Como limpar o bocal de um saxofone

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Saiba como higienizar a boquilha do  seu saxofone
Vídeo: Saiba como higienizar a boquilha do seu saxofone

Contente

Neste artigo: Limpar a águaLimpar a boca principalLimpar a jarra13 Referências

A boca está cheia de partículas e bactérias e tocar um instrumento de palheta como o saxofone pode ser uma bagunça. Sem uma limpeza adequada, o bocal do saxofone pode conter todo tipo de acumulação e até mofo, o que causará doenças. Com um pouco de manutenção, seu saxofone pode emitir um bom som por muitos anos.


estágios

Parte 1 Limpe a lanche



  1. Desmonte o saxofone. Afrouxe a ligadura e remova a água, o bocal e a jarra do instrumento. Você deve limpar regularmente essas peças quando entrarem em contato com a boca. Lanche é uma peça colocada no bocal que produz um som a partir das vibrações e é muito sensível à pressão, calor, mofo e bactérias.


  2. Limpe a agua. O ar quente que você sopra contém saliva, o que cria um ambiente úmido propício ao crescimento de mofo e bactérias e partículas de alimentos que danificam o instrumento.
    • Para manter a pele limpa, limpe-a com um pano limpo e seco ou com um pano especial após cada uso. Isso impedirá o acúmulo de produtos químicos e bactérias.
    • Você pode comprar almofadas e pincéis especiais projetados para limpar o saxofone na Internet ou em lojas de instrumentos musicais.



  3. Limpe profundamente na água. Uma limpeza simples remove apenas a umidade imediata. Portanto, recomenda-se uma limpeza profunda para matar os germes e evitar acúmulos.
    • Pelo menos uma vez por semana, deixe de molho por trinta minutos em uma solução de três rolhas de água morna e duas rolhas de vinagre. Em seguida, lave com água morna para limpar o vinagre.


  4. Escolha um local limpo do lado de fora para secar a água. Qualquer umidade pode reabastecer a bactéria se ela for deixada dentro da caixa do saxofone. Coloque o quadro em uma toalha de papel e, após 15 minutos, troque o papel e vire-o. Quando estiver completamente seco, guarde a peça no porta-palheta dentro da tampa do saxofone.

Parte 2 Limpe a boca principal




  1. Limpe a boca regularmente. Se você usar o instrumento todos os dias, remova o bocal e limpe-o uma vez por mês ou semanalmente. A saliva se acumula nele e cria um grupo de uma substância chamada tártaro que afeta o som e dificulta a remoção da ponta.


  2. Aplique um ácido fraco. Uma substância ácida como vinagre ou água oxigenada (peróxido de hidrogênio) é usada para remover o tártaro mais espesso. No entanto, a exposição a esses ácidos pode acelerar a descoloração, por isso é aconselhável limpar a balança manualmente o máximo possível.
    • Mergulhe duas bolas de algodão em 4 a 6% de vinagre. Deixe o primeiro algodão repousar na abertura da boca. Após 10 minutos, remova-o e esfregue suavemente o tártaro com o outro. Repita isso uma segunda vez em casos mais difíceis.
    • Mergulhe a ponta em água oxigenada por duas horas. O produto químico começará a dissolver a escala sozinho.


  3. Lave o bocal com água e sabão. Evite usar detergentes fortes e água quente, pois podem danificar o instrumento. Um detergente neutro e água morna são suficientes para remover os restos de vinagre e matar a maioria das bactérias. Eles também permitem que você alcance o tártaro.


  4. Elimine o tártaro. Para fazer isso, use uma escova de dentes ou bocal pequeno.
    • Você pode puxar os tampões especiais do frasco pelo bocal com um barbante. Isso eliminará algumas bactérias e saliva, mas é necessária uma limpeza mais profunda.


  5. Mergulhe a boca em um germicida. O Sterisol é um desinfetante pronto para uso em instrumentos, mas também é eficaz lavar o bocal com um enxaguatório bucal por alguns minutos. Esta etapa não é obrigatória, mas é útil para remover as bactérias restantes.


  6. Escolha um local limpo do lado de fora para secar o bocal. Isso evitará qualquer umidade dentro da boca, o que promove o desenvolvimento de bactérias. Quando estiver completamente seco, guarde-o na tampa do saxofone.

Parte 3 Limpe o frasco



  1. Limpe o frasco com um tampão após o uso. Saliva e sedimentos se acumulam no frasco. Insira o carimbo no pavilhão e, em seguida, puxe-o pela jarra usando um barbante.


  2. Elimine o tártaro. Este é o mesmo procedimento que você usou com o bocal. Use água quente, sabão ou detergente neutro, escova de dentes ou escova de garrafa semanalmente para remover o tártaro.
    • Mergulhe o pincel em água com sabão e use-o para remover o tártaro. Lave o resto na pia da cozinha com água morna.


  3. Esterilize o frasco. Mais uma vez, esta opção é opcional porque a água e o sabão tratam as bactérias adequadamente. Com este procedimento, você definitivamente eliminará os odores e bactérias restantes.
    • Despeje o desinfetante (Sterisol) no frasco para que ele cubra o interior. Coloque o pedaço em uma toalha de papel em um local limpo por um minuto para secar. Em seguida, lave com água morna. Caso contrário, seque o frasco à mão ou com uma toalha ou uma almofada antes de guardar.
    • Você também tem a opção de usar vinagre. Depois de remover a balança com uma escova, água e sabão, feche a boca com uma rolha. Cubra todas as aberturas, segure a jarra certa e adicione vinagre quente ou frio. Após trinta minutos, enxágüe com água morna e sabão e seque a sala à mão ou à mão.