Como lubrificar as dobradiças das portas

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como lubrificar as dobradiças das portas - Conhecimento
Como lubrificar as dobradiças das portas - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Lubrifique a dobradiça Deslize a viga apreendida da dobradiça da dobradiça

Nada é mais irritante do que uma porta estridente! Na maioria das vezes, o problema vem dos elementos das dobradiças que se sujam ao acumular poeira ou fricção. Não é difícil se livrar desses guinchos e manter as dobradiças das portas em perfeitas condições. De fato, cada método explicado neste cartão solicitará apenas alguns minutos e alguns utensílios e produtos básicos que você aprenderá a escolher e usar.


estágios

Método 1 de 2: Lubrifique a dobradiça

  1. Compre o lubrificante certo. O lubrificante que você vai usar terá que impregnar a sujeira e penetrar entre as peças da dobradiça. Você precisará colocá-lo em um pequeno recipiente que tenha um bico fino o suficiente para simmiscer em todos os cantos das dobradiças. Você pode procurar aconselhamento em uma loja de ferragens local para descobrir exatamente qual lubrificante usar. De fato, existem muitos lubrificantes de várias marcas que podem ser perfeitamente adequados ao trabalho que você precisa realizar e aqui estão alguns exemplos abaixo.
    • Silicones lubrificantes em aerossol, como Tri-Flow, são fáceis de encontrar no mercado e podem facilmente lubrificar as dobradiças das portas.
    • A graxa de lítio é muito eficaz, resistente a poeira e muito fácil de encontrar em qualquer loja de autopeças. De fato, é usado principalmente para lubrificar as partes móveis dos veículos, mas é perfeitamente adequado para resolver o problema que nos preocupa. Além disso, pode ser útil em muitas outras situações.
    • O azeite, o óleo de colza ou o óleo de coco podem ser colocados nos pinos das dobradiças apreendidas. Se a porta girar suavemente nas dobradiças, mas emitir alguns rangidos, essas gorduras naturais são perfeitas para resolver o problema, porque penetram facilmente em espaços muito pequenos e podem formar uma fina camada de graxa entre as partes da dobradiça. O único defeito nos óleos comestíveis, que outros lubrificantes não possuem, como o silicone, por exemplo, é que eles tendem a absorver poeira, o que, a longo prazo, leva a incrustações na dobradiça.



  2. Localize a cabeça do espeto. Qualquer dobradiça é composta por uma placa estacionária fixada em uma posição vertical, uma placa móvel fixada na porta (ou janela, etc.) e um pino que mantém as duas placas juntas e desempenha o papel de eixo em torno do qual gira a placa móvel. Você não terá dificuldade em encontrar a cabeça do eixo, pois ela está sempre no topo do eixo entre as duas placas. Você precisará remover o pino para adicionar lubrificante em seu alojamento e nas superfícies de contato entre as duas placas.


  3. Retire o pino. Se a folga da dobradiça estiver oculta, abra a porta para poder vê-la e agarre a cabeça do eixo. Puxe-o com cuidado. Às vezes é possível segurar e puxar o alfinete com os dedos, mas você provavelmente precisará de um alicate para fazer isso. Nesse caso, tome cuidado para não apertar demais a cabeça do eixo com o alicate para evitar trabalho.
    • Alguns pinos podem estar enferrujados e difíceis de remover. Se você tiver problemas para mover o eixo, tente desbloqueá-lo inserindo a ponta de uma chave de fenda sob a cabeça do eixo ou pulverizando com lubrificante. Leia o segundo método, se precisar de mais informações sobre como lidar com um problema de pinos presos.



  4. Aplique lubrificante. Depois de remover o eixo, você deve aplicar o lubrificante diretamente no eixo, nas superfícies da dobradiça que se esfregarão umas nas outras e nas partes cilíndricas nas quais o eixo está alojado. Você pode usar uma bomba para pulverizar o lubrificante.


  5. Teste a porta. Se a porta continuar a chiar quando você a abre e fecha, remova o pino novamente e adicione lubrificante. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias até que os rangidos desapareçam. Se você achar que a dobradiça está suficientemente lubrificada, coloque o eixo novamente em seu alojamento e verifique se os movimentos da porta não a provocam.


  6. Limpe a dobradiça. Use um pano ou toalha de papel para remover pequenos depósitos de sujeira e excesso de lubrificante que podem permanecer na dobradiça. É o acúmulo de sujeira que faz com que a dobradiça se agarre, e é por isso que você deve deixar a dobradiça o mais limpa possível.

Método 2 Remova o lax preso da dobradiça da dobradiça



  1. Spray de lubrificante na dobradiça que mostra sinais de ferrugem. Se tiver dificuldade em remover o pino de uma dobradiça enferrujada, cubra-o com um lubrificante que penetre profundamente no metal oxidado. Esse tipo de lubrificante em spray leva horas para absorver a ferrugem. Você não deve hesitar em pulverizar uma grande quantidade e deixá-lo funcionar por pelo menos 12 horas.
    • Não tente remover com força um pino enferrujado. Você pode danificar a madeira da moldura da porta ou torcer ou quebrar o pino ou a placa da dobradiça. Você precisaria fazer um reparo ainda maior.


  2. Toque suavemente no pino para retirá-lo. Depois de deixar o lubrificante embeber a sujeira, faça pequenas pontas de chave de fenda sob a cabeça do espeto para tirá-lo lentamente do slot. Esta é a maneira mais segura de recuperar a broca sem labimer. Depois de lavá-lo na mão, você pode lubrificá-lo todo.
    • Use uma ferramenta que em uma extremidade seja fina o suficiente para penetrar entre a cabeça do eixo e seu alojamento. As pontas dos mordentes de um clipe de força ou mesmo a ponta de uma caneta esferográfica podem muito bem ser adequadas para esta operação. Use uma ferramenta cuja ponta tenha a largura da cabeça do eixo.


  3. Repare o fuso, se necessário. Role o pino em uma superfície plana e veja se está dobrado. Examine-a também para tentar detectar sinais de desgaste. Se estiver visivelmente distorcido ou enferrujado, faça o necessário para endireitá-lo ou limpá-lo completamente. Se você deseja encontrar uma porta que não range, você deve fazer esse trabalho antes de colocar o pino de volta no slot.
    • Se o pino estiver dobrado, coloque-o com a parte côncava voltada para baixo, em uma superfície dura, perfeitamente plana e horizontal; depois, usando um martelo, bata na parte convexa para endireitá-lo.
    • Use pano ou lixa para remover qualquer ferrugem e sujeira do espeto. Você devolve ao eixo sua largura inicial, o que permite deslizá-lo sem dificuldade em seu alojamento. A parte móvel da dobradiça pode girar sem resistência e sua porta não range.



  • Um lubrificante
  • Um recipiente com um bico fino
  • Um pano ou toalha de papel
  • Um martelo
  • Uma chave de fenda