Como fazer lajes para uma entrada de automóveis

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como fazer lajes para uma entrada de automóveis - Conhecimento
Como fazer lajes para uma entrada de automóveis - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Fazendo mosaicosFazendo lajes em forma de folhas25 Referências

Criar um caminho em um jardim ou em um gramado às vezes se mostra necessário. Você pode optar por colocar lajes espaçadas. Obviamente, você pode comprar placas prontas em uma loja de bricolage ou centro de jardinagem, mas você sabe que é muito fácil fabricá-las, o que permite criar o padrão que você gosta? Finalmente, este trabalho é certamente necessário, mas poderia muito bem permitir que seu talento artístico se revelasse.


estágios

Método 1 de 2: Faça mosaicos

  1. Escolha um molde para suas lajes. Por exemplo, você pode levar panelas, velhas ou novas, latas grandes ... Quanto ao material dos moldes, tudo pode ser adequado: metal, plástico, resina ou silicone. Algumas lojas de bricolage ou jardinagem vendem mexilhões, com ou sem motivos.
    • O molde que você escolher deve ter pelo menos 5 cm de profundidade.
    • Se o seu molde tiver paredes elásticas, será necessário endurecê-las, o tempo que o concreto leva (cerca de 24 horas), circulando o molde ou enterrando-o na areia.


  2. Forre o fundo do molde com vaselina ou spray de cozimento. Assim, você pode desenformar mais facilmente sua laje uma vez seca. Se você encontrou uma forma bonita de molde, mas, infelizmente, é papelão: não desista da idéia, forre a parte inferior e as paredes do seu molde com plástico que você lubrifica levemente. O plástico tende a dobrar facilmente, deve ser colado no molde para que as dobras não fiquem visíveis no concreto.



  3. Equipe-se antes de começar. Cimento ou concreto são materiais corrosivos. Sem aumentar o perigo, saiba que na pele eles são irritantes, especialmente se você tem pele sensível. Nunca é muito bom respirar poeira de cimento: calçar luvas, colocar óculos e usar uma máscara.
    • Tenha cuidado ao manusear o concreto. Para evitar tocar em concreto ou cimento, limpe e guarde as ferramentas e a área de trabalho.
    • Em caso de contato com a pele, enxágue com água, lave com vinagre branco e depois com sabão: isso evita coceira.
    • Preste atenção às projeções de cimento e concreto nos olhos. Se isso acontecer com você, lave bem os olhos com água limpa. Se a dor não melhorar, vá rapidamente para a sala de emergência.


  4. Prepare seu concreto. Para isso, leia atentamente as dosagens e dicas fornecidas pelo fabricante do cimento pronto para uso. Isso pode variar de uma marca para outra, mesmo que o princípio básico seja o mesmo, ou seja, umedecendo gradualmente o pó. . Se você colocar muita água, adicione um pouco mais de pó ou areia. Seu concreto deve ter alguma elasticidade.
    • Tente encontrar rapidamente a dosagem ideal entre pó de cimento e água: você usará a mesma proporção sempre que necessário.



  5. Encha o fundo do molde com concreto. Usando a espátula, espalhe uniformemente o concreto no fundo do molde. No caso de um molde com lajes, certifique-se de compactar o concreto nos cantos. A primeira camada deve ter 2 a 3 cm de espessura.
    • Bata nas paredes do molde para que o concreto preencha todo o espaço do molde, caso contrário você terá orifícios na laje.


  6. Coloque uma cerca no concreto. Corte um pedaço de tela de arame, cujas dimensões estarão 2,5 cm atrás das do molde. Coloque a grelha centralmente no concreto e pressione-a levemente. Você obtém um concreto armado, não é obrigatório, mas suas lajes não quebram.
    • Se você não tiver uma cerca, poderá fazer uma pequena treliça cruzando barras de reforço finas, ela será ainda mais forte.


  7. Cubra a cerca de concreto. Usando a espátula, espalhe bem o concreto e alise-o à superfície. Acima desta cerca, deve haver pelo menos 2,5 cm de concreto.
    • Bata nas paredes do molde para que o concreto preencha todo o espaço do molde, caso contrário você terá orifícios na laje.


  8. Escolha as peças que você deseja. O mosaico pode ser obtido com cacos de cerâmica, vidro colorido, conchas ou belas pedras. Se você optar por um material translúcido (vidro, pedras de aquário), pinte o lado que tocará o concreto de branco para que o cinza do concreto não estrague a cor bonita do material. Aguarde até a tinta secar bem antes de colocar seus itens.
    • Seus elementos decorativos, especialmente se tiverem sulcos, devem estar bem incorporados para que você não se machuque pisando nele.


  9. Empurre as tesselas no concreto fresco. Você pode organizá-los aleatoriamente ou formar um padrão (lua, estrelas), letras, uma figura geométrica ... Se suas tesselas afundam demais, é porque seu concreto é muito fresco, aguarde seca um pouco mais (10 a 20 minutos). O concreto não deve ser nem muito frio nem muito seco, caso contrário, seus ladrilhos não serão retidos.
    • Empurre as tesselas no concreto o suficiente. Se você não pressioná-los o suficiente até que esteja nivelado com o concreto, não será estético e, acima de tudo, você poderá tropeçar em uma peça que exceda.
    • Se você deseja que suas decorações não fiquem destacadas e não sejam muito profundas, encontre um pedaço de tábua que servirá de dama para nivelar os níveis. Você não precisa pressionar muito o quadro.


  10. Deixe a laje secar 48 horas. Após esse período, vire a panela sobre uma superfície macia, como grama ou um cobertor velho. Bata no fundo do molde para que a laje de concreto saia sem problemas. Ela não deve cair muito alto.


  11. Limpe sua laje. As lajes geralmente apresentam protuberâncias e depressões. Sopre o primeiro com um formão pequeno e encha o segundo com um pouco de concreto seco. Estes reparos são feitos, limpe os elementos decorativos com uma esponja úmida ou uma escova de dentes velha. Assim, você removerá aquelas pequenas manchas de concreto que sempre aderem a ela. Deixe suas lajes terminarem de secar alguns dias.


  12. Proteja suas lajes. Enquanto você pode deixá-los ásperos, mas se você quiser protegê-los, pode envernizá-los aplicando um produto específico, um verniz para passagens frequentes, há fosco e brilhante. Alguns vernizes usados ​​à beira-mar são particularmente eficazes porque são projetados para suportar o ar do mar. Caso contrário, existem vernizes mais convencionais para exteriores e concreto. Cumprir com o tempo de secagem recomendado pelo fabricante.
    • Tenha cuidado, porque um verniz pode secar muito rapidamente, isso não significa que ficará seco para o coração. Mais uma vez, leia as recomendações do fabricante.
    • Não é necessário envernizar as faces que não serão visíveis, proteger a única parte superior.
    • Trate o acabamento. Não faça nada: com pedras brilhantes ou coloridas, não coloque verniz fosco, o resultado não seria bonito.


  13. Coloque suas lajes. Coloque-os de acordo com o layout que você definiu e, para isso, faça furos com 5 cm de profundidade (na verdade, a altura das suas lajes!) Nos quais você desliza as lajes. Evite cavar muito fundo ou muito espaço, porque você terá que preencher o volume que está faltando. Obviamente, o padrão será visível e você garantirá que a terra esteja compactada em torno das lajes para que elas não se movam.
    • Se uma laje estiver muito instável, você precisará colocar o solo no fundo do buraco para restaurar sua horizontalidade. A precisão não é o milímetro: são apenas as lajes de jardim nas quais você caminha regularmente.

Método 2 de 2: Faça lajes em forma de folha



  1. Escolha folhas grandes e resistentes. Para lajes de corredor, é melhor pegar folhas grandes com 25 a 30 cm de largura. Menor, o padrão não será bonito, e fabricação problemática. Por exemplo, você pode pegar folhas mais velhas, ruibarbo ou hosta. Pegue folhas bonitas, sem buracos, completas e bem desenhadas.
    • As folhas grandes das plantas da família Cucurbitaceae (pepinos, abóboras e outras abóboras) são perfeitamente adequadas, bem como as de certas arumeiras, como a da Etiópia.
    • Você pode preparar moldes adequados para as folhas. Para isso, corte a folha em papel vegetal que você coloca em um pedaço de papelão. Você fará uma cofragem de 5 a 7 cm de altura para derramar o concreto dentro.


  2. Pulverize na assadeira. Você também pode escovar a folha com uma escova e óleo de mesa comum. Assim, a desmoldagem será mais fácil, sem deixar muitos restos de folhas na laje.


  3. Proteja-se. O pó de cimento é irritante para os pulmões, pois o concreto está na pele ou, pior, nos olhos. Coloque luvas de borracha, óculos e use uma máscara de filtro. Use uma roupa adequada (roupas velhas ou macacão) e, para evitar sujeira demais, coloque uma lona no chão sobre a qual fará suas lajes.
    • Limpe e guarde suas ferramentas e sua área de trabalho.
    • Em caso de contato com a pele, enxágue com água, lave com vinagre branco e depois com sabão: isso evita coceira.
    • Em caso de respingos de cimento ou concreto nos olhos, enxágue bem os olhos com água limpa. Se a dor não melhorar, vá rapidamente para a sala de emergência.


  4. Prepare seu concreto. Leia atentamente os conselhos dados pelo fabricante do cimento pronto para uso, eles podem variar de uma marca para outra. Se você molhou demais o concreto, adicione um pouco mais de pó ou areia. Seu concreto deve ter boa elasticidade.
    • Para belas lajes lisas na superfície, compre um cimento pronto para uso com um tamanho de grão fino.
    • Por outro lado, se a estética é de pouca importância para você e se você deseja lajes sólidas capazes de suportar as passagens, faça um cimento com granulometria grande.


  5. Coloque o concreto na folha. Coloque sua folha em uma folha de plástico e, usando uma espátula, remova todo o concreto necessário (não estará muito molhado) para atingir uma espessura de pelo menos 5 cm.


  6. Bata suavemente no concreto. A liquidação será feita com a espátula plana (ou a língua de um gato). A parte mais delicada é fazer um esboço o mais exato possível da folha. Verifique se não há muitas ultrapassagens. O concreto não deve transbordar a folha.


  7. Deixe o concreto secar bem. O tempo de secagem dependerá do cimento utilizado, mas também das condições climáticas. Em média, conte de dois a três dias.


  8. Depois que o concreto estiver seco, remova a folha. Vire a laje para que você possa remover facilmente a folha que pode descartar. Para remover pedaços de papel deixados presos ao concreto, use uma escova de dentes velha e úmida. Dependendo do cimento usado, você terá mais ou menos detalhes da chapa: com cimento fino, você verá o entalhe da veia ou o relevo.
    • Usando um martelo e um formão pequeno, apare todo o concreto que transbordou, tanto do lado de fora quanto da borda do padrão. Vá devagar.


  9. Se desejar, envernize suas lajes. É apenas estético. Se você deseja uma aparência levemente brilhante, use um verniz de qualidade, destinado ao uso externo, que resista ao clima. Pegue a tonalidade desejada e leia as instruções de aplicação na embalagem.


  10. Instale suas lajes onde necessário. Faça furos com 5 cm de profundidade e a forma das lajes, coloque-os nos furos e preencha com terra os espaços periféricos de cada laje.



Faça mosaicos

  • Moldes (metal, plástico, papelão)
  • Vaselina ou spray de cozinha
  • Churrasco fino
  • Óculos de proteção
  • Luvas de borracha
  • Uma máscara respiratória
  • Cimento pronto a usar
  • Balde, colher de pedreiro e água (para preparação de concreto)
  • Azulejos, conchas, contas de vidro, etc.
  • Um verniz (opcional)

Faça folhas em forma de lajes

  • Folhas grandes (hosta, ruibarbo, gunnère ...)
  • Vaselina ou spray de cozinha
  • Óculos de proteção
  • Luvas de borracha
  • Uma máscara respiratória
  • Cimento pronto a usar
  • Balde, colher de pedreiro e água (para preparação de concreto)
  • Um verniz (opcional)