Como andar com muletas

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 22 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
MULETAS CANADENSES TREINO DE MARCHA COMO USAR PARA CAMINHAR ANDAR ? Fisioterapia Dr. Robson Sitta
Vídeo: MULETAS CANADENSES TREINO DE MARCHA COMO USAR PARA CAMINHAR ANDAR ? Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Contente

Neste artigo: Posicione as muletasPasse com muletasMostrar e suba as escadas com muletas21 Referências

Se você foi ferido ou foi submetido a uma cirurgia e não consegue suportar seu peso em uma das pernas, o seu médico pode recomendar o uso de muletas para caminhar. As muletas são um dispositivo médico que permite manter a mobilidade enquanto a perna cicatriza. O uso de muletas pode ser difícil. Pergunte ao redor para descobrir se alguém pode ajudá-lo quando você os usa pela primeira vez. Verifique se as muletas estão ajustadas na altura correta antes de usá-las.


estágios

Parte 1 Posicione as muletas



  1. Use os sapatos que você usa. Antes de posicionar as muletas, use os sapatos que você normalmente usa. Isso garantirá que você esteja na altura correta ao ajustar as muletas.


  2. Posicione as muletas corretamente em relação à sua altura. O uso de muletas a uma altura incorreta pode causar danos aos nervos na região das axilas. Você deve deixar cerca de 4 cm entre a axila e a parte superior da muleta quando estiver na posição normal. Em outras palavras, as almofadas do suporte não devem forçar contra sua axila e não devem ficar muito longe do seu corpo.
    • Ao usar muletas, coloque as almofadas embaixo das axilas, não em suas axilas.



  3. Ajuste as muletas. Ajuste as muletas de forma que as alças fiquem logo abaixo da palma das mãos quando você colocar as mãos ao seu lado. Os apoios de braços devem estar cerca de 3 cm acima do cotovelo.
    • Quando você manusear as muletas pela primeira vez, o médico ou a enfermeira o ajudarão a ajustá-las.


  4. Alinhe a alça com o quadril. Você pode reposicionar esta peça removendo a porca e removendo o parafuso do furo. Instale a alça no local apropriado, recoloque o parafuso e aperte a porca.


  5. Ligue para o seu médico se você não se sentir seguro com muletas. Ele pode oferecer outras opções para substituir as muletas, dependendo do tipo de lesão que você está apresentando.
    • Um andador ou uma bengala são opções possíveis se você puder colocar um pouco de peso na perna.
    • Muletas exigem um pouco de força nos braços e na parte superior do corpo. Se você é muito fraco ou idoso, seu médico pode recomendar uma cadeira de rodas ou andador.



  6. Consulte um fisioterapeuta. Você pode pedir ao seu médico aconselhamento de um fisioterapeuta, pois isso geralmente será recomendado se você precisar usar muletas. Um fisioterapeuta irá ajudá-lo a aprender a usar as muletas corretamente e monitorar seu progresso. Como as muletas geralmente são prescritas após uma lesão ou cirurgia, você também precisará se reabilitar.
    • O seu médico pode recomendar várias sessões com um fisioterapeuta para ajudá-lo a usar as muletas corretamente. Se você não conseguir colocar peso na perna, seu médico provavelmente o enviará a um fisioterapeuta antes de sair do hospital para aprender a usar as muletas corretamente.
    • Se você fez uma cirurgia na perna ou no joelho, precisará consultar um fisioterapeuta para sua reabilitação. Ele garantirá que você esteja estável e que possa andar com segurança usando as muletas. Ele trabalhará com você para desenvolver sua força e mobilidade.

Parte 2 Andando de muletas



  1. Coloque as muletas no lugar. As muletas devem ser posicionadas diretamente para começar. Posicione as almofadas um pouco mais largas que os ombros para poder levantar-se entre as muletas. Os pés das muletas devem estar próximos aos pés e as almofadas debaixo dos braços. Coloque as mãos nas alças.


  2. Coloque seu peso na perna saudável. Pressione as alças para se levantar, mantendo a perna ou o pé machucado fora do chão. Todo o seu peso deve ser usado na perna saudável. Você pode pedir ajuda a um amigo ou membro da família.
    • Se necessário, atenha-se a algo firme como uma peça de mobiliário ou uma grade enquanto se prepara para andar por conta própria.


  3. Dê um passo. Para dar um passo, primeiro coloque as almofadas ao pé das muletas a uma curta distância à frente, certificando-se de que a distância entre as duas seja ligeiramente maior que a distância entre os dois ombros. Essa distância deve ser curta o suficiente para você se sentir estável, cerca de 30 cm. Quando encontrar sua estabilidade e quando estiver pronto, pise nas muletas segurando-as com muita força e empurrando-as contra as alças enquanto estende os braços para transferir o peso do seu corpo sobre elas. Balance lentamente o corpo no espaço entre as duas muletas, levante a perna saudável e siga em frente. Coloque o pé saudável no chão, mantendo a outra perna ao longo da perna saudável. Repita essas etapas até chegar ao seu destino.
    • Quando você liga, ligue a perna válida, não a perna machucada.
    • Quando a perna lesionada começar a se curar, você se sentirá mais confortável em dar passos mais longos, mas nunca deve colocar as muletas mais à frente do que os dedos da perna doente, pois poderá perder equilíbrio e queda. Preste atenção, especialmente durante o primeiro uso de muletas. Isso pode ser difícil para muitas pessoas.


  4. Distribua adequadamente seu peso enquanto caminha. Apoie-se nas muletas e gire para frente, movendo o peso para frente e usando os antebraços, não os cotovelos. Certifique-se de que os cotovelos estão levemente dobrados e use os músculos dos braços, não se apoie nas axilas.
    • Quando você se apóia, não se apóie nas axilas, isso irá machucá-lo e você poderá desenvolver irritação dolorosa.Em vez disso, apoie-se nas mãos usando os músculos dos braços.
    • Você pode colocar meias ou uma toalha enrolada sob as axilas para evitar irritações.
    • Apoiando-se nas axilas, você pode desenvolver um distúrbio chamado paralisia do nervo radial. Se isso acontecer, seu pulso e sua mão ficarão mais fracos e você poderá perder seus sentimentos nas costas da mão. No entanto, se você liberar a pressão nas axilas, o distúrbio geralmente se cura.
    • O apoio nas axilas também pode causar uma lesão no plexo braquial chamada "paralisia da muleta" que causa inflamação e dor no ombro e fora do braço.


  5. Evite apertar muito as mãos nas alças das muletas. Isso pode causar cãibras nos dedos e dormência nas mãos. Tente relaxar as mãos o máximo possível. Para evitar cãibras, tente manter os dedos dobrados para que a alça das muletas caia nos dedos enquanto você a levanta do chão. Isso alivia a pressão nas palmas das mãos e ajuda você a caminhar mais, causando menos desconforto.


  6. Use uma mochila para transportar seus pertences. Bolsas ou bolsas de ombro interferem no uso de muletas. Eles também podem fazer você perder o equilíbrio. Use uma bolsa para transportar seus pertences ao usar muletas.

Parte 3 Sentando e subindo as escadas com muletas



  1. Sente-se em uma cadeira para se sentar. Fique em pé sobre a perna saudável e coloque as muletas embaixo do braço, na lateral da perna doente. Use a outra mão para sentir a cadeira atrás de você. Abaixe-se lentamente na cadeira, levantando a perna doente enquanto se senta. Ao sentar, coloque as muletas de cabeça para baixo perto de você, para que não caiam fora de alcance.


  2. Suba as escadas com cuidado. Fique em frente à escada e, independentemente do lado da rampa, coloque o suporte embaixo do braço no lado oposto. Agora você tem uma mão livre para segurar a rampa e uma mão para segurar a muleta e suportar seu peso, deixando a segunda muleta embaixo do braço.
    • Se possível, peça a alguém que carregue a muleta que você não usa.
    • Sempre que possível, pegue o elevador em vez da escada, se tiver muletas.


  3. Coloque o suporte no chão primeiro. A muleta deve estar perto de você, na parte externa da perna válida. Você deve ficar na rampa com a mão no mesmo lado da perna doente. Deixe o suporte no lugar até você girar o degrau, depois mova o suporte para colocá-lo no degrau onde está. Não coloque o suporte primeiro no degrau.


  4. Levante sua perna válida no primeiro passo. Use esta perna para mover o resto do seu peso para cima. Em seguida, siga a muleta para colocá-lo no degrau onde você está. Repita até chegar ao topo da escada. Sua perna saudável deve levantar o máximo de peso possível e você só deve usar os braços para apoiar e manter o equilíbrio. Ao sair, você deve colocar a perna e a muleta doentes no degrau inferior antes de usar a perna válida para diminuir o peso.
    • Se você não consegue se lembrar de todas essas etapas, a perna válida é sempre a mais alta nas escadas, porque suporta a pressão do seu corpo em movimento. Tente se lembrar desta frase: "a perna direita para cima, a perna ruim para baixo". A perna direita é o primeiro passo no caminho quando você entra e a perna errada (a perna doente) é o primeiro passo quando você sai.
    • Com a prática, você também pode usar as duas muletas para subir as escadas, mas é preciso ter muito cuidado com as etapas. Aplique a mesma técnica.


  5. Tente subir ou descer nas nádegas. Se você não se sentir confortável nas escadas, sente-se em um degrau e suba ou desça as escadas na parte inferior. Comece sentando-se no degrau inferior com a perna machucada à sua frente. Levante o corpo e sente-se no próximo passo, segurando as duas muletas na mão oposta e mantendo-as com você. Quando você descer, faça a mesma coisa. Pegue as muletas com a mão livre e use a outra mão e a perna válida para se sustentar enquanto desce.