Como remover cola no chão

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 9 Poderia 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como remover cola no chão - Conhecimento
Como remover cola no chão - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Tente raspar a cola Tente remover a cola com uma stripperReferências

Os pisos em parquet têm muitas vantagens. São de fácil manutenção, resistência e estética, não perderam a beleza, apesar da moda passageira. Então, você decidiu remover esse tapete velho, porque sabe que há um piso bonito abaixo. Ai! você terá que remover a cola que está por baixo sem danificar o chão. Essa é a razão de ser este artigo que explica as diferentes maneiras de remover facilmente, com algumas ferramentas e produtos apropriados, cola no chão.


estágios

Método 1 de 3: Tente raspar a cola



  1. O método a seguir não é adequado para cola contendo laminado. O último produto foi amplamente utilizado entre as décadas de 1950 e 1980 para produzir mástiques e colas muito fortes para pavimentos. Eles foram usados ​​principalmente para colar ladrilhos em pisos aquecidos. Para facilitar e por um preço baixo, essas colas foram desviadas do uso original e foram usadas para colar os tapetes. Eles eram pretos. Então, ao levantar o tapete, você vê um revestimento preto, certamente é uma cola para lamiante. Por causa das fibras extremamente voláteis, está fora de questão arranhar ou lixar esse tipo de cola. É melhor tentar remover com uma stripper (veja abaixo). Lidéal seria convocar uma empresa especializada em remoção de amianto.



  2. Vamos ver os benefícios deste método. Arranhar, pedaço por pedaço, cola pode parecer um trabalho tedioso, mas pouco mais do que quando se usa uma stripper. A principal vantagem é que não há risco de danificar o piso branqueando ou enchendo os poros naturais da madeira. Quando o trabalho estiver concluído, você pode tingir ou encerar o chão com facilidade. No entanto, se você não pretende manter o acabamento existente ou se tiver decidido colocar um tapete novo, é melhor usar o método de stripper, economizando tempo.
    • Nota bene Se você não quiser se preocupar com a limpeza do piso, alugue um aspirador de água de uma empresa de aluguel.


  3. Pegue uma espátula de plástico para limpar a cola. Com um pouco de sorte, a cola vai facilmente. Em algumas áreas, certamente será necessário insistir e apoiar mais. Pegue uma espátula de plástico, não de metal, para evitar arranhar o chão. Se a cola for difícil, em pedaços pequenos, é necessário recorrer ao método do gelo seco ou da stripper.
    • Escolha a espátula o mais larga possível para ir mais rápido.



  4. Gelo seco também pode ser usado. Este método é usado se você pretende preservar a urina do seu piso para um tom ou verniz. O gelo deve ser colocado em uma assadeira que você passará sobre as manchas de cola. Assim resfriada, a cola se torna quebradiça (por causa da baixa temperatura) e, portanto, é mais fácil de remover. respeito escrupulosamente as instruções de segurança na embalagem. Entre eles estão:
    • usando luvas para lidar com gelo seco, o frio pode causar queimaduras se estiver em contato direto com a pele,
    • armazenamento e uso em uma área bem ventilada. Em caso de dificuldade respiratória, deixe o local imediatamente. Enquanto aquece, o gelo seco libera dióxido de carbono tóxico.
    • Não armazene seu gelo seco em um recipiente bem fechado, pois o gelo seco pode causar a explosão do gelo.


  5. Livre-se dos resíduos de cola. Colete cuidadosamente os resíduos de cola com um aspirador de pó convencional (ou água, se houver) ou uma vassoura simples. Verifique com sua prefeitura se você é livre, ou não, para colocá-los diretamente no lixo. Cola contendo amianto ou produtos tóxicos devem ser tratados separadamente. Na maioria das vezes, como você não usou uma stripper, pode jogá-las no lixo.


  6. Lixe o parquet recém-limpo (opcional). Se o piso ainda apresentar pequenas irregularidades, você poderá passar uma lixa (grão fino - 200 - ou médio - 80 -) sem pressionar muito para evitar danificar a superfície. Se você planeja refazer o verniz ou corante, é necessário lixar mais, até a madeira nua.
    • Ao lixar a cola, ela tende a se aglomerar no papel, tornando-a inutilizável. Se você esfregar com muita força, o calor amolece a cola e, aí, a tarefa se torna mais problemática porque a cola tende a se espalhar.

Método 2 Tente remover a cola usando uma stripper



  1. Vamos ver as desvantagens deste método. Se a cola adere bem, é necessário recorrer a um decapante químico que o liquefaz. O problema com esse método é que a cola, tornando-se líquida, tende a penetrar nos poros e estrias da madeira. Você obtém áreas escuras que são difíceis de esconder com uma mancha ou verniz. Como em qualquer produto químico agressivo, as luvas devem ser usadas e trabalhar com vapores tóxicos em uma área bem ventilada (possivelmente equipada com ventiladores, se a sala tiver poucas janelas).
    • O uso de uma stripper é tudo menos inofensivo. Pode descolorir ou danificar a madeira, especialmente se estiver vazia. Antes de tratar o piso inteiro, faça um teste em um canto um pouco removido (sob uma peça de mobiliário) para ver o que ele dá.
    • Se você não quiser se preocupar com a limpeza, alugue um vácuo misto (ar e água).


  2. Tente descobrir qual cola foi usada para consertar o tapete. Pode ser uma cola à base de alcatrão (marrom escuro) ou uma cola de neoprene (bastante amarelada). Qualquer que seja o tipo de cola, o princípio é o mesmo, apenas altera a composição química da stripper.


  3. Com adesivos à base de alcatrão, é necessário passar por água mineral. Você pode encontrá-lo facilmente em sua loja de bricolage favorita ou na Internet. Leia as instruções de uso e precauções. Em geral, pode ser aplicado com uma esponja antiga, um pincel, um removedor de maquiagem de algodão ou um pano desse mesmo material.
    • Mesmo com a stripper, ela deve ser estressada, é entediante, principalmente se você deseja preservar a madeira. Você pode tratar uma área e, enquanto ela estiver funcionando, tente remover uma área tratada anteriormente e assim por diante. Se necessário, passe o removedor pela segunda vez, porque é um produto que seca rapidamente.


  4. Para colas de neoprene, use um limpador adequado. Existem muitos, o stripper V33, para não mencionar. Foi especialmente projetado para não danificar a madeira, sendo muito poderoso.Esses decapadores saem em lojas de bricolage (peça conselhos) ou na Internet. Leia as instruções de uso e as precauções a seguir na embalagem do produto. Em geral, o produto é aplicado com um pano macio, algodão, por exemplo, para menos agressivo, ou um pincel para os mais potentes.
    • Se você não quiser um produto específico, vendido no comércio, mostraremos alguns produtos mais comuns.


  5. Em todos os casos, é necessário aguardar o stripper entrar em vigor. O tempo de espera depende do produto e da espessura da cola. Leia na embalagem os horários indicados de acordo com as circunstâncias. A cola é amolecida ou parcialmente liquefeita após alguns minutos, no final de uma hora.


  6. Em seguida, raspe a cola amolecida com uma espátula de plástico um pouco larga. Você perceberá rapidamente se a cola é removida ou não. Não use espátula de metal, você pode arranhar o chão!


  7. Se necessário, repita o tratamento na cola bem incrustada. Depois que a maior parte da cola for removida, molhe um pano de stripper (você está usando luvas, é claro!) E limpe-o sobre a cola restante. Às vezes, nada funciona, exceto raspagem mecânica. Além disso, vá devagar com um cortador ou uma espátula de metal para não danificar a madeira. Cuidado para não se machucar!


  8. Descarte corretamente o produto de limpeza. Hoje, a ecologia exige que muitos decapantes sejam enxaguados com água, embora outros precisem ser neutralizados com produtos especiais (leia os termos de uso e reciclagem). Use um aspirador de pó misto (ar / água) para se livrar dele. Em relação ao esvaziamento do aspirador, consulte a legislação em vigor no seu município. Na maioria das vezes, é proibido esvaziar nos banheiros ou na pia.


  9. Saiba que existem outros decapantes se os anteriores não funcionarem. Se você possui uma cola bem incrustada e não possui um decapante específico, pode usar um dos produtos mencionados abaixo. Como você nunca sabe de antemão o que vai dar, faça um teste em um canto um pouco afastado (embaixo de um móvel). Aqui estão estes produtos:
    • óleo de mesa - é aplicado com um pano macio, o único problema é que é um produto que mancha facilmente a madeira nua ao penetrá-la profundamente
    • o penetrante WD40 - é capaz de dissolver a cola. Deixe trabalhar 15 a 30 minutos. Aplique-o precisamente nas manchas, porque é um produto bastante agressivo.
    • Álcool desnaturado - é um bom limpador, mas devido à descoloração que causa, deve ser usado apenas em pequenos pontos de cola e aplicado com precisão.
    • decapantes - eles são eficazes com mais frequência, mas são agressivos para a madeira. Cuidado!


  10. Se você usou produtos químicos, faça-os desaparecer com cuidado. Você pode ter crianças pequenas ou animais de estimação em casa, e está fora de questão colocá-los em risco por causa desses produtos. Não deve mais haver um único rastro de stripper. Depois de neutralizar e sugar o último, você deve limpar o chão com um pouco de detergente neutro. Se um odor persistir, você pode usar uma solução de água e vinagre de maçã.
    • Água e madeira nua não se misturam bem. Portanto, se o seu piso não for vitrificado ou encerado, ou você for exposto durante a operação, evite usar água.


  11. Deixe o chão secar por 24 horas. Abra as janelas amplamente. No final deste período, seu parquet pode ser utilizado como está ou deve ser finalizado (gesso, verniz, mancha, cera ...)
    • Neste último caso, muitas vezes é necessário tirar uma pequena foto de lixa fina ou muito fina para remover os últimos pequenos resíduos de cola e obter a melhor renderização possível. Aspire bem o pó e aplique o seu tratamento final.