Como identificar um meteorito

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 6 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como identificar um meteorito?
Vídeo: Como identificar um meteorito?

Contente

A partir de agora, você também pode optar por retirar suas compras nos Correios!

Se você encontrou uma rocha que realmente parece vir de outro planeta, pode ser um meteorito. Embora os meteoritos sejam bastante raros na Terra, é possível encontrar na natureza. No entanto, você precisará se certificar de que é uma rocha rochosa ou ferrosa de origem cósmica e não apenas uma rocha terrestre. Pesquisando as características visuais e físicas de um meteorito, você pode determinar se o que encontrou é de origem extraterrestre.


estágios

Parte 1 Encontre as características físicas

  1. Determine sua cor. Verifique se o seu seixo é preto ou marrom enferrujado. Se a rocha que você encontrou for um meteorito recém-caído, ficará preta e brilhante porque terá queimado a atmosfera. No entanto, depois de algum tempo na Terra, o metal ferroso que ele contém terá enferrujado, dando um tom marrom próximo à ferrugem.
    • A ferrugem começa com pequenos pontos vermelhos ou laranja na superfície do meteorito que se expandem gradualmente e cobrem cada vez mais superfície. Você deve, no entanto, conseguir distinguir a crosta negra, mesmo que ela tenha começado a ferrugem.
    • O meteorito também pode ser preto com algumas variações (por exemplo, tons de aço azul escuro). No entanto, se a cor da rocha que você encontrou não dispara em preto ou marrom, então não é um meteorito.



  2. Verifique sua forma. Ao contrário do que você poderia esperar, a maioria dos meteoritos não é redonda. Pelo contrário, são geralmente de forma irregular, com faces de diferentes tamanhos e formas. Embora alguns meteoritos assumam uma forma cônica, a maioria deles não mantém a aerodinâmica quando cai em terra.
    • Embora tenham formas irregulares, a maioria dos meteoritos terá bordas suaves em vez de saliências salientes.
    • Se a rocha encontrada for de qualquer forma ou redonda como uma bola, ainda poderá ser um meteorito. No entanto, a grande maioria deles tem uma forma irregular.


  3. Verifique a presença de uma crosta. Quando os meteoritos atravessam a atmosfera da Terra, sua superfície começa a derreter e a pressão do ar empurra o material derretido de volta. Isso resulta em uma superfície lisa, como um fondue, chamada crosta derretida. Se a superfície de sua rocha parecer derreter e derramar, pode ser um meteorito.
    • Uma crosta derretida geralmente será macia e suave, mas também pode ter marcas, gotículas ou ondulações nas quais a pedra derreteu e solidificou novamente.
    • Se sua rocha não tem uma crosta derretida, é provável que não seja um meteorito.
    • A crosta derretida pode parecer uma casca de ovo preta cobrindo sua rocha.
    • As rochas no deserto às vezes podem ter uma superfície preta que parece uma crosta derretida. Se você encontrar uma rocha no deserto, leve em consideração que o preto de sua superfície pode ser simplesmente devido ao polimento do deserto.



  4. Verifique se há creepage Linhas de vazamento são pequenas marcas na crosta de fusão onde a superfície derreteu e foi empurrada para trás. Se sua rocha tem uma superfície que parece uma crosta atravessada por uma rastejante, há uma boa chance de que seja um meteorito.
    • As distâncias de fluência podem ser muito pequenas e podem não ser diretamente visíveis a olho nu, pois podem ser descontínuas ou sinuosas. Use uma lupa para procurá-las na superfície da sua rocha.


  5. Observe as cavidades. Procure por cavidades e depressões na superfície da rocha. Embora a superfície de um meteorito raramente seja elevada, pode haver cavidades ou cavidades que se assemelham a uma impressão digital. Procure esses traços para poder determinar, por um lado, se é um meteorito e, por outro lado, que tipo de meteorito é.
    • Os meteoritos ferrosos são particularmente propensos a apresentar marcas de fusão irregulares e cavidades maiores. Enquanto meteoritos pedregosos terão cavidades mais suaves, como a superfície de pedras normais.
    • O nome científico dessas marcas é "regmaglyptes", mas a maioria das pessoas que trabalha com meteoritos as chama de "impressões digitais".


  6. Verifique a porosidade. Verifique se a sua rocha não é porosa ou cheia de buracos. Embora as depressões e crateras em sua superfície possam indicar que sua rocha é um meteorito, nenhuma delas possui orifícios abaixo da superfície. Meteoritos são pedaços de rocha muito densos; se sua rocha é porosa ou tem bolhas de ar, infelizmente não é um meteorito.
    • Se a rocha que você encontrou possui buracos na superfície ou parece empolada como se tivesse derretido, definitivamente não é um meteorito.
    • As escórias industriais são frequentemente confundidas com meteoritos, embora tenham uma superfície porosa. Outros tipos de rochas que geralmente são enganosas são as rochas vulcânicas e as de calcário preto.
    • Se você tiver problemas para distinguir entre buracos clássicos e regmaglyptes, verifique os respectivos recursos na internet.

Parte 2 Testando as propriedades físicas da rocha



  1. Determine sua densidade. Verifique se a rocha está mais pesada que o normal. Meteoritos são rochas muito densas que contêm metal. Se a rocha que você encontrou se parece com um meteorito, compare-a com outras rochas para ver se realmente pesa mais e calcule sua densidade para determinar se é um meteorito.
    • Você pode calcular a densidade de um possível meteorito dividindo seu peso por seu volume. Se o resultado do cálculo for maior que 3, provavelmente é um meteorito.


  2. Verifique se é magnético. Quase todos os meteoritos têm propriedades magnéticas mínimas. Isto é devido à alta concentração de ferro ou níquel na maioria deles. Se um ímã não é atraído por sua rocha, é quase certo que não é um meteorito.
    • Como algumas rochas terrestres também são magnéticas, o teste do mago não provará conclusivamente que sua rocha é um meteorito. No entanto, não fazer o teste leigo é uma forte indicação de que sua rocha provavelmente não é um meteorito.
    • Um meteorito ferroso será muito mais magnético que um meteorito pedregoso e muitos deles serão poderosos o suficiente para alterar a operação de uma bússola colocada ao lado dele.


  3. Faça um teste de cerâmica. Esfregue sua pedra em cerâmica não vidrada para ver se ela deixa vestígios. O teste de rastreamento é um bom teste para determinar se sua rocha é ou não de origem terrestre. Esfregue sua pedra em cerâmica não vidrada; se ela deixar um rastro que não seja um rastro acinzentado, não será um meteorito.
    • Você pode encontrar cerâmica não vitrificada na parte de trás do banheiro ou da cozinha, na parte inferior de uma caneca de cerâmica ou dentro de uma tampa do tanque de água.
    • Hematitos e rochas magnéticas são frequentemente confundidos com meteoritos. A hematita deixa um traço vermelho e as rochas magnéticas deixam um traço cinza escuro, o que indicará que não são meteoritos.
    • Lembre-se de que muitas rochas terrestres também não deixam vestígios. Embora o teste de rastreio elimine hematitos e magnetita, ele não terá certeza de que sua rocha é um meteorito.


  4. Procure metal. A maioria dos meteoritos contém metal. Você poderá ver os reflexos das incrustações que estão sob a crosta de fusão. Arquive um canto de sua rocha com uma lima de diamante e verifique se há sinais de metal.
    • Você precisará de um arquivo de diamante para arquivar a superfície de um meteorito. A imagem levará tempo e não será fácil. Se você não pode fazer isso sozinho, pode levar sua rocha a um laboratório de testes especializado.
    • Se o interior da sua rocha é homogêneo, provavelmente não é um meteorito.


  5. Inspecione o interior. Verifique a composição interna de sua rocha para pequenas inclusões pedregosas ou em forma de bola. A maioria dos meteoritos que atingem a Terra possui inclusões esféricas no interior, chamadas condôres. Eles podem parecer pequenos seixos e ter diferentes tamanhos, formas e cores.
    • Embora as condras sejam geralmente encontradas dentro de meteoritos, a erosão causada pela longa exposição aos elementos pode tê-los exposto à superfície.
    • Na maioria dos casos, você precisará abrir o meteorito para verificar condôminos.
conselho



  • Alguns meteoritos têm bolhas de ar, são chamados de vesículas. Todos os meteoritos lunares são vesiculares. Meteoritos pedregosos ou ferrosos não têm bolhas de ar no interior. No entanto, alguns meteoritos pedregosos podem ter bolhas de ar em sua superfície.
  • Como os meteoritos tendem a ter maiores concentrações de níquel do que as rochas terrestres, você pode fazer um teste de níquel para determinar se sua rocha é um meteorito. Esse teste pode ser realizado em qualquer laboratório de testes de meteoritos e será mais conclusivo do que a maioria dos testes listados acima.
  • Há uma infinidade de livros e sites especializados que lidam com esse assunto. Faça alguma pesquisa para saber mais.
  • Suas chances de encontrar um meteorito real são muito pequenas. Se você quiser encontrar um, o melhor lugar para isso é o deserto.
avisos
  • Não tente vender sua rocha no eBay como um meteorito, a menos que tenha sido certificada por um especialista. O eBay não permitirá que você liste algo como "provavelmente um meteorito".