laboratório ou de como você indicou sua etnia.