Como parar a gagueira

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como diminuir a gagueira - Dicas práticas!
Vídeo: Como diminuir a gagueira - Dicas práticas!

Contente

Neste artigo: Tratamentos caseiros O que os pais devem e não devem fazerVeja um especialista em gagueira

Não há cura milagrosa para a gagueira. Dispositivos eletrônicos, terapia e até remédios não podem curá-lo em uma noite. No entanto, as pessoas que gaguejam podem combater seu problema sozinhas ou fazer progressos significativos em direção ao bom discurso, consultando um especialista em gagueira. Se você pensa seriamente em acabar com seus problemas de gagueira e deseja começar sua nova vida, leia as dicas e técnicas a seguir.


estágios

Método 1 de 3: Tratamentos em casa



  1. Relaxe mentalmente. Diga a si mesmo que tudo ficará bem. Quando você está preocupado com a gagueira, há uma chance maior de que isso aconteça. Relaxe fisicamente e mentalmente.
    • Relaxe seu corpo.
      • Libere a tensão nas costas, no pescoço, nos braços. Solte seus ombros, deixe-os cair naturalmente.
      • Faça um zumbido com os lábios por alguns segundos antes de começar a falar. Às vezes, os cantores fazem isso para aquecer.
      • Libere qualquer tensão que tenha acumulado nas pernas e nos braços. Gire seu torso.
    • Relaxe sua mente.
      • Diga a si mesmo: "Eu sou mais forte que essa gagueira; essa gagueira não é mais forte que eu! "
      • Diga a si mesmo que não é uma questão de vida ou morte. A gagueira é um problema irritante, mas provavelmente não é um problema tão importante para os outros quanto para você. Deixe esse pensamento relaxar você.
      • Concentre sua atenção. Gentilmente, deixe sua atenção fluir para as extremidades do seu corpo, respirando calmamente. Você pode fazer isso como uma meditação.



  2. Fique em frente ao espelho e imagine que a pessoa que você vê no gelo é outra pessoa. Comece falando sobre qualquer coisa, como foi o seu dia, como você se sente, o que planeja comer na próxima refeição e observe sua gagueira desaparecer.
    • Obviamente, falar com um espelho não é o mesmo que falar com outra pessoa, mas este exercício deve aumentar sua autoconfiança. Enquanto você se prepara para conversar com outra pessoa, lembre-se de como falou bem na frente do seu espelho.
    • Tente discutir diariamente com seu reflexo no espelho por 30 minutos. No começo, isso pode parecer estranho, mas o exercício é ouvir sua voz sem gaguejar. Isso lhe dará muita confiança.


  3. Leia alguns livros em voz alta. Isso lhe trará carisma. No início, será difícil, mas ensinará como respirar (um dos maiores problemas que os gagos enfrentam é que eles respiram na hora errada quando falam ou lêem) e permitem praticar a gagueira.



  4. Visualize as palavras que você dirá antes de pronunciá-las. É difícil de fazer, mas realmente ajuda. Se você pode imaginar palavras, será mais difícil transformá-las em gagueira quando as pronunciar. Se você não pode imaginá-los, não poderá se apropriar deles. Tenha uma imagem clara do que você quer dizer.
    • Se você bloquear uma palavra específica, tente usar outra palavra próxima, um sinônimo. Este sinônimo pode ser mais fácil de pronunciar.
    • Tente descascar a palavra em que você tropeça. Você pode pronunciá-lo muito lentamente, quase letra após letra, mas pelo menos terá a satisfação de saber que conseguiu dizer.
    • Não tenha medo de fazer uma pausa para visualizar ou soletrar as letras da palavra. Estamos condicionados a ter medo dos silêncios, você deve treiná-lo para pensar que os silêncios são oportunidades para chegar aos seus fins.


  5. Ao gaguejar, tente quebrar a tensão entre cada grupo de palavras. Trabalhe na sua gagueira, emitindo sons profundos e guturais entre cada grupo de palavras. Por exemplo: "O mesmo que GRRRRR aqui estou". Tente parar dizendo algo como "Blahhh" antes de continuar.


  6. Coloque-se no estado de espírito certo. Antes de falar, seja otimista. Muitas vezes, o medo da gagueira é ele próprio a causa da gagueira. Em vez de ficar com medo e esperar que isso aconteça, tente visualizar o sucesso. Isso irá ajudá-lo a eliminar qualquer nervosismo.


  7. Tente exercícios respiratórios para facilitar sua fala. Os gagos geralmente têm problemas para respirar quando gaguejam. Fazer exercícios respiratórios pode ajudá-lo a retomar seu discurso. Tente isso para melhorar seu discurso.
    • Respire fundo antes de começar a falar. Imagine que você vai mergulhar na água e fingir que precisa respirar fundo antes de mergulhar. Pode ajudar a sua respiração e ajudá-lo a regulá-la. Se você se encontrar na frente de várias pessoas e esse exercício fizer você se sentir desconfortável, tente respirar profundamente pelo nariz.
    • Lembre-se de respirar quando falar e se começar a gaguejar. Os gagos se esquecem de respirar depois de gaguejarem. Faça uma pausa, reserve um tempo para recuperar o fôlego e tente pronunciar a palavra ou frase novamente.
    • Não tente bater recordes de velocidade. Há muitas pessoas que falam muito rapidamente, mas o objetivo não é imitá-las. Seu objetivo é ser o máximo que você puder se expressar e ser compreendido. Aprenda a falar em um ritmo moderado. Não há urgência, competição ou debate a ganhar.


  8. Tente adicionar um ritmo às suas palavras. Ficou provado que, quando as pessoas cantam, elas geralmente não gaguejam, por várias razões: as sílabas das palavras que cantam são alongadas e a voz que ouvem é mais suave e fácil de sair do que quando falam normalmente. Se você puder colocar um pouco de ritmo em seu discurso (dê a ele uma qualidade de falar em público, como Martin Luther King, Jr.), poderá descobrir que sua gagueira diminuiu ou desapareceu completamente.


  9. Nunca olhe para ninguém ao fazer um discurso. Seu olhar deve estar sobre a cabeça das pessoas, fixe um ponto no fundo da sala. Dessa forma, você pode não ficar muito nervoso e não gaguejar.
    • Se você estiver conversando diretamente com outra pessoa, tente assistir regularmente. Você não precisa analisá-lo o tempo todo, mas analisá-lo regularmente o deixará confortável, o que fará você se sentir melhor.


  10. Não preste atenção aos detalhes. Você deve entender que inevitavelmente cometerá erros, mas não são esses erros que definem quem você é. É assim que você se recupera desses erros, é a sua perseverança. Você provavelmente perderá algumas batalhas, mas seu objetivo é vencer a guerra.


  11. Não desista. Se você fizer observações desagradáveis, não deixe que isso o afete.

Método 2 O que os pais devem ou não fazer



  1. Tente não preocupar uma criança com a gagueira. Os pais que se preocupam demais com a gagueira do filho podem ficar alienados e se tornar mais complexos com a gagueira. Isso prejudicará o progresso da criança mais do que ajudar.


  2. Tente não voluntariamente colocar a criança em situações sociais estressantes. Colocar uma criança em situação de estresse para ensiná-la a se sentir mais confortável produzirá o efeito oposto.


  3. Ouça pacientemente a criança sem interrompê-la. Quando uma criança gagueja, deixe-a terminar a frase sem interrompê-la e terminar com a palavra em seu lugar. Seja amoroso e tolerante ao gaguejar.


  4. Converse com ele sobre a gagueira se ele iniciar essa conversa. Se seu filho quiser falar sobre isso, reserve um tempo para discutir o que ele ou ela está passando e discutir opções para combater a gagueira. Deixe que ele saiba que você entende a frustração dele.


  5. Se seu filho vê um terapeuta, converse com ele para determinar quando corrigir e quando não intervir. Ouça cada uma das dicas dele.

Método 3 Consulte um especialista em gagueira



  1. Consulte um fonoaudiólogo especializado em gagueira. A maioria dos gagos perde rapidamente a gagueira, principalmente se for jovem.No entanto, é recomendável consultar um especialista em alguns casos, especialmente se a gagueira estiver deprimida ou a gagueira for um obstáculo significativo em sua vida.


  2. A terapia pode ser benéfica em alguns casos. Há situações em que a terapia pode ser benéfica e outras em que não. A terapia pode ajudar uma criança se:
    • a gagueira em si tem menos de 6 meses
    • a interrupção da fala dura mais de alguns segundos
    • a gagueira está presente em outros membros da família
    • a criança está emocionalmente exausta, envergonhada ou deprimida por sua gagueira


  3. Você deve entender como um especialista pode ajudá-lo. Os especialistas geralmente fazem seus pacientes passarem por uma série de exercícios vocais para diminuir o impacto gaguejando sobre comunicação, eles realmente não vão curar a gagueira em si. Os pacientes devem aplicar essas técnicas às situações cotidianas.
    • Os terapeutas podem pedir aos pais, professores e às vezes até amigos para conversar com eles sobre sua técnica e ajudá-los a entender o que o paciente está tentando realizar. Eles fazem isso para que seus pacientes recebam ajuda e compreensão suficientes das pessoas ao seu redor quando estão fora das sessões de terapia.


  4. Você deve saber que um especialista pode recomendar participar de um grupo de suporte. Centenas de grupos de apoio a gagos existem em todo o mundo. Após a consulta com um paciente, é possível que o terapeuta considere benéfico tentar participar de um grupo de apoio, durante o qual a gagueira pode ser mais capaz de encontrar uma oportunidade de se relacionar com um ambiente externo. qual ele se submete à terapia.