Como fazer uma injeção

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer uma injeção - Conhecimento
Como fazer uma injeção - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparando-se Injeção subcutâneaFazendo uma injeção intramuscular Tomar as precauções de segurança necessárias após a injeção32 Referências

Medicamentos injetáveis ​​podem ser administrados com segurança em casa. A implementação de práticas seguras protegerá o paciente, o operador e o ambiente ao redor. Sob essas condições, você pode aplicar uma injeção subcutânea, especialmente para administrar insulina ou uma injeção intramuscular. Você pode ser seu próprio paciente ou ajudar um amigo ou membro da família, desde que peça ao médico assistente para ensiná-lo a operar corretamente.


estágios

Parte 1 Preparando-se



  1. Identifique o tipo de injeção a ser executada. O seu médico deve fornecer informações detalhadas sobre a técnica a ser seguida e o tipo de injeção a ser feita. Quando estiver pronto, reveja as instruções fornecidas com o medicamento, bem como as fornecidas pelo seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Se não tiver a certeza, fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Antes de começar, não hesite em fazer perguntas sobre o tipo de seringa a usar, seu comprimento e diâmetro.
    • Vários medicamentos são entregues prontos para uso. Noutros casos, terá de encher a agulha com o medicamento contido num frasco para injetáveis.
    • Determine claramente o material que você precisa para fazer a injeção. Algumas pessoas tomam medicamentos que requerem vários tipos de injeção doméstica.
    • Você pode facilmente confundir as agulhas e seringas necessárias para um tipo de injeção com as de outro tipo.



  2. Familiarize-se com a apresentação do medicamento. As embalagens de substâncias injetáveis ​​são variadas. Alguns medicamentos precisam ser reconstituídos antes de serem administrados. Muitos deles são entregues prontos para uso com seringas e agulhas. Mais uma vez, ele é imperativo Pergunte ao seu médico informações sobre o seu medicamento e os preparativos para usá-lo. Saiba que não basta ler as instruções que acompanham o medicamento ou um guia geral sobre como proceder. De fato, você precisará fazer perguntas para conhecer seu medicamento e como administrá-lo.
    • Além da manutenção que você fará com seu médico, você também pode estudar a documentação do produto. Em geral, contém instruções detalhadas sobre a preparação e administração do medicamento. No entanto, este exame não deve substituir as instruções do médico ou farmacêutico sobre como preparar e administrar o medicamento.
    • Se os acessórios necessários não forem fornecidos com o medicamento, a documentação também permitirá que você saiba o tamanho da seringa e o calibre da agulha.
    • Você provavelmente precisará administrar um medicamento embalado em uma ampola de dose única, pois esse método de embalagem é muito comum.
    • Nesse caso, o rótulo traz a inscrição frasco de dose única ou frasco de dose única ou SDV.
    • Isso significa que cada frasco contém uma dose única, mas pode ser que o produto permaneça no frasco após a preparação da dose a ser injetada.
    • Este descanso deve ser jogado fora. Acima de tudo, não guarde para outro trabalho.



  3. Prepare uma dose usando um frasco para injetáveis ​​com várias doses. Outros medicamentos são acondicionados em frascos para injetáveis ​​que contêm doses múltiplas.
    • Rótulo da droga carrega o registro garrafa multidose ou a abreviação MDV.
    • Se o medicamento for administrado em um frasco de doses múltiplas, registre com um marcador permanente a data da primeira abertura do frasco.
    • Mantenha o medicamento na geladeira, evitando congelá-lo.
    • Em frascos desse tipo, os medicamentos podem conter conservantes, o que minimiza o risco de contaminação. O efeito protetor desses agentes dura apenas cerca de trinta dias após a abertura do frasco.
    • É por isso que você terá que descartar o frasco trinta dias após sua primeira abertura, a menos que seja indicado pelo médico.


  4. Reúna seu material. Você precisará do medicamento ou do frasco para injetáveis, de uma seringa e de uma agulha adequada à seringa. Esses acessórios podem ser fornecidos com o produto. Às vezes, você precisará usar uma agulha e uma seringa, que serão montadas no momento da injeção. Você também precisará de compressas com álcool, um pedaço de gaze ou algodão, ataduras e um recipiente para objectos cortantes.
    • Retire a tampa do frasco de remédios e limpe a borracha com um pano embebido em álcool. Sempre deixe o álcool secar ao ar após essa operação. Por outro lado, saiba que sua respiração na garrafa ou na pele pode causar uma contaminação.
    • Use uma gaze ou uma almofada de algodão para pressionar o ponto da picada para reduzir o sangramento. Cubra o site com um curativo.
    • O uso de um recipiente para objectos cortantes protege o paciente, a enfermeira e o meio ambiente contra substâncias infecciosas. O recipiente é uma caixa plástica grossa que é usada para coletar objetos cortantes. Esses itens incluem lancetas usadas para coleta de sangue, seringas e agulhas. Um recipiente cheio deve ser entregue a uma empresa especializada na destruição de itens perigosos para a saúde.


  5. Examine o medicamento. Primeiro, verifique se você tem o medicamento certo, se ele ainda é válido e se a dosagem é adequada. Examine o frasco ou a embalagem do medicamento para verificar se o armazenamento está de acordo com as instruções do fabricante. Alguns medicamentos são estáveis ​​se armazenados em temperatura ambiente, mas outros podem exigir armazenamento no refrigerador.
    • Verifique se a embalagem não está danificada e se a garrafa está livre de rachaduras ou deformidades.
    • Inspecione a área superior do frasco para verificar se o selo colocado lá não está rachado ou deformado. Um entalhe pode significar que a embalagem não é mais estéril.
    • Observe o líquido dentro da garrafa e verifique se não há partículas ou matérias estranhas em suspensão. A maioria dos medicamentos injetáveis ​​é transparente.
    • Mas algumas insulinas têm uma aparência turva. Se você notar que seu medicamento está turvo, exceto por algumas insulinas, não hesite em jogá-lo no lixo.


  6. Lave as mãos. Faça isso usando água e sabão.
    • Não se esqueça de limpar as unhas, pulsos e dedos.
    • Isso reduzirá o risco de contaminação e infecção.
    • Antes de administrar uma injeção, certifique-se de usar luvas de medicamentos aprovadas, como luvas médicas descartáveis ​​de látex, para fornecer uma barreira protetora adicional contra bactérias e infecções.


  7. Verifique a seringa e a agulha. Verifique o que ainda está na embalagem original. Esta embalagem estéril não deve ser danificada ou danificada. Ao abrir, verifique também se o barril da seringa não está descolorido ou rachado. Inspecione a borracha na parte superior do êmbolo da seringa. Uma seringa danificada ou danificada não deve ser usada.
    • Inspecione a agulha quanto a sinais de deterioração. Verifique se não está distorcido ou quebrado. Você terá que evitar o uso de um produto danificado. De fato, embalagens em mau estado geralmente indicam que a agulha não é mais estéril.
    • Algumas seringas e agulhas têm uma data de validade escrita na embalagem, mas nem todos os fabricantes mencionam essa data. Se você tiver dúvidas sobre a validade de um produto, não hesite em consultar o fabricante. Registre o número do lote do produto antes de ligar.
    • Descarte seringas danificadas, danificadas ou vencidas. De fato, você terá que colocá-los em um recipiente para objetos pontiagudos ou pontiagudos.


  8. Verifique se o tipo e tamanho da sua seringa são adequados. Certifique-se também de usar uma seringa projetada para o tipo de injeção que você fará.Você deve evitar trocas de seringa para evitar erros de dosagem. Use apenas uma seringa recomendada para o medicamento que você vai administrar.
    • Escolha uma seringa que possa conter um pouco mais do que a dose que você vai injetar.
    • Siga as recomendações do fabricante quanto ao comprimento e bitola da agulha.
    • Este medidor mede o diâmetro da agulha. Esteja ciente de que um pequeno calibre corresponde a um grande diâmetro. Alguns medicamentos são mais espessos e precisam de uma agulha de grande diâmetro, ou seja, de pequeno calibre.
    • Por razões de segurança, a maioria das agulhas é feita para servir apenas uma vez. Ao escolher o tamanho da sua seringa, você também escolhe o comprimento e a bitola da agulha. Verifique se você possui o equipamento adequado para administrar a injeção. O manual do produto contém as informações necessárias. Você também pode perguntar ao seu farmacêutico, médico ou enfermeiro.
    • Saiba que ainda existem agulhas e seringas separadas no mercado. Nesse caso, monte a seringa e a agulha. Verifique se o tamanho da seringa está correto, se a agulha é estéril, se não foi usada anteriormente e se o comprimento e a bitola correspondem ao tipo de injeção que você fará. De fato, você usará uma agulha diferente para fazer uma injeção intramuscular ou uma injeção subcutânea.


  9. Encha a seringa. Siga as instruções na embalagem, se existirem. Caso contrário, encha a seringa com o medicamento.
    • Esterilize a parte superior da garrafa com álcool e deixe secar ao ar por alguns minutos.
    • Prepare-se para encher sua seringa. Determine quanto medicamento você precisa tomar para preparar sua dose. A seringa deve conter exatamente a dose prescrita. Você encontrará essas informações no rótulo ou na ordem do médico ou lendo as instruções do farmacêutico.
    • Para encher a seringa, puxe o êmbolo para aspirar uma quantidade de ar igual à quantidade exata de fluido necessária.
    • Segure o frasco ao contrário, insira a agulha na tampa de borracha e empurre o êmbolo para retornar o ar ao frasco.
    • Puxe o êmbolo para sugar a quantidade exata necessária para a injeção.
    • Às vezes você terá bolhas de ar na seringa. Bata suavemente enquanto a agulha ainda está no frasco de medicamento. Assim, as bolhas de ar irão para o topo da seringa.
    • Pressione o ar para dentro do frasco para injetáveis ​​e, se necessário, aspire mais medicamentos para ter certeza da quantidade necessária para a injeção.


  10. Coloque o paciente à vontade. Lembre-se de esfriar a área de injeção para reduzir a dor, especialmente se o paciente for criança. Incentive-o a sentar-se confortavelmente e expor a área da injeção.
    • Verifique se você pode chegar facilmente a essa área.
    • Peça ao paciente para relaxar e evitar movimentos.
    • Se você desinfetar a zona de injeção com álcool, aguarde alguns minutos para deixá-lo secar antes de operar.

Parte 2 Faça uma injeção subcutânea



  1. Determine a localização da injeção. Para concluir esta etapa, consulte as instruções do médico. Uma injeção subcutânea é feita na gordura da pele. Este tipo de injeção é usado para administrar certos medicamentos algumas vezes em doses baixas. O tecido adiposo onde a injeção será feita fica entre a pele e o músculo.
    • Labdomen é um dos locais mais adequados para essa injeção. Escolha um local abaixo da cintura, mas mais alto que o quadril, a cerca de cinco centímetros do umbigo. No entanto, evite se aproximar do umbigo.
    • Uma injeção subcutânea pode ser realizada na coxa, eqüidistante entre o joelho e o quadril, ligeiramente para o lado, onde você pode beliscar a pele com uma espessura de três a cinco centímetros.
    • A parte inferior das costas também é um bom lugar para fazer uma injeção subcutânea. Escolha a área acima das nádegas, abaixo da cintura e equidistante da coluna vertebral e lateral.
    • O braço também é uma boa área, desde que você possa beliscar a pele o suficiente entre três e cinco centímetros. Faça a mordida no braço, equidistante entre o cotovelo e o ombro.
    • Ao mudar o local, você evitará contusões e lesões na pele. Você também pode escolher lugares diferentes na mesma área do corpo.


  2. Faça a injeção. Limpe a pele ao redor da área com álcool. Deixe o álcool secar antes de administrar a injeção. Vai demorar um ou dois minutos.
    • Antes de injetar, não toque na área desinfetada com as mãos ou qualquer outro material.
    • Verifique se você está usando o medicamento certo e se preparou a dose correta. Não se esqueça também de escolher um local adequado para fazer a sua injeção.
    • Segure sua seringa com a mão dominante. Retire a tampa da agulha com a outra mão e aperte a pele com a mesma mão.


  3. Determine o tamanho da injeção. Dependendo da espessura da dobra que você pode fazer, esse ângulo será de 45 ° ou 90 °.
    • Se a espessura da dobra for de cerca de três centímetros, o ângulo de injeção será de 45 °.
    • Por outro lado, se essa espessura for de cinco centímetros, o ângulo de injeção será de 90 °.
    • Segure a seringa firmemente e, com um movimento rápido do pulso, empurre a agulha contra a pele.
    • Com a mão dominante e enquanto aperta a pele com a outra mão, introduza rápida e cuidadosamente a agulha de acordo com o grau determinado. Uma mordida rápida será menos dolorosa para o paciente.
    • Para fazer uma injeção subcutânea, não é necessário aspirar. Você pode fazer isso, a menos que injete um medicamento para afinar o sangue, como a enoxaparina de sódio.
    • Para aspirar, puxe o êmbolo levemente e verifique a seringa. Se você notar sangue, remova a agulha e escolha outro local para administrar a injeção. Se não houver sangue, continue a operação.


  4. Dê o medicamento ao paciente. Empurre o êmbolo para injetar todo o medicamento no corpo do paciente.
    • Retire a agulha. Solte a pele e remova rapidamente a agulha seguindo a linha usada para a injeção.
    • A operação inteira não deve durar mais que cinco ou dez segundos.
    • Descarte as agulhas, objetos pontiagudos ou objetos cortantes usados ​​em um recipiente apropriado.


  5. Injete insulina. Este medicamento é administrado por via subcutânea. No entanto, você precisará de uma seringa adequada para garantir a precisão da dose. Além disso, tomar insulina é uma operação repetitiva. Portanto, é importante lembrar os locais que foram usados ​​para injetar o medicamento, para que você possa fazer as alterações necessárias para manter a pele do paciente limpa.
    • Saiba como reconhecer a diferença entre seringas. Se você usar uma seringa comum, poderá cometer erros graves de dosagem.
    • As seringas de insulina são graduadas em unidades e não em cm ou ml. É importante usar uma seringa de insulina para injetar este medicamento.
    • Verifique com seu médico ou farmacêutico para identificar o tipo de seringa que você precisará usar, dada a insulina e a dose.

Parte 3 Faça uma injeção intramuscular



  1. Escolha o local da injeção. Uma injeção intramuscular torna possível administrar um medicamento diretamente no músculo. Portanto, escolha um local que facilite o acesso ao tecido muscular.
    • É recomendável fazer uma injeção intramuscular em uma das quatro áreas: parte superior do braço, quadril, nádegas e coxa.
    • Locais de injeção alternativos para evitar hematomas, dores, cicatrizes e alterações na pele.


  2. Faça uma injeção intramuscular na coxa. Para conseguir a injeção, você precisará identificar o músculo vasto lateral.
    • Divida a coxa mentalmente em três seções. A seção do meio será seu alvo para fazer a injeção.
    • Este é um excelente local, pois é fácil vê-lo e latteindre.


  3. Use a zona ventroglual. Está localizado nos quadris. Use marcadores corporais para encontrar o local da injeção.
    • Para esse fim, peça ao paciente que fique de lado. Coloque a parte carnuda do seu polegar na parte superior externa da coxa, na articulação com a nádega.
    • Aponte os dedos para a cabeça do paciente e o polegar para a lã.
    • Você precisará sentir a presença de um osso no final do dedo anelar e do dedo mínimo.
    • Formar um V afastando o dedo indicador de outros dedos. A colocação da injeção está no meio do formulário em V.


  4. Faça uma injeção nas nádegas. Você pode injetar o medicamento na área dorsoglútea. Com um pouco de prática, você localizará facilmente a área de destino. Você precisará começar a usar pontos de referência físicos dividindo a área em quadrantes para determinar com precisão o local apropriado.
    • Desenhe uma linha imaginária ou até mesmo uma linha real usando uma compressa embebida em álcool da parte superior das nádegas até a lateral do corpo. Localize o ponto central desta linha e suba 7,5 cm.
    • Desenhe outra linha que forma uma cruz com a primeira.
    • Localize a curva no quadrado externo superior. Você terá que injetar sob este osso.


  5. Administre uma injeção no braço. O músculo deltóide está localizado no braço. É um bom lugar para fazer uma injeção intramuscular, desde que bem desenvolvida. Se o paciente é magro ou seus braços não são carnudos, procure outro local.
    • Encontre lacromion, ou seja, los, que está no topo do braço.
    • Desenhe um triângulo imaginário com a base los em questão e, para o vértice, um ponto localizado no nível esquerdo.
    • Faça a sua injeção no meio do triângulo, três ou cinco centímetros sob lacromion.


  6. Limpe o local da injeção com um algodão embebido em álcool. Deixe o álcool secar completamente antes da injeção.
    • Antes de usar, evite sempre tocar a área limpa com os dedos ou qualquer outro material.
    • Segure a seringa firmemente com a mão dominante e remova a tampa da agulha com a outra mão.
    • Pressione a pele no ponto de injeção. Empurre para baixo e puxe a pele para firmá-la.


  7. Introduzir a agulha. Usando o pulso, pique o paciente em um ângulo de 90 °. Você terá que empurrar a agulha fundo o suficiente para injetar a droga no tecido muscular. Escolha uma agulha com o comprimento certo para concluir a operação.
    • Aspire primeiro puxando o êmbolo levemente na sua direção. Examine a seringa quanto à presença de sangue.
    • Se houver sangue, remova cuidadosamente a agulha e procure outro local para injetar. Se não houver vestígios de sangue, você pode continuar a operação.


  8. Administre o medicamento com cuidado ao paciente. Empurre o êmbolo e injete o produto inteiro.
    • Não empurre o êmbolo com muita força para evitar a introdução rápida do medicamento no corpo do paciente. Pressione o êmbolo regularmente e lentamente para reduzir a dor.
    • Remova a agulha no mesmo ângulo que você usou para introduzir.
    • Aplique um pedaço de gaze ou algodão e um curativo no local da picada. Verifique regularmente a área de injeção e verifique se está limpa e sem sangramentos.

Parte 4 Tome as medidas de segurança necessárias após a injeção



  1. Detecte os sintomas de uma alergia. Qualquer novo medicamento deve ser administrado pela primeira vez a um médico, que pode monitorar o paciente para identificar os sinais e possíveis sintomas de uma alergia. No entanto, consulte um médico imediatamente se o paciente desenvolver sinais ou sintomas anormais após a injeção.
    • Os sinais de uma reação alérgica incluem urticária, erupção cutânea ou prurido, falta de ar, dificuldade em engolir, dificuldade em respirar, inchaço dos lábios, boca ou rosto.
    • Ligue para o número de emergência médica em sua área se esses sintomas ocorrerem no paciente. Em caso de alergia, a injeção do medicamento acelera o tempo de reação do paciente a esse medicamento.


  2. Consulte um médico em caso de infecção. Às vezes, mesmo uma técnica perfeita não impede a contaminação.
    • Consulte o seu médico imediatamente se tiver febre, sintomas semelhantes aos da gripe, dor de cabeça, dor de garganta, dores nas articulações e nos músculos ou problemas gastrointestinais.
    • Outros sintomas também exigem atenção médica urgente, como aperto no peito, congestão nasal ou asfixia, erupção cutânea extensa e alteração do estado mental, como confusão temporal ou desorientação.


  3. Monitore o local da injeção. O objetivo é detectar possíveis alterações na aparência da epiderme no local da injeção e na área circundante.
    • Alguns medicamentos causam mais reações do que outros na zona de injeção. Antes da cirurgia, leia a documentação do medicamento para obter indicações de sintomas.
    • As reações comuns incluem vermelhidão, abaulamento, coceira, contusão e às vezes protuberância ou endurecimento do tecido.
    • Quando são necessárias injeções frequentes, você precisará alterar o local para reduzir os danos à pele e aos tecidos circundantes.
    • No caso de reações persistentes no local da injeção, é necessário um exame médico.


  4. Descarte com segurança o equipamento usado. Recipientes para objetos pontiagudos podem descartar com segurança seringas, lancetas e agulhas. Você pode comprar esses contêineres no seu farmacêutico ou online.
    • Nunca jogue lancetas, seringas e agulhas em uma lixeira comum.
    • Revise as diretrizes em seu país. Seu farmacêutico provavelmente poderá sugerir um programa que atenda às suas necessidades. Vários países emitiram diretrizes e recomendações específicas para o desenvolvimento de um sistema seguro para o descarte de resíduos biologicamente perigosos resultantes de injeções caseiras.
    • Objetos pontiagudos, como agulhas, lancetas e seringas, apresentam riscos biológicos quando contaminados com o sangue e a pele do paciente.
    • Considere usar uma empresa que oferece kits que podem ser devolvidos por correio. Algumas empresas fornecerão os contêineres necessários. Eles também permitirão que você devolva com segurança os contêineres cheios pelo correio. A empresa é responsável pela destruição adequada de resíduos com risco biológico.
    • Pergunte ao seu farmacêutico sobre os métodos que você deve usar para descartar com segurança frascos para injetáveis ​​contendo medicamentos não utilizados. Muitas vezes, esses frascos podem ser colocados em um recipiente para objectos cortantes.