Como inserir supositórios vaginais

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como inserir supositórios vaginais - Conhecimento
Como inserir supositórios vaginais - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Insira o supositórioUtilizando supositórios vaginais com eficiência17

Se o seu médico receitou supositórios vaginais, você pode estar se perguntando como usá-los. O supositório é um medicamento que permite inserir diferentes substâncias, plantas, hormônios ou até lubrificantes na vagina. Uma vez instalado, ele se dissolverá e liberará o medicamento para tratar um distúrbio na vagina (por exemplo, uma infecção por fungos) ou no resto do corpo (por exemplo, para tratamento hormonal). Se você inserir um comprimido ou pomada para supositórios, ele poderá vir com um aplicador que o ajudará a colocá-lo no lugar.


estágios

Parte 1 Insira o supositório



  1. Limpe sua vagina. Use um sabão neutro para limpar suavemente as partes externas da vagina e a área ao redor. Não lave o interior da vagina. Também não deixe de lavar bem as mãos. Enxágue e lave as mãos para lavar o restante do sabão. Limpe a pele com uma toalha de algodão limpa.
    • A limpeza da vagina e das mãos permite evitar a transmissão de bactérias para o interior enquanto o supositório é inserido.


  2. Prepare o supositório. Retire o aplicador da embalagem e observe se ele já está cheio de pomada ou comprimido.Se não estiver cheio, você deverá segurá-lo entre o polegar e o índice e usar a outra mão para empurrar a pomada ou o comprimido do outro lado do aplicador.
    • Para preenchê-lo com pomada, você deve conectar o tubo da pomada no aplicador para que ele se encaixe bem. Pressione o tubo de pomada para preparar a dose apropriada. Retire o tubo e guarde-o para a próxima aplicação.
    • O aplicador fornecido para a pomada geralmente deve ter marcações que indicam quanto você coloca nela, por exemplo, 1g, 2g, etc.



  3. Coloque-se em posição. Abra as pernas. Coloque um pé em um banquinho, na borda do vaso sanitário, na banheira ou em uma cadeira. Você também pode deitar de costas, abrindo as pernas. Seus pés devem ter largura suficiente para alinhar-se com os ombros.
    • Cada uma dessas posições permitirá um melhor acesso à entrada da vagina para facilitar a inserção do supositório.


  4. Abra os lábios da vulva. Use sua mão não dominante para abrir os lábios. Isso irá expor a vagina. Mantenha-os nessa posição enquanto usa a mão dominante para aplicar o supositório na frente da vagina.
    • Embora possa parecer difícil a princípio, tente relaxar. Lembre-se de que você precisará tentar várias vezes antes de se acostumar com isso e poderá continuar tentando até inseri-lo corretamente.



  5. Empurre o supositório para dentro da vagina. Insira o aplicador ou use o dedo indicador para inseri-lo na vagina. Empurre o mais longe possível para dentro da vagina. Se você estiver usando um aplicador, empurre o êmbolo para que o supositório fique na vagina.
    • Você saberá que ele está no lugar se pelo menos metade do aplicador estiver na vagina ou se o dedo indicador entrar na primeira falange.


  6. Descarte o aplicativo. Retire-o e lave-o com água e sabão neutro se for reutilizável ou descarte-o se não estiver. Lave as mãos e seque-as. Você pode ter que esperar até uma hora para o supositório se dissolver. Nesse ponto, você pode perceber perdas enquanto caminha.
    • Siga as instruções do fabricante ou médico de acordo com o supositório que você usou.
    • Você provavelmente não o sentirá uma vez no lugar e não precisará retirá-lo, pois ele se dissolverá em sua vagina.

Parte 2 Use supositórios vaginais de forma eficaz



  1. Mantenha-os em temperatura ambiente. Eles geralmente são feitos de gorduras ou polímeros solúveis em água. Eles começarão a derreter em seu corpo assim que você os inserir na vagina. Para evitar que derretam antes de inseri-los, mantenha-os à temperatura ambiente. Considere colocá-los na geladeira se você mora em um local quente, pois eles podem começar a derreter se você os mantiver à temperatura ambiente.
    • Quando derretem, liberam drogas, plantas, hormônios ou lubrificantes na vagina.


  2. Use-os mesmo durante seus períodos. Se lhe foram prescritos supositórios, é porque o seu médico considera que é a melhor maneira de administrar o seu tratamento. Se você começar a menstruar, poderá continuar com os supositórios, conforme prescrito pelo médico. Você só precisa usar um absorvente higiênico em vez do absorvente interno.
    • Se você perder uma dose, basta inserir o supositório a seguir na hora que você espera. Não tome duas doses ao mesmo tempo.


  3. Coloque-os à noite. Como os supositórios permitem que as secreções circulem enquanto elas se dissolvem na vagina, você pode preferir inseri-las à noite antes de ir para a cama. Se você decidir usá-los durante o dia, considere colocar um absorvente higiênico para evitar manchas.
    • Não use um tampão para evitar vazamentos. O tampão também absorverá a droga, o que tornará o supositório menos eficaz. Também irá irritar as paredes da sua vagina.


  4. Cuidado com os efeitos colaterais. Como os supositórios vaginais são usados ​​para muitos distúrbios de saúde (como infecções por fungos, infecções bacterianas, secura vaginal ou desequilíbrios hormonais), pode haver efeitos colaterais. A maioria deles não solicita uma visita ao médico. Em geral, aqui está o que você pode observar:
    • desconforto na vagina
    • secura vaginal
    • sensação de queimação ou coceira
    • secreções que saem da vagina enquanto o supositório se dissolve


  5. Saiba quando ir ao médico. Deixe que ele saiba que você tem dor ou desconforto. Se você acha que tem uma reação alérgica, deve entrar em contato com ele. Você saberá que esse é o caso se você observar inchaço da vagina e vulva, coceira, urticária e uma sensação de compressão no peito. Verifique a dosagem do medicamento para descobrir possíveis riscos de alergia.
    • Converse com seu médico sobre se deve abster-se de sexo durante o tratamento.
    • Se você tiver problemas ao usar o aplicador, também pode conversar com seu médico. Ele pode mostrar como usá-lo durante sua consulta.