Como limpar a pelagem de um gato

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como cuidar da higiene dos gatos, pelos, unhas, olhos/ gato precisa de banho?
Vídeo: Como cuidar da higiene dos gatos, pelos, unhas, olhos/ gato precisa de banho?

Contente

Neste artigo: Remova manchas de excreção Remova o pólen do casaco Remova os produtos petroquímicos do casaco13 Referências

Embora os gatos sejam muito bons em limpar seu próprio pêlo, às vezes é necessário ajudá-los a fazê-lo. Se o seu estiver sujo na parte de trás do corpo com urina ou excrementos que grudam nos cabelos, sujando ao caminhar em uma poça ou esfregar contra uma substância adesiva, você deve intervir para restaurar a limpeza do casaco. Você deve saber como avaliar quando precisa ajudar seu gato a se limpar e saber como fazer esse trabalho para que o pêlo dele recupere toda a sua beleza.


estágios

Método 1 de 3: Remova manchas de excrementos



  1. Veja se há vestígios de fezes no pêlo do seu gato. Verifique sua limpeza ao redor da lanus para ver se há algum excremento seco. Você pode ver pequenas bolas de fezes grudadas no seu casaco, especialmente se você tem cabelos compridos. Você podia ver manchas na parte de trás do corpo dele.
    • Seu gato pode ter diarréia ou problemas digestivos. Nesse caso, ele pode ter problemas para limpar o casaco.


  2. Remova as bolas de fezes que estão presas entre os cabelos. Para isso, escove a área ao redor do lanus. Se algumas peças estiverem penduradas teimosamente, use uma tesoura para cortar o cabelo preso. Tenha cuidado para não ferir a pele do gato com as lâminas da faca para alaúde ao executar esta operação.
    • Evite cortar cabelos quando o pêlo estiver molhado. Você deve esperar que ela seque para poder usar a tesoura efetivamente deslizando as lâminas sob as esferas esféricas.



  3. Identifique os pequenos pontos de excreção. Se as fezes estiverem espalhadas por apenas uma pequena área do cabelo, você poderá limpá-lo diretamente. Para isso, você precisa de uma tigela cheia de água morna, xampu para gatos e um pedaço de tecido limpo. Mergulhe o tecido na água e use-o para esfregar os cabelos sujos. Ensaboar o xampu nessa área e enxaguar bem usando o pedaço de tecido novamente. Molhe-o e torça-o repetidamente até que a água de enxágue saia clara.
    • Você pode facilitar as coisas mergulhando as costas do seu gato na água em uma pia ou bidê (de preferência). Na verdade, é muito mais fácil extrair matéria fecal que fica presa no cabelo do que quando se usa um pedaço de pano embebido em água.


  4. Limpe toda a sujeira. Se o seu gato tiver diarréia ou problemas digestivos, pode haver fezes por toda a parte de trás do corpo. Remova a maior parte do solo enxugando o casaco com papel toalha. Uma vez feito, lave as costas do seu animal de estimação com shampoo para gatos. Massageie suavemente a área a ser limpa, tomando cuidado para não irritar áreas sensíveis. Você pode pedir a alguém para ajudá-lo, segurando o gato enquanto você lava o casaco.
    • Evite usar shampoo para humanos. O pH desses produtos não é adequado para a pele de gatos.
    • Escolha de preferência um shampoo para gatos com lavoine. Isso ajudará a umedecer a pele sensível do seu animal de estimação.



  5. Seque os pêlos do seu gato. Para fazer isso, use uma toalha limpa esfregando-a suavemente no casaco, para a qual absorve a maior parte da umidade. Você deve secá-lo rapidamente se o lavar bem. Se você removeu a maior parte da mancha da pelagem, pode secar usando um secador de cabelo na ventilação suave. Escove o casaco enquanto estiver usando o aparelho para evitar embaraçar.
    • Uma pessoa pode ajudá-lo segurando o gato enquanto você seca o casaco com uma toalha de pano. O animal deve ser mantido firme e gentilmente enquanto é escovado e seco com um secador de cabelo.

Método 2 de 3: Remova o pólen da pelagem



  1. Você deve remover o pólen de uma camada seca. Use um guardanapo para escovar suavemente os pêlos do gato. Tente remover o máximo de pólen possível enquanto a pelagem estiver seca. Para cada passagem da toalha no cabelo, use uma parte limpa para evitar desenrolar involuntariamente o pólen. Esfregue o cabelo suavemente até perceber que o pedaço limpo de guardanapo absorve mais pólen e não aparece mais no casaco.
    • Tente remover o pólen assim que o vir no pêlo do seu gato. Isso reduzirá a chance de seu animal de estimação absorver partículas tóxicas lambendo seus cabelos. Se você não tiver certeza de ter removido todo o pólen, coloque um colar especialmente projetado para evitar lamber.


  2. Certifique-se de ter removido todo o pólen. Use um pano embebido em água para umedecer a pelagem do seu gato. Arraste-o sobre as áreas cobertas com pólen. Se você acha que ele permanece no cabelo, polvilhe com finas partículas de água para enxaguar com qualquer resíduo de pólen. Passe o casaco com uma toalha para secá-lo.
    • Não se preocupe se o seu gato começar a lamber após este tratamento. Você só precisa evitar lamber enquanto houver pólen no casaco dele.


  3. Entre em contato com um veterinário. Se você acha que seu gato lambeu o cabelo antes de conseguir livrar-se do pólen, faça esse trabalho antes de ligar para o veterinário. Você deve levar seu animal de estimação para o armário o mais rápido possível, mas deve reservar um tempo para limpar completamente o pêlo, para que ele não contenha partículas tóxicas.
    • O veterinário deve fazer uma amostra e exames de sangue para verificar se os rins do seu gato não são afetados. Para apoiar sua função renal, o veterinário pode colocar seu animal sob administração intravenosa.


  4. Entenda o perigo para o seu gato de absorver o pólen das flores da família dos lírios. Você deve evitar manter esse tipo de planta no ambiente do gato. Se ele esfregar as flores, ele acabará lambendo para remover o pólen que é depositado em seus cabelos. Esses grãos de pólen são tóxicos para os gatos e podem causar problemas nos rins após o envenenamento. Outras plantas que possuem pólen que pode envenenar um gato incluem:
    • narcisos;
    • tulipas;
    • amarílis;
    • açafrões.

Método 3 Remova os produtos petroquímicos do casaco



  1. Determine se a pelagem do seu gato foi suja por um produto petroquímico. Essas substâncias podem ser tóxicas para o seu animal de estimação. Eles podem causar irritação e inflamação da pele e podem causar uma infecção se as toxinas forem ingeridas. Seu gato pode vomitar, ter diarréia ou sofrer falência de órgãos. Entre os petroquímicos que podem causar danos à saúde do seu gato, existem:
    • alcatrão;
    • terebintina;
    • cera;
    • colas diversas;
    • vernizes;
    • pintura;
    • produtos de limpeza doméstica;
    • de lantigel.


  2. Saiba como impedir que seu gato lamba. Se o petroquímico sujou apenas uma pequena área do pêlo do seu animal de estimação, você pode simplesmente limpá-lo com um produto comum, mas deve fazê-lo o mais rápido possível. Se você precisar de produtos de limpeza especiais e se preocupar com a lambida do seu gato antes de poder usá-los, faça algo para impedir que eles se lambam. Para isso, instale em volta do pescoço um colar elizabetano, projetado com precisão para impedir que o animal lamba qualquer parte do corpo, inclusive as pernas. Se você não tiver essa ferramenta, prenda as pernas do gato enrolando uma toalha em volta do corpo enquanto aguarda os produtos de limpeza adequados para se livrar das manchas petroquímicas.
    • Se você não tiver um colar elizabetano, determine com precisão qual parte do corpo está suja e aja com os meios da borda. Por exemplo, você pode embrulhar o corpo do gato com uma roupa de bebê ou uma meia na qual faz furos para deixar as patas passarem.
    • Se as pernas estiverem sujas, cubra-as com ataduras ou meias de bebê usando fita adesiva para que o gato não possa lambê-las.


  3. Corte os cabelos onde o pêlo está sujo. Você deve fazer isso se o produto petroquímico secar e endurecer. No entanto, você deve ter cuidado para não cortar a pele, o que pode acontecer se a substância fluir entre os cabelos.
    • Se apenas as pontas dos cabelos forem afetadas, passe um pente entre a pele e estas. Isso facilitará o corte sem machucar a pele.


  4. Limpe e amoleça a parte do casaco que está sujo. Se a substância petroquímica não endureceu e está muito perto da pele do gato para você cortar o cabelo, primeiro você deve dar banho no gato para amaciar e expelir a pelagem. Você poderia usar, como mecânica, um dispositivo manual que dissolve gorduras e óleos. Você também pode aplicar na área manchada de girassol ou azeite. Usando um pano limpo e seco, penetre o óleo entre as cerdas presas à substância petroquímica, solte-as uma da outra e remova qualquer sujeira.
    • Repita essas operações quantas vezes forem necessárias até que a maior parte da substância petroquímica tenha sido removida.
    • Ao contrário de outras situações (para seres humanos), evite usar óleos de chá, eucalipto ou limoeiro para limpar manchas petroquímicas, pois são tóxicas para os gatos.


  5. Limpe e enxágüe bem a área contaminada. Assim que você cortar o cabelo ou amaciar a substância petroquímica, limpe o pêlo do seu gato. Umedeça com água morna e aplique xampu para gatos. Esfregue o pêlo suavemente para ensaboar o produto e enxágue abundantemente com água morna. Não deve haver óleo residual ou petroquímico entre os cabelos. Use uma toalha ou um secador de cabelo na corrente fria para secar a pelagem do gato.
    • Não use shampoo para uso humano, pois seu pH não é adequado para um gato e pode irritar sua pele.