Como limpar cogumelos

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como limpar cogumelos shiitake e shimeji
Vídeo: Como limpar cogumelos shiitake e shimeji

Contente

Neste artigo: Enxaguar os cogumelosCogumelos secos ou esfregadosCogumelos por imersão a seco Sumário do artigo12 Referências

O cogumelo é um alimento muito versátil que pode ser cozido em todos os tipos de pratos. Seu sabor especial levemente amadeirado o torna um ingrediente ideal para molhos, sopas e acompanhamentos, enquanto sua consistência firme também permite que seja cozido com carne e outros pratos mais consistentes. Como os cogumelos crescem no solo e geralmente não são descascados antes do cozimento, eles devem ser cuidadosamente limpos para remover o solo, o mofo e as bactérias de sua superfície. Existem muitas maneiras de limpá-los antes de cozinhar. Eles são rápidos e, em geral, é apenas necessário enxaguar ou esfregar levemente os cogumelos.


estágios

Método 1 de 3: Lave os cogumelos

  1. Prepare os cogumelos. Prepare-os de acordo com o prato que você deseja cozinhar. Corte-os ao meio ou quatro ou remova os pés. Se você planeja usá-los no prato, reserve. Espere até limpar os chapéus antes de cortá-los em pedaços menores ou fatias.
    • Cortar os cogumelos ao meio ou quatro aumenta a área exposta, o que significa que você limpará uma porção maior enxaguando-os.


  2. Coloque os chapéus em uma peneira. Coloque-os em uma peneira grande, distribuindo-os em uma única camada para expor o máximo de sua superfície à água. Uma rápida lavagem com água da torneira é suficiente para limpar a maioria dos pequenos cogumelos de pele lisa, como os cogumelos de Paris ou o rosé do prado.



  3. Lave os cogumelos. Abra a torneira e lave as tampas com água fria ou em temperatura ambiente usando pressão média. Lave-os bem sacudindo o escorredor ou girando os cogumelos manualmente de vez em quando para garantir que todos estejam bem lavados.
    • Este método é suficiente para limpar rapidamente a maioria das variedades frescas. Não é adequado para cogumelos secos.
    • Alguns cozinheiros não recomendam o enxágüe de fungos porque acham que isso dilui seu sabor sutil natural, mas pesquisas recentes mostraram que o enxágue dificilmente aumenta o conteúdo de água.


  4. Corte as partes muito sujas. Agite o escorredor para remover o excesso de água e coloque as tampas dos cogumelos em uma superfície plana coberta com toalhas de papel. Use uma faca afiada para remover áreas onde ainda há solo ou mofo preso ou incrustado.
    • Como eles contêm muita água e crescem em ambientes úmidos, é normal que alguns cogumelos tenham algum mofo. No entanto, se forem muito mofados, viscosos ou secos e enrugados, provavelmente começarão a estragar e é aconselhável jogá-los fora.



  5. Seque os cogumelos. Depois de enxaguá-los bem e estar limpo, pressione suavemente a superfície com papel absorvente para absorver a água restante. Organize os chapéus em uma camada, em vez de empilhá-los para secar mais rápido. Depois de seco, você pode cortá-los e cozinhá-los.
    • Cuidado para não esmagar ou danificar os cogumelos secando-os.

Método 2 Limpe ou esfregue os cogumelos



  1. Umedeça as toalhas de papel. Coloque água morna em uma folha de papel absorvente. Aperte-o para remover o excesso de água e dobre-o ou dobre-o para obter uma parte que você possa segurar para limpar os cogumelos.
    • Água morna ajudará a terra colada a sair.


  2. Esfregue os cogumelos. Esfregue cuidadosamente os pés e os chapéus (incluindo a parte de baixo) com toalhas de papel úmidas para remover o solo. Enfatize particularmente as partes em que a terra é muito espessa ou que parece muito marrom. Quando a folha estiver muito suja, umedeça outra. Este método é muito útil para limpar grandes variedades que podem ser difíceis de enxaguar adequadamente em uma peneira.
    • Essa técnica é recomendada para limpar grandes variedades de pele lisa, como boletos e portobellos, pois isso não envolve esfregar dezenas de cogumelos individuais à mão.
    • Muitos cozinheiros experientes preferem esse método a enxaguar, porque acreditam que ajuda a preservar melhor o sabor dos cogumelos.


  3. Deixe-os secar. Coloque os cogumelos limpos em uma tábua ou toalha de papel para secar. Corte todas as áreas onde houver incrustação de solo ou mofo.


  4. Use um pincel. Use-o para esfregar variedades que não têm pele lisa e lisa. Se eles tiverem uma superfície enrugada ou ondulada, use uma escova de dentes ou escova de dentes especial para entrar em rachaduras e áreas de difícil acesso para eliminar toda a sujeira. Molhe os cabelos da ferramenta e esfregue o chapéu e o pé de cada cogumelo, fazendo pequenos movimentos delicados.
    • As escovas para cogumelos têm cerdas macias e foram projetadas para remover a sujeira e outras sujeiras sem danificá-las.
    • Se você usar uma escova de dentes, verifique se ela nunca foi usada e se o cabelo é macio o suficiente para esfregar cogumelos quebradiços sem danificá-los.

Método 3 de 3: Mergulhe os cogumelos secos



  1. Reidratar os cogumelos secos. Retire-os de seus recipientes e coloque-os em uma tigela cheia de água morna, vinho, caldo ou óleo. Mergulhe-os completamente quando mergulhá-los no líquido para molhar toda a superfície, pois eles flutuam. A imersão funciona para todas as variedades de pequenas e médias, mas também pode ser necessário esfregar ou esfregar as que são bastante ásperas e suaves antes da imersão, porque sua superfície porosa tende a reter mais solo.
    • Cogumelos secos, como cogumelos shiitake e cogumelos, devem ficar de molho para reidratar antes de serem cozidos em pratos.
    • Em geral, essas variedades têm sabores amadeirados bastante intensos e são perfeitas para dar uma nota terrosa e rica a um prato.


  2. Deixe os cogumelos de molho. Deixe-os de molho no líquido quente por cerca de 20 a 30 minutos. Ao reidratar, eles incham e ficam macios. Observe-os cuidadosamente durante esse período. Eles não devem ficar de molho por muito tempo.
    • Se eles permanecerem no líquido por muito tempo, poderão absorver muito, o que tempera e dilui o sabor.


  3. Secá-las. Remova os cogumelos reidratados do líquido em que foram mergulhados e coloque-os entre duas camadas de papel absorvente para deixá-los secar. Não se apoie nele para tentar perseguir o excesso de líquido, pois eles devem continuar a absorvê-lo lentamente. Corte as peças que ainda estão sujas ou mofadas.
    • Os cogumelos secos devem ser reidratados imediatamente antes de cozinhar. Nunca guarde cogumelos reidratados para uso futuro.


  4. Reserve o líquido. Filtre e reserve. O líquido nos cogumelos embebidos será infundido com seu sabor. Se desejar, você pode usá-lo para temperar ou preparar o prato. Para isso, você deve filtrá-lo para remover todas as partículas que foram retiradas dos cogumelos. Cubra a abertura de um recipiente com papel absorvente, um filtro de café ou uma peça polida e despeje o líquido dentro. O filtro retém a terra e outras partículas e você pode descartá-las.
    • Se você deseja manter o líquido, é melhor usar vinho, caldo ou óleo.
    • Você pode congelar esse líquido para adicionar à louça mais tarde.
conselho



  • Mantenha os cogumelos frescos em um saco de papel ou toalha de papel. Eles permanecerão arejados e menos propensos a amolecer ou secar.
  • Use líquido com sabor de cogumelo para trazer notas amadeiradas ricas a pratos onde cogumelos inteiros estão fora de lugar ou você atende pessoas que não gostam deles.
  • Limpe os cogumelos antes de cozinhar e não com antecedência.
  • Cogumelos comuns à venda em supermercados, como os cogumelos de Paris, têm pés comestíveis.
avisos
  • Se os cogumelos ficarem marrons ou amarelados, é provável que sejam danificados ou parcialmente podres.
  • Se você quiser colher cogumelos, consulte fontes confiáveis ​​para ajudá-lo a distinguir variedades comestíveis daquelas que podem ser tóxicas ou até mortais.
  • Se você serve cogumelos crus ou cozidos, sempre os limpe antes de comer.