Como treinar um cachorro para rastrear

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 7 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Ensinar um Cachorro a Rastrear
Vídeo: Como Ensinar um Cachorro a Rastrear

Contente

Neste artigo: Comece a treinarVestir o cão para rastrear uma faixa

Quando um cachorro rastreia, ele usa o nariz para seguir um certo cheiro. Cães naturalmente sabem como rastrear. De fato, seu cão já deve ter começado a rastrear enquanto ainda era um filhote, porque seus olhos ainda não estavam abertos e ele teve que usar o nariz para encontrar sua mãe para alimentar. Seu trabalho será aguçar seu instinto natural de seguir uma determinada trilha. Vai ser como um jogo para ele, para que você possa se divertir com ele!


estágios

Parte 1 Comece o treinamento



  1. Escolha um lugar para treinar seu cão. Você pode treinar seu cão para rastrear ao ar livre ou dentro de casa. Como os diferentes elementos do clima (por exemplo, vento, temperatura) podem afetar as moléculas de odor, você deve começar a treinar para que os odores não se espalhem em todas as direções.
    • Quer você jogue dentro de casa ou ao ar livre, tente eliminar possíveis distrações, como outros animais, pessoas e barulhos altos.


  2. Escolha um item que o seu cão irá rastrear. Embora existam muitas maneiras de aprimorar os instintos naturais de seu companheiro, a maioria dos cães gosta de rastrear o cheiro de seu brinquedo favorito. Escolha o seu brinquedo favorito e use-o durante as sessões de treinamento.



  3. Brinque com ele para denunciar. Ao brincar com seu cão antes da sessão de treinamento, você poderá aquecê-lo e levá-lo para as aulas. É particularmente interessante esquentá-lo lançando algo a relatar, porque esse jogo é semelhante aos exercícios de rastreamento. Brinque com seu companheiro por dez a quinze minutos antes de iniciar a sessão de treinamento.


  4. Ordene que ele sassoir ou não se mexa. Passe algum tempo ensinando-lhe essas ordens, se ele ainda não as conhece. Ao pedir que ele fique no mesmo lugar, você o ensinará a ser paciente e o quão feio você aprenderá a acompanhar mais facilmente.
    • Prenda a trela no colarinho quando ficar em um só lugar.



  5. Esconda bem o brinquedo dele em evidência. Mesmo que a corda do seu cão esteja provavelmente bem desenvolvida, você deve iniciar o treinamento pedindo que ele encontre um objeto que você escondeu bem em evidência. Enquanto estiver sentado ou esperando em um lugar, segure o brinquedo na frente dele. Deixe-o assistir enquanto você esconde o brinquedo em algum lugar onde ele possa vê-lo.


  6. Peça a ele para encontrá-lo. Pegue a trela e peça para ele pegar o brinquedo. Você pode usar uma ordem comum como "buscar", "pesquisar" ou "relatório".
    • Seu companheiro pode facilmente seguir seu pedido pela primeira vez. Por outro lado, ele pode não entender a princípio o que você quer que ele faça.
    • Se precisar de uma ajudinha, leve-o com a trela até o brinquedo. Quando estiver na boca, corra para voltar à sua posição inicial e incentive-o a segui-lo com o brinquedo na boca.
    • Peça ao cão para largar o brinquedo quando ele chegar ao seu lado na posição inicial. Você pode ter que repetir esse exercício várias vezes, ocultando o brinquedo e pedindo para trazê-lo de volta até que ele seja devolvido a você sem lhe dizer o que fazer.
    • Recompense-o imediatamente, parabenizando-o ou dando-lhe um presente quando ele devolver seu brinquedo.


  7. Esconda-o com menos destaque. Para continuar o treinamento, você deve ocultar o brinquedo do seu cão em um local onde ele não possa vê-lo. Isso permitirá que ele use o nariz e não os olhos para encontrá-lo. Por exemplo, você pode ocultá-lo em outra sala, embaixo de uma mobília ou em uma caixa de papelão.
    • Como você fez antes, ordene que ele se sente ou não se mexa, esconda o brinquedo e peça que ele o traga de volta.
    • Não se esqueça de deixá-lo cheirar o brinquedo antes de escondê-lo.
    • Recompense-o imediatamente depois que ele encontrar o brinquedo e o devolver.


  8. Use o vento. Melhore as habilidades do seu animal de estimação usando o vento. Uma vez que o cão possa encontrar facilmente seu brinquedo usando o nariz, desafie-o adicionando o elemento vento ao seu treinamento. Depois de esconder o brinquedo, fique na direção do vento de frente para o seu cão. Ao colocá-lo na direção do vento, ele trará o cheiro do objeto ao nariz, o que permitirá que ele o encontre com mais facilidade.
    • "Na direção do vento" significa que o vento sopra em seu rosto.
    • Se você ficar na direção oposta ao vento, seu companheiro terá que ultrapassar o brinquedo antes de estar na direção do vento. Provavelmente não será um problema, mas aumentará o tempo necessário para treiná-lo.


  9. Peça a alguém para ajudá-lo a ocultar o objeto. Esta é outra maneira de desafiá-lo durante as sessões de treinamento. Enquanto estiver em silêncio com seu companheiro, peça a alguém que esconda o brinquedo enquanto seu cão está assistindo. Peça para ele buscá-lo quando essa pessoa voltar para você.
    • Provavelmente terá que começar escondendo-o em um local fácil de encontrar, para que seu cão se comporte de modo que outra pessoa oculte o objeto. Essa pessoa pode aumentar a dificuldade, escondendo o brinquedo em um local mais difícil de encontrar e impedindo que seu cão o veja.
    • Certifique-se de não incentivar verbalmente seu companheiro a seguir os movimentos dessa pessoa. Ele prefere vê-lo em vez de olhar para essa outra pessoa.

Parte 2 Treine o cachorro para seguir uma pista



  1. Compre uma linha de rastreamento e um cinto. A linha é usada para as etapas mais avançadas do treinamento. Serve como um meio de comunicação entre você e seu cão enquanto ele rastreia. As linhas de rastreamento geralmente são feitas de corda, couro ou tiras que você anexa à gola ou ao cinto do seu animal de estimação.
    • A corda é forte e barata, mas você pode queimar as mãos se a usar sem usar luvas. O couro traz uma sensação mais natural e você corre um risco menor de queimar as mãos, mas pode relaxar com o tempo.
    • Uma linha feita de tiras será mais forte e durará mais. As tiras ideais devem ter cerca de 1 cm de espessura.
    • As linhas de rastreamento variam em comprimento, mas seis metros devem ser suficientes para treinar seu companheiro.
    • Você pode comprar a linha de rastreamento e o cinto em uma loja de animais.


  2. Prepare a pista. Você precisará de espaço suficiente fora para preparar a pista. Você também precisa de algum material para desenhá-lo: bandeiras, pedaços de comida e dois itens. O primeiro objeto será o objeto que seu animal de estimação deve encontrar e o segundo deve ser o que você der a ele para farejar para ele começar a rastrear.
    • Lideal usaria objetos feitos de tecido (como meias, luvas), porque mantêm os cheiros mais fáceis.
    • Para evitar a contaminação por outros odores, deixe o segundo objeto em um saco plástico até pedir ao seu cão para seguir a trilha.
    • Coloque uma bandeira no início da pista e outra no final, a cerca de três metros de distância. Instale vários pequenos sinalizadores no meio, para que seu acompanhante saiba que ele deve andar em linha reta.
    • Espalhe o comprimento da pista com pedaços de comida. Comece no início da pista, dê pequenos passos e deixe um pedaço a cada passo. As peças devem ser separadas umas das outras por apenas alguns centímetros.
    • Os pedaços de comida devem ser um deleite saboroso que o seu cão adora.
    • Coloque o primeiro objeto no final da faixa.


  3. Volte para o seu cachorro. Depois de concluir a instalação da trilha, retorne ao seu animal sem seguir a trilha. Você pode misturar os cheiros encontrados, o que desorientará o cão. Em vez disso, dê um grande passo para o lado e retorne ao seu companheiro.
    • Anexe a linha de rastreamento ao cinto do seu companheiro quando voltar ao início da trilha.
    • Se você precisar lamber a trilha, comece amarrando a linha no colarinho dele. Você precisa se certificar de que ele associa apenas a linha que você liga ao cinto dele aos exercícios de treinamento.


  4. Ordene que ele rastreie. Depois de anexar a linha de rastreamento ao cinto do seu animal de estimação, retire o segundo objeto da sua sacola plástica e deixe que ele cheire. Depois, dê-lhe uma ordem verbal e deixe-o passar na sua frente quando ele começar a rastrear. Use as mãos para alimentá-lo à medida que ele progride ao longo da pista.
    • Quando ele encontrar o segundo objeto no final da pista, vá até ele e recompense-o imediatamente com parabéns e um presente.
    • Reduza o comprimento da linha de rastreamento à medida que você se aproxima.
    • Solte a linha do cinto e amarre-a de volta ao colarinho enquanto se afasta da pista.


  5. Desafie-o com pistas mais complicadas. Seu cão não deve demorar muito para dominar uma trilha curta e reta. Você pode desafiá-lo, adicionando distância à pista ou dando-lhe curvas. Você também pode aumentar a distância entre os pedaços de comida ao longo da pista.