Como inserir uma sonda

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 8 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Passagem de sonda nasogástrica | Sua Saúde na Rede
Vídeo: Passagem de sonda nasogástrica | Sua Saúde na Rede

Contente

Neste artigo: Preparação para inserçãoInserção do cateter na bexigaReferências

Uma sonda é um dispositivo médico que consiste em um tubo longo e fino que permite várias intervenções, dependendo do seu uso. As sondas podem ser usadas para detectar vestígios de sangue na urina, regular a pressão intracraniana e até permitir a administração de certos medicamentos. Em geral, um cateter urinário é inserido na bexiga do paciente pela uretra, a fim de drenar a urina. Como em todas as práticas médicas, mesmo que seja bastante comum, boas ações de treinamento e higiene médica são fundamentais.


estágios

Parte 1 Preparando para inserção



  1. Explique o processo ao paciente antes de iniciar. A maioria deles não tem o hábito de inserir nada, muito menos um longo tubo na uretra. Embora a operação não seja dolorosa, pode ser bastante desconfortável. Para respeitar o paciente, é melhor explicar-lhe como consiste o procedimento.
    • Explicar os diferentes estágios da pose, bem como suas conseqüências, também pode permitir que o paciente relaxe.


  2. Peça ao paciente para deitar de costas com as pernas afastadas. Esta posição permitirá que a bexiga e o ureter relaxem e facilitem a inserção da sonda.Pelo contrário, uma uretra muito apertada comprime a sonda e a inserção é mais dolorosa, pode danificar as paredes do ureter e até causar sangramento nos casos mais graves.
    • Ajude o paciente a deitar-se adequadamente, se necessário.



  3. Lave as mãos e vista luvas estéreis. Estes são um acessório importante em seu equipamento para proteger você e seu paciente de qualquer infecção. No caso da instalação de uma sonda, as luvas evitam que as bactérias contaminem o ureter e que os líquidos do paciente toquem suas mãos.


  4. Abra o kit da sonda. As sondas de uso único estão na forma de kits estéreis e selados. Antes de abrir, verifique se o formato da sonda está correto. O tamanho das sondas é medido em francês (1 francês = 1/3 mm) e varia de 12 (formato pequeno) a 48 (formato grande). As sondas menores geralmente são mais confortáveis ​​para os pacientes, mas tamanhos maiores podem ser necessários para drenar a urina e garantir que a sonda permaneça no lugar.
    • Cateteres estreitos são melhores para o conforto do paciente, mas às vezes é necessário usar um cateter maior para, por exemplo, urina espessa, para que ele permaneça no lugar.
    • Algumas sondas também possuem um formato especial para executar diferentes funções. Por exemplo, o cateter de Foley é geralmente usado para drenar a urina porque contém uma pequena bolsa para inflar, permitindo que o cateter fique atrás da bexiga.
    • Obtenha também desinfetante médico, bolas de algodão, campos cirúrgicos, lubrificante, água, tubos, bolsa de drenagem e fita adesiva. Todos esses elementos devem obviamente estar limpos e / ou estéreis.



  5. Esterilize e prepare os órgãos genitais do paciente. Aplique desinfetante e depois lave a área com água ou álcool esterilizado. Repita se necessário. Quando terminar, arrume as cortinas cirúrgicas ao redor dos órgãos genitais, deixando espaço para acesso ao pênis ou à vagina.
    • Se for um paciente, limpe os lábios e o meato (a parte externa da uretra localizada acima da vagina). Para os homens, certifique-se de limpar a parte externa da uretra localizada no final do pênis.
    • Você deve limpar esta área de dentro para fora, para que não contamine o ureter. Comece com a abertura do ureter e faça pequenos movimentos circulares para o exterior.

Parte 2 Inserindo a sonda na bexiga



  1. Aplique um pouco de lubrificante no final da sonda. Cubra a extremidade da sonda com cerca de 2 a 5 cm de lubrificante. Este é realmente o fim que você precisará inserir na uretra do paciente. Se você estiver usando uma sonda Foley, certifique-se de lubrificar a pequena bolsa para inflar também.


  2. Faça isso por uma mulher. Abra os lábios e insira a sonda no conduto do ureter. Segure a sonda com a mão direita (se for destro) e abra os lábios da mão esquerda, para ver a abertura da uretra. Em seguida, insira cuidadosamente a sonda no ureter.


  3. Faça isso por um homem. Segure o pênis com a mão esquerda, para que fique levemente para cima e perpendicular ao corpo do paciente, e insira a sonda com a mão direita.


  4. Continue até que a sonda esteja no lugar na bexiga. Insira a sonda suavemente na uretra até que a urina saia. Quando a urina começar a fluir, continue empurrando a sonda 5 cm para garantir que ela fique bem contra a bexiga.


  5. Use água esterilizada. Se estiver usando um cateter de Foley, encha a bolsa pequena com água esterilizada. Use uma seringa cheia de água e insira-a no tubo estéril conectado à sonda. A pequena bolsa assim inflada servirá como âncora para não mover a sonda enquanto estiver em movimento. Depois de inflado, puxe cuidadosamente a sonda para que o bolso fique firmemente contra a bexiga.
    • A quantidade de água que você usará para inflar a bolsa dependerá do tamanho da bolsa. Em geral, são necessários cerca de 10 cm3, mas verifique o tamanho do bolso antes de começar.


  6. Conecte a sonda ao saco de drenagem. Use mangueiras estéreis para permitir que a urina flua para o saco de drenagem. Em seguida, prenda a sonda ao longo da coxa ou da área labial do paciente com fita adesiva.
    • Certifique-se de colocar o saco de drenagem abaixo da bexiga. As sondas estão sujeitas à gravidade: a urina não pode fluir se a bolsa estiver alta.
    • Em um ambiente médico, as sondas podem permanecer no local por 12 semanas antes de serem alteradas, embora geralmente sejam renovadas muito mais cedo. Algumas sondas são removidas, por exemplo, logo após a urina terminar de afundar.