Como gerenciar laquaplaning

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 3 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Aquaplaning- ¿Qué es? ¿cómo reaccionar en un aquaplaning? -Velocidad Total
Vídeo: Aquaplaning- ¿Qué es? ¿cómo reaccionar en un aquaplaning? -Velocidad Total

Contente

Neste artigo: Algumas dicas de direção para evitar a lacaplanagemRecupere o controle do seu veículo quando ele estiver aquaplanandoTem pneus irrepreensíveis6 Referências

Laquaplaning (ou hidroavião, palavra francesa, mas pouco usada) é um fenômeno que ocorre na estrada em caso de chuva, quando a água se acumula na frente das rodas dianteiras. Uma fina película de água é formada entre o pneu e a estrada, o que torna o veículo quase incontrolável. O objetivo deste artigo é fornecer algumas dicas muito úteis que podem ser muito embaraçosas se você se deparar com uma aquaplanagem, algo que não desejamos a você! Saiba já que o mais importante é manter a calma. De carro!


estágios

Parte 1 Algumas dicas de direção para evitar o laquaplaning



  1. Seja particularmente cuidadoso quando as primeiras gotas começarem a cair. Durante os primeiros 10 minutos, a água tende a dissolver a poeira e os hidrocarbonetos (óleo, gasolina) que estão nas ruas e que, em clima seco, não representam perigo. A mistura poeira - óleo - água é a fonte de muitos patins.
    • Durante esses primeiros minutos, dirija mais devagar, monitore o comportamento do seu veículo e o de outros motoristas.
    • Se você for pego em uma tempestade violenta, é verdade que a estrada será limpa rapidamente. Teoricamente, a estrada será mais segura, exceto que haverá mais água e a laquaplanagem o observará.



  2. De qualquer forma, sempre diminua a velocidade quando chove. Quanto mais rápido você dirige na chuva (ou depois!), Menor a aderência dos seus pneus. Se você chegar rápido demais em poças grandes (e algumas são visíveis no último momento), poderá derrapar. Então você precisa desacelerar com tempo chuvoso, mesmo que a visibilidade seja boa.
    • Em geral, em tempo chuvoso, é necessário reduzir sua velocidade de 20 para 30 km / h em relação à velocidade autorizada. Na verdade, você precisa dirigir na mesma velocidade que outros veículos. Não há necessidade de dirigir a 80 km / h em uma rodovia, se você vir carros viajando a 100 km / h!
    • Se você estiver se aproximando de uma parte da estrada onde as poças são numerosas e / ou ampliadas, tome cuidado para diminuir a velocidade.



  3. Evite dirigir em poças. Um pavimento nem sempre é muito plano e a água do escoamento tende a se acumular nas partes inferiores. Quando vamos a toda velocidade, corremos o risco de fazer o laquaplaning, especialmente se a poça tiver tamanho consistente. Com pouca visibilidade ou em uma estrada de curvas, nem sempre é fácil vê-las, por isso é necessário reduzir sua velocidade.
    • Essas poças tendem a se formar e crescer na beira da estrada, por isso é melhor, quando choveu muito, ficar o máximo possível no centro da estrada.
    • Tente dirigir nas pistas deixadas pelos motoristas antes de você, pois geralmente são mais secas que a estrada. Há menos água e o perigo daquaplaning é singularmente reduzido
    • Em tais condições, os limpadores de pára-brisa devem estar em boas condições. Como a visibilidade já é significativamente reduzida pela chuva e, além disso, suas palhetas do limpador não cumprem o cargo, corre o risco de fazer a laquaplanagem rolar em uma grande poça,


  4. Desative o controle de cruzeiro. Você está na estrada, iniciou o controle de cruzeiro. Começa a chover. A primeira coisa a fazer é desligar o seu regulador. Várias vantagens para isso: a velocidade diminui (é isso que é necessário), você retoma os controles dos pedais (os freios), você é obrigado a se concentrar mais na estrada.


  5. Eventualmente, reduza a marcha. Assim, você não poderá exceder uma certa velocidade, a tração será melhor. É verdade que isso nem sempre é possível, em uma estrada específica, mas em uma estrada normal, onde há curvas um pouco traiçoeiras ou ladeiras, a redução de marcha é uma garantia de maior segurança.


  6. Dirija devagar e com cuidado para evitar derrapagens. Não faça movimentos bruscos com os pedais do freio e do acelerador! Se você precisar frear, faça-o pressionando suavemente o pedal. Se você possui um sistema ABS, freie normalmente. O que faz o carro derrapar é a trava da roda.
    • Não acelere ou freie repentinamente! Evite girar o volante com muita força (girando, mudando de faixa). Nestes três casos, você corre o risco de sofrer um acidente.
    • Em uma estrada com curvas, dirija mais devagar e antecipe girando gradualmente.

Parte 2 Assuma o controle do seu veículo quando ele iniciar a aquaplanagem



  1. Você deve entender o que acontece quando você começa a derrapar. De fato, há tanta água na estrada que seus pneus não têm tempo para evacuar, de modo que uma fina película de água se forma sob seus pneus. A partir de então, seu veículo estará fora de controle. Não há patins típicos, tudo depende da sua velocidade, do modo como você dirige, da trajetória que segue e do número de pneus afetados pelo lacaplaning.
    • Se você estiver em uma estrada reta, mantenha a calma e ajuste a trajetória à medida que avança.
    • Se são as rodas motrizes que fazem o aplainamento, a velocidade do seu motor será tão ruim quanto as rodas giram
    • Em uma curva, se as rodas dianteiras saírem, você fará tudo certo
    • Se as rodas traseiras saírem, corre o risco de girar.
    • Se as quatro rodas são vítimas de lacaplanagem, o carro segue reto em geral, como se você estivesse encarregado de um trenó de tamanho grande!


  2. Mantenha a calma e aguarde a derrapagem parar. Quando o carro sai, você entra em pânico e é normal. Você não controla nada e seus reflexos provavelmente o colocarão em uma posição ainda mais delicada, se não perigosa. É por isso que você não deve entrar em pânico e manter o foco. Em um ponto ou outro, uma das rodas motrizes recuperará o contato e, em seguida, você poderá corrigir, se necessário, a trajetória. Qualquer que seja o tipo de derrapagem, você deve praticar: espere e esteja atento para reagir quando o carro estiver sob controle.
    • Mesmo que pareçam longas, a lacplanagem dura apenas alguns segundos. Mais cedo ou mais tarde, as rodas encontrarão um betume mais seco. É por isso que temos que esperar e não entrar em pânico.
    • Não freie de maneira alguma e não gire o volante de maneira desconsiderada, isso só pioraria as coisas.


  3. Levante o pé do acelerador. De fato, dar um impulso é tentador tentar abrir o veículo. Pelo contrário, isso apenas agravaria sua situação. Você precisa se levantar e esperar o carro parar de derrapar. Lá você pode acelerar novamente.
    • Se o seu carro começar a derrapar enquanto você tenta frear, o melhor é levantar o pé do pedal.
    • Em um carro com caixa de câmbio manual, não desengate.


  4. Tente de alguma forma manter sua trajetória. Tente manter o carro na direção certa, o que pode exigir pequenos movimentos freqüentes do volante para corrigir a posição. Gire o volante na direção do skid (se o carro estiver caçando para a esquerda, vire à esquerda). Aguarde as rodas recuperarem a tração e a direção contrária para endireitar o veículo.
    • Não aponte demais, caso contrário, você piorará a situação. De fato, grandes movimentos aumentam a derrapagem, porque o filme de água sob os pneus se torna mais importante e o veículo é completamente incontrolável. No lado oposto, é preciso manter a calma, segurar o volante com as mãos firmes, observar a estrada e virar em uma direção ou outra para manter uma trajetória satisfatória.


  5. Trave suavemente. Nós não pressionamos o pedal do freio até o fim, nunca! Podemos travar com mais força quando há mais derrapagem. E mesmo assim, você freia com mais força e solta imediatamente, caso haja uma nova poça de água. Para resumir, quando der uma derrapada, mantenha o curso e pressione suavemente os freios.
    • Com um sistema ABS, freie quase normalmente, a eletrônica cuida do resto.

Parte 3 Tenha ótimos pneus



  1. Tenha pneus em boas condições. Em geral, e mais ainda em estradas molhadas, você deve ter os pneus em boas condições e adaptados às estradas que você toma. Seus pneus não devem ser usados ​​(pneus lisos) ou inadequados (pneus de neve, por exemplo). Os pneus lisos são mais propensos a lacplanagem do que os pneus novos, uma vez que o piso é largo e o padrão do piso não é mais tão eficaz (se é que existe!) Na evacuação da água. Sem mencionar os outros perigos que eles podem causar, no gelo, por exemplo! Eles podem até esvaziar ou estourar. Todos são confrontados um dia ou outro, com mais ou menos frequência, com a chuva, por isso é aconselhável estar equipado com bons pneus.
    • Os pneus usados ​​costumam causar o fenômeno daquaplaning. Um pneu meio gasto, comparado a um pneu novo, derrapa a uma velocidade de 4 a 5 km / h.
    • Na França, mas também em outros países, o regulamento prevê um mínimo de 1,6 mm para as profundidades das esculturas. Abaixo, você deve trocar os pneus.
    • Verifique suas falhas. De fato, todos os pneus de marca devem ter indicadores de desgaste. Eles são visíveis nas ranhuras do pneu, tanto no piso quanto nas paredes laterais. Quando o pneu é novo, na parte inferior das ranhuras existe um pequeno bloco de borracha (1,6 mm de altura) que chega na metade da ranhura. Quando a superfície geral do seu pneu está nivelada com esta marca, significa que o pneu está gasto e precisa ser trocado.
    • Se o seu pneu não tiver indicadores de desgaste e você não tiver um medidor de profundidade, use uma moeda que você insere em uma ranhura. Na Europa, com um pneu "Summer", basta 1 euro: se as estrelas gravadas na borda estiverem visíveis, é bom trocar o pneu! Com um pneu de inverno, será necessário mudar para a moeda de 2 euros: se a borda externa prateada se projetar da ranhura, isso significa que o pneu está gasto.


  2. Troque seus pneus se ainda não estiver pronto. Esta operação permite que os pneus estejam em boas condições nos lugares certos. De fato, dependendo do tipo de seu veículo (tração ou propulsão), da maneira como você dirige, é inevitável ter um desgaste desigual dos pneus. Portanto, é aconselhável trocar os pneus para horários regulares. Ou você mesmo, ou confia a tarefa à sua garagem. No entanto, quando os pneus estão muito gastos, eles devem ser trocados, a permutação é inútil.
    • Em Dordogne, os pneus são trocados a cada 5000 km. Se você não se lembra de quando fez isso da última vez, isso foi há muito tempo, por isso seria útil encontrá-los.
    • Nos carros com tração dianteira, os pneus dianteiros quebram rapidamente (devido ao peso do motor), portanto, é necessário trocar os pneus com mais frequência.


  3. Seus pneus devem estar devidamente cheios. Seja em clima seco ou chuvoso, os pneus insuflados não aderem bem à estrada. Com esses pneus, a faixa central do pneu fica no mesmo plano que os degraus laterais, a água no degrau não pode mais ser ejetada, o risco daquaplaning é máximo. Se você mora em uma área onde há grandes diferenças de temperatura, não hesite em verificar a pressão dos pneus com frequência. De fato, o calor ou o frio tendem a aumentar ou diminuir respectivamente a pressão. A cada dois ou três meses, verifique a pressão dos seus pneus.
    • Todos os veículos são diferentes, assim como os pneus montados, portanto os padrões de inflação fornecidos pelo fabricante do veículo devem ser rigorosamente seguidos.
    • Caso contrário, siga as instruções fornecidas pelo fabricante dos seus pneus.