Como instalar um curativo no tornozelo

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 10 Abril 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2024
Anonim
curativo e cuidados em casa fratura e cirurgia de tornozelo maléolo e Fíbula recuperação
Vídeo: curativo e cuidados em casa fratura e cirurgia de tornozelo maléolo e Fíbula recuperação

Contente

Neste artigo: Preparar o tornozeloFazer o tornozeloEntender as entorse de tornozelo13 Referências

Entorse de tornozelo é uma das lesões esportivas mais comuns, no entanto, poucas pessoas sabem o que fazer para proteger seu tornozelo de outras lesões após lesões. Não são apenas os treinadores atléticos que devem saber enrolar o tornozelo. Com um pouco de prática, um curativo e uma fita, você pode curar o tornozelo e evitar ferimentos.


estágios

Parte 1 Preparando o tornozelo



  1. Levante o tornozelo acima do nível do solo. Será muito mais fácil enfaixar o tornozelo se você não tiver mais o pé no chão. Coloque-o em um banquinho ou cadeira pequena ou sente-se à mesa e coloque os pés em um dos cantos.
    • Geralmente é mais fácil pedir a alguém para curar o tornozelo, porque ele pode se concentrar no curativo e você pode manter o tornozelo imóvel.


  2. Mantenha o pé a 90 graus. Ao prender o pé, você o protege para evitar que se mova demais e agrave a ferida. Você deve colocá-lo em um ângulo de 90 graus para mover o pé levemente para cima e para baixo enquanto protege o tornozelo e os ligamentos de movimentos extremos.



  3. Coloque almofadas adesivas na frente e atrás do tornozelo para evitar bolhas. Essas compressas, frequentemente encontradas em lojas de equipamentos para caminhadas, ajudam a impedir que o curativo esfregue a pele e cause bolhas dolorosas. Coloque uma compressa de 5 ou 10 cm na frente e atrás do tornozelo, aproximadamente onde o pé toca as bordas do sapato.
    • Se você não possui compressas adesivas, ainda pode instalar compressas de gaze de 5 x 5 cm.
    • Você pode comprar compressas adesivas maiores e cortá-las na forma desejada.


  4. Enrole o pé e o tornozelo em gaze macia. Use gaze macia e elástica para proteger a pele e as dobras do curativo que você aplicará. Comece perto do metatarso (a almofada de carne logo antes dos dedos dos pés), envolva o pé em gaze aproximando-se do tornozelo, certificando-se de que cada camada seja sobreposta um pouco à anterior. Pare de enrolar a gaze assim que chegar embaixo da panturrilha, 10 a 12 cm acima do tornozelo. Aja como se você quisesse mumificar seu pé.
    • Tente cobrir o máximo de pele possível para protegê-lo do curativo, para não arrancar o cabelo quando quiser removê-lo.
    • Na maioria das vezes, você deixa o calcanhar descoberto, mas isso não é um problema, porque não há cabelos e a pele é forte o suficiente.



  5. Cole um pequeno pedaço de fita adesiva nas extremidades da gaze para segurá-la no lugar. Se você lavá-lo com força suficiente, você pode empurrar as pontas para o curativo no tornozelo. Use três ou quatro pedaços de fita adesiva para manter a gaze no lugar.
    • Tente encontrar fita médica, com pequenos orifícios na superfície para deixar a pele respirar. Você encontrará farmácia.

Parte 2 Amarrando o tornozelo



  1. Aplique o curativo com firmeza para sentir que o aperta ao redor do tornozelo sem cortar a circulação sanguínea. Se você sentir um formigamento nos dedos, remova o curativo e tente novamente. Ele deve estar bem instalado e não se mover quando você mover o tornozelo pelas laterais e para cima e para baixo.
    • Use fita médica de 3 cm de largura para o curativo.


  2. Instale uma fita adesiva ao redor do tornozelo para dar mais estabilidade. Pegue um pedaço longo de fita isolante e coloque-o logo acima da parte interna do tornozelo, com o crescimento ósseo saindo do pé. Enrole o pedaço de curativo sob o calcanhar e prenda no lado oposto do tornozelo antes de colá-lo logo acima desse osso. O curativo deve ter uma forma de U ao redor do pé.
    • Você deve sentir que a fita está puxando a parte interna do tornozelo e depois a parte externa.


  3. Adicione dois ou três estribos extras para melhor estabilidade. Instale vários pedaços de bandagem da mesma maneira para manter o tornozelo seguro, sobrepondo cada banda a cerca de um centímetro.


  4. Use um pedaço de curativo para cobrir o pé. Para as etapas a seguir, não corte muitos pedaços de fita que você anexará. Pegue um pedaço de curativo e não o separe do rolo. Enrole entre 15 e 30 cm de fita e depois enrole um pouco mais de curativo antes de cortá-la quando terminar.


  5. Comece dobrando o arco movendo-se de dentro para fora do pé. Cole a fita por baixo do arco e coloque-a na parte superior do pé. Continue enrolando o pé duas ou três vezes, sobrepondo as diferentes camadas de fita para obter melhor estabilidade, aproximando-se do calcanhar.


  6. Enrole o curativo na diagonal por cima do pé e ao redor do tornozelo. Este é um passo importante para obter mais estabilidade. Começando pela parte inferior do pé, enrole o curativo na parte superior do pé. O curativo passará sobre a curva formada pela junção entre o pé e a perna e continuará em torno da parte traseira da perna.
    • Isso deve parecer o começo de uma figura de oito dígitos.


  7. Continue aplicando o curativo descrevendo oito alternadamente três vezes ao redor do pé e ao redor do tornozelo. A fita agora deve estar ao redor do pé do pé e diagonalmente de volta à frente do arco. Traga-o de volta ao arco e de volta ao tornozelo, de volta à parte inferior da perna. Repita duas ou três vezes, colocando metade do curativo no anterior de cada vez.


  8. Faixa de trás da perna. Depois de passar pela terceira vez em torno da parte de trás da perna, continue a atar sobre o tornozelo, passando o curativo sobre a linha de gaze. A pinça que você criou deve estar totalmente enfaixada, cerca de 7 ou 10 cm acima do tornozelo.


  9. Instale uma "cobertura" para o calcanhar, cobrindo-a com um ou dois pedaços de fita. Corte pequenos pedaços de curativo para cobrir o calcanhar em forma de C na parte de trás do pé e na parte inferior do calcanhar. Cubra todas as áreas da pele que continuam visíveis.


  10. Dobre o tornozelo de cada lado para garantir que você pode movê-lo. Você deve ter movimentos limitados no tornozelo enquanto consegue mover o pé para cima e para baixo sem que esses movimentos possam terminar o mais longe possível. Passe um pouco para garantir que você possa correr confortavelmente com o curativo sem sentir dor.


  11. Continue treinando para instalar o curativo até ficar confortável e o tornozelo estável. Mesmo que o método básico de enfaixar o tornozelo seja simples, levará um pouco de tempo para acertar. Concentre-se em aplicar a fita adesiva com a mesma pressão, usando a menor quantidade de fita possível para prender o pé. Pode ser útil pedir a um amigo que sirva de cobaia e permitir que você torça o tornozelo dele para treinar.
    • Aplique gaze e almofadas adesivas na frente e atrás do tornozelo para evitar o aparecimento de lâmpadas.
    • Coloque o pé e o tornozelo na gaze para proteger a pele.
    • Enrole dois ou três longos pedaços de fita adesiva a partir do interior do tornozelo, como pinças.
    • Cubra o tornozelo com fita adesiva da frente e de trás para cima.
    • Sobreponha as camadas de curativo pelo menos um centímetro para cobrir o pé e a perna.


  12. Quando desejado, remova o curativo cuidadosamente usando uma tesoura. A maneira mais fácil de remover a fita é usar uma lâmina especialmente projetada, mas geralmente uma tesoura também fará o trabalho. Insira uma das lâminas entre a pele e a gaze e corte cuidadosamente ao redor do tornozelo para remover o curativo. Você deve ser capaz de removê-lo inteiro.

Parte 3 Entendendo as entorse de tornozelo



  1. Um tornozelo torcido ocorre quando você danifica os ligamentos existentes. Um ligamento mantém a articulação no lugar, mantendo dois ossos juntos. Isso permite que os ossos se movam como uma dobradiça, mas se eles se moverem muito longe, pode causar uma entorse. Ao prender o tornozelo, você impede que esses ligamentos se movam muito longe, o que evita danos adicionais.


  2. Faixa do tornozelo antes do treino e jogos para evitar lesões. Você pode enfaixar o tornozelo para evitar agravar uma lesão, mas também para evitar uma. Por exemplo, se você joga futebol em uma superfície molhada e escorregadia, deve enfaixar o tornozelo cedo para proteger o pé, caso escorregue. Não é necessário já ter uma lesão para tirar proveito de uma bandagem no tornozelo.


  3. Considere comprar uma cinta de tornozelo se tiver dor crônica. As talas funcionam da mesma maneira que um curativo bem aplicado, mas não é necessário fazê-lo novamente antes de cada treinamento ou partida. Eles podem voltar ainda mais baratos se você precisar enfaixar o tornozelo todos os dias durante toda a temporada esportiva.


  4. Consulte um profissional de medicina esportiva para diagnosticar dor crônica ou intensa. O curativo no tornozelo é eficaz apenas para ferimentos leves ou para evitar possíveis ferimentos. Esta não é uma cura milagrosa para dores no tornozelo ou lesões graves nos ligamentos. Se você sofre de dores constantes, é hora de fazer uma pausa no esporte e consultar um treinador especializado ou cirurgião ortopédico.