Como fazer pesquisa

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 27 Abril 2021
Data De Atualização: 5 Poderia 2024
Anonim
COMO FAZER UMA BOA PESQUISA? | Canal do Slow #29
Vídeo: COMO FAZER UMA BOA PESQUISA? | Canal do Slow #29

Contente

Neste artigo: Defina o escopo do projetoEnvieReveja as fontesConsidere as informaçõesCubra os obstáculos7 Referências

Um pesquisador é definido por sua curiosidade, organização e meticulosidade. Se você embarcar em um projeto de pesquisa, a descoberta, avaliação e coleta metódica de dados melhorará os resultados dessa pesquisa. Defina, refine e descreva o projeto, até que você tenha evidências suficientes para escrever um relatório convincente.


estágios

Parte 1 Definir o escopo do projeto



  1. Encontre um bom motivo para este projeto. Esclareça quem se beneficiará. A resposta pode ser baseada em suas necessidades acadêmicas, pessoais ou profissionais, mas deve servir de motivação para realizar um trabalho completo.


  2. Defina o problema ou problema que está sendo solucionado. Você deve resumir a pergunta em termos básicos, períodos de tempo e disciplinas. Escreva todas as sub-perguntas que precisam ser estudadas para responder à pergunta.


  3. Pense na sua tese. Em geral, a tese é uma resposta a um tópico geral ou a uma pergunta. Você deve ter uma idéia de como gostaria de usar sua pesquisa: no entanto, não é necessário conhecê-la completamente antes de iniciar o projeto.



  4. Envie um plano de sua pesquisa se o seu professor, empregador ou grupo exigir. Em geral, é necessário um plano de pesquisa para projetos com duração superior a algumas semanas.
    • As dissertações de final de semestre, projetos de final de semestre e projetos de campo exigirão um plano de pesquisa que defina o problema que você gostaria de resolver por meio de sua pesquisa.
    • Primeiro, defina o problema e depois explique como o problema é relevante e importante para as pessoas que você estará procurando.
    • Inclua os tipos de pesquisa que você gostaria de realizar, incluindo leituras, pesquisas, coleta de estatísticas e trabalho com especialistas.


  5. Defina o campo do seu projeto e os parâmetros. Os seguintes tópicos devem ser definidos antes de você começar:
    • A cronologia da sua pesquisa. Você precisará de uma linha do tempo para concluir com êxito todas as etapas.
    • Uma lista de tópicos que devem ser incluídos no seu relatório final. Se você tem um programa ou missão oficial, ele deve cobrir o campo.
    • As avaliações do programa por professores ou gerentes, para ver o progresso feito ao longo do caminho.
    • O número de fontes necessárias. Em geral, o número de fontes é proporcional à duração da dissertação.
    • O formato da sua lista de pesquisa, citações e bibliografia.

Parte 2 Documentando




  1. Comece na Internet, com mecanismos de pesquisa básicos. Digite os termos básicos da sua pergunta de pesquisa para obter uma rápida visão geral do tópico.
    • Prefira sites identificados por universidades, cientistas, projetos de pesquisa do governo e periódicos.
    • Liste os recursos excepcionais que você gostaria de citar.
    • Use o sinal de mais para pesquisar vários termos usados ​​juntos. Por exemplo, "Natal + presentes".
    • Use o sinal de menos para excluir termos da pesquisa. Por exemplo, "+ Natal - Pai Natal".
    • Colete informações do site, como a data da publicação, a pessoa que postou e a data em que você esteve no site e o URL.


  2. Vá para a biblioteca. Se possível, use a biblioteca da sua universidade ou escola. Se você não tiver uma biblioteca maior por perto, solicite um cartão de biblioteca na sua biblioteca local.
    • Fale com o bibliotecário da seção para descobrir a quais coleções, periódicos e dicionários a biblioteca tem acesso. Por exemplo, o diretório da biblioteca do Centre Pompidou dará acesso a todos os livros publicados sobre um assunto.
    • Faça leituras em segundo plano, como livros de histórias, fotografia e procure definições em um grande dicionário.
    • Use o catálogo do computador para acessar livros que podem ser obtidos em outras bibliotecas.
    • Use a sala de computadores para acessar diários e outros materiais disponíveis apenas na biblioteca. Por exemplo, alguns diários podem estar disponíveis apenas em computadores da biblioteca.
    • Use a sala de mídia para ver que outras fontes, como microfichas, filmes e entrevistas, estão disponíveis na biblioteca.
    • Peça documentos que julgue importantes no balcão ou usando sua conta da biblioteca on-line.


  3. Agende entrevistas com pessoas com experiências pessoais relacionadas ao tópico de sua pesquisa. Entrevistas e pesquisas podem fornecer cotações, direcionar você em uma determinada direção e fornecer estatísticas que apóiam sua pesquisa. Entreviste especialistas, testemunhas e profissionais que realizaram pesquisas relacionadas ao seu assunto no passado.


  4. Organizar pesquisas focadas na observação. Ir a uma excursão em algum lugar para obter informações relevantes pode ajudar a estabelecer o cone histórico do seu projeto de pesquisa. Se você tem permissão para opinar em seu relatório de pesquisa, anote como a pesquisa está avançando e se afastando do seu ponto de vista.


  5. Refine sua pesquisa quando seu projeto seguir uma determinada direção. Ao decidir sobre sua dissertação, divida-a em partes que você possa pesquisar on-line, na biblioteca ou através de entrevistas e observações. Lembre-se de que você provavelmente precisará de pelo menos 6 boas fontes para cerca de 15 páginas do relatório final.

Parte 3 Avaliando as fontes



  1. Pergunte se é uma fonte primária ou secundária. Fontes primárias são evidências, objetos antigos ou documentos de pessoas que tiveram contato direto com a situação. Fontes secundárias são aquelas que processam informações de fontes primárias.
    • Uma fonte secundária pode ser um ponto de vista ou análise de um documento original ou evento histórico. Por exemplo, um arquivo de imigração seria uma fonte primária, enquanto um artigo de jornal sobre os descendentes de uma família seria uma fonte secundária.


  2. Prefira fontes objetivas às subjetivas. Se o narrador de uma história não estiver pessoalmente relacionado ao assunto, é mais provável que ele permaneça objetivo.


  3. Prefere fontes impressas. As fontes da Web geralmente se distinguem por controles menos rigorosos do que artigos publicados em revistas ou livros.


  4. Procure fontes diferentes. Fontes subjetivas com pontos de vista opostos podem ser extremamente importantes porque podem oferecer uma visão mais ampla do problema. Encontre os "pontos quentes" do seu argumento e procure as possíveis maneiras de gerenciá-los.
    • É fácil realizar pesquisas que apóiem ​​sua tese. Tente encontrar recursos que contradigam sua tese, para poder lidar com objeções ao seu projeto.


  5. Avalie se a fonte é relevante e / ou imperfeita antes de usar as pesquisas em seu projeto. Mantenha as fontes separadas, até determinar se deseja que a fonte faça parte de sua pesquisa. Embora úteis no processo de pesquisa, alguns recursos não terão valor suficiente para apoiar a pesquisa publicada.

Parte 4 Gravando as informações



  1. Mantenha um caderno. Anote as perguntas feitas por sua pesquisa, seguidas pelas fontes e respostas que encontrou. Indique por referência o número de páginas, URLs e fontes que respondem a essas perguntas.


  2. Anote todas as es. Faça fotocópias das suas fontes de papel e faça anotações nas fontes de vídeo e áudio. Nas margens, faça anotações sobre os termos que precisam ser definidos, a relevância para o tópico de sua pesquisa e as fontes que se somam uma após a outra.
    • Use um marcador e um lápis nas fotocópias. Você deve fazer isso quando os ler, em vez de precisar voltar mais tarde.
    • As anotações incentivam a leitura ativa.
    • Mantenha uma lista de citações que podem ser usadas no seu relatório.


  3. Mantenha um arquivo para poder manter todas as suas pesquisas em um só lugar. Se possível, crie pastas com base em diferentes tópicos. Você também pode usar um sistema de arquivos eletrônico, como o Evernote, para manter varreduras, sites e anotações juntos.


  4. Desenvolva um plano à medida que avança. Separe os tópicos que você precisa dividir por números. Depois, entregue cartas às partes que você precisa pesquisar e relatar.

Parte 5 Superando obstáculos



  1. Você "não atendem a estudos anteriores. Não baseie sua tese em generalizações feitas em estudos anteriores. Tente não assumir que uma abordagem passada é a única boa abordagem.
    • Deixe sua pesquisa de lado por alguns dias, para que você possa vê-los com novos olhos. Faça uma pausa toda semana, como faria em um emprego.


  2. Fale sobre sua pesquisa com alguém que não sabe nada sobre o assunto. Tente explicar o que você encontrou. Peça à pessoa para fazer as perguntas que vêm à sua mente ao falar sobre o assunto, para vê-lo com um novo olho.


  3. Tente encontrar fontes de diferentes disciplinas. Se você abordou um assunto do ponto de vista antropológico, tente dissertações de sociologia, biologia ou outro campo. Diversifique suas fontes na seção de fontes da sua biblioteca.


  4. Comece a escrever. Comece a preencher seu plano. Enquanto escreve, você decide quais partes precisam de mais pesquisas.