Como fazer uma boa confissão na Igreja Católica

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
Como fazer uma boa confissão na Igreja Católica - Conhecimento
Como fazer uma boa confissão na Igreja Católica - Conhecimento

Contente

Este artigo foi escrito com a colaboração de nossos editores e pesquisadores qualificados para garantir a precisão e a integridade do conteúdo.

A equipe de gerenciamento de conteúdo do examina cuidadosamente o trabalho da equipe editorial para garantir que cada item esteja em conformidade com nossos altos padrões de qualidade.

Já faz um tempo desde que você confessou e precisa se atualizar sobre o procedimento a seguir? Não se preocupe, este artigo está aqui para ajudá-lo a preparar e entregar uma boa confissão.


estágios

Método 1 de 3:
Antes da confissão

  1. 3 Deixe a igreja aliviada e à luz do perdão divino. Levante-se com alegria e confiança, pois o Senhor ama você e mostrou sua misericórdia. Dedique a Ele cada minuto da sua vida e mostre a natureza maravilhosa de uma vida no serviço do Senhor.
    • Fique atento (-ve). Não use a confissão como pretexto para desculpar pecados. Alegre-se por ter sido perdoado e viva de acordo com o plano de Deus para você, minimizando a necessidade de confissão.
    publicidade

Ato de contrição



"Meu Deus, lamento muito tê-lo ofendido porque você é infinitamente bom, infinitamente amável e o pecado é desagradável para você. Tomo a firme resolução, com a ajuda de sua santa graça, de não mais ofendê-lo e fazer penitência. Amém. "


conselho

  • O selo da confissão impede que os padres revelem pecados confessados ​​a qualquer pessoa, sob pena de comunicação. Isso significa que ninguém, nem mesmo o Papa, pode pedir que ele repita o que ouviu. Além disso, um padre não pode ser obrigado a revelar pecados durante uma ação judicial.
  • Não tenha medo de confiar tudo. A grande vantagem de confessar a um ser humano é que os padres podem lhe trazer grandes idéias e servir como conselheiros. Eles provavelmente ouviram confissões muito semelhantes às suas e são capazes de indicar maneiras de evitar pecados no futuro.
  • Seja claro, conciso, contrito e abrangente (-ve). Concretamente, isso significa:
    • Claro: Não use eufemismos (palavras que embelezam ações). "Chame um gato de gato" e não dedique muito tempo para declarar as coisas.
    • Conciso: Não procure se esquivar inventando explicações ou desculpas. A confissão é o único julgamento em que o culpado é completamente perdoado!
    • Contrito: Você deve se desculpar pelo que fez. Às vezes não sentimos remorso, não importa no momento em que tentamos. O mero fato de confessar indica que lamentamos, profundamente dentro de nós mesmos. Às vezes, realizar uma penitência extra e tentar compensar os danos causados ​​é uma boa maneira de mostrar a Deus que lamentamos estar ofendidos.
    • Exaustivo: Devemos dizer todos os nossos pecados. Entramos em séria contradição se não revelarmos todos os nossos pecados mortais. Também é bom confessar todos os outros pecados veniais, embora não tenhamos que fazê-lo. Se recebermos a sagrada comunhão com toda a piedade necessária e um coração puro, nossos pecados veniais podem ser perdoados, mas é um hábito muito bom ir regularmente à confissão e mostrar genuíno remorso por todos os pecados dos quais podemos lembrar . É por isso que é bom confessar com frequência: não correr o risco de despejar nada. É um pecado em si mesmo ir à confissão omitindo um pecado mortal e, por isso, devemos voltar a confessar esse pecado, mas também ter chegado à confissão ao calá-lo. Nunca devemos participar da santa comunhão sem confessar pecados mortais. Isso é sacrilégio e ofende profundamente a Deus.
  • Lembre-se do objetivo deste sacramento: O penitente busca perdão para se reconciliar com Deus e Sua Igreja. É verdade que Deus conhece nossos pecados e não há necessidade de lembrá-los deles. Embora este sacramento tenha o efeito de aliviá-lo, é de fato a conseqüência natural de restaurar a comunhão com Deus e Sua Igreja. O pecador, descansando, restaura a graça de seu batismo. Veja o parágrafo 1440 e seguintes do Catecismo da Igreja Católica:
publicidade

avisos

  • Cuide para que seu exame de consciência não o mergulhe em um sentimento permanente de culpa. Trate seus erros com calma e honestidade.
  • Você deve estar verdadeiramente arrependido pelo que fez. Sua confissão não tem valor se você não a fez sinceramente e, nesse caso, sua confissão não faz sentido e você não será perdoado.
  • Sob circunstâncias normais, somente aqueles católicos batizados podem receber o sacramento da reconciliação. No entanto, essa restrição pode ser dispensada em circunstâncias graves (por exemplo, no caso da morte iminente de uma pessoa cristã não católica).
publicidade

Elementos necessários

  • Uma oração copiada em papel
  • Uma sessão de confissão durante o horário normal ou com hora marcada
Obtido em "https://fr.m..com/index.php?title=make-a-good-confession-in-the-Catholic-Church&oldid=108503"