Como sapatos impermeáveis

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 6 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como sapatos impermeáveis - Conhecimento
Como sapatos impermeáveis - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Usando ceraAplique um spray de impermeabilizaçãoManutenção de sapatos impermeáveis20 Referências

Você pode amar seus mocassins de lona ou seu tênis o quanto quiser, não os tornará mais adequados para o tempo chuvoso. Isso não significa que você precise substituí-los por botas de borracha. Com um spray de impermeabilização de boa qualidade ou um pedaço de cera e um secador de cabelo, você pode impermeabilizar sapatos feitos de qualquer ilha em apenas alguns minutos. Isso permitirá que você use seus sapatos favoritos quantas vezes quiser, protegendo seus pés de quedas, chuva e até pequenas poças.


estágios

Método 1 de 3: Usando cera



  1. Pegue um pouco de cera. Você pode usar cera de abelha ou cera de vela incolor. A cera de abelha natural é perfeita para esta tarefa. Você encontrará em uma loja orgânica ou em produtos naturais. Se você não encontrar uma, uma vela de parafina inodora e incolor (como uma vela tealight) também fará o truque.
    • Qualquer que seja o produto que você use, verifique se ele não contém corantes para evitar manchas nos sapatos.
    • Se os sapatos que você deseja impermeabilizar forem caros ou não puderem ser substituídos, pode ser mais seguro usar um spray de impermeabilização como este.



  2. Limpe os sapatos. Use um pano úmido ou máquina de lavar. Para que a cera endireite corretamente, o tecido deve estar perfeitamente limpo. Limpe-o rapidamente com o pano úmido para remover poeira e pequenos detritos. Se os sapatos forem velhos e muito sujos, talvez seja necessário lavar na máquina e secar na máquina antes do processamento.
    • Se você encerá-los sem limpá-los primeiro, irá corrigir a sujeira que estará em sua superfície. Como você os impermeabilizou, poderá ter problemas para limpá-los mais tarde!
    • Verifique se eles estão completamente secos antes de prosseguir. Se o tempo estiver ruim, tente lavar os sapatos velhos alguns dias antes de usá-los.


  3. Teste a cera. Coloque uma peça que não é vista muito. Antes de encerar toda a superfície do tecido, aplique parte do produto na parte inferior do calcanhar ou dentro de um sapato próximo à sola. Então olhe para o resultado. Dessa forma, você verá se a cera mancha os sapatos. Lembre-se de que o contraste desaparecerá amplamente quando o produto derreter.
    • A cera incolor ou esbranquiçada será a menor e se esconderá bem no tecido e nas cores.
    • Se você usar cera colorida, escolha uma cor o mais próxima possível da dos sapatos.



  4. Encerar os sapatos. Aplique a cera em toda a superfície externa. Esfregue-os vigorosamente para a frente e para trás com o produto para formar uma camada espessa em todas as peças que você deseja impermeabilizar. Pressione com força. Imagine que você pinta algo com um giz gordo. Enfatize as áreas ao redor dos dedos, calcanhares, solas superiores e atacadores, pois a água tende a penetrar neles.
    • Certifique-se de revestir toda a superfície do tecido. Qualquer parte que você não cubra pode permitir a passagem da água.
    • Ao acumular nos sapatos, a cera será vista e terá uma aparência esbranquiçada. Não se preocupe. Ele desaparecerá assim que você aplicar calor.


  5. Acenda um secador de cabelo. Coloque-o em alta temperatura e aguarde até que aqueça antes de aquecer a cera. Quanto mais intenso o calor, mais rápido a cera derrete de maneira homogênea.
    • Traga a ponta do dispositivo para a superfície dos sapatos, para que o calor fique mais concentrado.


  6. Derreta a cera. Direcione o ar quente do secador de cabelo em cada sapato, indo e voltando. Mova a unidade lentamente, alterando sua orientação conforme necessário até aquecer toda a superfície. A cera deve começar a desaparecer quase imediatamente. Quando terminar de aquecer um sapato, passe para o próximo.
    • Pode levar 30 ou 40 segundos para que os fios do secador aqueçam o suficiente para derreter a cera.
    • Trabalhe em um sapato de cada vez. Dessa forma, você pode comparar os dois para saber quando toda a cera terminou de derreter e penetrar.


  7. Deixe a cera penetrar. Continue aquecendo até que você não consiga vê-lo. Ao liquefazer, ele penetrará entre as fibras do tecido, de modo a tapar as minúsculas aberturas e formar uma barreira contra a água. No resfriamento, ele endurece e forma uma camada protetora transparente. No final, os sapatos devem ter a mesma aparência do início.
    • Examine bem os sapatos para garantir que não haja a menor parte não derretida antes de guardar o secador de cabelo.
    • A cera é naturalmente impermeável e não penetrante, mesmo nos materiais mais porosos. Portanto, não machucará os sapatos porque não fará parte de sua estrutura.


  8. Teste os sapatos. Você apenas tem que colocar o tratamento à prova. Despeje um copo de água na ponta de um sapato. Se o processo funcionou, a água fluirá e fluirá sem penetrar no tecido. Você pode sair em qualquer clima, mesmo na chuva mais forte.
    • Se o tecido absorver água, pode ser necessário aplicar uma segunda camada de cera mais espessa. Aguarde até que os sapatos estejam completamente secos antes de aplicar.
    • Você não poderá nadar com seu calçado à prova d'água, mas se você tomar um banho ou andar em um campo nevado, mantenha os pés secos.

Método 2 Aplique um spray de impermeabilização



  1. Escolha sapatos. Escolha um par de tecido para tratar. É possível impermeabilizar praticamente qualquer tipo de sapato, mas você obtém o melhor resultado com tecido absorvente, porque o produto que você aplicar penetra bem entre as fibras tecidas. Em materiais como couro ou material sintético, ele simplesmente forma uma camada superficial que pode sair muito mais rapidamente.
    • Lona, cânhamo, camurça e outros materiais com ure são impermeabilizantes com este método.


  2. Compre um produto. Procure um impermeabilizante de boa qualidade. Você pode escolher muitas marcas e fórmulas diferentes, mas todas elas têm praticamente a mesma ação. Os ingredientes mais importantes são polímeros de silicone ou acrílico, que ajudam a bloquear a água e a prevenir o mofo e outros problemas de deterioração relacionados à umidade.
    • Você pode comprar um spray de impermeabilização em qualquer loja de sapatos e em lojas que vendem equipamentos e equipamentos para atividades ao ar livre.


  3. Aplique a impermeabilização. Pulverize-o em cima de cada sapato. Segure o aerossol a uma distância de 15 a 20 cm do sapato e aplique uma camada fina e uniforme. Certifique-se de cobrir qualquer área que possa permitir a entrada de água, incluindo a costura que conecta a parte superior à sola. Não sature o tecido. O produto deve formar uma camada que pisca levemente ao pousar na superfície.
    • Se possível, pendure os sapatos para poder apontar a parte superior com mais facilidade.
    • Para evitar a exposição excessiva a gases nocivos, trabalhe em uma área bem ventilada. O exterior é ideal, mas se não for possível, ligue um sistema de ventilação.
    • Pode ser necessário aplicar duas ou mais camadas para impermeabilizar completamente um material com uma superfície irregular, como camurça ou nobuck.


  4. Retire o excedente. Limpe os sapatos com um pano de microfibra para remover o excesso de produto. Limpe cuidadosamente o pano sobre toda a superfície de cada sapato. Não pressione o suficiente para absorver o spray. Algumas pequenas batidas leves são suficientes.
    • Não use toalhas de papel. Perderá as fibras que serão retidas pelo produto pegajoso e permanecerão presas nos sapatos.
    • Remova o produto máximo da parte superior da sola e itens como zíperes, ilhós e acessórios de borracha.


  5. Deixe os sapatos secarem. Deixe-os a noite toda. A maioria dos sprays de impermeabilização fica seca ao toque após 20 a 30 minutos, mas para garantir uma boa proteção, é aconselhável deixá-los secar por 24 a 48 horas antes de usá-los. Se você aplicar várias camadas do produto, deixe cada uma penetrar por alguns minutos antes de aplicar a próxima.
    • Não tente acelerar a secagem com uma fonte de calor externa, como um secador de cabelo ou um fogo aberto, pois pode impedir que a reação química necessária para que a fixação adequada do produto seja realizada corretamente. Além disso, os sapatos podem ficar danificados ou até pegar fogo.


  6. Renove o tratamento. Reaplique o produto após alguns usos. Em geral, os sprays de impermeabilização não são tão fortes quanto a cera e você pode precisar tratar seus sapatos com mais frequência para manter os pés secos. No inverno ou durante um período de chuva, planeje repetir o procedimento depois de usar os sapatos sete ou oito vezes. Em condições mais secas, você pode tratá-las com menos frequência simplesmente aplicando o produto conforme necessário.
    • A frequência dos tratamentos depende da frequência com que você usa os sapatos.
    • Se você quiser caminhar em condições extremas, é aconselhável tratar os sapatos duas ou três vezes antes.

Método 3 de 3: Mantenha o calçado à prova d'água



  1. Amolecer o tecido. Sprays e ceras podem tornar os materiais macios muito mais rígidos. Quando terminar de impermeabilizar os sapatos, use-os e ande um pouco. Um pouco de atividade leve os relaxará rapidamente. Depois de usá-los três ou quatro vezes, você nem notará nenhuma diferença.
    • Dobre o pé em todas as direções para suavizar as partes mais duras.


  2. Renovar tratamentos. Forneça produtos de impermeabilização, conforme necessário. Leve os sapatos necessários antes da estação das chuvas. Em condições relativamente secas, você poderá espaçar todos os aplicativos por alguns meses. Obviamente, quanto mais você usa os sapatos, mais a camada à prova d'água irá rapidamente.
    • Se você mora em um clima quente, pode ser necessário repetir o processo com mais frequência. A exposição ao calor pode fazer com que a camada à prova d'água seja remodelada e desgastada muito rapidamente.
    • Não se esqueça de renovar o tratamento após cada lavagem. Caso contrário, você terá uma grande surpresa quando sair com esses sapatos!


  3. Elimine o produto. Se você quiser removê-lo por qualquer motivo, basta esfregar os sapatos com uma solução de limpeza de água quente e detergente neutro ou detergente neutro. O calor derreterá a cera ou o spray e o detergente removerá todo o resíduo oleoso. Aguarde até os sapatos secarem completamente. Quando estiverem secos, será como se nunca fossem impermeabilizados.
    • Quando terminar de lavá-los, enxágue-os em água corrente até que fique limpo. Caso contrário, os resíduos de detergente e agente de impermeabilização formarão depósitos oleosos e escorregadios à medida que secam.