Como medir a salinidade da água ou do solo

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 24 Janeiro 2021
Data De Atualização: 19 Poderia 2024
Anonim
Como medir a salinidade da água ou do solo - Conhecimento
Como medir a salinidade da água ou do solo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Usando um refratômetro de bolsoUtilizando um densímetroRequisitando um medidor de condutividade22

A água do mar deve suas peculiaridades a vários tipos de minerais que são chamados de sais. Às vezes é necessário medir a salinidade da água: em laboratório, durante várias experiências, por exemplo. Mas os aquaristas também precisam saber como medir a salinidade da água que usam, bem como alguns agricultores que têm motivos para se preocupar com o teor de sal de suas terras. Existem várias maneiras de medir a salinidade. Quanto à obtenção do conteúdo ideal, depende muito de suas necessidades específicas: depende de você consultar um manual sobre como comer peixe para determinar qual o nível de salinidade que você precisa manter em seu aquário ou encontrar informações específicas para o tipo de colheita que você deseja fazer. .


estágios

Método 1 de 3: Usando um refratômetro de bolso



  1. Este instrumento mede efetivamente a concentração de sal em uma solução. O princípio do refratômetro é medir o índice de refração da luz quando entra em contato com o líquido: quanto mais ele contém sais (ou outros materiais dissolvidos), mais luz encontra resistência e será refratada.
    • Você também pode usar um hidrômetro. É uma solução mais barata, mas também menos precisa.
    • Para medir a salinidade de um solo, use um medidor de condutividade (veja abaixo).


  2. Obtenha um refratômetro adequado para o líquido que você precisa testar. De fato, o índice de refração varia de um líquido para outro, mesmo na ausência de sais (ou outros elementos), a importância de usar o refratômetro correto. Se a embalagem não estiver clara, é provável que o refratômetro seja projetado para água salgada.
    • Nota: alguns refratômetros medem o nível de cloreto de sódio dissolvido na água, enquanto outros modelos são projetados para a água do mar e os diferentes tipos de sais que ele contém. Se você não usar o modelo certo, poderá obter uma medida com uma taxa de erro de cerca de 5%, o que não é necessariamente muito sério, a menos que você precise de extrema precisão.
    • Alguns refratômetros podem compensar a temperatura (que influencia a expansão térmica da amostra a ser medida).



  3. O refratômetro tem a forma de um pequeno tubo. Possui uma ocular em uma extremidade e uma ponta chanfrada (que contém um prisma) na outra. Pegue o aparelho na vertical, ocular para baixo e levante a tampa do prisma.
    • Nota: se você estiver usando seu refratômetro pela primeira vez, provavelmente precisará calibrá-lo antes de começar a usá-lo. O procedimento de calibração é explicado abaixo, mas será mais fácil se familiarizar com o uso habitual do dispositivo, se você ler as etapas descritas abaixo.


  4. Coloque uma ou duas gotas de água para testar o prisma. Use um conta-gotas para tirar uma amostra de água e coloque-a no prisma depois de levantar a tampa. Você deve cobrir completamente a superfície do prisma (uma fina camada de água, sem necessidade de submergir).



  5. Feche a tampa do prisma suavemente. Um refratômetro inclui peças que podem ser frágeis; portanto, é melhor evitar forçar, mesmo que algumas peças, como o cache, fiquem um pouco presas. Se isso acontecer, agite a tampa com o dedo até que ela se solte.


  6. Olhe na ocular para obter o índice de salinidade. Você deve ver pelo menos uma escala graduada. Uma escala de salinidade é mais frequentemente ou "por mil" e é graduado de 0 a 50 ou 100. Você verá uma área branca e uma área azul: sua medida é o número no qual as duas áreas se encontram.


  7. Quando terminar, abra o cache novamente. Limpe o prisma com um pano macio e úmido. Não deve haver gotículas. Você pode danificar seu dispositivo se ficar completamente imerso ou se não limpar adequadamente o prisma.
    • Se você não conseguir limpar toda a superfície do prisma com seu pano, pois ele não é flexível o suficiente, um simples lenço de papel umedecido deve fazer o trabalho.


  8. O refratômetro deve ser calibrado regularmente. Entre os usos, calibre seu dispositivo com água destilada. Basta colocar algumas gotas de solução no prisma como de costume, mas o resultado deve ser "0". Se não for esse o caso, você deve girar o parafuso de calibração (protegido por uma pequena tampa) com uma chave de fenda até que o indicador esteja em "0".
    • Um refratômetro novo e bem fabricado não precisará ser calibrado entre dois usos, diferentemente de um dispositivo antigo. Novos dispositivos podem durar semanas ou meses sem a necessidade de calibração.
    • Alguns refratômetros precisam ser calibrados com uma amostra de água a uma temperatura precisa. Se você não tiver instruções específicas sobre isso, use água em temperatura ambiente.

Método 2 de 3: Usando um hidrômetro



  1. Encontre um densímetro (ou areômetro). É um dispositivo barato que oferece medidas razoavelmente precisas. O princípio do densímetro é medir a densidade água ou sua densidade comparada à da água pura (H2O). Quase todos os sais têm uma densidade mais alta que a água, de modo que um densímetro pode indicar a concentração de sais presentes em uma amostra. Este método fornece precisão suficiente para a maioria das situações, como medir a salinidade da água do aquário. Observe, no entanto, que é comum que um hidrômetro não seja confiável e nem sempre seja fácil de usar corretamente.
    • Você não pode usar um densímetro para testar materiais sólidos. Se você quiser testar a salinidade de um solo, use o método de condutividade.
    • Se você precisar de alta precisão, prefira o método de evaporação (barato) ou o refratômetro (mais rápido).


  2. Existem vários tipos de densímetros. É fácil fazer pedidos on-line ou comprar em uma loja especializada em aquários. Os mais confiáveis, em geral, são os modelos de vidro que flutuam na superfície do líquido que se deseja testar. Infelizmente, seu nível de precisão (número de casas decimais) geralmente é limitado. Os densímetros de agulha são feitos de plástico e são mais resistentes. Eles também são mais baratos que os modelos de vidro, mas tendem a perder precisão ao longo do tempo.


  3. Escolha um modelo que indique para qual temperatura da água é calibrada. Este último influencia a densidade de corpos e líquidos. Este é um elemento importante a considerar ao medir a salinidade da sua água. A temperatura deve estar claramente indicada na embalagem ou no próprio medidor de densidade.As duas temperaturas de calibração mais comuns são 15,5 ° C e 25 ° C para medidores de densidade para medir a salinidade da água do mar.É claro, você pode usar um modelo com uma calibração diferente, desde que fornecido com um gráfico de conversão.


  4. Pegue uma amostra de água. Coloque-o em uma jarra limpa e transparente, grande o suficiente e profunda o suficiente para você colocar o densímetro (ele deve poder ser submerso quase completamente). Verifique se o frasco foi limpo adequadamente e se não contém poeira, sabão ou outros resíduos.


  5. Primeiro, tire a temperatura da sua amostra com um termômetro. Você poderá conhecer o teor de sal da sua solução, desde que saiba a temperatura e a temperatura para a qual seu hidrômetro está calibrado.
    • Se você deseja obter os resultados mais precisos possíveis, pode aquecer a solução ou resfriá-la para que ela atinja a temperatura exata para a qual seu hidrômetro está calibrado. Mas tome cuidado para não esquentá-lo demais. De fato, isso pode alterar significativamente a densidade da sua amostra.


  6. Limpe seu hidrômetro quando necessário. Remova todos os vestígios de sujeira ou resíduo visível do casco de plástico e enxágue com água fresca para remover o sal, pois isso pode deixar marcas permanentes.


  7. Coloque delicadamente o hidrômetro na sua solução. Se você possui um modelo de vidro, solte-o quando estiver meio submerso e deixe-o flutuar sem tocá-lo. Os modelos de agulhas não flutuam. Eles geralmente são equipados com um braço que permite que você o manuseie sem molhar as mãos.
    • Não tente submergir completamente um densímetro de vidro, pois isso pode distorcer a medição.


  8. Agite suavemente o hidrômetro para soprar as bolhas de ar. Se as bolhas permanecerem presas às paredes do dispositivo, elas distorcerão a densidade medida. Quando você se livrar de todas as bolhas, aguarde até que os redemoinhos acabem para continuar.


  9. Com um densímetro de agulha. Para ler o resultado, mantenha o densímetro na posição vertical, sem inclinar-se para a frente ou para trás. Agulha indica a densidade do líquido.


  10. Com um densímetro de vidro. A superfície do líquido indica o nível de densidade na escala do densímetro. Se você observar uma curva na superfície da água ao redor do dispositivo, não leve em consideração. Este é o nível indicado pela superfície da água em que é plana, o que dá a medida certa.
    • Essa curvatura é chamada de menisco. Este é um fenômeno que nada tem a ver com salinidade, mas com a tensão superficial do líquido.


  11. Se necessário, converta a medida da densidade em salinidade. Acontece que muitos manuais de manutenção indicam qual densidade (geralmente entre 0,998 e 1,031) você precisa manter. Se for esse o caso, você não precisa converter densidade em salinidade (geralmente de 0 a 40 ‰). Se, no entanto, o manual de serviço indicar apenas o índice de salinidade ideal, você terá que fazer a conversão sozinho. Alguns medidores de densidade são fornecidos com uma tabela de conversão, mas você também pode procurar um online ou em um manual para comer peixe, com o nome de "salinidade da densidade". Cuidado para não esquecer a temperatura de referência, pois se você consultar uma tabela estabelecida de acordo com uma temperatura diferente daquela para a qual seu densímetro está calibrado, não obterá o resultado correto.
  12. Esta página pode ser usado como referência, por exemplo.
    • Indica salinidade em função da densidade e temperatura, bem como densidade em função da salinidade e temperatura.
    • Os dados nessas tabelas se aplicam à água salgada. Outras tabelas devem ser usadas se você estiver testando outros tipos de soluções.

Método 3 de 3: Use um medidor de condutividade



  1. Este método pode ser usado para medir a salinidade de uma solução ou material. Um medidor eletrônico de condutividade é usado para esse fim e é o único dispositivo que pode ser usado para testar a salinidade de um solo. Não é necessariamente sábio optar por esse método se você é um aquarista, porque um bom medidor pode ser muito mais caro que um refratômetro ou um hidrômetro.
    • No entanto, alguns aquaristas combinam medidor de condutividade e refratômetro ou hidrômetro para garantir a confiabilidade de suas medições.


  2. Obtenha um medidor de condutividade eletrônico. O princípio deste dispositivo é passar uma corrente elétrica no material a ser testado para medir sua resistência. Quanto maior a salinidade, maior a condutividade. Você deve escolher um dispositivo que tenha uma faixa de medição EC de 0 a pelo menos 19,99 mS / cm.


  3. Se você estiver testando um pedaço de terra, colete uma amostra. Dilua em água destilada para uma medida de matéria para cinco medidas de água. Misture bem e deixe descansar por pelo menos dois minutos. A água destilada não contém eletrólitos ou sais, portanto não distorce a medição. O resultado obtido refletirá a salinidade do material sozinho.
    • Um teste desse tipo realizado em laboratório pode exigir mais precauções. Pode ser solicitado que você deixe a amostra por 30 minutos ou use uma "pasta de solo" como amostra. Esse método pode levar mais de duas horas, mas quase nunca é usado fora de um laboratório. De qualquer forma, os métodos mais simples descritos acima fornecem medidas de precisão aceitável.


  4. Retire a tampa do medidor de condutividade e mergulhe-a na amostra. O medidor de condutividade geralmente possui um estojo e uma sonda que se parece com uma caneta ou uma seringa. É o último que você deve colocar em contato com sua amostra. Não há necessidade de mergulhá-lo completamente. Se nenhuma marca indicar onde empurrar ou submergir a sonda, alguns centímetros serão suficientes. A maioria dos medidores de condutividade não é totalmente à prova d'água, portanto não deixe o seu cair na água!


  5. Mova o medidor de condutividade para remover bolhas de ar que podem estar presas na sonda. Seja delicado, pois, caso contrário, você poderá expulsar a água da sonda ao mesmo tempo.


  6. Consulte o manual do usuário. Verifique se é necessário fazer ajustes na temperatura da solução. Alguns medidores de condutividade são capazes de compensar automaticamente (a temperatura afeta a condutividade). Aguarde pelo menos 30 segundos para que o dispositivo limpe. Se a água estiver particularmente quente ou fria, dê mais tempo ao aparelho. Alguns têm um botão que permite ajustar manualmente o dispositivo à temperatura da solução.
    • Se o seu dispositivo não tiver possibilidade de ajustar a temperatura, é provável que ele seja fornecido com uma tabela de conversão que permita modular o resultado obtido de acordo com a temperatura da solução, se não corresponder àquele para o qual o dispositivo está calibrado.


  7. O resultado é exibido em uma tela digital. Existem três escalas de medida: mS / cm, dS / m ou mmhos / cm. Eles são equivalentes, portanto você não precisa convertê-los.
    • Essas unidades de medida são, na ordem de milissegundos por centímetro, decisões por metro ou milimos por centímetro. O mho (inversão das letras da palavra "ohm") é sinônimo obsoleto dos siemens, que continua sendo usado em algumas áreas.


  8. Observe se a salinidade do solo é aceitável para o que você planeja plantar. Se o medidor de condutividade indicar um resultado maior que 4, tenha cuidado. É claro que isso depende das plantas: algumas espécies muito sensíveis, como mangueiras e bananeiras, terão dificuldade em crescer em solos com baixa condutividade (2), enquanto outras não são afetadas. Os coqueiros, por exemplo, crescem bem em solos com um índice de condutividade de 8 a 10.
    • Nota: Ao procurar informações sobre a tolerância de algumas plantas à condutividade, verifique sempre como foram feitos os testes de solo. Se a amostra de solo tiver sido diluída em uma medida de material para duas medições de água ou com água suficiente para obter uma pasta, os resultados indicados poderão variar consideravelmente daqueles que seriam obtidos se a proporção de 1 a 5 tivesse sido respeitados.


  9. O medidor de condutividade precisa ser calibrado antes de cada uso. Para fazer isso, você precisa de uma "solução de calibração" especialmente projetada para essa finalidade. Ao pesquisar essa solução, se o resultado fornecido não corresponder ao que deve ser obtido, é necessário fazer um ajuste. O medidor de condutividade possui um botão para ser girado com uma chave de fenda até que o visor mostre a leitura esperada.
    • Algumas soluções de calibração são fornecidas com uma "solução de controle" que garante que a calibração foi realizada. Se você não obtiver o resultado esperado, seu dispositivo poderá estar danificado.