Como jogar tablas

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 16 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Tabla lesson 1 for beginners
Vídeo: Tabla lesson 1 for beginners

Contente

Neste artigo: Conhecendo tablasReproduzindo tablas7 Referências

Tablas (às vezes urdu) são dois dos principais tambores da história da música no norte da Índia, Bangladesh e Paquistão. São 2 tambores: o tabla e o baya, que acompanham a música cantada e instrumental, mas também as danças. Os intérpretes escolhem seus instrumentos de acordo com o tamanho de suas mãos e o tom necessário. Segundo algumas fontes, a palavra tabla encontra sua origem na palavra Parsi tabl. Outros afirmam que o benchmark na tabla não era outro senão o legado do jogador. pakhouj Sidhar de Delhi, obtido de seu pai. Tablas são, no entanto, sem dúvida percussões que trouxeram e sempre trazem uma cor extraordinária à música. Instrumentos musicais populares no norte da Índia, os Tablas dão cor à sua vida!


estágios

Parte 1 Conheça as tablas



  1. Aprenda a conhecer seu instrumento. As tablas são duas pequenas percussões, uma sendo maior que a outra e vice-versa. Uma lenda antiga diz que os Tablas têm um poder mágico e que, bem jogado, é possível trazer à tona seres humanos, mas também deuses. o Baya (ou bayan) é a maior percussão e o tabla assim é ... o menor, bravo, você segue! Instrumentos ancestrais, tablas, cada um tem um som diferente, graças às suas diferentes dimensões. Um produto é um som mais sério que o outro. Eles estão dentro da música tradicional da Índia há séculos.


  2. Conheça suas tablas. Se você deseja que seu instrumento fique em perfeitas condições e desfrute de momentos únicos de prazer com ele dia após dia pela eternidade (ou quase), você deve conhecê-lo. O dayan (ou tabla) é geralmente feito de madeira, especialmente feito de shisham (pau-rosa) ou neem (Nim). Bayan (ou baya) é o resultado artesanal do trabalho do fabricante que pode usar terracota ou metal. Para obter dois sons distintos, as duas percussões são projetadas com materiais diferentes.
    • Normalmente, as duas percussões são cobertas com pele de cabra. Essas peles são presas com segurança na parte inferior do corpo de cada tabla com longas tiras de couro feitas à mão.
    • Tablas não são as percussões mais fáceis de se fazer, mas quando você se sente seguro ... Você precisa ajustar a tensão das tiras de couro inserindo um pedaço de madeira entre elas e o corpo do instrumento para relaxe e mude a nota produzida.
    • Para refinar o ajuste das tablas, às vezes é usado um sistema único que consiste em aplicar uma pasta de arroz misturada com elementos ferrosos na pele da cabra (os pobres). Isso permite ser mais preciso e meticuloso.



  3. Sente-se corretamente. A posição do seu corpo é particularmente importante para tocar tablas corretamente. Você deve aprender a se posicionar para obter o melhor som da sua percussão.
    • É simples: para começar, sente-se no chão, cruzando as pernas. Seu corpo estará na mesma altura que suas mesas.
    • Agora, posicione as 2 percussões voltadas para você, no centro do seu corpo e de modo que elas quase toquem nas pernas ou nos joelhos. Coloque o bayan (o maior) à esquerda e o menor (o dayan) à ... direita! Você vê, é simples. De fato, dayan significa direito e sexo esquerda. O bayan deve ser colocado de forma plana, para que a pele fique completamente horizontal. Por outro lado, o dayan (o pequeno, à direita) deve estar inclinado para o exterior (o lado oposto ao seu corpo) em um ângulo aproximado de 35 °.
    • Levante o tronco e a cabeça, você deve manter o corpo reto, sem se enrijecer.
    • Coloque uma mão no bayan e a outra no dayan. Você deve estar confortável e suas duas mãos devem poder atingir a pele sem inconvenientes. Seus braços e ombros devem ser flexíveis e você deve relaxar todo o corpo. Tocar tablas é fácil, seja flexível.

Parte 2 Tocando Tablas




  1. Coloque uma mão no dia. O dayan é a menor das duas percussões, a da direita. Coloque o dedo do meio, lannular e laurida na pele do instrumento. Mantenha os braços relaxados e coloque os dedos no centro da percussão.
    • Você pode descansar a palma da sua mão na borda do dia. Seu dedo indicador deve estar levemente levantado acima da pele da percussão.


  2. Prática. Mantenha contato físico com a borda do instrumento e concentre-se em tocar no centro do dia.
    • Levante a mão apenas alguns centímetros e depois deixe o dedo indicador, o dedo anelar e o dedo mindinho caírem no centro da percussão. Esse movimento é chamado de você.
    • Agora levante a mão e deixe-a cair de volta para o centro da pele, atingindo-a apenas com o dedo indicador. Esse movimento é chamado de Teh.


  3. Coloque sua mão esquerda na baía. Agora que você dominou perfeitamente a mão direita, coloque a mão esquerda no bayan. Seu cotovelo está levemente dobrado e a mão no centro da percussão. Se você se sentar bem e ficar em pé corretamente, sua mão estará acima da pele enquanto seu antebraço está apoiado na borda do instrumento.
    • Como o bayan não é plano, mas forma um ângulo com o seu corpo (cerca de 35 °), você deve poder descansar confortavelmente o antebraço na borda e a mão pode tocar facilmente. A palma da sua mão é capaz de cobrir a pele da percussão.


  4. Trabalhe o ritmo. Agora que você está em posição, tudo o que você precisa fazer é repetir e aprender fórmulas rítmicas. Mantenha o antebraço na borda da percussão e solte a mão naturalmente no centro para produzir um som mais ou menos alto. Esse movimento é chamado de Ke.


  5. Aprenda a ler partituras para tablas. As pontuações do Tablas são especiais. Ao contrário da notação musical ocidental, eles são baseados em um sistema de palavras. Cada palavra representa uma ação que você deve executar para produzir o som. Entre essas palavras, há o você e o Ke você acabou de aprender! Uma série dessas palavras forma um tigela (uma série ou sentença).


  6. Pratique muito. Para começar, é recomendável tocar devagar, para que você possa prestar atenção aos sons e cores que produz, mantendo um ritmo constante e flexível.
    • Ao repetir frases, trabalhe apenas uma frase até que você a tenha dominado perfeitamente. Exercite-se pelo menos 1 hora por dia.
    • Concentre-se (jogue fora o seu iPhone e não fale com ninguém, não com sua namorada).


  7. Acelerar. Quando você se sentir confortável com uma frase, aumente gradualmente o andamento, mas sempre mantenha-se firme quando escolher uma velocidade (não acelere nem diminua a velocidade). Seja específico.


  8. Experimentar. Agora que você pode praticamente fazer shows, vá para o próximo nível e experimente, deixando-se levar. Procure seu próprio estilo e som único que o tornarão famoso. Por exemplo, pressione um pouco mais com um dedo ou outro na pele, começando pelo índice.


  9. Ouça música indiana. Uma ótima maneira de se familiarizar com tablas é ouvir música tradicional ou atual em que essas percussões são usadas. Para tocar bem um instrumento, ouvir é tão importante quanto repetir.