Como fazer uma maionese

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
SALADA DE MAIONESE FÁCIL, SIMPLES E MUITO GOSTOSA
Vídeo: SALADA DE MAIONESE FÁCIL, SIMPLES E MUITO GOSTOSA

Contente

A receita apresentada nesta página foi enviada por Eliana através desta página.

A maionese é um molho frio que acompanha uma grande variedade de pratos. É uma emulsão de gemas e óleo aprimorada com um toque de sal, pimenta, temperos ou ervas. Se você gosta de maionese, saiba que pode fazer você mesmo. Escolha ingredientes de qualidade e prepare um molho saboroso, cremoso e personalizado.


estágios

Método 1 de 3: Faça uma maionese clássica



  1. Separe as claras das gemas. Coloque-os em uma tigela média. Reserve os espaços em branco para uso futuro. Observe que você pode montá-los na neve e incluí-los na sua maionese no final da preparação para clarear a urina.


  2. Misture o vinagre, o suco de limão e oágua. Esta fase aquosa é o pré-requisito para a emulsão.


  3. Se desejar, cozinhe as gemas. Para evitar o risco de contaminação bacteriana, especialmente salmonela, coloque a tigela em banho-maria e aqueça a mistura entre 65 e 67 ° C. Observe que essa manipulação aumenta as propriedades surfactantes dos ovos, o que promove a emulsão. Bata continuamente para evitar a coagulação das gemas.



  4. Deixe a mistura esfriar. Retire-o do banho-maria e deixe-o descansar até atingir a temperatura ambiente.


  5. Adicione a mostarda e o sal. Observe que o sal dissolvido em água deve ser adicionado à mistura aquosa. Você também pode temperar sua preparação com pimenta ou os temperos de sua escolha.


  6. Bata a preparação. Homogeneizar as gemas com líquidos. Você pode usar um batedor manual ou uma batedeira. Se você estiver equipado com um processador de alimentos, coloque os ingredientes na tigela e misture-os em velocidade média.


  7. Incorpore o óleo muito gradualmente. Despeje o primeiro a uma taxa de uma colher de chá de cada vez, enquanto mexe em velocidade média. Certifique-se de incorporar completamente cada colher antes de adicionar a próxima. Escolha um óleo de qualidade e adaptado ao seu gosto. Sendo um dos ingredientes essenciais da maionese, deve ser fresco. Evite pegar qualquer óleo de cozinha ou óleo que esteja guardando há muito tempo. O óleo condiciona o sabor e o sabor da sua maionese. Portanto, prefira um produto com sabor neutro, estável e resistente a baixas temperaturas, se pretender manter a maionese fresca. Você pode optar por azeite extra virgem, semente de uva, amendoim, girassol ou milho. Você também pode misturar os óleos, principalmente se optar por uma variedade forte de sabor ou pouco estável.
    • Se você usa um robô ou um batedor manual, pode derramar o primeiro terço da gota de óleo gota a gota para promover a emulsão.
    • Se você chicotear com a mão, poderá pedir a outra pessoa para adicionar o óleo ou segurar a tigela. Caso contrário, coloque-o em um pano úmido para que não se mova enquanto você trabalha.



  8. Adicione o óleo até que a emulsão esteja perfeita. Despeje o restante do óleo no final até obter uma maionese espessa e cremosa. A quantidade de gordura depende do tamanho dos ovos. Preveja uma média de 150 ml de óleo por gema de ovo. Se a sua emulsão for perdida, você poderá obtê-la de várias maneiras. Se você trabalha em uma sala muito quente, sua preparação pode permanecer líquida. Nesse caso, coloque a tigela na geladeira por dez minutos antes de refazer o trabalho vigorosamente. Se o óleo flutuar, você provavelmente o adicionou muito rapidamente. Em seguida, repita a receita incorporando gradualmente sua preparação a uma gema de ovo ou a uma colher de chá de água ou leite. Algumas gotas de vinagre ou suco de limão também podem dar corpo a uma maionese muito líquida.


  9. Sirva sua maionese. Quando o molho é estável e untuoso, você pode prová-lo como está ou decorá-lo com ervas ou especiarias. Também pode servir de base para outra preparação. É melhor comer sua maionese imediatamente, pois contém ovos crus. Caso contrário, mantenha na geladeira e em um recipiente bem fechado por no máximo três dias.

Método 2 de 3: Faça uma maionese aromatizada com estragão



  1. Coloque as gemas em uma tigela. Adicione a mostarda e o sal. Homogeneize os ingredientes com um batedor.


  2. Gradualmente, despeje dois terços do óleo. Para preparar a emulsão, bata continuamente, incorporando uma gota de óleo de cada vez. Quando sua preparação se tornar homogênea, você poderá derramar o óleo na rede até usar cerca de dois terços dela.


  3. Misture o vinagre aromatizado com estragão. Para manter sua emulsão, misture com o óleo. Ingredientes alternativos, incorporando-os gota a gota. Não pare de bater para homogeneizar sua preparação entre cada adição.


  4. Adicione qualquer óleo restante. Despeje-o muito finamente enquanto bate para incorporar na preparação como e quando.


  5. Sirva sua maionese. Você pode consumi-lo imediatamente ou decorá-lo conforme sua conveniência. Caso contrário, transfira sua maionese para um recipiente que você possa fechar bem. Por exemplo, pegue um pote antigo de geléia ou maionese de vidro. A acidez devido ao vinagre permite preservar o molho por alguns dias.
    • A maionese não pode ser mantida por mais de cinco dias em local fresco, com risco de intoxicação. Depois de preparado, coloque-o na geladeira se não o consumir imediatamente ou logo após o uso.
  • Uma tigela
  • Um batedor manual, uma batedeira ou um processador de alimentos
  • Um recipiente com tampa