Como memorizar fórmulas de matemática e física

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 20 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Como memorizar fórmulas de matemática e física - Conhecimento
Como memorizar fórmulas de matemática e física - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Memorize formulações matemáticas ou físicas

Você já ficou acordado a noite toda tentando memorizar as fórmulas da sua aula de matemática? Ou para aprender uma série de fórmulas e ver que no dia seguinte você já esqueceu tudo? Às vezes sentimos que essas fórmulas nos atrasam, em vez de nos ajudar a seguir em frente.


estágios

Memorize fórmulas de matemática ou física

  1. Relaxe. É perfeitamente inútil tentar entender algo em matemática ou física se você estiver estressado. Comece esvaziando sua mente. Esta é a primeira coisa a fazer para poder se concentrar.


  2. Não verifique demais. Acredita-se frequentemente que, sob o pretexto de que alguém leu uma fórmula duas vezes, a reterá. E geralmente percebemos no dia seguinte, quando queremos encontrá-la, que ela desmaiou durante a noite. É por isso que você deve tentar fazer seus exercícios sem ter a fórmula à sua frente, para forçá-lo a explorar sua memória. Pesquise o máximo possível. É por repetição para você que você se lembrará.



  3. Analise as unidades. Na fórmula, em vez das variáveis, tente inserir as unidades brutas para ver se isso ajuda a encontrar as unidades da resposta.


  4. Dê significado à fórmula. Você já entendeu a essência da noção que está estudando. Certifique-se de entender o que a fórmula implica. Tomemos, por exemplo, a = F / m. F é o numerador de uma fração. Isso é perfeitamente lógico, pois quanto maior a força que se exerce sobre um objeto, maior é a velocidade. A massa é o denominador da fração, porque quanto mais maciço um objeto, mais inércia, o que o impede de acelerar. Refletindo sobre isso, você percebe que a fórmula oposta (a = m / F) não teria sentido. Isso implicaria que uma grande força (correspondente a um grande número abaixo da fração) causaria menos aceleração, o que é ilógico.



  5. Concentrado. Você sempre revisa quando está com fome ou com sede? Como você se sente nesses momentos? Você tem dificuldade em se concentrar no seu trabalho, porque só quer se levantar e ir buscar uma pizza. Se você precisar de um lanche, pare as revisões e encha o estômago.


  6. Aprenda a deduzir fórmulas. É possível aprender o mínimo necessário memorizando apenas um pequeno número de fórmulas e deduzindo todas as outras das que você conhece. Por exemplo, as fórmulas que você encontrará na página Lista de fórmulas de conceito de toupeira e na página Lista de fórmulas de movimento circular são as únicas coisas que você precisará lembrar e, em seguida, encontre qualquer fórmula que inclua uma das variáveis. listados nesses sites quando você precisar deles.


  7. Exercite sua memória. Você pode fazer um exercício com um amigo quando aprender uma nova fórmula usada para expressar uma variável com base em outras variáveis. Peça a ele que escolha aleatoriamente outra fórmula em sua classe, que você aprendeu anteriormente. Ele descreve o que é e você precisa se lembrar dessa fórmula. Mesmo que você não o encontre, não poderá verificar um livro até que passem quatro horas. Você pode pedir ao seu amigo para mudar para outra fórmula. Continue fazendo isso até que você tenha esgotado todas as fórmulas do curso ou que passem 4 horas. Quando você joga este jogo, você se força a cavar sua memória para extrair memórias distantes. É uma técnica que facilitará o aprendizado de novas fórmulas no futuro.
conselho



  • Coloque todas as fórmulas que você precisa saber no papel e cole-as na parede do seu quarto. Cada vez que seus olhos pousarem nele, você se lembrará do que havia esquecido. Essa técnica realmente funciona.
  • Invente uma pequena história. Por exemplo, para a fórmula quadrática, pode ser o seguinte: um homem negativo (-b) não pode decidir (+ ou -) se irá a um partido radical (a raiz) ou permanecerá quadrado ( b ao quadrado) e perca quatro adoráveis ​​cortesãs (-4ac), todas antes das 2h (no 2a).
  • Tente inventar jogos com seus amigos para memorizar melhor as fórmulas. Eles voltarão gravados em sua mente, porque cada participante, incluindo você, desejará ganhar. Se você gosta de cantar, também pode procurar algumas rimas ou compor um coro.
  • Faça muitos problemas em todos os capítulos da sua turma, mesmo que sejam apenas pequenos exercícios. Por exemplo, em vez de escolher um problema que lide com a trigonometria como um todo e você não poderá resolvê-lo até que tenha estudado todas as definições e aprendido todas as fórmulas, faça dez pequenos problemas. Cada um deles estará relacionado a uma única fórmula, por exemplo, apenas em cos ^ 2 (x) + sin ^ 2 (x) = 1. É uma boa maneira de descobrir como usá-lo e memorizá-lo.
  • Se você se agachar pouco antes de um exame importante, copie todas as suas fórmulas pelo menos 20 vezes em seu caderno. Depois de feito, pegue uma folha separada e tente encontrar todas elas.
  • Revise ou copie sua fórmula o máximo de vezes possível (10 é uma boa média) e tente encontrá-la em uma folha separada.
  • Agrupe as fórmulas relacionadas entre si, para que você tenha apenas uma para aprender, que pode ser descrita como a "fórmula mãe" do grupo. Para outros, você só precisa lembrar a diferença entre eles e a fórmula mãe. Tomemos o exemplo de fórmulas de trigonometria. Apenas aprenda pecado (a + b) = pecado (a) cos (b) + cos (a) pecado (b). Então, para aprender também cos (a + b) = cos (a) cos (b) -sin (a) pecado (b) começando do zero, concentre-se nas diferenças e visualize-as. Diga a si mesmo que ele começa com um cosseno em vez de um seio, que em vez de ter sinais + nos dois lados, ele tem dois sinais opostos nos dois lados, e assim por diante.
  • Ao fazer exercícios, tente visualizar a fórmula em sua cabeça e recite-a em voz alta ao mesmo tempo em que a escreve. Trabalhe fora da biblioteca para poder falar o quanto quiser, sem o risco de incomodar os outros ou fazer você voltar.
  • Ao aprender uma fórmula, crie um cartão "flash", com o lado esquerdo da fórmula na frente e o lado direito na parte de trás. A palavra "flash" está entre aspas porque ser rápido não é realmente importante; o principal é estimular o processo de memorização e não olhar a resposta para a primeira hesitação.