Como colocar uma máscara cirúrgica

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 26 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como colocar uma máscara cirúrgica - Conhecimento
Como colocar uma máscara cirúrgica - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Coloque a máscaraRemova a máscaraEntendendo sua operação23 Referências

A máscara cirúrgica é um dispositivo usado principalmente pelos profissionais de saúde para proteger a si e a seus pacientes de doenças infecciosas no ar, fluidos corporais e pequenas partículas suspensas no ar. Durante uma epidemia particularmente ativa, os serviços de saúde podem recomendar que o público use esse tipo de máscara para se proteger. Eles geralmente são projetados para não apertar demais o rosto enquanto cobrem efetivamente a boca e o nariz.


estágios

Método 1 de 3: Coloque a máscara



  1. Limpe suas mãos. Antes de tocar em uma máscara cirúrgica, lave bem as mãos com água e sabão.
    • Depois de molhar as mãos e aplicar o sabão, esfregue-as por pelo menos 20 segundos antes de enxaguá-las.
    • Você deve sempre limpá-los com toalhas de papel limpas e jogá-los no lixo. Antes de jogá-lo fora, você deve usá-lo para abrir ou fechar a porta do banheiro assim que suas mãos estiverem limpas.


  2. Verifique a máscara cirúrgica. Depois de remover um novo da caixa, observe-o para garantir que não haja defeitos, furos ou rasgos. Se houver algum problema, jogue-o fora e escolha outro novo no pacote.



  3. Gire na direção certa. Para que o dispositivo se adapte ao formato do seu rosto, a parte superior é geralmente mais forte, para que você possa dobrá-lo ao redor da ponte do nariz. Você deve certificar-se de que esta parte esteja no topo antes de colocar a máscara em seu rosto.


  4. Coloque o lado direito no seu rosto. O interior da máscara é branco, enquanto o exterior geralmente é de outra cor. Antes de colocá-lo em seu rosto, verifique se o lado branco está voltado para seu rosto.


  5. Coloque na sua cara. Existem vários tipos de máscaras cirúrgicas e cada um tem um método diferente de segurá-lo na face.
    • Cachos nos ouvidos: algumas máscaras têm duas alças de cada lado que permitem que elas sejam seguradas nas orelhas. Eles geralmente são feitos de um material elástico que permite que sejam esticados. Se você escolher esse tipo de máscara, basta passar o primeiro laço em torno de uma das orelhas e o segundo laço em torno do segundo.
    • Fixadores: Algumas máscaras devem ser fixadas com fixadores que você passa na parte de trás da sua cabeça. Em geral, eles têm um par de gravatas no topo e outro par na parte inferior. Pegue essa máscara pelos prendedores superiores, enrole-a no topo da cabeça e prenda-a atrás de fazer um nó.
    • Bandas: Algumas máscaras têm faixas elásticas que você enrola na cabeça (ao contrário das que você enrola nas orelhas). Segure-o na frente do rosto, puxe a fita para passar pelo topo da cabeça e ajuste-a em volta da cabeça. Em seguida, passe a faixa inferior ao redor da cabeça e segure-a no lugar na base do crânio.



  6. Ajuste a banda para o nariz. Agora que você colocou a máscara no rosto, use o dedo indicador e o polegar para prender a parte rígida na parte superior da máscara e moldá-la ao redor da ponte do nariz.


  7. Anexe a parte inferior, se necessário. Se você escolheu uma máscara com faixas presas na parte superior e inferior, agora pode dar um nó na parte inferior ao redor da base do crânio. Como essa etapa pode ter um impacto no conforto da máscara, seria melhor você começar ajustando a faixa nasal antes de apertar as faixas ao redor da cabeça.
    • Se você já os apertou, poderá apertá-los um pouco mais, se necessário.


  8. Ajuste a máscara. Depois de colocá-lo no lugar, ajuste-o para garantir que cubra o rosto e a boca e a borda inferior cubra o queixo.

Método 2 Remova a máscara



  1. Lave as mãos. Pode ser necessário lavar as mãos, dependendo da atividade que você fez antes de remover a máscara. Você também pode remover suas luvas descartáveis, lavar as mãos e remover a máscara por último.


  2. Tenha cuidado ao removê-lo. Como regra geral, você deve removê-lo apenas tocando nas bordas, fixadores ou loops. Não toque na parte que cobre sua boca e nariz, pois ela pode estar contaminada.
    • Para cachos nos ouvidos: use as mãos para segurar os cachos e remova-os dos ouvidos.
    • Para os prendedores: primeiro desfaça os nós que você fez e remova os prendedores da parte superior. Por fim, remova-o segurando-o pelos prendedores superiores.
    • Para as faixas: use as mãos para puxar o elástico para cima e para baixo sobre a cabeça e repita a mesma operação para o elástico superior. Retire a máscara enquanto a segura pelo elástico superior.


  3. Jogue-o em segurança. Ele foi projetado para ser usado apenas uma vez. Assim que você removê-lo, você deve jogá-lo imediatamente.
    • Se você estiver em um ambiente médico, provavelmente há uma lixeira projetada especificamente para coletar resíduos perigosos, como luvas e máscaras.
    • Em um ambiente não médico onde a máscara possa estar contaminada, você deve colocá-la em um saco plástico. Feche e jogue no lixo.


  4. Lave as mãos novamente. Depois de jogá-lo com segurança, lave as mãos uma segunda vez para garantir que estejam limpas e que você não as tenha contaminado ao tocar no dispositivo.

Método 3 de 3: Entenda como funciona



  1. Entenda o que ele protege. As máscaras cirúrgicas são projetadas para cobrir a boca e o nariz. Eles são feitos de um material que bloqueia gotículas, respingos e outras partículas que podem conter vírus ou bactérias dos quais você deseja se proteger.
    • No entanto, partículas menores ainda podem passar por elas. Além disso, como não está completamente fechado contra a face, é possível que partículas entrem por essas aberturas.


  2. Saiba como fazer a diferença com uma máscara N95. Uma máscara N95 é um dispositivo usado pelos profissionais de saúde para bloquear 95% das partículas menores. Ao contrário da máscara cirúrgica comum, a máscara N95 é mais confortável com o formato do rosto para permanecer contra a pele e pode filtrar partículas menores suspensas no ar.
    • Mesmo que bloqueie 95% das partículas pequenas (ou seja, cerca de 0,3 mícrons), existe o risco de que 5% das partículas presentes penetrem na barreira do dispositivo.
    • Eles não foram projetados para uso por crianças e homens com bigode ou barba.
    • Alguns deles estão equipados com uma válvula de expiração projetada para reduzir o acúmulo de condensação no interior e permitir que o usuário respire mais facilmente. No entanto, eles não devem ser usados ​​em ambientes que devem permanecer estéreis, pois a válvula no dispositivo pode permitir a entrada de ar não filtrado (e possivelmente contaminado).
    • Em geral, cada tipo de máscara N95 deve ser vendido com instruções específicas para informar como instalá-lo e removê-lo. Você deve seguir as instruções primeiro para garantir que você e seus pacientes tenham proteção ideal. Frequentemente, os profissionais de saúde também recebem treinamento sobre como usar esses dispositivos adequadamente.