Como acostumar um gatinho aos banhos

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Como ACOSTUMAR um GATO a TOMAR BANHO? 🐈🛁 (4 dicas)
Vídeo: Como ACOSTUMAR um GATO a TOMAR BANHO? 🐈🛁 (4 dicas)

Contente

Neste artigo: Acostumando o gatinho a tomar banhoBabbling o gatinho15 Referências

Em geral, gatos e gatinhos são muito bons em se limpar. No entanto, há casos em que o gato não pode se lavar, como quando é coberto de fuligem após subir no duto da chaminé. Se você sabe como levar seu gatinho para o banho e se conhece todas as etapas para limpá-lo em uma banheira, poderá ajudar seu animal de estimação na próxima vez que ele não conseguir se limpar.


estágios

Parte 1 Habituando o gatinho a tomar um banho

  1. Verifique se o gatinho tem pelo menos oito semanas de idade. Você não deve dar banho em um gatinho que não tenha atingido essa idade. Se o seu amiguinho tiver menos de oito semanas, cabe à mãe dele cuidar dele e limpá-lo. Se você precisar limpar um gato tão jovem, use um pano limpo e úmido para limpar as áreas sujas do casaco, em vez de banhá-lo.
    • No entanto, mesmo que o gato jovem não precise tomar banho, é um bom momento para se acostumar a tomar banho, se você quiser dar a ele quando ele for adulto e também poderá ser para você a oportunidade de superar sua relutância em cuidar. do casaco do seu animal de estimação. Ao habituar um gatinho a tomar banho, dá-se a possibilidade de banhá-lo mais tarde, quando ele for adulto, sem ter que sofrer todo tipo de complicações.



  2. Verifique se o seu gatinho se comporta como você lida com isso. Se você quiser banhar seu gato regularmente, acostume-se com ele o mais rápido possível para aceitar todos os tipos de manipulação enquanto você precisar limpá-lo. Você não deve apenas ensiná-lo a não ter medo da água, mas também deve ensiná-lo a concordar em ficar na água por um tempo quando o limpar. Você terá que aprender a limpar as pernas, a barriga, as costas e o interior das orelhas do gatinho e manipular as pontas das patas para limpar entre os dedos.


  3. Coloque o gatinho em uma banheira que não contém água. Você pode pensar que uma pia é mais adequada para limpar seu gato, mas esse não é o caso, pois pode se machucar pulando. É mais seguro limpar o gatinho em uma banheira, porque não é capaz de pular por cima da borda. Coloque o gatinho na banheira seca e deixe-o explorar e cheirar sua superfície por alguns minutos enquanto fala gentilmente para tranquilizá-lo.
    • Você pode colocar regularmente o gatinho no banho seco antes que ele atinja as oito semanas de idade, para que fique confortável nesse ambiente quando mergulhar pela primeira vez na água do banho.



  4. Comece molhando as pernas do gatinho. Enquanto ele estiver confortável na banheira, tente molhar as pernas sem mergulhá-lo na água do banho. Despeje de 3 a 6 cm de água morna (não quente) no fundo da banheira, apenas o suficiente para cobrir as pernas do gatinho, para que ele se comporte conforme a água flui. Como precaução, feche a porta do banheiro para garantir que ela não possa escapar. Mantenha uma mão embaixo da barriga do gatinho para apoiá-lo enquanto coloca as patas na água. Acariciá-lo e conversar com ele gentilmente para acalmá-lo e dar-lhe um presente se ele não tiver lutado e não tentar fugir por alguns minutos.
    • Se o gatinho estiver afundando ao mergulhá-lo na água, evite falar com ele suavemente e não faça deleidades para evitar reforçar esse comportamento negativo. Em vez disso, retire o gatinho da água e aguarde até o dia seguinte para tentar o experimento novamente. Você provavelmente precisará repetir o processo vários dias antes que o gatinho permaneça calmo enquanto estiver na água.
    • Se, a qualquer momento, seu gatinho entrar em pânico, agarre-o suavemente através da pele na parte de trás do pescoço e levante-o para remover a água. Ao mantê-lo desta maneira, você o acalma de maneira natural.
    • Você pode instalar um tapete no fundo do banho que melhore a aderência, pois o gatinho terá mais chances de entrar em pânico se suas pernas deslizarem sobre a superfície esmaltada.


  5. Use uma toalha limpa para secar as pernas do gatinho. Um gato jovem pode rapidamente pegar um resfriado quando seu casaco está molhado. No final de cada banho, esfregue bem o casaco do seu gatinho com uma toalha para secá-lo bem, esteja você totalmente limpo ou apenas umedecendo as patas.


  6. Mantenha a calma. Você terá que ser paciente, porque leva tempo para um gatinho se acostumar a ser manuseado e ser imerso em água. Quaisquer que sejam as circunstâncias, não fique com raiva do gatinho e não levante a voz para evitar nojo e, assim, cancele alguns dos efeitos positivos que você alcançou. Fale com ele calmamente e faça reforço positivo acariciando-o, elogiando-o e dando-lhe guloseimas à medida que avança.



    Considere obter ajuda. Você pode levar seu gatinho pela pele do pescoço para acalmá-lo a qualquer momento durante o processo, mas nem sempre é possível quando a pelagem está impregnada com xampu. Se o seu gatinho tiver problemas para entrar na água, peça ajuda a outra pessoa antes de prosseguir para a próxima etapa. Peça a essa pessoa para agarrar o gatinho pela pele do pescoço se ele começar a entrar em pânico ou tentar escapar enquanto suas mãos estiverem cheias de sabão ou xampu.


  7. Use um pano. Quando o gatinho está acostumado a ficar na água sem lutar, você pode começar a mergulhar um pouco mais do que as patas na água. Comece usando um pano molhado para esfregar o pêlo do gatinho, em vez de derramar água nele. Isso permitirá que você molhe seu casaco enquanto acaricia suavemente enquanto esfrega as costas, o que deve ser muito mais agradável para ele do que apenas ficar encharcado de água.
    • Não use shampoo nesta fase do processo. Basta esfregar o gatinho com um pano úmido para que ele comece a lavar o xampu para tomar banho. Se você tentar usar xampu enquanto seu animal de estimação ainda não está acostumado a tomar banho, você pode acabar com um gatinho coberto de sabão que começa a entrar em pânico. Como em outras etapas do processo, dê elogios ao seu animal de estimação e dê-lhe deleites para reforçá-lo nos comportamentos apropriados.
    • Um banho integral com shampoo não deve durar mais de cinco minutos e você deve garantir que cada banho que você dê ao seu gatinho demore mais ou menos esse tempo.


  8. Despeje água na parte de trás do gatinho. Quando ele estiver acostumado a ser limpo com uma luva molhada, você pode começar a usar uma tigela para derramar água nas costas. Como sempre, conforte-o com uma voz suave e dê-lhe guloseimas para recompensá-lo por se comportar bem durante esta nova etapa.


  9. Mantenha sempre a cabeça do gatinho fora da água. Evite colocar água nos olhos, ouvidos ou narinas, pois isso só pode ser desagradável para ele e pode até ser perigoso para ele. Ao derramar água cada vez mais perto da cabeça do gatinho, lembre-se de levantar o queixo e colocar a mão na frente do rosto para impedir que a água flua sobre ele.
    • Para limpar o rosto do gatinho, esfregue suavemente ao redor dos olhos, ouvidos e boca com um pano limpo e umedecido com água não sabão. Faça pequenos movimentos secos com os dedos na direção dos cabelos, para que o gatinho sinta a mesma sensação agradável de quando lambeu a mãe.


  10. Use shampoo. Use apenas um shampoo de gato de avelã. Espalhe o produto em toda a pelagem do gatinho e faça espuma. Esfregue bem nos flancos e na barriga e não se esqueça de esfregar também nas almofadas para limpar toda a sujeira que possa ficar presa nas dobras. Levante cuidadosamente a cauda do gatinho e use um pano macio, se precisar limpar em torno do ânus.
    • Certifique-se de usar um xampu para gatos e não para humanos. O pH do produto deve estar em uma faixa específica e os shampoos para humanos tendem a secar a pele do gato.
    • Mesmo quando seu gatinho está acostumado a ser lavado com xampu, você deve usar esse produto apenas uma vez a cada dois dias para evitar danos à pele.


  11. Lave o casaco do gatinho com muito cuidado. Como ele deve estar acostumado a derramar água nele, ele deve deixá-lo ir quando você o enxaguar para evacuar todo o xampu. Para enxaguar o topo da cabeça do gatinho, use um pano limpo e bem torcido para remover todos os vestígios de xampu, evitando a água no rosto.


  12. Execute esta operação rapidamente. Não apresse as coisas, mas não deixe o casaco do gatinho embebido em água. A limpeza completa do húmido, esfregando e lavando a pelagem do gatinho não deve demorar mais de cinco minutos. Não abuse da paciência do gatinho, caso contrário ele tenderá a ser menos permitido nos seguintes horários.
    • Como em todas as outras etapas da limpeza, mantenha a calma, fale suavemente e dê algumas recompensas ao seu gatinho. Isso deve permitir que você mantenha a calma o suficiente por tempo suficiente.


  13. Seque o gatinho completamente. Como em todas as outras etapas em que o gato está molhado, seque-o delicadamente com uma toalha assim que você o lavar fora da água, para evitar que esfrie.
    • É melhor usar uma toalha, mas você pode usar um secador de cabelo, desde que o ajuste à temperatura mais baixa e à respiração menos potente e mantenha a boca a pelo menos 30 cm do pêlo do gatinho.



  • Um gatinho
  • Shampoo para gatos
  • Uma tigela
  • Água morna
  • Uma luva e uma toalha
  • Banheira