Como hipnotizar alguém

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como hipnotizar alguém - Conhecimento
Como hipnotizar alguém - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparar alguém para a hipnoseInduzir um estado de transeUtilizar a hipnose para ajudar alguémEncontrar a reuniãoResumo do artigo18 Referências

Hipnotizar alguém não é algo muito complicado, esta técnica é realmente fazer auto-sugestão. Ao contrário da crença popular, a hipnose não tem nada a ver com poderes místicos ou com o controle da mente dos outros. O hipnotizador pode ser comparado a um guia cuja missão é ajudar outra pessoa a relaxar e cair em estado de transe ou sonho acordado. O chamado método de relaxamento progressivo apresentado aqui é um dos mais fáceis de dominar, podendo ser aplicado a participantes voluntários, mesmo que não tenha experiência.


estágios

Parte 1 Preparando alguém para hipnose



  1. Encontre alguém que concorde em ser hipnotizado. É muito difícil hipnotizar uma pessoa refratária ou que não está convencida de que o método funcione, especialmente se você é iniciante. Encontre um parceiro voluntário que queira ser hipnotizado e que esteja disposto a ser paciente e permanecer relaxado para garantir os melhores resultados.
    • Não hipnotize alguém que tenha problemas psicóticos ou mentais, pois isso pode levar a conseqüências indesejadas ou até perigosas.


  2. Escolha um quarto confortável e calmo. Você precisa garantir que seu parceiro se sinta seguro e longe de qualquer distração. As luzes devem estar esmaecidas e a sala limpa. Faça com que se sente confortavelmente e remova possíveis distrações, como televisão ou outras pessoas presentes.
    • Desligue telefones celulares e música.
    • Se houver barulho lá fora, feche as janelas.
    • Informe outras pessoas que possam estar presentes que você não deseja ser incomodado até que você e seu parceiro saiam da sala.



  3. Diga ao seu parceiro o que esperar da hipnose. A maioria das pessoas tem mitos sobre hipnose, do cinema e da televisão. Na realidade, é principalmente uma técnica de relaxamento que ajuda as pessoas a visualizar mais claramente os problemas de seu subconsciente. De fato, sempre entramos em um estado de hipnose, em nossos sonhos acordados, quando somos absorvidos pela música ou por um filme ou quando nos movemos no tempo. Aqui está a realidade da hipnose:
    • você nunca está com sono ou inconsciente
    • você não está enfeitiçado ou está sob o controle de ninguém
    • você não fará nada que não queira


  4. Pergunte ao seu parceiro quais são as expectativas dele. Há evidências de que a hipnose ajuda a reduzir pensamentos ansiosos e até aumentar a força do sistema imunológico. É uma excelente ferramenta para melhorar a concentração, principalmente antes de um exame ou evento importante. Você também pode usá-lo para relaxar profundamente em momentos de estresse. Conhecer as metas de hipnose do seu parceiro o ajudará a aliviá-lo durante o transe.



  5. Pergunte ao seu parceiro se ele já foi hipnotizado e como era a experiência dele. Se ele já teve essa experiência, pergunte a ele o que foi instruído a fazer e como ele reagiu. Então você já terá uma idéia da capacidade de resposta potencial do seu parceiro às suas próprias sugestões e talvez saiba se há coisas que não deve fazer.
    • Em geral, as pessoas que já foram hipnotizadas têm maior probabilidade de serem hipnotizadas novamente.

Parte 2 Induza um estado de transe



  1. Fale em voz baixa, lenta e suave. Tome seu tempo para conversar, mantenha sua voz calma e calma. Faça com que suas frases durem um pouco mais que o normal. Imagine tentar acalmar uma pessoa preocupada ou assustada, sua voz deve mostrar o exemplo. Mantenha o mesmo tom durante a interação. Aqui está o que você poderia dizer para começar.
    • "Deixe que as palavras que lhe envio lhe escorreguem, aceite as sugestões, se desejar".
    • "Você está aqui seguro, calmo e pacífico. Relaxe no sofá ou na cadeira enquanto relaxa profundamente.
    • "Você pode sentir que seus olhos estão pesados ​​e querem fechar. Deixe seu corpo afundar enquanto seus músculos relaxam. Escute seu corpo e minha voz enquanto sente a calma invadir você.
    • "Você está no controle total de si mesmo durante esta experiência. Você só aceitará sugestões se elas forem benéficas para você e você deseja recebê-las. "


  2. Peça que ele se concentre em respirações profundas e regulares. Faça seu parceiro respirar profundamente, de forma organizada. Ajude-o a respirar regularmente, pedindo-lhe que sincronize com sua própria respiração. Você deve ser específico: diga "respire fundo, encha o peito e os pulmões" fazendo isso também, depois expire e diga "deixe o ar sair do peito e esvaziar os pulmões".
    • A respiração reflexiva permite que o oxigênio seja entregue ao cérebro e permite que a pessoa pense em algo que não seja hipnose, estresse ou meio ambiente.


  3. Concentre o olhar do seu parceiro em um ponto fixo. Por exemplo, na sua testa, se você estiver na frente dele ou em um objeto pouco iluminado na sala. Peça a ele para escolher qualquer objeto e descanse os olhos olhando para ele. É daí que vem o estereótipo do pêndulo oscilante, porque esse pequeno objeto é uma coisa relativamente agradável de se olhar. Se o seu parceiro estiver relaxado o suficiente para fechar os olhos, deixe-o fazer isso.
    • Olhe para os olhos dela de tempos em tempos. Se eles quiserem se desviar, ajude-os: "Quero que você olhe para o pôster na parede" ou "tente se concentrar no espaço entre minhas sobrancelhas". Peça a ele para "manter seus olhos e pálpebras relaxados, mais pesados".
    • Se você deseja que seu parceiro se concentre em você, você deve ficar relativamente quieto.


  4. Traga seu parceiro para relaxar gradualmente cada parte do corpo. Uma vez que ele esteja relativamente calmo, sua respiração é regular e ele está sintonizado na sua voz, peça para ele relaxar os dedos dos pés e das mãos. Peça a ele que solte esses músculos, depois vá para as panturrilhas, coxas e assim por diante até alcançar os músculos faciais. De lá, você pode voltar para trás, braços e dedos.
    • Tome seu tempo para manter seu tom lento e calmo. Se parecer muito picado ou muito apertado, diminua a velocidade e volte ao processo.
    • "Relaxe os pés e os tornozelos. Sinta os músculos dos pés relaxantes e relaxantes, pois não é necessário fazer nada para mantê-los em movimento.


  5. Incentive-o a relaxar mais. Dirija sua atenção fazendo sugestões. Diga a ele que ele se sente calmo e relaxado. Muitas coisas podem ser ditas, a principal delas é incentivar seu parceiro a se aprofundar mais nele, a se concentrar em suas inspirações e vencimentos.
    • "Você sente suas pálpebras ficarem pesadas. Deixe-os ir e cair.
    • "Você desliza cada vez mais fundo em um estado de transe calmo e pacífico".
    • "Agora você pode sentir que está relaxado. Uma sensação pesada de relaxamento é para você. E enquanto eu continuo falando, esse sentimento ainda é gratificante, até levá-lo a um estado de relaxamento profundo e pacífico ".


  6. Use a respiração do seu parceiro e a dele linguagem corporal para ter um vislumbre de seu estado mental. Repita suas sugestões algumas vezes, como faria para repetir os versos e os refrões de uma música, até parecer totalmente relaxado. Procure sinais de tensão em seus olhos (eles são móveis?), Nos dedos das mãos e dos pés (eles estão batendo no suporte?), Em sua respiração (é superficial e irregular?) E continue aplicar técnicas de relaxamento até que ele pareça calmo e relaxado.
    • "Cada palavra que profiro mergulha você mais profunda e rapidamente em um estado de hipnose tranquilizadora."
    • "Você afunda e para. Você afunda e para. Você afunda e para. Você para completamente.
    • "Quanto mais você afunda, mais tem que ir longe e gosta desse sentimento."


  7. Traga-o para as "escadas hipnóticas". Essa técnica é usada por hipnotizadores e pessoas que praticam hipnotismo para provocar um transe profundo. Peça ao seu sujeito para imaginar no topo de uma grande escada em uma sala quente e silenciosa. Ao descer as escadas, ele deve sentir-se mais profundamente em estado de relaxamento. Cada passo o leva mais fundo em sua própria mente. Diga a ele que há 10 etapas e o guie em seu progresso.
    • "Desça o primeiro passo e sinta-se mais profundo no estado de relaxamento. Cada passo é um passo em direção ao seu subconsciente. Você desce o segundo passo e se sente cada vez mais calmo. Quando você alcança o terceiro passo, tem a impressão de que seu corpo flutua alegremente etc. "
    • Você também pode imaginar uma porta na parte inferior da escada que leva a um estado de puro relaxamento.

Parte 3 Usando a hipnose para ajudar alguém



  1. Esteja ciente de que dizer a alguém sob hipnose o que fazer não funciona com frequência e é uma quebra de confiança. Além disso, a maioria das pessoas lembrará o que fez sob hipnose; portanto, mesmo que você acredite que é uma galinha, elas não ficarão felizes quando chegarem. Além de criar um show digno de Las Vegas, a hipnose tem muitos benefícios terapêuticos. Em vez de tentar fazer uma brincadeira com seu parceiro, você pode tentar relaxá-lo e se livrar de seus problemas ou preocupações.
    • Mesmo sugestões que partem de boas intenções podem levar a maus resultados se você não souber o que está fazendo. É por isso que os hipnoterapeutas certificados geralmente ajudam o paciente a identificar as ações corretas a serem empreendidas, em vez de sugeri-las.


  2. Use a hipnose básica para diminuir a ansiedade. A hipnose pode reduzir a ansiedade, independentemente das sugestões, portanto, não pense que seu papel é "consertar" alguém.Simplesmente colocar alguém em transe é uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade cotidianos. Atingir o estado de relaxamento profundo sem tentar "resolver" nada é tão raro na vida cotidiana, que essa ação por si só deveria permitir que se afastasse dos problemas.


  3. Peça ao seu sujeito para imaginar soluções para seus possíveis problemas. Em vez de dizer a ele como resolver esse ou aquele problema, faça com que ele se imagine a solução. Como será seu sucesso e satisfação? Como chegar lá?
    • Qual é o futuro que ele quer? Como fazer isso?


  4. Saiba que a hipnose pode ser usada para aliviar uma variedade de problemas mentais. Mesmo que você ainda deva procurar ajuda de um profissional de saúde mental, saiba que a hipnose foi usada para superar vícios, fobias, problemas de auto-estima ou aliviar a dor. A hipnose pode ser uma ótima ferramenta para ajudar alguém a pular, mesmo que você nunca deva tentar "consertar" alguém.
    • Ajude seu sujeito a imaginar o mundo como seria sem seus problemas - por exemplo, qual seria o dia dele sem um cigarro ou visualizando um momento em que ele se orgulha dele de aumentar sua auto-estima.
    • Ele é sempre mais fácil de curar através da hipnose, caso a pessoa queira trabalhar em seu problema antes mesmo de entrar em estado de transe.


  5. Saiba que a hipnose pode ser apenas uma pequena parte da solução para um problema mental. Os principais benefícios da hipnose são o relaxamento e o tempo gasto meditando calmamente sobre o problema. Isso é relaxamento profundo e maior atenção ao problema. No entanto, a hipnose não é uma cura milagrosa ou solução rápida, mas simplesmente uma maneira de levar as pessoas a aprofundar suas mentes. Essa auto-reflexão é importante para ter uma saúde mental forte, porém problemas sérios ou crônicos sempre devem ser resolvidos por um profissional licenciado.

Parte 4 Encerre a reunião



  1. Retire lentamente o sujeito do estado de transe. Não deve ser puxado abruptamente de seu relaxamento. Diga a ele para se tornar cada vez mais consciente de seu ambiente. Diga a ele que ele recuperará completamente seu estado de atenção, alerta e despertar depois de contar até 5. Se você sentir que ele está profundamente entrincheirado em seu estado de transe, peça-lhe que volte para a "escada hipnótica" com você, em tornando-se cada vez mais consciente a cada passo.
    • Comece dizendo: "Vou contar de 1 a 5 e até 5, você se sentirá completamente acordado, totalmente renovado e disponível".


  2. Discuta esta sessão de hipnose com seu parceiro para ver como você pode melhorar no futuro. Pergunte o que ele sentiu, o que o assustou. Isso o ajudará a se tornar mais eficiente da próxima vez e ajudará seu parceiro a aprender o que ele ou ela gosta nesse processo.
    • Não pressione alguém para expressá-lo imediatamente. Basta abrir a conversa e voltar um pouco mais tarde, se o seu parceiro parecer relaxado e quiser ficar quieto por um tempo.


  3. Prepare-se para as perguntas frequentes. É aconselhável já ter uma idéia geral de como responder a essas perguntas, porque é muito importante parecer confiante e confiante para que a pessoa possa reagir favoravelmente à sua abordagem. Aqui estão algumas perguntas frequentes nesta fase do processo
    • Você sabe como fazer isso? Pedirei que você visualize cenas agradáveis ​​enquanto explica como usar suas próprias habilidades mentais com mais eficiência. Você sempre poderá recusar-se a fazer algo que não deseja e sempre terá a oportunidade de encerrar essa experiência em uma emergência.
    • O que sentimos em um estado de hipnose? A maioria de nós experimenta mudanças em nosso estado de consciência várias vezes ao dia, sem sequer perceber. Sempre que você deixar sua imaginação correr solta, deixe-se levar por uma música ou poema, ou se envolva em um filme ou programa de TV, e sinta que faz parte da ação em vez de ser simples espectador, você vive uma forma de transe. A hipnose é simplesmente uma maneira de ajudá-lo a se concentrar e definir conscientemente essas mudanças, a fim de usar suas habilidades mentais com mais eficiência.
    • Isso é seguro? A hipnose não é uma estado consciência alterada (como sono, por exemplo), mas experiência alterada de consciência. Você nunca fará algo que não deseja fazer ou se forçará a pensar em algo contra sua vontade.
    • Se tudo está no nível da imaginação, então quais são os benefícios da hipnose? Em francês, como em muitos outros idiomas, tendemos a usar a palavra "imaginário" em oposição à palavra "real". Nem deve ser confundido com o termo "imagem". A imaginação é um grupo muito real de habilidades mentais, do qual estamos apenas começando a explorar o potencial e indo muito além da nossa capacidade de formar imagens mentais!
    • Você poderia me levar a fazer coisas que eu não quero? Quando você está sob hipnose, você sempre mantém sua própria personalidade e sempre vocêpara que você não faça ou diga algo mais do que faria na mesma situação sem hipnose e poderá recusar facilmente qualquer sugestão de que não goste (e é por isso que estamos falando de "sugestão").
    • O que posso fazer para ser mais receptivo? A hipnose é muito semelhante a ser absorvida pelo pôr do sol ou pelas brasas de uma fogueira, embalada por uma música ou poema, ou ter a impressão de fazer parte da ação ao assistir a um filme. Tudo depende da sua capacidade e vontade de seguir as instruções e sugestões que aparecerem no seu caminho.
    • E se esse bem-estar sentido não me fez querer voltar do estado de hipnose? Sugestões para hipnose são um exercício para a mente e para a imaginação, bem como o cenário de um filme. Você sempre volta à realidade quando a sessão termina, exatamente como no final de um filme. No entanto, é possível que o hipnoterapeuta precise retomar duas vezes para tirá-lo desse estado. A hipnose proporciona a agradável sensação de estar completamente relaxado, mas você não poderá ir muito além.
    • E se não funcionar? Quando você era criança, você já esteve tão absorto em seu jogo que não ouviu sua mãe chamando você para jantar? Você é o tipo de pessoa que pode acordar a uma certa hora da manhã, só porque você estava lavando a noite anterior? Todos temos a capacidade de usar nossas mentes de maneiras que não estamos necessariamente conscientes e alguns desenvolveram essa capacidade mais do que outros. Se você permitir que seus pensamentos respondam de maneira livre e natural às palavras e imagens de seu guia, você poderá ir aonde está sua mente.