Como memorizar a tabela periódica de elementos

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 20 Agosto 2021
Data De Atualização: 10 Poderia 2024
Anonim
Como memorizar a tabela periódica de elementos - Conhecimento
Como memorizar a tabela periódica de elementos - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Estudar os meios de solda de mesaTestar sua memória11 Referências

É sempre bom conhecer a tabela periódica dos elementos, seja para se preparar para um exame ou para enriquecer o conhecimento. Pode parecer difícil lembrar os 118 elementos da pintura, especialmente porque todo mundo tem seu próprio símbolo e número atômico. Felizmente, se você começar a tempo, poderá memorizar alguns itens diariamente. Ferramentas mnemônicas, frases e ilustrações ajudarão você a fazer esse trabalho enquanto se diverte. Quando você estiver pronto para controlar suas habilidades, experimente alguns jogos ou até comece a encenação do tabuleiro confiando apenas em sua memória.


estágios

Método 1 de 4: Estude a tabela



  1. Identifique as diferentes partes de cada elemento. Em geral, para aprender a tabela periódica dos elementos, primeiro você terá que aprender os nomes dos elementos, os símbolos, os números atômicos e, possivelmente, as massas atômicas. Para cada elemento, todos esses fatores são inscritos dentro de uma caixa.
    • Cada elemento tem um nome próprio. Geralmente, aparece em letras pequenas sob o símbolo. Por exemplo, a palavra dinheiro é o nome de um item.
    • O símbolo de um elemento é composto por uma ou duas letras. Essas são as maiores letras da caixa. assim, Ag representa o símbolo do dinheiro.
    • O número atômico é colocado acima do símbolo. Indica o número de prótons no elemento. A tabela periódica é organizada de acordo com esse número. O dinheiro é 47.
    • Peso atômico ou peso atômico dá uma idéia do tamanho médio de um átomo. O número correspondente está abaixo do símbolo. Por exemplo, o dinheiro é igual a 107.868.



  2. Memorize alguns itens diariamente. Comece com os 10 primeiros. Depois de memorizá-los, adicione mais 10. No entanto, revise os itens anteriores regularmente à medida que avança. Inicie o processo com antecedência suficiente para memorizar o gráfico inteiro em tempo hábil.
    • Os 10 primeiros elementos da matriz têm números atômicos que variam de 1 a 10.


  3. Imprima a tabela periódica. Então, você terá com você onde quer que vá. É recomendável imprimir mais de uma cópia. Mantenha um em sua mesa, outro em sua bolsa ou maleta e um em você, por exemplo, em sua carteira.
    • Você também pode usar uma cópia digital em seu tablet ou smartphone, mas isso pode não funcionar em sala de aula ou no escritório.



  4. Faça um suporte visual para cada elemento. De um lado, escreva o símbolo do elemento, como Ag, S ou Cu e seu número atômico. Por outro lado, escreva o nome completo do elemento, por exemplo: prata, enxofre ou cobre. Use essas mídias para controlar seu conhecimento.
    • Você também pode registrar o grupo do elemento se desejar obter informações mais completas. Por exemplo, você pode escrever não de um lado e Néon, gás nobre por outro.


  5. Divida a tabela em pequenas seções. Você pode prosseguir por linha, coluna, número atômico ou simplesmente passando do mais simples ao mais complicado. Encontre combinações das quais você pode se lembrar facilmente para dividir a tabela em partes fáceis de memorizar.
    • Você pode prosseguir por grupo: halogênios, gases nobres, corpos alcalinos ou metais de transição. Os grupos são organizados verticalmente em colunas numeradas de 1 a 14.
    • As áreas coloridas da tabela são chamadas blocos. Eles ajudarão você a lembrar a localização de cada elemento na tabela. Por exemplo, o bloco D, que está no meio da tabela, agrupa os grupos 3-12.
    • As linhas na tabela correspondem ao períodos. Eles variam de 1 a 7.


  6. Controle seu conhecimento. É fácil de fazer durante os intervalos ou durante o recreio. Em vez de ficar abarrotado por longas horas, tente estudar sempre que tiver tempo, por exemplo, durante uma viagem de ônibus, durante o almoço ou enquanto navega na Internet. Você pode:
    • revise seu visual enquanto almoça,
    • dê uma olhada no quadro durante os comerciais de TV,
    • repita os elementos em ordem cantando enquanto estiver se exercitando ou correndo,
    • escreva os elementos confiando na sua memória enquanto o jantar cozinha no fogo.

Método 2 de 2: Use mnemônicos



  1. Encontre uma frase para lembrar de cada elemento. É uma questão de inventar uma pequena história ou um fato relacionado ao elemento em questão. Construa uma frase curta com conteúdo que o ajude a lembrar o nome e o símbolo.
    • Por exemplo, a Argentina deve seu nome à prata (Ag), um metal precioso que os espanhóis encontraram em grandes quantidades quando conquistaram este país.
    • Às vezes você tem que inventar um jogo de palavras, por exemplo: "você teve meu ouro "para lembrar que o símbolo do ouro é representado pela abreviação o.
    • O símbolo de Darmstadtium é Ds, como o Nintendo DS. Se você quer um mnemônico, tente: "meu DS está dormindo no estádio! "


  2. Use as letras do elemento. Faça uma anotação ou frase que o ajudará a memorizá-lo mais facilmente. Você também pode criar uma cadeia para lembrar a ordem dos elementos de um período.
    • Suas frases não precisam ser significativas. O objetivo deles é facilitar o seu trabalho. Por exemplo: zEbro nidade em uma piscina de zinco.
    • Para lembrar a ordem dos elementos, considere construir uma frase contendo seus símbolos, um após o outro. Então, para aprender esta sequência: Na, Mg, Al, Si, P, S, Cl e Ar, você pode dizer "NaPoléon ManogEA ailègrement seX Prussos Sanos Clminério oArmistice. "


  3. Associe cada elemento a uma imagem. Isso significa que é mais eficaz que os anteriores. Escolha uma imagem para cada elemento. Faça ilustrações que você conhece bem.
    • Use os que correspondem aos elementos escolhidos. Por exemplo, para alumínio, você pode escolher a imagem da folha de alumínio. Você também pode associar hélio a um balão.
    • Você também pode optar por uma imagem cujo nome seja próximo ao do elemento, por exemplo, a imagem de um radome para rádio (Ra).


  4. Aprenda cantando. Você pode criar uma música ou procurar uma na Internet. Pegue uma versão recente que contenha itens descobertos recentemente.
    • O ASAPScience lançou recentemente uma música completa.
    • Outra versão famosa é a de Tom Lehrer, que também apresenta esses elementos em ordem.

Método 3 de 3: Teste sua memória



  1. Preencha o quadro principal. Após alguns dias de estudo, baixe uma tabela periódica em branco e preencha as caixas com base em sua memória. Em seguida, corrija seu trabalho comparando-o com uma tabela periódica normal.


  2. Baixe um aplicativo de mesa no seu telefone. Existem vários que ajudarão você a conhecer de cor os elementos, os símbolos e os pesos atômicos. Você pode baixá-lo facilmente em seu smartphone ou tablet. Aqui estão alguns deles.
    • Socratica.
    • Merck PTE.
    • Novaelements.
    • A tabela periódica 2017 pro.


  3. Aprenda o tabuleiro jogando online. Muitos sites oferecem atividades divertidas para completar uma tabela periódica ou combinar itens com seus símbolos. Você pode realizar essas atividades para controlar seu conhecimento e aprimorar-se antes de um exame importante. Aqui estão alguns sites interessantes.
    • O jogo da família do gato.
    • O jogo da memória.
    • A tabela periódica dos elementos.