Como instalar um disjuntor

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 10 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Instalar Disjuntor - Conceitos Básicos
Vídeo: Como Instalar Disjuntor - Conceitos Básicos

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, 9 pessoas, algumas anônimas, participaram de sua edição e aprimoramento ao longo do tempo.

Muitas vezes, é fácil instalar um disjuntor em um painel elétrico doméstico. Esta é uma intervenção delicada que não é necessariamente perigosa. Aqui estão algumas etapas simples que você pode executar para realizar esse trabalho com segurança.


estágios



  1. Desligue a energia no painel elétrico principal. Localize o disjuntor principal no quadro e coloque-o na posição "desligado". Esse disjuntor é provavelmente o maior componente e está na parte superior ou inferior da placa. Se você não conseguir encontrá-lo, considere olhar para outro painel elétrico no gabinete ou no caso da base. Se necessário, procure nas outras tabelas para encontrar o disjuntor em questão.


  2. Inspecione o circuito elétrico do disjuntor se ele estiver em um local incomum. Verifique cuidadosamente os espaços não utilizados na parte superior e inferior da caixa do disjuntor. Alguns fabricantes de painéis elétricos instalam orifícios ou placas removíveis nesses slots, mas o layout do quadro de distribuição em si não permite a instalação do disjuntor. Em outras palavras, não confie apenas na tampa para determinar se você pode adicionar circuitos à placa, mas verifique a barra de barramento.



  3. Retire a tampa do painel elétrico. Peça a alguém que segure a tampa enquanto remove os clipes e depois separe a tampa do painel.


  4. Verifique a fonte de alimentação do painel de distribuição. Use um medidor ou multímetro no qual você selecionou a mais alta classificação de tensão CA (120 volts no mínimo). Verifique a presença de corrente aplicando um dos pontos de teste ao neutro ou à barra que está conectada ao terra. É a barra que transporta fios desencapados ou fios verde e branco ou a barra que apenas desencadeia fios ou fios verde ou branco. Aplique o outro ponto de contato no terminal de parafuso do disjuntor, ao qual está conectado um condutor cujo alto-falante é preto, vermelho ou azul. Se a agulha do instrumento exibir 120 volts ou mais, a matriz ainda estará ligada. Se o disjuntor principal estiver conectado a este painel, os terminais com cabos sempre estarão ligados, pois a saída do disjuntor principal está conectada ao barramento. Esta barra não deve ser energizada quando o disjuntor estiver na posição "desligado".A verificação no disjuntor principal não é recomendada devido a essas informações "aparentemente contraditórias". Não tente operar até que um disjuntor diferente do disjuntor principal esteja energizado e aguarde até que a fonte de tensão seja completamente desligada antes de continuar.



  5. Localize os espaços não utilizados acima, abaixo ou entre os disjuntores existentes. Um disjuntor monopolar consiste em um único circuito de 120 volts. Se o disjuntor for duplo, ele terá apenas dois circuitos de 120 volts e não um circuito de 240 volts. Por contras, um disjuntor bipolar terá um circuito de 208 ou 240 volts. Compare com cuidado a localização do disjuntor com a tampa que foi removida anteriormente. É muito importante que a tampa contenha aberturas para permitir a instalação de um novo disjuntor. Se não houver tais entradas, o disjuntor deve ser montado em um local diferente.


  6. Escolha o disjuntor apropriado. A etiqueta da tabela deve listar todos os disjuntores aprovados que podem ser instalados no quadro de distribuição. Desrespeitar a lista constitui uma violação das regras e cancela as aprovações emitidas pelos serviços competentes. Geralmente, os únicos disjuntores que podem ser instalados são aqueles fabricados pelo fabricante do painel, mesmo que os disjuntores de uma marca diferente sejam considerados "placas adaptáveis ​​(nome da marca)". Nos Estados Unidos, Canadá e outros países, um disjuntor monopolar será usado para um circuito de 120 volts e um disjuntor bipolar para um circuito de 240 volts. O disjuntor deve ter uma corrente nominal cujo valor não exceda o dos condutores do circuito. Geralmente, essa intensidade é de 15 amperes para um condutor de cobre de 1,60 mm, 20 amperes se o diâmetro do condutor for 2 mm e 30 amperes se for 2,50 mm. Você deve consultar a tabela de correspondência para determinar as dimensões para os outros circuitos. Os terminais do disjuntor devem ser adaptados ao material do condutor: CU para cobre e AL para alumínio. O terminal deve ser grande o suficiente para permitir a conexão do driver. Se você precisar remover os fios para se conectar ao quiosque, verifique seu circuito, porque você provavelmente cometeu algum erro.


  7. Localize os pontos de conexão do disjuntor. O disjuntor possui dois pontos de conexão. Estes são contatos mecânicos. Um deles também serve como uma entrada elétrica. Os dois pontos de contato estão na ou perto da parte inferior do disjuntor.
    • O contato mecânico está no final da placa de parafuso do disjuntor. Durante a instalação, esse fim é ativado primeiro. Esse contato tem a forma de um clipe, um gancho ou uma seda e envolve um suporte especialmente projetado para esse fim, colocado na face externa da mesa. No caso dos disjuntores quadrados D QO, o grampo é engatado em um trilho elevado. O Square D HOM, Murray, GE e muitos outros disjuntores usam um suporte moldado no alojamento, que é anexado a um grampo do painel. Finalmente, o sistema de seda, usado em alguns disjuntores, fica em um slot no trilho.
    • O contator elétrico está localizado na outra extremidade do disjuntor. Durante a instalação, este fim é ativado por último. O mecanismo de contato é frequentemente colocado dentro do disjuntor. É visível em parte através de uma abertura ou slot no gabinete. Após seu estabelecimento, esse mecanismo se alinha bem com o barra de ônibus. A instalação do contator elétrico é realizada quando o disjuntor é instalado nesta barra. Para concluir a operação, basta aplicar uma leve pressão descendente.


  8. Mova a alça do disjuntor para a posição "off". O disjuntor possui três posições: "ligado", "desligado" e uma posição intermediária quando "disparado". Mova o joystick para a posição "off", se ainda não estiver lá.


  9. Instale o disjuntor alinhando o espaço disponível na tabela. Opere o disjuntor até que o contato mecânico esteja encaixado no seu suporte (trilho, ranhura ou grampo). Uma vez conectado, gire o disjuntor em torno do contato mecânico e deslize-o sobre o barramento, mantendo essa barra alinhada com o slot ou a abertura na caixa do disjuntor. Pressione o disjuntor firmemente no lugar e compare sua posição com os disjuntores já instalados no quadro de distribuição. Não o force ao pressionar para colocar o disjuntor no lugar.


  10. Conecte o circuito. Primeiro, verifique se o disjuntor está ligado parada, conecte os condutores aos terminais do disjuntor e aos terminais neutros. Use um inibidor de oxidação apropriado ao conectar condutores de alumínio.


  11. Esvazie o quadro de todos os corpos estranhos. São ferramentas, pedaços de cabo, etc. Remova também condutores perigosos o que pode criar um curto-circuito ao ligar a central.


  12. Instale a tampa. Coloque a tampa na placa para comparar a posição do novo disjuntor com as aberturas na tampa. Remova a placa de metal vazada no local apropriado. Coloque a tampa na placa e verifique se o disjuntor está instalado nos dois pontos de contato. O disjuntor não precisa prevent fechar a tampa. Caso contrário, redefina a posição do disjuntor na placa para facilitar o fechamento da tampa. Prenda a tampa na placa elétrica com prendedores.


  13. Experimente a instalação. Fique na lateral do painel e ligue-o colocando o disjuntor principal na posição "on". Em seguida, ligue o disjuntor que você acabou de instalar. Elimine qualquer curto-circuito antes de iniciar novamente se o disjuntor disparar instantaneamente. Usando um medidor ou multímetro, verifique se o novo circuito está funcionando (luzes, tomadas etc.)


  14. Localize o circuito. Localize a localização do diagrama de fiação da mesa. É frequentemente colocado no interior da porta de pintura. Determine a posição do disjuntor ou o "número do circuito" e escreva na etiqueta uma descrição do circuito e do dispositivo fornecido, por exemplo "geladeira" ou a sala que serve como "sala de estar". Atualize o esquema se os circuitos foram substituídos ou modificados.