Como identificar e tratar manchas em uma piscina

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Abril 2024
Anonim
Como retirar manchas causadas por objetos metálicos em piscinas (saiba mais!)
Vídeo: Como retirar manchas causadas por objetos metálicos em piscinas (saiba mais!)

Contente

Neste artigo: Solicite um diagnósticoTrate as manchas de origem orgânicaTrate as manchas de origem metálicaEvite a formação de manchas20 Referências

Dê um mergulho em uma piscina limpa durante o calor, o que é mais refrescante! No entanto, nadar em uma piscina cujo fundo ou bordas estão manchadas dificilmente é uma questão de violência. Não importa o quão cauteloso você seja, as manchas sempre acabam se formando. Se você mantém sua piscina regularmente, certamente notou que algumas manchas saem facilmente, o que não é o caso de outras. As manchas têm múltiplas origens: são devidas à presença de certos íons metálicos na água do banho ou detritos, animais ou plantas, da área da piscina. Antes de avançar para a ação, você deve se interessar pela cor das manchas presentes.


estágios

Método 1 de 2: Faça um diagnóstico



  1. Comece identificando a cor das manchas na sua piscina. De fato, as manchas nas paredes de uma piscina têm cores diferentes. A cor ajuda a encontrar o tratamento certo. Cada tipo de mancha deve ser tratado de uma maneira única.
    • Existem duas famílias principais de manchas: as causadas por íons metálicos na água do banho e as resultantes da decomposição ou proliferação de animais ou plantas. A cor das manchas ajuda a diferenciar as duas.
    • Entre essas cores, temos as seguintes associações: marrom verde, vermelho-azul, azul-verde-preto, verde-marrom-vermelho, rosa-vermelho ou preto-roxo-marrom. No caso da sua piscina, tente determinar com precisão as cores que você vê.



  2. Mancha quaisquer manchas orgânicas no fundo. Eles têm várias causas: folhas locais, bagas pequenas, vermes, algas, pequenos animais mortos ... Se você não os remover rapidamente, todos esses elementos acabam afundando e deixando manchas no fundo da bacia. Felizmente, esses pontos geralmente são fáceis de remover.
    • Essas manchas orgânicas costumam ser verde, marrom ou azul-violeta. Pista adicional: geralmente há detritos no meio dos pontos, como pedaços de folhas.
    • Se você acha que há uma mancha orgânica, tente tratá-la aplicando um pouco de cloro puro diretamente nela com uma pequena escova de cerdas. Por mais que a mancha orgânica passe rapidamente, muitas manchas de origem metálica resistem.


  3. Identifique manchas metálicas ou não orgânicas. Essas substâncias geralmente vêm da corrosão das instalações periféricas da piscina (aquecedores, tubos de cobre ...). Eles também podem vir da água que você usa para encher a piscina (por exemplo, a água de uma toalha de mesa). É suficiente que exista, por exemplo, um pequeno ponto de óxido de cobre inicialmente, para vê-lo se desenvolver em outro local da piscina. Entre os metais que podem acabar em uma piscina, há ferro, manganês e cobre. Muitas vezes, existem vestígios de ferrugem sob as escadas das piscinas. Acontece que o cromo que os cobre saltère (sob os choques) e o ferro subjacente enferrujam rapidamente. Observe cuidadosamente as etapas, ao redor dos orifícios de drenagem, nas bordas. As manchas devido aos metais são de uma cor bastante escura, em tons de marrom vermelho.
    • Os metais que mais frequentemente deixam manchas na piscina são ferro, manganês e cobre. O último vem mais frequentemente da corrosão dos tubos de cobre e latão, mas também do lionizer. Os pontos resultantes são geralmente azul, verde, verde-azulado, preto ou roxo escuro. O ferro pode vir da água da torneira, da corrosão de canos ou utensílios de ferro. As manchas resultantes são marrom enferrujado, cinza ou marrom esverdeado. O manganês também pode vir da água da torneira, mas as manchas são rosa, marrom, puxando preto ou em tons de roxo. O tártaro, que vem na forma de cimento branco, provém da decomposição de gesso, cimento ou hipoclorito de sódio, um desinfetante comumente usado em piscinas.
    • Logicamente, e para tratar adequadamente a mancha, você precisa identificar o metal que a causou.
    • Manchas em tons de verde azul cobre indicam um problema de pH da água. As manchas de cobre geralmente são causadas por um ataque do trocador de calor pela água, cujo pH é ácido (<7) ou cujo nível de cloro é muito alto. Se, nesses dois aspectos, você respeitar as normas, não deverá conhecer mais esse tipo de corrosão.



  4. Peça ajuda de um profissional. Entre em contato com a empresa que colocou a piscina ou consulte um especialista nas Páginas Amarelas. Traga a ele uma amostra da sua água e ele lhe dirá qual é o defeito do metal e em que proporção. Ao fazê-lo, ele poderá aconselhá-lo e vender um produto de limpeza adequado.


  5. Colete a amostra no lugar certo. Pegue um recipiente que fecha, uma garrafa ou uma garrafa. Mergulhe-o completamente na água, com o pescoço apontando para baixo, depois incline-o para o lado antes de levantá-lo para a superfície. Leve a sua água no centro da piscina, longe dos jatos ou orifícios de alimentação. Os resultados serão mais confiáveis.


  6. Use tiras de teste para testar sua água. Colha uma amostra no meio da piscina. Mergulhe rapidamente em sua amostra uma dessas tiras de teste. Não sacuda a tira. Deixe-o sem ar por cerca de 15 segundos. A faixa muda de cor. Compare essa cor com a tabela de cores presente na embalagem ou na embalagem. Existem tiras para medir muitos fenômenos. No seu caso, você precisa de alguns que medam pH, alcalinidade e concentração de cloro livre.
    • Use essas tiras pelo menos uma vez por semana. Se você contratar um profissional, traga uma amostra de água uma vez por mês, principalmente durante a abertura (emps) e o fechamento (queda) da sua piscina.


  7. Teste sua água com reagentes líquidos. São produtos que, graças a dosagens científicas, são muito sensíveis. Eles são usados ​​regularmente em piscinas públicas, mas, para uma piscina privada, você pode usar kits de medição prontos para uso. Os mais vendidos são aqueles à base de dortotoluidina e vermelho de fenol. Esses testes reativos a líquidos são muito precisos, desde que a cor correta seja determinada. Assim, depois de derramar o reagente na sua amostra, a água mudará de cor (esse é o princípio do reagente). Você precisará, e é o mais difícil, encontre a cor certa na cartela de cores para encontrar o tratamento apropriado. Muitas vezes, é muito difícil decidir entre duas cores ou dois tons.
    • A lortotoluidina (OTO) é um reagente amarelo que mede o cloro total. Após a reação, quanto mais escura a água, maior o teor de cloro.
    • O vermelho de fenol é usado para controlar o pH (acidez ou alcalinidade) da água da piscina. Algumas gotas do reagente são derramadas na amostra e a cor é observada. Quanto mais vermelha a água, maior o pH (básico).
    • O problema com os reagentes líquidos é que sempre se hesita entre duas ou três tonalidades, certamente perto. Para determinar com precisão a cor final, colocaremos a solução em um fundo branco.


  8. Veja se o problema vem do seu abastecimento de água. Se você levar a água para uma toalha de mesa, teste-a antes de encher a piscina. Se ele contém muitos íons metálicos e você já encheu o tanque, esvazie-o por um quarto ou meio e depois complete com uma água mais neutra. Aguarde pelo menos 48 horas, com a bomba funcionando, para testar sua água novamente. Se o conteúdo ainda estiver muito forte, repita a operação.
    • Se a sua água não for questionável, a presença de metais na água do banho deve-se à corrosão. Para isso, verifique todos os equipamentos metálicos e veja, na medida do possível, quais são as causas dessa presença metálica.

Método 2 de 3: Trate as manchas orgânicas



  1. Remova os resíduos orgânicos que flutuam na superfície da piscina. As manchas esverdeadas ou marrons geralmente têm uma causa orgânica; podem ser algas ou resíduos de folhas caídos no fundo da piscina. Removê-los já é uma etapa do tratamento. Felizmente, essas manchas não são muito difíceis de remover, desde que você não as deixe por muito tempo. Você receberá uma água um pouco farfalhante. A aparência (e extensão) dessas manchas marrons é bastante lenta, o que geralmente explica um tratamento tardio e, portanto, um pouco mais difícil.
    • Se a sua piscina estiver perto de árvores, verifique se as folhas, galhos ou frutas não acabam na água. Como não podemos impedir tudo, remova regularmente os detritos que flutuam na superfície com uma grande rede de malha.
    • Remova os detritos orgânicos que caíram no fundo da piscina com um aspirador de pó. O último pode ser manual (identificador, flexível) ou automático (acionado por uma célula).


  2. Limpe suas paredes com ajuda. Se houver manchas o tempo todo, considere tratar seu revestimento com ácido. Isso funciona apenas em piscinas com paredes revestidas e ainda é um tratamento a ser feito excepcionalmente (a cada cinco anos), porque é muito agressivo. Após o tratamento, suas paredes serão como novas.


  3. Tente também o choque enzimático. Ainda esfregará com uma escova de cerdas duras. As manchas, de origem orgânica marrom ou esverdeada, devem desaparecer rapidamente. Também existem produtos de limpeza à base de enzimas projetados especificamente para piscinas. Com eles, é verdade que a escovação é muito limitada, até desnecessária, pois é eficaz. A vantagem das enzimas sobre os produtos químicos é que eles não atacam os revestimentos. Para limpar a superfície das bordas que é alternadamente coberta e descoberta pelo movimento da água na superfície, os produtos enzimáticos são muito fáceis de usar. Eles dissolvem manchas e óleo ainda presente nesses locais. Para aperfeiçoar a limpeza, é necessário passar uma boa pincelada.


  4. Faça um tratamento de choque com cloro. O choque de cloração consiste na difusão de uma dose alta de cloro na água. Resta apenas escovar as paredes da sua piscina. Usar uma escova de cerdas duras montada em um braço telescópico é mais do que recomendado. Para uma mancha orgânica, despeje um pouco de cloro diretamente sobre ela e ela desaparecerá. Este método é perfeito para piscinas revestidas, mas não é recomendado para quem tem revestimento.
    • Teste regularmente o pH e a alcalinidade da sua água. O pH da água deve estar entre 7,4 e 7,6 (ligeiramente básico) e alcalinidade, entre 100 e 150 ppm (partes por milhão).


  5. Limpe locais bem definidos. Limpe-os com ácido clorídrico e uma escova. Derrame cuidadosamente um pouco de ácido através de um tubo de PVC (de bom comprimento) para alcançar a mancha. Este método é válido apenas em alguns pontos e especialmente muito localizado. Se a piscina estiver manchada, você terá descolorações em alguns lugares e em todos os lugares, pontos mais escuros, porque não tratados.
    • Depois de usar um produto de limpeza, é necessária uma cloração de choque para restaurar rapidamente o nível correto de cloro para evitar o aparecimento de algas.


  6. Substitua os produtos químicos por uma boa escovação. Compre um pincel que desalojará a sujeira nas microfissuras. Existem dois tipos: os de concreto (ou revestimento) e os projetados para revestimentos de chapas de PVC. Peça conselhos antes de comprar. Essa escova deve poder ser fixada em uma alça grande para alcançar as partes profundas ou distantes da borda.

Método 3 de 3: Trate manchas de origem metálica



  1. Siga os passos do tratamento desses pontos escrupulosamente. A primeira delas é deslizar por vários dias um fixador de metal (também chamado de "seqüestro") no saco de filtro da sua piscina. Este é um passo essencial se você deseja facilitar a limpeza. Existem muitos produtos, portanto, a maneira mais fácil é procurar aconselhamento de um profissional que lhe dirá o produto certo com base em sua piscina.


  2. Pare todos os equipamentos elétricos na piscina. Entre estes, estão o clorador, o leãoizador de cobre / prata, as bombas, o desinfetador UV, o lozonador ... Durante a limpeza, é melhor evitar que a água tratada entre em contato com o aquecedor, o difusor de cloro e todos aparelhos que não sejam filtração.


  3. Abaixe o nível de cloro. Você deve ter entre 1 e 2 partes por milhão. Quanto menor a taxa, menos você precisa de ácido ascórbico para a limpeza. Se possível, você pode esperar que essa taxa caia sozinha, sob a influência de chuva ou clima. Se você estiver com pressa, precisará derramar tiossulfato de sódio na água, seguindo cuidadosamente as recomendações do fabricante.
    • Despeje um produto de algicida em sua piscina. Leia as instruções de uso e as precauções de uso na embalagem ou no folheto informativo. As quantidades a serem pagas também são indicadas. Este tipo de produto impede que as algas cresçam na água que perdeu seu cloro.


  4. Use ácido ascórbico. Remova manchas de metais com este ácido. De fato, esse tipo de manchas requer o uso de produtos químicos. Se você pensou que algumas manchas eram orgânicas e não desapareceram, elas devem-se a íons metálicos. Teste um produto para piscina à base de ácido ascórbico. Este último é encontrado no estado natural em frutas cítricas (das quais o sabor picante) e quando está concentrado, é um formidável removedor de manchas. Tente também esta preparação caseira que consiste em colocar comprimidos solúveis de vitamina C em uma meia, esmagá-los bem e esfregar a mancha com essa "rede" improvisada. Após alguns minutos, os pontos devem desaparecer.
    • Para tratar manchas grandes, borrife uniformemente ácido ascórbico em toda a superfície da piscina. A dosagem é de aproximadamente 250 g de ácido ascórbico por 40.000 litros de água.
    • Comece a filtração. Deixe o ácido ascórbico agir por meia hora.
    • Veja se o tratamento está funcionando. Se ainda houver manchas, adicione um pouco mais de ácido ascórbico, deixando o filtro funcionando para misturar bem o produto. Deixe trabalhar novamente por meia hora. Repita a operação quantas vezes for necessário.


  5. Restaure o equilíbrio químico da sua água. A qualquer momento, a água da sua piscina deve respeitar, dado o volume da piscina, os padrões de pH, alcalinidade e dureza. Inicie todos os seus dispositivos: o clorador, o difusor de cloro, o lionizer de cobre / prata, as bombas, o desinfetador de UV, o lozonator. Introduzir um sequestrante de metal no saco filtrante para capturar os íons metálicos e manter um nível aceitável que evite manchas durante o verão.

Método 4 Evitar manchas



  1. Mantenha regularmente sua piscina. Muitas vezes, é melhor prevenir do que remediar: também é verdade para uma piscina! Faça ou mande um profissional fazer análises pelo menos uma vez por semana. Se você encher sua piscina com água de um lençol freático e não do circuito da cidade, pode haver água carregada com metais, especialmente ferro, o que pode explicar a presença de manchas de ferrugem na piscina.
    • Uma vez por semana, faça um pequeno choque de cloro para evitar a ocorrência de algas.
    • Como prevenção, esfregue o fundo da piscina duas ou três vezes por semana.


  2. Impedir o retorno de manchas de metal. Analise regularmente o conteúdo de metal da sua água e aja se os padrões forem excedidos; caso contrário, as manchas voltarão. Lembre-se de que os íons metálicos estão presentes na água de enchimento ou após a corrosão dos componentes metálicos da sua piscina. É por isso que você precisa avaliar a quantidade uma vez por semana.
    • Se necessário, use um produto seqüestrador (quelante). Este último serve para ligar os átomos de metal e impede que eles sejam depositados em qualquer lugar da piscina.
    • Existem bolsas que absorvem metais. Eles devem ser substituídos quando estão saturados. Coloque um na sua bolsa de filtro. A maioria dos metais é retida, como cobre, ferro, manganês, cobalto, prata ou níquel.


  3. Limpe as paredes da piscina. Remova qualquer coisa que possa ter caído na água, insetos, folhas, galhos .... Use para esse fim uma grande rede de imersão leve ou um robô de piscina automático.Invista em um bom sistema para cobrir sua piscina (lona, ​​obturador ...): o último será coberto sempre que você não o usar.
    • Não cabe às paredes que, com o tempo, se degradem e causem manchas. Nesse caso, não há alternativa para refazer o cal ou colocar um revestimento. Esta é a condição essencial para ter uma piscina perfeita.