Como lavar roupas brancas

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 17 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
DICAS DE COMO LAVAR ROUPAS BRANCAS  |  CASA DA ISA
Vídeo: DICAS DE COMO LAVAR ROUPAS BRANCAS | CASA DA ISA

Contente

Neste artigo: Separe itens brancos de outras roupasLavar roupas brancasLavanderia branca secaReferências

Roupas brancas são mais propensas a manchas ou amarelecimento do que roupas coloridas e pode ser bastante difícil mantê-las brancas. Ao mantê-los adequadamente, você pode manter a brancura sem danificar sua condição ou aparência.


estágios

Parte 1 Separe os itens brancos do resto da roupa

  1. Classifique a roupa. Separe os itens brancos e coloridos. A roupa branca sempre deve ser lavada separadamente, pois roupas de cores claras ou escuras podem pingar e manchar.


  2. Classifique o linho branco. Separe itens completamente brancos daqueles com peças coloridas. Faça isso, independentemente do tamanho da peça colorida. Desta forma, as cores não se destacam em todo o linho branco. Por exemplo, se você tiver uma camiseta listrada branca e vermelha, lave-a com roupas completamente brancas.


  3. Classifique por grau de sujeira. Separe os itens em várias pilhas de acordo com o ponto em que estão sujos. Dessa forma, você evitará que sujeira, comida e outros detritos em itens muito sujos manchem roupas brancas sujas. Por exemplo, se você tiver uma camiseta coberta de lama depois de passar o dia jardinando, não a lave com camisetas brancas mais limpas.



  4. Leia os rótulos. Classifique as roupas de acordo com as dicas de cuidados. Os rótulos fornecem instruções sobre a temperatura da água, o programa de lavagem e a utilização ou não de um produto clareador. Por exemplo, você pode fazer um monte com todos os itens frágeis e outro com aqueles que podem ser lavados com um programa normal.


  5. Identifique os itens que estão acumulando. Separe-os daqueles que atraem pílulas. Isso impedirá o empilhamento e a costura de tecidos difíceis de remover. Por exemplo, não lave toalhas brancas com calças de veludo branco, pois as poças se acumulam com veludo.

Parte 2 Lave as roupas brancas



  1. Use água morna, se possível. É mais eficaz em matar bactérias e micróbios, o que ajuda o tecido branco a reter seu brilho.
    • Ajuste a temperatura da água de acordo com as instruções nas etiquetas para evitar que a roupa encolha ou deforme. Por exemplo, nylon, elastano e alguns algodões mistos podem encolher em água morna.
    • Use água fria para lavar roupas brancas manchadas. As manchas de produtos como chocolate, vinho ou chá começam melhor com água fria, o que também ajuda a evitar manchas de outros itens.



  2. Use a quantidade certa de roupa. Leia as instruções na embalagem. A quantidade a ser usada depende da quantidade de roupa que você lava e da concentração de sua roupa.
    • Não use mais detergente do que o recomendado no manual. Se você adicionar muito, poderá deixar resíduos na máquina que atrairão mais sujeira e deixarão marcas mais visíveis nas roupas brancas.


  3. Escolha um produto de clareamento adequado. Você também pode usar uma opção natural. Esses produtos ajudam a clarear as roupas, mas podem ser tóxicos e irritar a pele sensível. Para remover manchas grandes, tente cloro. Você também pode misturar quantidades iguais de cloro e bicarbonato de sódio para criar uma mistura menos tóxica que o cloro puro.
    • Use o produto de clareamento seguindo as instruções no manual do usuário para evitar o uso excessivo, pois isso pode deixar manchas cinzas ou amarelas na roupa.
    • Não use branqueadores químicos para lavar roupas delicadas, pois produtos à base de cloro e oxigênio podem danificar o tecido, o que pode acabar ficando manchado ou rasgado.
    • Substitua o produto de clareamento comercial por produtos domésticos com propriedades naturais de clareamento, como suco de limão, vinagre, bicarbonato de sódio ou peróxido de hidrogênio. Estes ingredientes embranquecem a roupa sem serem tóxicos ou irritar a pele.


  4. Use um branqueador. Ele neutralizará os traços amarelos no tecido branco. Os branqueadores liberam uma pequena quantidade de corante azul na água de lavagem e o removem durante o ciclo de lavagem para dar um branco mais brilhante à roupa.

Parte 3 Roupas brancas secas



  1. Seque a roupa imediatamente. Assim que a lavadora terminar o ciclo, coloque os itens limpos na secadora. Isso evita que eles fiquem mofo, permanecendo na máquina por muito tempo quando estão molhados.


  2. Examine as roupas. Veja se eles ainda estão manchados antes de secar. Se houver vestígios, o calor do secador os fixará no tecido.
    • Lave os itens manchados novamente na máquina de lavar até que estejam limpos antes de colocá-los na secadora.


  3. Secar de acordo com as instruções de manutenção. Rotular algumas roupas pode recomendar que você as seque horizontalmente ou aconselhe uma configuração específica do secador. Por exemplo, materiais como tecidos de nylon e acrílico podem exigir uma temperatura mais baixa do que outras ilhas, porque suas fibras tendem a absorver menos água.


  4. Seque as roupas ao sol. Se possível, estenda-o ao ar livre para secar. Os raios ultravioletas do sol embranquecem os tecidos naturalmente, ajudando as roupas brancas a permanecerem assim. É mais barato deixar esses itens secar ao ar do que usar um secador.



  • Lavanderia
  • Um produto clareador
  • Suco de limão
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre branco
  • Peróxido de hidrogênio
  • Um varal