Como inflar um balão

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como inflar um balão - Conhecimento
Como inflar um balão - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Inflar um balão soprandoVento um balão com uma bomba manualUtilizar uma garrafa de hélioFazer um experimento científico14 Referências

Balões são decorações frequentemente usadas para festas de aniversário e outras ocasiões divertidas. Nem sempre é muito divertido inflá-los, porque geralmente é preciso respirar bastante ou dar uma boa bombada, além de tempo e paciência. Se você precisa de um balão ou uma centena e se é para decorações ou para um experimento científico, existem muitas maneiras de tornar a inflação mais fácil e ainda mais divertida.


estágios

Método 1 de 2: Infle um balão soprando



  1. Estique o balão. Se você esticar a bola em todas as direções com as mãos antes de soprar, poderá inflá-la com a boca com muito mais facilidade, porque o látex relaxará e resistirá menos à força do ar que entra.
    • Estique a bola em todas as direções, tomando cuidado para não rasgá-la. Não estique muito, pois pode estourar quando inflado. Basta tirar algumas fotos em todas as direções.


  2. Aperte o pescoço. Segure o pescoço da bola firmemente entre o polegar e o indicador para segurar a bola no lugar enquanto estiver inflando. Coloque a ponta cerca de 1 cm abaixo da abertura, colocando o dedo indicador sobre o polegar.



  3. Inhale. Respire fundo e coloque a abertura do balão entre os lábios, fechando-os ao redor do látex. Eles devem estar logo além da abertura, contra o polegar e o indicador.


  4. Soprar. Sopre o balão para inflá-lo com ar nos pulmões. Essa é a mesma ação que você usaria para inflar as bochechas, mas você deve colocar ar na bola e manter as bochechas relaxadas.
    • Tente apertar os lábios quando inflar a bola. Suas bochechas se enchem de ar, mas não devem inflar muito. É a bola que precisa crescer!
    • Pense em como um trompetista toca seu instrumento. Mantenha seus músculos tensos, especialmente se seus pulmões não estiverem muito fortes ou se você tiver problemas para inflar a bola.
    • Aperte bem os lábios em volta do pescoço do balão para manter a pressão.



  5. Supere a resistência inicial. Por razões que são objeto de mais debates científicos do que você imagina, o primeiro tiro na bola é sempre o mais difícil. Quando você derrotar esta primeira resistência, a bola começará subitamente a inflar. Leva tempo para entrar nesse fenômeno. Continue soprando até o balão encher.Use essa experiência para ajudá-lo na próxima.
    • Se você ainda tiver problemas para inflar a bola após a primeira tentativa, tente puxar delicadamente o pescoço dele enquanto sopra pela segunda vez.
    • Se você tiver muitos problemas, estique o pescoço do balão e mantenha-o fechado entre o polegar e o indicador para respirar.


  6. Faça pausas. Se você precisar fazer uma pausa para recuperar o fôlego a cada tiro, mantenha a bola fechada apertando o pescoço dele entre o polegar e o indicador. Libere a pressão quando voltar a soprar no balão.


  7. Pare na hora. Quando você sentir que a superfície do balão está esticada e que o látex resiste à introdução de mais ar, está pronto. Se o colo do balão for inflado a ponto de ser muito mais largo do que no início, você lavará demais. Deixe sair um pouco de ar até o pescoço ficar reto novamente.


  8. Amarre o balão. Quando resiste à introdução de mais ar, é bastante inflado e você pode amarrá-lo. Quando terminar, comece a inflar o próximo (ou o próximo noventa e nove!).
    • Aperte a parte inferior do pescoço do balão entre o dedo indicador e o dedo médio.
    • Estique o pescoço e envolva-o em torno do dedo indicador e do polegar.
    • Passe a abertura da bola no laço que você formou e remova os dedos enquanto puxa o pescoço para apertar o nó.

Método 2 de 2: Inflando um balão com uma bomba manual



  1. Anexe um balão à bomba. Coloque a abertura do balão ao redor da ponta da ferramenta. A ponta deve ter riscos para manter o látex.


  2. Comece a bombear. Se a bomba estiver funcionando com suas mãos, puxe a alavanca para fora e empurre-a para devolvê-la. Se for uma bomba de pedal, opere-a com o pé e solte-a. Você não precisa esticar o balão antes de inflá-lo.


  3. Amarre o balão. Quando inflado o suficiente, amarre-o usando as dicas do .

Método 3 de 3: Use uma garrafa de hélio

  1. Prenda o inflador na garrafa. É um pequeno tubo de metal com uma extremidade rosqueada e a outra com uma extremidade fina. Enrosque este tubo firmemente na abertura rosqueada na parte superior da garrafa de hélio.
  2. Instale o bocal. A maioria dos infladores é fornecida com duas pontas de cone de plástico. O melhor é para balões de alumínio. O mais amplo é para balões de látex. Instale firmemente a ponta apropriada às suas necessidades no final do inflador.
  3. Abra a torneira. Gire a torneira na parte superior da garrafa de hélio no sentido anti-horário para abrir a válvula de segurança e enviar o gás para o inflador. Você ouvirá um breve "pschitt" quando a válvula abrir, mas se o som durar mais, estará vazando. Nesse caso, feche a válvula e entre em contato com o fabricante da garrafa.
  4. Coloque uma bola na ponta. Coloque o bico do inflador na abertura do balão pressionando o suficiente para segurá-lo no lugar. Aperte a abertura do balão entre o polegar e o indicador para segurá-lo ainda mais firmemente.
  5. Pressione a tampa. Use a mão segurando o pescoço do balão para abaixar suavemente a extremidade do inflador. No final, ele será aberto e enviará um jato de hélio para o balão. Pare de pressionar quando o balão estiver inflado o suficiente.
    • Tenha cuidado porque uma garrafa cheia de hélio pode encher um balão muito rapidamente! Não se surpreenda se você quebrar um pouco antes de pegar a mão.


  6. Amarre o balão. Se for um balão de látex, amarre-o como de costume: enrole o pescoço em torno de dois dedos, passe a abertura no laço e puxe-o para apertar o nó. A maioria dos balões de alumínio possui um sistema de fechamento automático e basta pressionar a abertura para fechá-los.
  7. Desligue a tomada de gás. Quando terminar de encher os balões, feche cuidadosamente a garrafa de hélio para prepará-la para o retorno, executando as seguintes etapas.
    • Gire a torneira na parte superior da garrafa no sentido horário para fechá-la.
    • Pressione o bico para expelir o gás restante no inflador.
    • Retire o bico e desaparafuse o inflador.

Método 4 de 4: Faça um experimento científico

  1. Encha um balão com bicarbonato de sódio. Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um balão de látex que você ainda não tenha inflado. Insira um funil na abertura do balão para facilitar o processo. Duas colheres de sopa voltam a cerca de 30 g.
  2. Coloque um pouco de vinagre em uma garrafa. Pegue uma pequena garrafa de plástico vazia, limpa e seca. Despeje 120 ml de vinagre dentro. Um funil facilitará esta etapa. Retire o resíduo de bicarbonato de sódio antes de derramar o vinagre.
  3. Amarre o balão na garrafa. Passe o balão ao redor da garrafa para selá-lo firmemente. Deixe o corpo do balão de lado, tomando cuidado para não deixar cair bicarbonato de sódio na garrafa.
  4. Coloque o bicarbonato de sódio na garrafa. Levante o corpo flácido do balão e puxe-o levemente para cima para que o bicarbonato de sódio caia diretamente na garrafa. Cuidado para não chutar muito, pois a bola pode se soltar.
  5. Observe a reação. Você pode encher um balão com vinagre e bicarbonato de sódio, graças à expansão do CO2 produzido pela reação química entre esses dois ingredientes. As crianças acharão particularmente divertido assistir ao balão inflar magicamente.