Como cultivar espinafre

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como Plantar Espinafre, passo a passo da Germinação até a Colheita
Vídeo: Como Plantar Espinafre, passo a passo da Germinação até a Colheita

Contente

Neste artigo: Escolhendo uma variedade.Preparando a área de plantioPlanejando o espinafreCuidando das plantas12 Referências

O espinafre é uma planta da mesma família que beterraba e acelga que gosta de climas frios e cresce muito rápido. Você pode plantar nos emps ou no outono ou em ambos, se quiser colher duas vezes por ano! São excelentes crus ou cozidos e ricos em ferro, cálcio, antioxidantes e vitaminas essenciais, como vitamina A, B e C. Ao seguir alguns passos simples, você também pode cultivá-lo em casa.


estágios

Parte 1 Escolha uma variedade.

  1. Cultive espinafre em climas temperados. São muito resistentes ao clima frio e preferem áreas com climas frios ou frios. Este vegetal cresce melhor sob temperaturas entre 1 e 23 ° C.


  2. Escolha espinafre com folhas empoladas ou semi-empoladas. As espécies com folhas empoladas (também chamadas de "Espinafres de Sabóia") são caracterizadas por folhas inchadas e enrugadas de um verde escuro. É melhor plantá-las no outono, porque elas ficam particularmente nítidas no tempo frio.


  3. Escolha uma espécie de folhas suaves para uma colheita mais rápida. O espinafre de folhas lisas geralmente cresce na vertical e produz folhas com uma cor mais clara que o espinafre Savoie. Eles crescem rápida e facilmente e é um ingrediente perfeito para uma salada de verão.

Parte 2 Preparando a área de plantio




  1. Escolha uma área ao sol. Mesmo que o espinafre prefira climas temperados e não cresça bem se estiver muito quente, deixe-o ao sol. Eles também crescerão em sombra parcial, mas a colheita pode não ser tão impressionante e as plantas não serão tão produtivas.


  2. Verifique se o solo drena bem a água. O espinafre prefere um habitat moderadamente úmido, mas não cresce em solos regularmente inundados ou que não drenam bem. Se você não encontrar um lugar perfeito no seu jardim, poderá criar uma cama alta ou plantar seu espinafre em uma panela.
    • Se você estiver construindo um gramado elevado, use tábuas de cedro, se possível. Essa madeira é mais resistente ao mofo quando exposta à água.
    • Como o espinafre é uma planta pequena que não tem raízes muito profundas, você não precisa de muito espaço para crescer.



  3. Teste o pH do solo. O espinafre prefere um solo levemente ácido com um pH entre 6,5 e 7,0. Você pode adicionar calcário para ajustar o pH, se necessário.
    • Avalie os níveis de cálcio e magnésio do solo para determinar o tipo de calcário necessário. Se o solo estiver muito baixo em magnésio, adicione calcário dolomítico. Se for rico em magnésio, adicione calcário calcítico.
    • Adicione o calcário dois a três meses antes de plantar o espinafre para dar tempo suficiente para que o solo seja absorvido. Após esse tempo, teste o pH do solo novamente.


  4. Fertilize a terra. O espinafre gosta de solos ricos em matéria orgânica, como estrume, farelo de alfafa, farelo de soja, farelo de algodão, farelo de sangue e outros fertilizantes ricos em nitrogênio. Certifique-se de adicionar um metro cúbico ou dois ao chão para garantir suas propriedades.
    • Certifique-se de remover pedras e torrões duros antes de adicionar fertilizante. Você pode usar um ancinho para ajuntar pedras e outros objetos indesejados.
    • Arrancar ervas daninhas e outras plantas que crescem na área. Eles vão competir com seu espinafre e asfixiar ou transmitir doenças.

Parte 3 Plantando o espinafre



  1. Decida quando quiser. O espinafre é uma planta resistente ao frio e pode ser plantada em muitas datas diferentes.
    • Para uma colheita em estado selvagem: plante-as de quatro a seis semanas antes da última geada dos emps. Essa colheita antecipada pode resultar em folhas e flores mais longas, por isso é melhor colher antes que os dias cheguem às 14 horas de luz para obter melhores resultados. Algumas espécies são mais propensas a crescer do que outras.
    • Colheita no outono: Plante seis a oito semanas antes da primeira geada para uma colheita mais segura.
    • Para o inverno: plante o espinafre no outono para uma pequena colheita no final da temporada, seguida de um período inativo durante o inverno e uma colheita precoce no ano seguinte. Veja abaixo para instruções mais detalhadas.


  2. Plante as sementes com 1 cm de profundidade, espaçadas 5 cm. Se você plantá-las em uma fileira, deixe pelo menos 20 cm entre elas. Isso permite que as sementes amadureçam sem competir entre si. Compre novas sementes todos os anos porque elas não permanecem viáveis ​​por muito tempo.
    • Se você estiver plantando brotos, afaste as plantas com uma distância de 30 a 45 cm. Isso permite que os brotos cresçam e espalhem suas raízes sem competir com as plantas ao redor.
    • Você pode comprar brotos em centros de jardinagem ou prepará-los você mesmo em vasos de turfa. No entanto, é recomendável cultivar espinafre a partir de sementes, se possível, porque os brotos são difíceis de transplantar e você pode danificar as raízes ao fazê-lo.


  3. Cubra as raízes com o solo e pressione suavemente. Não é necessário empacotar o solo acima das sementes; de fato, é melhor que seja mais leve e arejado. Apenas certifique-se de que as sementes não sejam expostas ao ar e estejam completamente cobertas com o solo.


  4. Espalhe a cobertura morta na área de plantio. Cubra o solo com vários centímetros de feno, palha, folhas ou grama para evitar ervas daninhas. Você pode danificar as raízes delicadas do seu espinafre removendo ervas daninhas, de modo que a cobertura morta é uma boa maneira de controlá-las.


  5. Molhe a área com cuidado. Verifique se o spray de água no regador ou jato está ajustado para uma chuva fina. Se o jato de água for muito forte, você desalojará os rebentos ou até os arrancará completamente.


  6. Adapte-se ao clima quente. Se você mora em uma área em que está particularmente quente, considere usar armações frias ou cobertores grossos para manter o chão fresco durante o verão. Se você quiser cultivá-las em um clima quente, certifique-se de plantar sementes e água adicionais duas vezes por dia.

Parte 4 Cuidando das plantas



  1. Espace as plantas. Quando os tiros começarem a apontar para o nariz, arranque alguns deles para impedir que lutem por espaço livre. Eles devem ter espaço suficiente para que as folhas das plantas vizinhas não se toquem ou mal se toquem. Rasgue as plantas várias vezes à medida que crescem para manter esse equilíbrio e manter as folhas tenras para o seu consumo.


  2. Mantenha a área molhada. Você quer que o espinafre cresça em solo úmido o tempo todo, mas não inundado. Dependendo do clima da sua região, você deve regá-las uma ou duas vezes por semana.


  3. Cubra o chão com temperaturas acima de 26 ° C. Mais uma vez, espinafre não gosta de calor. Se as temperaturas começarem a subir, você deve cobrir o chão com um pano para diminuir a temperatura no chão e manter as plantas frescas.


  4. Fertilize o solo somente quando necessário. Se o seu espinafre estiver crescendo lentamente, você poderá adicionar algum fertilizante à base de nitrogênio. Como mencionado acima, o espinafre gosta de solos ricos em matéria orgânica, como estrume, farelo de alfafa, farelo de soja ou farelo de algodão e farelo de sangue. Use o fertilizante seguindo as instruções da embalagem e regue abundantemente.


  5. Colha o espinafre. Assim que as folhas tiverem comprimento suficiente para comê-las (ou seja, entre 8 cm e 10 cm de comprimento e 5 cm a 8 cm de largura), você poderá colhê-las. Em geral, você terá que esperar seis a oito semanas antes de colhê-las.
    • Enquanto isso, colha-os antes que as bolhas apareçam. Uma vez que a folha fique empolada, ela terá um sabor amargo.
    • Colha-os removendo as folhas cuidadosamente. Você pode prendê-los na base do pecíolo com os dedos ou usar tesouras de podar para cortá-los na base do pecíolo.
    • Caso contrário, você também pode colher o espinafre rasgando a planta inteira. Como essa planta não tem raízes firmes, é muito fácil tirá-la do chão.
    • É melhor pegar as folhas ao redor do que rasgar a planta, pois isso permite que as folhas internas cresçam e você obterá mais folhas do que se tivesse rasgado completamente a planta.


  6. Passe o inverno com espinafre. É uma planta resistente a frio que os agricultores costumam usar durante o inverno para obter uma colheita precoce no ano seguinte. Durante o inverno, proteja seu espinafre com um "túnel baixo" feito de uma estrutura simples coberta de PVC, com pontos de ventilação para evitar superaquecimento em dias ensolarados. O espinafre ficará semi-inativo durante os meses mais escuros, exigindo menos água e fertilizante. Uma vez que as horas diurnas mais longas no final do inverno desencadeiem o crescimento, use um fertilizante solúvel em água e cuide de suas plantas como faria normalmente.
    • Algumas espécies são mais resistentes ao frio do que outras. Consulte um catálogo de sementes ou entre em contato com seu fornecedor para obter mais informações.
conselho



  • Saiba que o espinafre encolhe quando você os cozinha.
  • Sempre lave o espinafre antes de comer.
avisos
  • O calor e os longos dias matarão sua colheita. Não tente cultivá-lo no meio do verão.
  • Cuidado com besouros, ácaros e pulgões. Eles vão se alimentar das folhas do seu espinafre.
  • Oídio e ferrugem branca são duas doenças que freqüentemente afetam o espinafre.