Como lidar com um momento embaraçoso

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 5 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como lidar com um momento embaraçoso - Conhecimento
Como lidar com um momento embaraçoso - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Responder em um momento embaraçosoSentir pensamentos e emoçõesGerenciar o embaraço dos outros16 Referências

Não é muito divertido encontrar o centro involuntário da atenção, especialmente se você fez algo que o coloca em apuros. Pode até ser embaraçoso estar perto de alguém que se sente envergonhado. Você pode ter ondas de calor, suor ou querer se esconder ou fugir. Felizmente, existem maneiras melhores de lidar com seu constrangimento. Não se esqueça de que, ao mostrar seu embaraço após um evento embaraçoso, você parecerá realmente arrependido e confiável. No meio desse momento embaraçoso, o constrangimento não é realmente um mal e serve a importantes funções sociais.


estágios

Parte 1 Resposta em um momento embaraçoso



  1. Desculpe-se quando for apropriado. Se você se sentir envergonhado por algo que fez, desculpe-se e seja sincero. Dito isto, não faça toneladas. Diga a essa pessoa que você realmente sente muito, mas não faça o momento durar.
    • Por exemplo, se você ligou para alguém e cometeu um erro, poderia dizer: "Sinto muito, tenho me preocupado muito com Sarah ultimamente e o nome dela está na minha cabeça o tempo todo".


  2. Rir-in. Reduza o constrangimento do momento rindo de si mesmo. Situações embaraçosas podem ser divertidas quando você as toma de ânimo leve. Se você se der permissão para rir da situação, ela perderá o controle que tem sobre você.
    • Para rir disso, tente encontrar uma piada sobre a situação. Por exemplo, se você derramou mostarda em sua camisa e se sentir envergonhado, poderá dizer: "Agora eu tenho um cachorro-quente grande".



  3. Mova-se rapidamente para outra coisa. As pessoas têm pouca atenção. Não é necessário prolongar esse momento por muito tempo. Mude o assunto sem problemas para desviar a atenção de algo diferente. Evite desculpas por muito tempo se você tiver feito algo estranho que pede desculpas.
    • Pode ser difícil mudar de assunto sem tornar a situação estranha. A melhor maneira de fazer isso depende das circunstâncias específicas em que você se encontra. Aqui está um exemplo do que você precisa ter em mente e se adaptar à situação específica. Imagine sentir-se envergonhado com alguma coisa enquanto faz planos para sair uma noite. Para mudar de assunto, você poderia fazer uma pergunta, por exemplo: "Eu pensei que você já tinha visto esse filme, o que você acha? Vale a pena vê-lo novamente? Isso desviará a atenção da coisa embaraçosa que você fez sobre um tópico mais apropriado.



  4. Minimize o incidente. Lembre-se de que outras pessoas também fazem coisas embaraçosas e isso não é realmente um problema.
    • Por exemplo, suponha que você tropeçou e caiu na frente dos outros. Você pode lembrá-los de que isso acontece com todos, mantendo um tom leve, dizendo "mais um que morde o pó".


  5. Devolva o constrangimento ao acampamento do outro. Se você fez algo embaraçoso, pode gerenciar a situação pedindo a outras pessoas que lhe falem sobre as coisas que fizeram no passado que os colocaram em problemas. Você pode se aproximar da pessoa com quem está conversando, rindo de seu passado embaraçoso.
    • Se você usar essa tática em momentos embaraçosos, poderá dizer: "Bem, agora que estou com vergonha na sua frente, diga-me algo embaraçoso que aconteceu com você ultimamente".


  6. Respirar. Seu coração pode estar batendo forte, você pode se sentir quente ou chateado. Todos esses sentimentos negativos podem surgir depois de fazer algo embaraçoso. Respire fundo para ajudá-lo a combater seus sentimentos e vergonha.
    • Inspire por cinco segundos pelo nariz e expire por cinco segundos pela boca.

Parte 2 Cuidando de seus pensamentos e emoções



  1. Afaste-se de suas emoções. Se você tiver problemas para gerenciar um momento embaraçoso, tente criar alguma distância entre você e suas emoções. Isso pode ajudá-lo quando você se sentir sobrecarregado por suas emoções ou quando tiver problemas para pensar corretamente por causa disso.
    • Você pode distanciar-se de suas emoções pensando em si mesmo na terceira pessoa; por exemplo, ele não deve se sentir envergonhado porque todo mundo está fazendo coisas embaraçosas de vez em quando, na verdade é uma coisa normal.


  2. Encontre uma distração. Reserve um tempo para esquecer a coisa embaraçosa que você fez. Há muitas maneiras de se distrair, incluindo o seguinte:
    • assista a um filme
    • ler um livro
    • jogar video games
    • sair com amigos
    • voluntário


  3. Dirija sua atenção para o presente. Lembarras é uma coisa do passado. Isso aconteceu antes de agora. Este momento já passou. Mesmo que seja mais fácil dizer do que fazer no momento, tente concentrar sua atenção no presente ou no futuro quando quiser lidar com uma situação embaraçosa. Você pode perceber que está menos envergonhado por algo que já aconteceu.


  4. Deixe essa situação. Se você se sentir envergonhado, pergunte-se se pode sair. Digamos, por exemplo, que você precisa ir ao banheiro ou fazer uma ligação. Isso lhe dará tempo para se recuperar após um momento embaraçoso.


  5. Converse com um terapeuta. Se você acha que se sente facilmente envergonhado, sofre de ansiedade social ou se sente mais envergonhado do que o normal, pode ser útil conversar com um terapeuta. Isso pode ajudá-lo a mudar a maneira de pensar ou reagir a situações embaraçosas. Ele pode oferecer medicamentos que podem ajudá-lo a se sentir menos sensível à ansiedade social. Aqui está o que você pode fazer para encontrar um terapeuta:
    • Faça uma pesquisa no Google com o termo "terapeuta" seguido pelo nome da sua cidade ou código postal.
    • Use um diretório de terapeutas em sua área.

Parte 3 Gerenciando o constrangimento de outras pessoas



  1. Mostre empatia. Tente ter em mente que todos passam por momentos embaraçosos. Não é divertido estar no lugar da pessoa embaraçada; portanto, não faça nada que possa fazer a pessoa se sentir pior.
    • Para ser empático, você precisa recuar. Pense em como você se sentiria se estivesse na mesma situação. Imagine as coisas pelas quais essa pessoa está passando agora.
    • Você também pode lembrá-lo uma vez quando algo semelhante aconteceu com você ou com alguém que você conhece, para tornar a situação mais normal.
      • Por exemplo, se essa pessoa perdeu um jogo final de basquete e se sente envergonhada por causa disso, você pode contar a ele um momento em que a mesma coisa aconteceu com você. Se você não teve exatamente a mesma coisa, conte a ele sobre uma experiência semelhante. Você não foi ao ginásio errado e perdeu completamente o jogo. Diga a ele o que você sentiu. Isso a distrairá, lembrando a ela que todo mundo está passando por momentos embaraçosos.


  2. Mude de assunto. É claro que essa pessoa viu você quando esse momento embaraçoso aconteceu com ele, reconhecê-lo, mas rapidamente mudou de assunto. Faça com que pareça algo que você gostaria de conversar por um longo tempo, mas você esqueceu disso. Isso lhe dará a impressão de que a conversa ocorre naturalmente, em vez de ser um subterfúgio pelo qual a pessoa se sente menos envergonhada. Você quer o que esquece completamente esse momento embaraçoso, não quer se perguntar se essa mudança de assunto é uma boa opção para evitar uma situação embaraçosa, o que poderia torná-la ainda mais embaraçada.
    • Quando mudar de assunto, coloque um pouco de entusiasmo na sua voz. Lembre-se que você quer que ele acredite que de repente se lembra do que queria dizer a ele. Por exemplo, você pode perguntar se ela ouviu falar de um evento importante ocorrido recentemente; seria ainda melhor se ele tiver uma conexão pessoal.


  3. Não tire sarro disso. Ela já se sente envergonhada o suficiente, não adicione isso tirando sarro da situação. Embora o humor seja uma ótima maneira de neutralizar o constrangimento, é melhor usá-lo quando se encontrar em uma situação embaraçosa. Se você zombar de alguém em uma situação embaraçosa, terá um tolo.


  4. Aja como se nada tivesse acontecido. Essa técnica só pode ser útil se for credível. Se você olhou nos olhos durante esse momento embaraçoso, não deve usar essa estratégia. No entanto, se a atenção dele não foi direcionada a você quando aconteceu, você pode fazer como se nada estivesse errado. Se ela estiver envergonhada, você pode pedir desculpas e dizer que olhou para o telefone, mas está pronto para retomar a conversa.
    • Se ela parecer realmente envergonhada, sua história terá mais credibilidade se você reconhecer que ar confuso. Deixe-a saber que você percebe uma mudança em casa. Pergunte a ele se está tudo bem ou se algo aconteceu. Isso é o que você provavelmente faria se realmente não visse o que aconteceu, mas notou como estava confuso.