Como formatar um PC

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 1 Julho 2021
Data De Atualização: 23 Junho 2024
Anonim
A Forma MAIS FÁCIL de Formatar seu PC - Série Formatação BPV!
Vídeo: A Forma MAIS FÁCIL de Formatar seu PC - Série Formatação BPV!

Contente

Neste artigo: Formate o disco primárioFormule um disco secundárioReduza o tamanho de um disco existenteFormule um disco de maneira segura

A formatação de um disco excluirá todos os dados nele e criará um novo sistema de arquivos. Você precisará formatar um disco se desejar instalar o Windows ou, se instalar um disco adicional, se desejar começar a usá-lo. Você também pode formatar um disco se quiser apagar rapidamente todos os dados nele contidos. Você também pode reduzir os discos existentes e formatar o espaço livre restante para criar um disco adicional no seu computador. Se você estiver prestes a se separar do seu computador e quiser excluir todos os seus dados com segurança, poderá usar ferramentas específicas para fazer isso.


estágios

Método 1 Formate seu disco primário



  1. Faça um backup de todos os seus dados importantes. A formatação da sua unidade excluirá absolutamente todos os dados nela e até removerá o sistema operacional. Verifique se você fez backup de todos os seus arquivos importantes em outra mídia, como um disco rígido externo ou uma nuvem (armazenamento online).
    • Se você deseja excluir com segurança os dados de um disco antes de separar, vá para a seção deste artigo intitulada "Formatar um disco com segurança".


  2. Insira o seu disco de instalação do Windows. Você usará o disco de instalação do Windows para formatar sua unidade. Essa é a maneira mais fácil de formatar seu disco principal, porque você não pode fazê-lo no próprio Windows. Você não precisa usar seu próprio disco de instalação porque não precisará digitar a chave do produto (a menos que queira reinstalar o Windows posteriormente). Se você não encontrar o disco de instalação, terá várias soluções, dependendo da sua versão do Windows.
    • Windows 7 - Você pode baixar um arquivo de imagem (arquivo ISO) para Windows 7 digitando a chave do produto aqui. Você precisará transferir esse arquivo de imagem para uma unidade de DVD ou USB em branco usando a Ferramenta de Download de USB / DVD do Windows 7, que pode ser baixada aqui.
    • Windows 8 - Você pode baixar o software Windows 8 Media Creation no site da Microsoft aqui. Este software fará o download e criará um arquivo de instalação do Windows em uma unidade flash USB ou USB vazia (4 GB ou mais). Inicie o software e siga as instruções para criar a mídia de instalação.
    • Windows 10 - Você pode baixar a Windows 10 Media Creation Tool no site da Microsoft aqui. Inicie este software para baixar e criar seu disco de instalação do Windows 10, em um DVD em branco ou em um pendrive. A maioria dos usuários precisará fazer o download da versão de 64 bits do software. Se você não sabe ao certo qual versão do Windows possui, consulte Como ver se o Windows é de 32 ou 64 bits.



  3. Configure o seu computador para inicializar a partir do disco de instalação. Para inicializar o instalador e formatar a unidade, você precisará configurar o computador para inicializar a partir da unidade criada (DVD ou USB) em vez do disco rígido. O método para fazer isso depende se o seu computador foi vendido com o Windows 7 (ou mais antigo) ou Windows 8 (ou mais recente).
    • Windows 7 (e versões mais antigas) - Reinicie o computador e pressione a tecla BIOS, SETUP ou BOOT que aparece quando o computador inicia a inicialização. As chaves mais comuns são F2, F11, F12 e Excluir. No menu BOOT, coloque seu disco de instalação como a primeira fonte de inicialização.
    • Windows 8 (e mais recente) - No menu Iniciar, pressione o botão Liga / Desliga. Segure a tecla⇧ Shift pressione e selecione Reiniciar no menu "Advanced Start". Clique na opção "Solucionar problemas" e depois em "Opções avançadas". Selecione "Configurações de firmware UEFI" e abra o menu BOOT. Coloque seu disco de instalação como a primeira fonte de inicialização.



  4. Inicie o procedimento de instalação. O Windows carregará os arquivos de instalação e, em seguida, iniciará a instalação. Você será solicitado a escolher seu idioma e aceitar os termos de uso antes de iniciar.


  5. Escolha uma instalação "Personalizada". Isso permitirá que você formate seu disco rígido durante o processo de instalação.


  6. Escolha a partição que você deseja formatar. Depois de passar pelas primeiras janelas do instalador, você verá a lista de todos os discos rígidos e suas partições. Você normalmente terá várias partições no seu computador, uma para o sistema operacional, outra para a partição sobressalente e outras partições criadas ou discos que você instalou.
    • Você pode excluir partições do mesmo disco para combiná-las em uma partição não alocada. Isso excluirá todos os dados nas partições. Pressione o botão "Opções de disco" para ver a opção "Excluir" que se aplica às partições.
    • Se você excluir todas as suas partições, precisará criar uma nova antes de poder formatá-la. Clique no espaço não alocado e selecione "Novo" para criar uma nova partição. Você poderá escolher o tamanho da partição de acordo com o tamanho do espaço livre disponível. Observe que você geralmente não pode criar mais de quatro partições no mesmo disco.


  7. Formate a partição selecionada. Após selecionar o disco ou partição, pressione o botão "Formatar". Se você não vir um botão Formatar, pressione o botão "Opções de disco" para que ele apareça. Você verá um aviso de que a formatação excluirá todos os dados da partição. Quando você aceita, a formatação inicia automaticamente. Pode demorar alguns instantes.


  8. Instale seu sistema operacional. A formatação da unidade principal removerá o sistema operacional; portanto, você não poderá usar o computador até instalar um novo sistema operacional. Você pode continuar instalando o Windows depois de formatar o disco ou pode instalar outro sistema operacional, como o Linux. Para instalar o Linux, você precisará de um suporte de instalação do Linux. Leia o artigo Como instalar o Linux para saber como instalar uma das muitas versões do Linux.

Método 2 de 2: Formate um disco secundário



  1. Abra o utilitário de gerenciamento de disco. Ao instalar um novo disco rígido interno ou conectar um novo disco externo, primeiro você deve formatá-lo para que apareça no Windows Explorer. Você pode fazer isso com o usuário do Gerenciamento de disco.
    • Pressione as teclas ⊞ Ganhar+R simultaneamente e digite diskmgmt.msc para iniciar o Gerenciador de disco. No Windows 8 e 10, você pode clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar e clicar em "Gerenciamento de disco".
    • Pode ser necessário aguardar um pouco para que todos os discos rígidos instalados apareçam.
    • Se você deseja remover os dados de uma unidade com segurança antes de separar, vá para a seção "Formatar uma unidade com segurança" deste artigo.


  2. Faça uma partição no novo disco (se solicitado). Se você abrir o Gerenciador de disco pela primeira vez após instalar um novo disco, normalmente verá um prompt solicitando a inicialização do disco. Se a janela não aparecer, não se preocupe.
    • Escolha "GPT" se a nova unidade tiver 2 TB ou mais. Escolha "MBR" se a nova unidade tiver menos de 2 TB.


  3. Escolha o disco que você deseja formatar. Todos os seus discos e partições serão listados no Gerenciador de discos. Se você acabou de instalar uma nova unidade, ela provavelmente terá sua própria linha, com a indicação "Não alocado". Expanda a coluna "Status" para obter mais detalhes sobre cada partição.
    • No Windows, você não pode formatar a chamada "partição de inicialização" porque é a partição na qual o Windows está localizado.
    • A formatação excluirá todos os dados em um disco, portanto, escolha o caminho certo.


  4. Crie uma partição (se necessário). Se o disco não estiver alocado, você precisará clicar com o botão direito do mouse e escolher "Novo Volume Simples". Siga as instruções para criar uma nova partição a partir do espaço não alocado.


  5. Clique com o botão direito do mouse no disco ou na partição e clique em "Formatar". Isso abrirá a janela de formatação.


  6. Configure suas opções de formatação. Você pode dar ao disco um novo nome (Nome do volume) e também pode escolher seu sistema de arquivos. No Windows, escolha "NTFS" como o sistema de arquivos para obter compatibilidade máxima. Você pode optar por fazer um formato rápido ou não. Desmarque esta opção apenas se estiver preocupado com a danificação de sua unidade.


  7. Aguarde a conclusão da formatação. Depois de satisfeito com suas configurações, clique no botão Formatar. A formatação pode demorar alguns minutos. Depois de concluído, você pode usar o disco para instalar o software e armazenar arquivos.

Método 3 de 3: Reduza o tamanho de um disco existente



  1. Inicie o gerenciamento de disco. Você pode reduzir o tamanho de qualquer um dos seus discos existentes para converter o espaço livre criado em uma nova partição. Isso pode ser útil se você tiver muito espaço livre em um disco e desejar criar um disco dedicado para arquivos específicos, como arquivos de mídia.
    • Pressione as teclas simultaneamente ⊞ Ganhar+R e tipo diskmgmt.msc para iniciar rapidamente o Gerenciamento de Disco. No Windows 8 e 10, você também pode clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar e selecionar o Gerenciador de disco no menu.


  2. Escolha a partição que você deseja reduzir. Você pode reduzir qualquer partição que contenha espaço livre. É melhor escolher um dentre o qual você pode gravar vários GB para que sua nova partição seja realmente útil. Deixe espaço suficiente na partição existente, especialmente se for a partição de inicialização. O Windows funciona melhor quando há pelo menos 20% de espaço livre em sua partição.


  3. Clique com o botão direito na partitura e clique em "Diminuir volume". Depois que o Gerenciador de disco determinar quanto espaço está disponível para criar uma nova partição, uma nova janela será aberta.


  4. Digite o tamanho da sua nova partição. A janela exibirá em megabytes (MB) a quantidade de espaço que pode ser liberada reduzindo o disco existente. 1024 MB é um gigabyte (GB). Você precisará inserir a quantidade de espaço que deseja reduzir o disco (criando uma nova partição desse tamanho).


  5. Comece o psiquiatra. Pressione "Shrink" para remover o espaço especificado do disco existente.Esse espaço aparecerá no Gerenciador de disco como espaço não alocado, no mesmo disco que a partição antiga.


  6. Crie uma partição. Clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado e clique em "Novo Volume Simples". Isso iniciará o assistente para criar volumes simples.


  7. Siga as instruções para criar a partição. Você poderá escolher quanto espaço não alocado você deseja usar para a nova partição. Você também dará a ele uma letra de unidade.


  8. Formate a nova partição. Durante o processo de criação, você será solicitado a formatar a partição. Você pode formatá-lo agora com um sistema de arquivos ou fazê-lo posteriormente, seguindo as etapas fornecidas no método anterior.

Método 4 de 4: Formatar um disco com segurança



  1. Faça o download do DBAN. O DBAN é um software gratuito para formatar discos rígidos que podem proteger seus dados, reescrevendo-os sobre eles, impossibilitando a recuperação. Você deve fazer isso se quiser distribuir, vender ou reciclar seu computador ou disco rígido para evitar roubo de identidade.
    • Você pode baixar o DBAN no dban.org. A versão gratuita será suficiente para a maioria dos usuários.
    • Você não pode usar o DBAN para limpar unidades de estado sólido (SSDs) com segurança. Você precisará usar um software pago como o Blancco.


  2. Grave DBAN em um DVD ou CD em branco. O DBAN é leve e cabe facilmente em um CD ou DVD em branco. Se você estiver usando o Windows 7 ou posterior, pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo ISO baixado e clicar em "Gravar no disco" para gravá-lo em um disco vazio com o seu aparelho.


  3. Inicie o seu computador a partir do disco DBAN. Você precisará configurar seu computador para inicializar a partir da unidade de CD para iniciar o DBAN.
    • Windows 7 (e versões mais antigas) - Reinicie o computador e pressione a tecla BIOS, SETUP ou BOOT que aparece quando o computador inicia a inicialização. As chaves mais comuns são F2, F11, F12 e Excluir. No menu BOOT, coloque sua unidade de CD como a primeira fonte de inicialização.
    • Windows 8 (e mais recente) - No menu Iniciar, pressione o botão Liga / Desliga. Segure a tecla⇧ Shift pressione e selecione Reiniciar no menu "Advanced Start". Clique na opção "Solucionar problemas" e depois em "Opções avançadas". Selecione "Configurações de firmware UEFI" e abra o menu BOOT. Coloque o seu CD player como sua primeira fonte de inicialização.


  4. Inicie o DBAN. Após configurar a ordem de inicialização, reinicie o computador para iniciar o DBAN. Pressione entrada na tela principal do DBAN para iniciar o software.


  5. Escolha o disco que você deseja limpar. Use as teclas de seta para selecionar o disco rígido que deseja apagar e pressione espaço para selecioná-lo. Tenha cuidado ao selecionar o disco, especialmente se você tiver dados que deseja manter, pois não poderá voltar quando o procedimento for iniciado. Se você não tomar precauções, poderá excluir facilmente o Windows.


  6. Pressione.F10 para começar a apagar. Isso iniciará o procedimento de limpeza com as configurações padrão do DBAN, que limparão todos os seus dados com segurança. Será quase impossível recuperar os dados após essa limpeza. A limpeza padrão do DBAN provavelmente levará várias horas.
    • Se você quiser ter certeza de que tudo está limpo, pressione a tecla M depois de selecionar o seu disco, selecione "DoD 5220,22-M" ou "Gutmann Wipe". Essas limpezas levarão muito mais tempo, mas a limpeza será ainda mais segura.