Como lavar o arroz

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 17 Agosto 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Como lavar o arroz
Vídeo: Como lavar o arroz

Contente

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho.

O arroz é um dos cereais mais populares do mundo e é uma das muitas grandes tradições culinárias. Dependendo da colheita, é preparado e lavado de diferentes maneiras. Na maior parte da Ásia, onde o arroz é cultivado desde tempos imemoriais, é obrigatório lavá-lo para um cozimento perfeito. Mas em muitos países ocidentais, a adição de vitaminas em pó (agora um hábito) antes da venda reduziu essa prática, que é considerada até prejudicial nutricionalmente. Não importa o que você aprendeu, é melhor lavá-lo pelo menos uma vez.


estágios

Parte 1 Lave o arroz



  1. Despeje em uma tigela. Escolha uma tigela grande o suficiente para permitir que você a mexa. Você também pode usar um coador de arroz com furos muito pequenos, onde a água pode se acumular e fluir lentamente.


  2. Adicione a água. Encha a tigela com água corrente. A quantidade de água a ser usada deve ser três vezes a do arroz.


  3. Mexa o arroz com as mãos limpas. Dessa forma, os grãos esfregarão um contra o outro, contra suas mãos e ao longo das bordas da tigela, de modo a remover o máximo de amido (e possíveis impurezas). Use pressão suave para evitar quebrá-los.



  4. Despeje a água que contém o amido, inclinando a tigela. Como os grãos de arroz são pesados, eles afundam no fundo. Despeje água turva com qualquer resíduo flutuando na superfície. Despeje a água colocando a palma da mão na borda da tigela para não deixar cair o arroz.
    • Se a água parecer suja ou branca, repita o processo enchendo a tigela com água.
    • Se você não encontrar vestígios de sujeira ou substâncias potencialmente prejudiciais, mantenha essa água para adicioná-la à sua receita. Você também pode usá-lo como espessante para molhos.


  5. Soco levemente seu arroz. Neste ponto, muitos líderes ocidentais podem apenas prepará-lo. No entanto, na gastronomia japonesa e em outras tradições culinárias da Ásia, é importante limpar o arroz para obter uma ure cremosa perfeita. O próximo passo é polir os grãos um contra o outro. Dobre os dedos para formar um punho não muito apertado e bata os grãos em um ritmo constante. Gire a tigela enquanto estiver fazendo isso para que as sementes (molhadas) que grudaram na tigela também sejam jogadas e batidas.



  6. Enxágue e repita o procedimento. Após o polimento, despeje mais água, mexa o arroz e escorra. Bata e mexa várias vezes, adicionando água e despejando até que a água drenada fique completamente clara. Dependendo do tipo de arroz que você possui e da maneira como ele foi refinado, você pode precisar de alguns copos de água ou de algum tempo para lavá-lo.


  7. Deixe de molho, se preferir. Transfira o arroz úmido para uma peneira de metal. Mas, se você tiver tempo, pode mantê-lo encharcado por pelo menos trinta minutos. Dessa forma, os grãos absorvem mais água, o que permitirá ter uma consistência uniforme quando cozidos.
    • Embeber os grãos reduzirá o tempo de cozimento. O tempo que você ganhará depende do tipo de arroz e da duração da imersão. Com a prática, você terá uma ideia melhor.
    • Esse processo melhora o sabor de arroz mais aromático, como arroz basmati e arroz de jasmim. Como as substâncias que dão esse sabor a esse arroz são frequentemente destruídas durante o cozimento, seu prato ficará mais saboroso se o cozimento for mais curto.

Parte 2 Decida quando lavar o arroz



  1. Procure o efeito de enxaguar no amido. Um dos principais objetivos desta operação é a eliminação do amido presente na parte externa dos grãos. Se não for removido, os grãos ficarão presos depois de cozidos, o que criará pedaços ou pomada pegajosa. Se você cozinhar o arroz no vapor, enxágue-o primeiro para remover o amido, deixando-o mais macio e sem grumos. No entanto, se você precisar preparar um prato cremoso, como risoto ou adesivo, como pudim de arroz, precisará de amido para obter a consistência correta. Se você removê-lo, você terminará com um prato aguado.
    • O arroz de grão curto e arredondado tende a ser pegajoso, enquanto o arroz de grão longo, como o basmati, geralmente se separa e é mais seco.
    • Se você quiser preparar um risoto, mas os grãos estiverem sujos, lave-os e adicione duas colheres de sopa de farinha de arroz durante o cozimento. Dessa forma, você restaurará o amido perdido.


  2. Eliminar contaminantes. É verdade que em alguns países, o arroz vendido nas lojas é limpo e praticamente não contém sujeira ou impurezas. Mas em outros países, o arroz cultivado lá pode conter solo, insetos, pesticidas ou seixos. Se você notar uma camada de pó na superfície dos grãos, pode ser adicionado talco ou outra substância para melhorar sua aparência. É comestível, mas seu arroz ficará melhor cozido e mais saboroso se você o enxaguar.
    • É mais provável encontrar contaminantes em sacos de arroz a granel.


  3. Mantenha os nutrientes do arroz enriquecido. O arroz branco enriquecido é cuidadosamente lavado e coberto com um pó de vitaminas e nutrientes. Se você lavá-lo, você eliminará muitos desses elementos saudáveis.
    • Geralmente, os grãos de arroz fortificado não são muito sujos e têm baixo teor de contaminantes, mas contêm algum amido em sua superfície.
    • Algumas empresas que produzem arroz enriquecido recomendam (nos rótulos) que os consumidores não o lavem. Se o pacote de arroz que você comprou não sinalizar esse aviso, você poderá enxaguá-lo por um minuto sem perder nenhum nutriente importante.


  4. Leve em consideração o risco de arsênico em crianças pequenas. É mais provável que o arroz absorva arsênico natural na água e no solo do que outros cereais. Se o arroz fizer parte da dieta principal de uma criança ou mulher grávida, isso pode comprometer o desenvolvimento dessa criança ou feto. Algumas organizações de alimentos recomendam alimentar uma variedade de cereais (não apenas arroz) para bebês e crianças para reduzir esse risco. Mesmo o enxágue minimiza apenas a quantidade de arsênico que ele contém. Um método mais eficaz é cozinhar o arroz em água abundante (por exemplo, uma porção de arroz e seis ou dez partes de água) e remover o excesso de água antes de comê-lo.