Como fazer um ímã

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como fazer um ímã - Conhecimento
Como fazer um ímã - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Criar um ímã de clipe de papelFazer um eletroímãFazer uma bússola magnéticaReferências

Os ímãs são produzidos expondo metais ferromagnéticos, como ferro ou níquel, a campos magnéticos. Quando esses metais são aquecidos a uma certa temperatura, tornam-se permanentemente magnéticos. Também é possível magnetizá-los temporariamente de acordo com métodos que você pode testar em casa com segurança. Aqui você aprenderá a criar um ímã de clipe de papel, um eletroímã e um ímã para uma bússola.


estágios

Método 1 de 2: Criando um ímã de clipe de papel



  1. Reúna o que você precisa. Um imã temporário básico pode ser feito com um pequeno pedaço de metal (por exemplo, um clipe de papel) e um imã de geladeira. Combine esses dois elementos com um pedaço menor de metal, como um clipe para brinco ou uma pequena unha; estes serão usados ​​para testar as propriedades magnéticas do trombone então magnético.
    • Teste com tamanhos diferentes de trombone, com clipes nus ou laminados.
    • Colete pequenos objetos de tamanhos diferentes e metais diferentes para ver quem será atraído ou não pelo seu trombone.


  2. Esfregue o ímã e o trombone. Mova o último sempre na mesma direção, em vez de voltar. Use o mesmo movimento rápido que você faria para acender um fósforo. Esfregue o trombone no ímã cerca de cinquenta vezes o mais rápido possível.



  3. Teste o clipe de papel contra um pedaço menor de metal. Se este pequeno pedaço de metal segura o trombone, é que você conseguiu magnetizar seu trombone.
    • Se o metal não encaixar no clipe de papel, esfregue-o mais cinquenta vezes e tente novamente.
    • Tente pegar outros clipes de papel e objetos mais pesados ​​para determinar a força do seu ímã.
    • Tempo o tempo durante o qual o trombone permanece magnetizado de acordo com o número de fricções. Experimente também com vários outros objetos de metal, como alfinetes ou pregos, para encontrar o que fará o ímã melhor e mais duradouro.

Método 2 de 2: Criando um eletroímã



  1. Reúna o que você precisa. Um eletroímã pode ser criado passando uma corrente elétrica dentro ou ao redor de uma peça de metal. No nosso caso, não precisamos de um grande campo magnético. Aqui está o que você precisa e quem pode comprar em qualquer loja de ferragens:
    • um grande prego de ferro
    • 1 m de fio de cobre e fino
    • uma pilha redonda média
    • pequenos objetos magnetizáveis, como clipes ou pinos de papel
    • um descascador de fios
    • fita adesiva



  2. Tira as extremidades do fio. Use um descascador de fios para remover alguns centímetros de isolamento em cada extremidade do fio de cobre. As extremidades não isoladas serão enroladas nos pólos da bateria.


  3. Enrole o fio ao redor da unha. Mantenha cerca de 8 cm de fio e comece a torcer o fio firmemente ao redor da unha. Cada turno deve tocar o anterior, mas não deve se sobrepor. Toda a unha deve ser coberta da cabeça às pontas.
    • Você deve enrolar o fio sempre na mesma direção, de cima para baixo da unha. Para criar um campo magnético, a eletricidade deve fluir em uma direção.


  4. Conecte à bateria. Conecte uma extremidade do fio ao terminal positivo da bateria e a outra extremidade ao terminal negativo. Use dois pedaços pequenos de fita para prender o fio nos dois terminais.
    • Não se preocupe com a extremidade do fio que está conectando a qual pólo da bateria. A unha ficará magnética de qualquer maneira, a única diferença é que a polaridade mudará. Todo ímã tem um polo norte e um polo sul. A conversão de fios simplesmente inverte os pólos.
    • Quando a bateria é conectada, os fios esquentam quando a eletricidade começa a fluir. Cuidado para não se queimar!


  5. Teste seu ímã. Coloque a unha perto de um clipe de papel ou outro pequeno pedaço de metal. À medida que a unha é magnetizada, o metal será atraído pela unha. Teste com objetos de diferentes formas e pesos para ver a força do seu ímã.

Método 3 de 3: Fazendo uma bússola magnética



  1. Reúna o que você precisa. Uma bússola indica o norte com uma agulha magnetizada que está salivando no campo magnético da terra. Qualquer metal magnetizável pode ser transformado em uma bússola, como uma agulha de costura ou um alfinete. Além da agulha, aqui está o que você precisa:
    • um ímã. Encontre um ímã, uma unha ou até mesmo um pedaço de pêlo para magnetizar a agulha
    • uma fatia de cortiça. Corte um disco em uma rolha velha, será a base da sua bússola
    • um recipiente com água. Coloque a bússola na água, a agulha magnetizada salgará nos pólos magnéticos da terra


  2. Ame a agulha. Esfregue a agulha em um ímã, unha ou pedaço de pêlo, o que gerará uma corrente elétrica fraca. Esfregue a agulha na mesma direção pelo menos cinquenta vezes.


  3. Coloque a agulha na tampa. Insira-o horizontalmente, de modo que a agulha cruze a cortiça de um lado para o outro. Empurre-o para baixo até que esteja centralizado.
    • Se a agulha for muito grande para passar pela tampa, basta colocá-la na tampa.
    • Se você não tiver cortiça, use outro material leve que flutue na água como um pedaço de papelão.


  4. Flutue seu ímã. Coloque a agulha do ímã na cortiça e coloque o conjunto na água. Você verá a agulha se mover para alinhar na direção norte-sul, na direção dos pólos. Se não se mover, remova a agulha da tampa, esfregue-a 75 vezes com o ímã e tente novamente.