Como não ser desajeitado na sociedade

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Como não ser desajeitado na sociedade - Conhecimento
Como não ser desajeitado na sociedade - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Ajustando seu estado de espíritoUsando técnicas para relaxar Melhorando suas habilidades sociais12 Referências

Você parecerá desajeitado na sociedade se não parecer "normal" aos olhos dos outros. Esse constrangimento social é gerado por nossos próprios medos e preocupações com o que os outros podem pensar de nós e com nossas expectativas sociais. Evita que você se comunique com os outros por medo de ter ar ridículo ou de ser deixado de lado por seus colegas. Depois que você perceber que todo mundo tem medo de parecer estranho e que existem maneiras de superar situações embaraçosas com graça e confiança, você aproveitará ao máximo suas interações sociais em vez de temê-las.


estágios

Parte 1 Ajustando seu estado de espírito

  1. Perceba que você não está sozinho. Você pode pensar que todos ao seu redor se sentem à vontade em uma situação de comunicação social, mas a maioria das pessoas se preocupa com sua falta de jeito em público. Eles se perguntam se você vai gostar deles, se eles causarão uma boa impressão ou se não parecerão chatos.
    • Você pode pensar que algumas pessoas ao seu redor suam seguros e nunca têm medo de parecer estranhas, mas todo mundo sente um pouco de falta de segurança sobre certos aspectos da interação social. Todo mundo quer ser amado e ter amigos.


  2. Pergunte a si mesmo de onde vêm seus sentimentos de falta de jeito. Para muitas pessoas que se sentem desajeitadas na sociedade, esse sentimento vem de sua ansiedade, medo, falta de segurança e baixa auto-estima. Cada um desses fatores pode ser superado se você quiser aumentar seus limites, um pouco a cada vez, para encontrar maneiras de ter mais confiança em si mesmo. Em cada caso, tente identificar a raiz do problema para poder resolvê-lo diretamente. Ao entender o mais cedo possível o que está causando o problema, você poderá resolvê-lo mais rapidamente.
    • Há muitas razões para se sentir complicado, por exemplo, se você teve uma experiência ruim no passado, se pensa que não é compreendido, se sente uma pressão que o força a interagir nessas situações (por exemplo, pressão do trabalho, dos colegas, dos pais etc.) ou se você se sentir perturbado pelas motivações e ações das pessoas ao seu redor.



  3. Faça esforços para superar sua timidez. A timidez pode realmente restringir suas interações sociais. A timidez pode fazer você se sentir tímido na presença de outras pessoas ou apenas em certos grupos. Você pode evitar interações com medo de se sentir envergonhado. Você pode fazer um esforço para se sentir mais relaxado durante suas interações sociais e sair da sua concha com mais frequência.
    • Se você é tímido, pode querer participar de eventos sociais, mas pode ter medo de se sentir envergonhado ou rejeitado.
    • Consulte como superar a timidez para obter mais informações e perceber que timidez é algo que você pode lidar.


  4. Pare de se preocupar com o que os outros podem pensar de você. Embora isso seja mais fácil dizer do que fazer, uma das principais técnicas para evitar a falta de jeito social é parar de pensar em como os outros o vêem. A maioria das pessoas se preocupa com o que os outros pensam sobre isso, e você deve se lembrar disso quando começar a se preocupar com o que os outros pensam sobre você. Se você estiver muito ocupado se preocupando com o que a pessoa de quem você está falando está pensando em você, não poderá relaxar e desfrutar da sua interação social. Depois de perder essa preocupação, você achará mais fácil ser você mesmo e conversar com calma e naturalidade.
    • Lembre-se das opiniões que realmente importam. Pode ter havido alguém que não gostou de você, mas você a verá novamente? Seus verdadeiros amigos continuarão sendo seus amigos, mesmo que você faça gafes de vez em quando.



  5. Saiba se você está sofrendo de ansiedade social. A ansiedade social é um distúrbio que impede uma pessoa de funcionar normalmente na vida cotidiana, incluindo escola, trabalho ou eventos sociais. Uma pessoa que sofre de ansiedade social tende a ficar próxima da família e de amigos de confiança e a evitar relações públicas. A ansiedade social se origina no medo constante da pessoa que sofre de ser observada pelos outros, a fim de poder humilhá-lo melhor ou colocá-lo em constrangimento.
    • Para mais informações sobre ansiedade social e seus tratamentos, veja como superar a ansiedade social.


  6. Saiba como reconhecer seus medos. Esteja ciente dos momentos em que você se sente desconfortável. Ao tornar-se mais consciente das sensações corporais que ocorrem quando você se sente constrangido ou ansioso, você pode conscientemente reconhecer que sua adrenalina está controlando o que você sente e o que faz você querer fugir ou se esconder.
    • Esteja ciente das sensações corporais, por exemplo, se estiver com calor, suado, agitado, desconfortável ou se sentir muito ao mesmo tempo. Observe o que pensa e pergunte a si mesmo se seus pensamentos são críticos demais para o seu desempenho social. Você também deve observar suas emoções, sentir-se desesperado ou ineficaz. Aceite essas sensações para aprender a identificá-las.

Parte 2 Use técnicas para relaxar



  1. Use a sugestão automática. A sugestão de auto-ajuda pode ajudá-lo a parar de se concentrar no que os outros pensam de você para acalmá-lo, para que outros possam se sentir calmos. Aqui estão várias frases que podem ajudá-lo a superar os momentos de ansiedade social.
    • "Eu vou ficar bem. Minhas emoções nem sempre são racionais, é por isso que posso relaxar e me acalmar. "
    • "Presto muita atenção às emoções negativas que sinto."
    • "As pessoas são legais e eu me divirto muito com elas".
    • "Estou aqui para mamuse".


  2. Aprenda a relaxar. Esse aprendizado deve começar em casa, onde você se sentir mais confortável. Ao relaxar antes de entrar em uma situação social, você se abrirá melhor, será mais honesto com os outros e abaixará a guarda um pouco mais. Se você não se sentir tenso, é muito mais provável que você aproveite as situações sociais em vez de temê-las. Além disso, esse relaxamento ajudará você a acalmar a ansiedade que possa sentir.
    • Pratique respirar profundamente para superar a ansiedade.
    • Confira artigos na Internet que discutem o tópico da meditação consciente ou veja como meditar para obter mais idéias.


  3. Relativize as coisas. Sempre existem coisas desagradáveis ​​e realmente embaraçosas na vida. Tente relativizar e ver o lado positivo desses momentos problemáticos. Isso não apenas ajudará você a ter uma melhor perspectiva desses eventos, mas o humor também ajudará a quebrar a tensão, permitindo que as pessoas riam com você e não às suas custas. Uma das melhores coisas que você pode fazer para evitar ser desajeitado na sociedade é parar de se levar a sério demais. Isso aliviará parte da pressão que você sente e o ajudará a relaxar.
    • Muitas vezes, você não terá controle sobre situações embaraçosas, por exemplo, durante um longo silêncio durante uma conversa, um peido elegante e barulhento no momento em que menos espera e um vinco no tapete que faz você cair enquanto está subir no palco para receber uma recompensa. Escolha em vez de rir.


  4. Concentre-se nas coisas positivas. Embora momentos de constrangimento social tendam a fazer você prestar atenção a coisas que não estão indo bem, é útil se concentrar conscientemente nas coisas positivas. Quais são as coisas positivas acontecendo ao seu redor? Ao encontrar várias coisas positivas, você entenderá que seu momento de falta de jeito está perdido em um oceano de coisas positivas.
    • Cuidado para não exagerar o impacto de um único momento negativo e aplicar essa técnica à impressão geral de suas interações sociais. Concentre-se o máximo que puder em todas as interações sociais que você apreciou e correu bem.


  5. Aumente sua confiança em si mesmo. Mesmo se você não se sentir confiante, pode fingir até que se torne natural ou se lembrar de se ver o mais amigável possível. É certo que é difícil se sentir seguro em situações que o assustam, o deixam ansioso, o fazem entrar em pânico ou o desejo de fugir e se esconder.
    • Comece perguntando a si mesmo qual é a pior coisa que pode acontecer e faça pelo menos uma coisa que o coloque em contato com as pessoas ao seu redor. Há uma boa chance de que a pior coisa que você acha que não vai acontecer!
    • Leia como criar autoconfiança para obter conselhos para melhorar sua autoconfiança.


  6. Seja legal consigo mesmo. A falta de jeito social não é um estado permanente, é um estado temporário. Você "superará" qualquer evento e passará por muito mais momentos positivos mais tarde. Todo mundo comete erros e todo mundo passa por experiências terrivelmente embaraçosas que não podem ser duplicadas. Você está demonstrando gentileza consigo mesma se consegue lembrar daqueles momentos com um sorriso e perceber que eles não o derrubaram, mas que agora se tornaram piadas que você pode contar durante os jantares.

Parte 3 Melhore suas habilidades sociais



  1. Aprenda como escute os outros. Se você não se sentir pronto para entrar na conversa com uma anedota engraçada, há outras maneiras de se conectar com outras pessoas. Por exemplo, você pode se tornar um interlocutor ativo. Isso permite que você se alivie da pressão das interações sociais, porque não se sente mais obrigado a se preocupar em parecer inteligente ou interessante, basta ouvir com atenção e fazer perguntas. Lembre-se de que as pessoas gostam de falar sobre si mesmas, especialmente se a outra pessoa é realmente apaixonada pelo assunto.
    • Quando você estiver ouvindo ativamente, mostre à outra pessoa que você está envolvido na conversa parafraseando o que ele diz e repetindo. Por exemplo, você pode dizer: "Parece que você está insinuando que ..."
    • Faça perguntas relacionadas ao que ele acabou de dizer. Essas perguntas não devem ser inapropriadas ou muito pessoais, mas continuam a fazer perguntas a essa pessoa ou a sua opinião.
    • Mostre aos outros que você está ouvindo, assentindo, olhando nos olhos e emitindo sons ou dizendo palavras que mostram que você está ouvindo (por exemplo, "han-han" ou "é claro").


  2. Use linguagem corporal social. Não enlouqueça, convide outras pessoas para mostrar que você é aberto e acolhedor. O corpo facilita a comunicação. Ao cruzar os braços e as pernas, você deseja não se interessar por interações sociais. Se você evitar o contato visual com outras pessoas, também não desejará se interessar pelo que elas dizem. Tenha cuidado para não fechar o corpo, não se agachar ou inclinar a cabeça para baixo. Tente olhar nos olhos um do outro e manter uma postura aberta.


  3. Fale sobre coisas e outras. Conversas sobre banalidades podem ajudar as pessoas a se lembrarem e podem ajudar você a iniciar a conversa com pessoas que você acabou de conhecer.
    • Pergunte aos outros como eles estão e como está indo o dia deles.
    • Encontre pontos em comum. Encontre maneiras casuais de perguntar aos outros sobre seu time favorito, programa de TV favorito ou quais animais de estimação eles têm em casa.
    • Use seu ambiente para ajudá-lo. Se você encontrar essa pessoa em um café, pergunte se ela experimentou os doces. Se você estiver fora e o tempo estiver bom, pergunte a essa pessoa se ela vai gostar do clima para fazer algo de que gosta.


  4. Seja legal. Supondo que alguém queira interagir com você, você se permite ser mais aberto e agradável com os outros. No entanto, mesmo que seja verdade que algumas pessoas sempre respondem de maneira fria às pessoas mais amigáveis, essa não é uma razão para você escapar ou se sentir culpado. Afinal, você não é responsável pelo comportamento dos outros. Eles podem ter um passado difícil ou ter um dia ruim. De qualquer forma, isso não indica que tipo de pessoa você é. Ao ser gentil com os outros, você os deixará à vontade, encontrará maneiras de quebrar o gelo e dará a eles a liberdade de se abrir para você e de se sentir menos vulnerável em sua presença.


  5. Conte uma piada. Ao contar uma piada em um momento inoportuno, você pode se desacreditar totalmente e parecerá estranho. No entanto, contando uma piada na hora certa, no tom certo, você pode superar classicamente os momentos mais tensos.
    • Tome a temperatura da situação. Se a situação se tornar um pouco pesada demais, você pode aliviá-la contando uma piada adequada. Se outros estiverem discutindo coisas realmente sérias, como a morte de seus avós, você deve evitar contar piadas até que o tom da conversa seja mais claro.


  6. Faça elogios. Quando você deseja fazer elogios, o mais importante é garantir que eles sejam sinceros e fazê-los no momento certo. Se você não é sincero, não faça elogios. Se você é iniciante na arte de fazer elogios, veja como os outros estão fazendo e imitando-os. Você pode elogiar as jóias, as roupas ou o novo penteado de alguém antes de fazer mais elogios pessoais ao conhecê-los.
    • Faça um elogio sobre um aspecto da personalidade dele, por exemplo, dizendo a um de seus amigos que ele tem um excelente senso de humor ou sabe conversar com outras pessoas. Essa pessoa se sentirá mais especial do que se você elogiasse sua aparência física.
    • Se você elogiar o físico dele, certifique-se de que não crie um mal-entendido. Se você elogiar a aparência de uma mulher, faça-o com o rosto ou o cabelo e evite elogios ao corpo, porque o elogio pode parecer muito mais ousado do que você queria .


  7. Saiba que há coisas a evitar. Mesmo que toda situação social seja diferente, há muitas coisas que você deve evitar ao se socializar. Existem alguns comentários e gestos que tendem a fazer você parecer uma pessoa desajeitada e que você deve evitar se quiser se sentir confortável com os outros. Aqui estão algumas coisas que você precisa prestar atenção.
    • Evite dizer que você é desajeitado. Você pode adivinhar o que vai acontecer.
    • Evite fazer perguntas pessoais demais se você não as conhece bem, por exemplo, se estiverem em contato ou se ganharam peso.
    • Mesmo que não seja necessário ficar a vários metros de distância, dê espaço suficiente para os outros.


  8. Melhore o seu rótulo. Se você não conhece as normas sociais do grupo com o qual está passando tempo, faça um esforço para aprendê-las. Você parecerá socialmente estranho se não conhecer essas regras. Essa é uma dica mais importante se você estiver viajando para uma região diferente do seu país ou para um país completamente diferente. Seja educado e não esqueça de dizer "por favor" e "obrigado".


  9. Sair. Ao ficar em casa, atrás da tela do computador, escondido atrás da mesa ou recusando os convites de seus colegas, você não poderá evitar momentos de constrangimento social. Se você passa a maior parte do tempo em casa ou na frente do computador por medo de interagir com outras pessoas, nunca poderá melhorar suas habilidades sociais.
    • Esteja ciente de que algumas pessoas são esnobes ou com frio. Eles não representam a maioria e não constituem um motivo para se esconder. Você deve aprender a se desapegar dessas pessoas com dignidade, por exemplo, acenando com a cabeça rapidamente ou dizendo que ficou encantado em conhecê-las antes de se afastar delas.
    • Aprenda a terminar uma conversa. Para muitas pessoas, o sentimento de constrangimento costuma surgir quando é preciso encerrar uma conversa que não vai a lugar nenhum ou que é extremamente entediante, porque eles têm medo de se levantar ou ser insensíveis.
conselho



  • Muitas pessoas exageram seu senso de constrangimento social. O maladroitness social é mais prevalente entre adolescentes e adultos jovens. À medida que as pessoas envelhecem, tendem a encontrar uma maneira de superar a falta de jeito que uma vez ocupou grande parte de suas vidas.
avisos
  • Evite se gabar de tentar conectar ou impressionar outras pessoas. Se você perceber que está se gabando de suas façanhas ou coisas que possui, pare e peça desculpas ou faça uma pergunta a outra.
  • Não se preocupe e, principalmente, não analise muito a situação. Quanto mais você simplificar suas interações sociais e melhor se sentirá.