Como fazer geléia de uva

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Como fazer geléia de uva - Conhecimento
Como fazer geléia de uva - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Faça a geléiaColoque a geléia enlatada12

A geléia de uva é fácil de fazer e requer apenas uvas, açúcar e um pouco de pectina. Se você tiver jarros adequados, poderá mantê-lo por um ano sem estragar, o que significa que você pode preparar uma grande quantidade no verão ao colher e comer durante todo o ano.


estágios

Parte 1 Faça a geléia



  1. Escolha uvas. Procure frutas frescas, saborosas e doces. Quanto melhores, melhor será a geléia. Você pode usar uvas brancas ou pretas, com ou sem sementes, mas, em geral, as com pips têm um sabor mais forte e a maioria das geleias é feita com uvas pretas ou vermelhas.
    • Se você não tiver mais nada, pode usar 1 litro de suco de uva.


  2. Lave as uvas. Retire-os do molho e lave-os. Você deve ter cerca de 2 kg.
    • Se você planeja colocar a geléia em lata, comece a preparar os frascos agora.



  3. Coloque as frutas em uma panela. Coloque-os em uma panela grande e adicione 500 ml de água. Se as uvas não estiverem completamente submersas, adicione um pouco mais de água para cobri-las.


  4. Aqueça as uvas. Deixe a mistura ferver e deixe ferver por 10 minutos. Quando a água ferver, coloque uma tampa na panela e deixe ferver por 10 minutos, mexendo bem de vez em quando.


  5. Filtre o suco. Despeje as uvas em um filtro de geléia de estame para remover o suco. Não adicione água. Coloque cerca de 2 copos de passas na bandeja de cada vez e deixe o suco fluir para um recipiente colocado embaixo. A polpa, a pele e as sementes permanecerão no filtro e o suco fluirá para o recipiente. No final deste processo, você deve tomar cerca de 1 l de suco.
    • Polvilhe o suco pressionando a mastigação polvilhada com as mãos limpas ou com a colher. Descarte a polpa prensada regularmente quando o suco começar a fluir muito lentamente. Enxágue o filtro, se necessário.
    • Se você não tiver um filtro de geléia, tente descalcificar as uvas em uma peneira fina forrada com um pedaço de detamina.



  6. Adicione a pectina. Leve a mistura para ferver na panela. Ferva o suco por cerca de um minuto antes de prosseguir.


  7. Adicione o açúcar. Deixe a mistura ferver novamente e deixe ferver por um minuto, mexendo sempre.


  8. Corte o fogo. Assim que o açúcar se dissolver, desligue o fogo e remova a espuma que se formou na superfície. Aja rapidamente, pois a geléia deve esfriar nos frascos, não na panela. Retire a mousse com uma colher e continue.
    • Se desejar, você pode adicionar 2 ou 3 colheres de sopa de suco de limão nesta fase, para que a geléia tenha uma nota ácida.


  9. Despeje o líquido nos frascos. Despeje a mistura quente nos potes quentes. É por isso que você precisa prepará-los no começo. Se a geléia for exposta ao ar de resfriamento, ela pode cristalizar e formar pedaços duros e pouco apetitosos
    • Deixe cerca de 5 mm de espaço vazio na parte superior dos frascos.

Parte 2 Coloque geléia enlatada



  1. Aqueça a água. Dobre uma panela com água suficiente para mergulhar completamente os frascos. Para conservar, é necessário aquecer os frascos cheios de geléia para esterilizá-los e manter seu conteúdo. Ferva a água ao mesmo tempo que a geléia.
    • Este método é útil se você não possui equipamentos de conservas. No entanto, o equipamento especializado é quase sempre mais fácil de usar do que uma panela cheia de água.


  2. Esterilize os frascos. Esterilize frascos e tampas antes de começar a fazer geléia. Dessa forma, você poderá trabalhar com eficiência, em vez de ter que se apressar até o fim quando o gelo estiver quase pronto. Se você não tiver uma máquina de lavar louça com uma configuração para esterilizar os recipientes, lave-os com detergente e água. Aqueça em água fervente por 10 minutos e deixe-os em água quente enquanto espera para usá-los. Coloque as tampas em água morna (mas não fervendo) por 5 a 10 minutos.
    • Se os frascos não estiverem quentes quando você derramar a geléia quente, eles poderão rachar.


  3. Encha os frascos. Despeje a gelatina dentro e feche-a com tampas limpas. Alguns frascos têm um disco plano e um anel que está aparafusado. O disco deve ter uma vedação de borracha contínua que percorre toda a sua borda externa e pode ser usada apenas uma vez. O anel é parafusado sobre o disco para fechar o frasco firmemente.


  4. Coloque os frascos em água fervente. Deixe-os por 5 a 10 minutos. Se você mora a uma altitude superior a 300 m, deixe-os em água fervente por 10 minutos. Tente deixar pelo menos 5 cm de água acima do topo dos frascos para acelerar o processo. Verifique se você possui uma ferramenta para retirar os jarros em chamas da água fervente sem se queimar.
    • Se você mora a uma altitude superior a 600 m, deixe os jarros em água fervente por 15 minutos.


  5. Deixe os frascos esfriarem. Coloque-os em algum lugar fresco (mas não frio como a geladeira!) E deixe-os esfriar por uma noite inteira para que desçam lentamente à temperatura ambiente. Depois de uma ou duas horas, quando você puder tocar nos recipientes sem queimar, solte levemente os anéis nas tampas para evitar que eles enferrujem ou grudem nos frascos.


  6. Verifique as tampas. Pressione o centro de cada tampa para verificar se está bem apertado. Não deve espirrar e levantar quando você pressiona e não deve produzir ruído. Caso isso aconteça, o frasco não está firme e seu conteúdo estraga rapidamente se você não tomar cuidado. A geléia em lata adequadamente deve ser armazenada por um ano.