Como cultivar baunilha

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 10 Poderia 2021
Data De Atualização: 3 Poderia 2024
Anonim
ORQUÍDEA BAUNILHA: o jeito certo de PLANTAR e POLINIZAR
Vídeo: ORQUÍDEA BAUNILHA: o jeito certo de PLANTAR e POLINIZAR

Contente

Neste artigo: Criando condições favoráveisPlaneje o corteCuidando da baunilhaPolinizando as floresRolando as vagens de baunilha23 Referências

As vagens de baunilha crescem em orquídeas pertencentes, em especial, às espécies "Vanilla planifolia", "Vanilla tahitensis" e "Vanilla pompona". Essas plantas são geralmente cultivadas no Havaí, México, Madagascar, Tahiti, Indonésia e outros países tropicais. A cultura doméstica de baunilha exige tempo e esforço, mas a experiência vale a pena, mesmo que seja apenas para colher vagens de baunilha perfumadas e deliciosas!


estágios

Parte 1 Crie condições favoráveis



  1. Desenvolver uma estufa. Você precisará fazer isso se não mora em um país tropical. A baunilha cresce apenas em clima quente e úmido. Então, você precisará de luz solar, calor, espaço e umidade para cultivar esta planta. Escolha um local exposto ao sol pela manhã e construa a estrutura por seus próprios meios ou usando um kit. Cubra-o com polietileno ou fibra de vidro estabilizada por ultravioleta; caso contrário, você pode adicionar painéis de vidro.
    • Se você vive em um clima tropical, pode cultivar sua baunilha lá fora. Verifique se a temperatura e a umidade são adequadas para esta colheita.



  2. Mantenha a temperatura acima de 18 ° C. As baunilhas crescem quando a temperatura durante o dia está entre 27 e 29 ° C. À noite, a temperatura deve permanecer entre 18 e 24 ° C. Para baixar a temperatura dentro de uma estufa, você pode ventilar ou abrir os respiradouros. Por outro lado, se você precisar aumentar a temperatura, poderá adicionar lâmpadas de calor ou um sistema de distribuição de ar quente.


  3. Mantenha um nível de umidade de 85%. As árvores de baunilha precisam de muita umidade para crescer adequadamente. Usando um higrômetro, meça a umidade do local de plantio ou na estufa. Se a taxa estiver abaixo de 85%, você precisará adicionar um umidificador. Caso contrário, se a umidade for excessiva, use um desumidificador para manter a taxa em um valor aceitável.

Parte 2 Plante o corte




  1. Compre plantas de baunilha. Seu comprimento deve estar entre 4 e 6 m. Se não houver floristas no seu bairro que os vendam, tente fazer o pedido on-line. Para melhores resultados, escolha uma planta com 6 m ou mais de comprimento. Lembre-se de comprar vários no caso de alguns deles não levarem.
    • Geralmente, as plantas provêm de baunilha cujo comprimento excede 6 m.
    • Não se esqueça de pedir à florista que lhe mostre o topo e o fundo da planta, especialmente se você tiver dúvidas. Saiba que o cume está na direção em que a planta cresce e que as folhas apontam para a parte inferior.


  2. Prepare o solo de envasamento. Despeje em uma panela pequena uma mistura de turfa e casca de abeto. Esses elementos garantirão uma boa drenagem. Caso contrário, você pode usar um solo de envasamento especialmente preparado para orquídeas. Lembre-se de que essas plantas crescem melhor em vasos pequenos, em vez de grandes ou diretamente no solo.
    • Você encontrará esses itens em uma loja de jardinagem ou design de interiores.


  3. Verifique o pH do solo para vasos. A baunilha cresce bem em um solo de envasamento cujo pH é neutroentre 6,6 e 7,5. Para fazer a análise, você pode usar uma sonda de teste ou tiras de teste de papel, disponíveis em uma loja de jardinagem ou online. Se você precisar ajustar o pH, adicione cal para aumentar a alcalinidade ou substâncias orgânicas, como turfa, para aumentar a acidez.


  4. Coloque a planta na panela. Enterre 2 nós ou estípulas (3 cm) no solo para vasos. Aperte o último levemente para estabilizar a planta.


  5. Polvilhe a planta levemente com água destilada. É melhor não derramar muita água para evitar a podridão das raízes. Vá devagar e apenas umedeça o solo. Sempre use água destilada, pois os sais minerais da água da torneira são ruins para as plantas.

Parte 3 Cuidando da baunilha



  1. Coloque a panela em um local ensolarado. É para escolher um local que receba indiretamente a luz do sol por 6 horas por dia. A baunilha secará se exposta diretamente ao sol. Para evitar esse inconveniente, escolha uma área da estufa que não esteja acesa diretamente. O ideal seria ter um ponto sombreado, que recebe luz solar mais de 6 horas por dia.


  2. Instale uma treliça para facilitar o crescimento da planta. As árvores de baunilha são plantas trepadeiras que precisam de uma treliça para crescer. Também é possível colocar seu vaso perto de um guardião ou árvore para permitir que a planta suba. Portanto, você precisará anexar à treliça, guardião ou árvore usando grampos ou alicates.
    • Você pode comprar prendedores ou grampos on-line ou indo a uma loja de jardinagem.


  3. Deixe o solo secar entre as regas. Primeiro, verifique se está seco a uma profundidade de 5 a 10 cm antes de proceder a uma nova rega. Após a operação, o solo deve estar úmido, mas não encharcado. Como alternativa, você pode pulverizar água destilada diariamente na planta com um pulverizador. Polvilhe envasamento solo, caule e folhas levemente.


  4. Aplique semanalmente um pouco de fertilizante líquido. Isso permitirá que a planta cresça, floresça e produza vagens de baunilha. Lembre-se de que você precisará adicionar uma pequena quantidade de fertilizante a cada semana, cerca da metade do valor recomendado pelo fabricante. Durante o período de crescimento ativo da planta, use um fertilizante líquido rico em nitrogênio (30-10-10). Quando o crescimento diminuir, vá a um fertilizante (10-10-10).


  5. Aguarde 2 a 7 anos para a baunilha amadurecer. Durante esse período, algumas das raízes aéreas, que crescem acima do solo, aderem ao suporte e outras atingem o solo. Levará entre 2 e 7 anos para ter uma planta capaz de florescer. Nesse momento, seu comprimento estará entre 6 e 12 m. Não se desespere, porque sua paciência e esforço serão recompensados!
    • Durante esse período, regue sua planta e aplique fertilizante conforme indicado anteriormente.

Parte 4 Polinizando as flores



  1. Polinize a baunilha quando ele tiver flores. A floração dura apenas 6 semanas por ano. Além disso, a vida das flores é de cerca de um dia! Em outras palavras, você precisará observar sua planta para não perder esse tempo, porque ela polinizará as flores a tempo de obter vagens de baunilha.


  2. Empurre a antera para cima e coloque o pólen na borda. Lanthere é a parte superior fértil da alface com flores. Recomenda-se polinizar pela manhã, em torno de 11 horas. Retire a massa de pólen e apoie-a com o polegar direito e o dedo indicador. Use o dedo médio para segurar a antera no lugar e orientar a cápsula que serve como proteção. Coloque o pólen na borda e substitua-o pela mão esquerda enquanto abaixa a proteção. Repita o procedimento para todas as flores.
    • A seiva das raízes e das flores pode irritar a pele. Portanto, é melhor ter cuidado e usar luvas e roupas adequadas replantando ou polinizando a planta.
    • Como essa é uma operação delicada, você pode pedir ajuda a um jardineiro se você é novo no cultivo de baunilha.


  3. Localize as hastes apontando para baixo. Este é um sinal de que a polinização foi bem sucedida. Verifique as condições da planta no dia seguinte à polinização. As flores não devem cair, mas desaparecer e tornar-se marrom escuro. Se o pedicelo se alongar em vez de para cima, a flor foi polinizada. Se não houver alterações, você terá que refazer a operação.

Parte 5 Colheita de vagens de baunilha



  1. Reúna as vagens quando sua base ficar amarela. Eles aparecerão 2 meses após a polinização, mas levam 6 a 9 meses para amadurecer. Enquanto isso, cuide da planta normalmente. Em seguida, escolha cuidadosamente as vagens ainda verdes quando começarem a ficar amarelas.


  2. Escalde-os por 2 a 5 minutos em água a 70 ° C. Aqueça a água em uma panela para atingir essa temperatura. Mergulhe as vagens e deixe-as na água por 2 a 5 minutos. Em seguida, remova-os com cuidado. O objetivo da operação é matar todos os germes e bactérias antes de secar as vagens.


  3. Escorra as vagens. Coloque-os em uma caixa forrada com tecido por 36 a 48 horas. Esta etapa ocorre após o clareamento. Caixas de bambu cheias de lã são as melhores, mas na falta de você pode usar o que tem em mãos. Deixe as vagens "suadas" pelo período indicado antes de removê-las.
    • As vagens se tornarão umidade devido ao calor, o que facilitará a secagem.


  4. Use outro método. Primeiro, seque as vagens ao sol. Em seguida, coloque-os na caixa por 7 a 14 dias. Espalhe as vagens em bandejas e coloque-as diariamente ao sol por 3 horas. Em seguida, embrulhe-os em um cobertor ou pano e guarde-os em uma caixa para permitir que retornem a umidade da noite para o dia. Repita o processo diariamente até obter vagens marrons escuras.


  5. Deixe as vagens ao ar livre por 8 a 20 dias. A umidade do ar deve ser de 70% e a temperatura de 35 ° C. Para livrar as vagens de umidade, elas devem secar completamente ao ar livre. Espalhe-os em bandejas ou pendure-os em uma sala de secagem. Mantenha a temperatura e a umidade da sala nos valores indicados para obter melhores resultados. As vagens estarão secas quando a uréia ficar macia e ressecada, com muitas rugas longitudinais.