Como gerenciar a síndrome pós-alucinatória persistente

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 4 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como gerenciar a síndrome pós-alucinatória persistente - Conhecimento
Como gerenciar a síndrome pós-alucinatória persistente - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Saber reconhecer a síndrome pós-alucinatória persistente Gerenciando a síndrome persistente pós-alucinatória19 Referências

Se você tomou medicamentos que alteram a consciência ou substâncias alucinógenas, provavelmente está ciente das mudanças na percepção visual. Se você observar essas alterações regularmente, poderá ter a chamada síndrome persistente pós-alucinatória (ou HPPD). Esse distúrbio é definido pelos efeitos que às vezes podem ocorrer quando se toma drogas alucinógenas ou outras substâncias que alteram a consciência. Mesmo se não houver tratamento reconhecido para HPPD, você pode aprender a gerenciar os sintomas.


estágios

Parte 1 Saber reconhecer a síndrome persistente pós-alucinatória



  1. Saiba como reconhecer os sintomas da síndrome pós-alucinatória persistente (HPPD). Flashbacks são o sintoma revelador da HPPD. Você pode perceber que continua a ter flashbacks vários dias após tomar o medicamento. Você também pode observar mudanças persistentes em sua percepção depois de tomar medicamentos alucinógenos. Se você tiver alterações na percepção, poderá ver:
    • formas geométricas
    • objetos na sua visão periférica (nas laterais do seu campo visual)
    • flashes coloridos
    • aumento da intensidade da cor
    • objetos em movimento que deixam uma trilha ou dão um efeito estroboscópico
    • imagens ou impressões persistentes
    • halos
    • objetos que parecem menores ou mais largos



  2. Saiba como a HPPP afeta sua saúde física. Mudanças na percepção podem ser chatas ou até assustadoras, mas não são necessariamente um sinal de problemas físicos que colocam sua vida em perigo. Qualquer alteração na química do cérebro está relacionada à maneira como você vê as coisas, não à maneira como seu corpo funciona em geral. Essas alterações também são completamente diferentes das alucinações, porque não estão associadas ao que está acontecendo no momento presente. Você não deve confundir essas mudanças em sua percepção com a realidade.
    • Qualquer conseqüência séria do HPP para sua saúde não é causada pelo dano dos medicamentos que você usou em seu cérebro. Em vez disso, os problemas de saúde aparecem com mais frequência por causa de depressão persistente ou ansiedade causada por flashbacks persistentes.



  3. Prepare-se para se sentir desconectado. Você pode se sentir despersonalizado ou completamente desconectado do seu corpo. Por exemplo, você pode sentir que está vendo de um ponto de vista externo ou de fora do seu corpo. Esse sentimento de desconexão também pode ser associado ao sentimento de estar em um sonho ou o mundo não é um lugar real.
    • Como outros sintomas da HPPD, ela pode ser assustadora e se espalhar por um período desconhecido. No entanto, isso não é necessariamente um sinal de problemas físicos que requerem tratamento imediato.


  4. Pense na gravidade dos sintomas. Às vezes, as pessoas que usam drogas alucinógenas sofrem distúrbios visuais por semanas após a toma, algumas podem até durar anos. Como isso varia de pessoa para pessoa, não há maneiras realmente claras de saber por quanto tempo você observará esses distúrbios visuais. Na maioria dos casos, você não precisará tratar o HPPD como se fosse uma condição médica séria. No entanto, se você tiver dificuldade para funcionar, se tiver dificuldade na escola ou no trabalho ou se não conseguir interagir com outras pessoas, considere fazer um tratamento para os sintomas.
    • Mesmo as pessoas que são afetadas por distúrbios de percepção há anos podem viver uma vida inteira, apesar desses distúrbios. Algumas pessoas até relataram alterações agradáveis ​​de sua percepção sem nenhum desejo de vê-las desaparecer.

Parte 2 Gerenciando a síndrome pós-alucinatória persistente



  1. Saiba quando pedir ajuda a um profissional. Se você usou drogas alucinógenas e se tem problemas de percepção tanto que não consegue funcionar adequadamente em sua vida diária, precisa de ajuda. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a discutir mudanças em seu estilo de vida e terapias comportamentais. Se você consultar o seu médico de família, ele pode prescrever medicamentos para aliviar alguns dos distúrbios visuais, mesmo que não haja remédios para a HPP.
    • Infelizmente, não há tratamento reconhecido para o sintoma de despersonalização. No entanto, terapias comportamentais (como terapia cognitivo-comportamental), psicanálise e técnicas básicas de relaxamento podem ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas.


  2. Consulte o seu médico sobre medicamentos para ajudá-lo a gerenciar os sintomas. Mesmo se não houver cura conhecida para a HPPD, existem medicamentos que podem aliviar alguns dos distúrbios sensoriais. O seu médico pode prescrever clonidina, perfenazina e clonazepam. Sua eficácia se deve ao fato de que eles podem relaxar ou melhorar temporariamente os sintomas. No entanto, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais a longo prazo se você os tomar por um período prolongado.
    • Preste atenção em como seu corpo responde aos medicamentos e informe o médico sobre quaisquer efeitos colaterais prejudiciais. Lembre-se também de que os medicamentos não eliminam permanentemente as alterações sensoriais.


  3. Siga uma terapia. Você pode consultar um terapeuta ou conselheiro para implementar técnicas de gerenciamento de problemas. Isso pode ajudá-lo a gerenciar os sintomas da HPPD e a ansiedade ou depressão que ela causa. Trabalhar com o terapeuta também pode ser útil se você quiser ajuda específica para gerenciar o sintoma de despersonalização. Entre os tratamentos terapêuticos, você pode considerar o seguinte.
    • Técnicas de relaxamento, incluindo dessensibilização sistemática. Essas técnicas podem ser úteis para gerenciar situações da vida cotidiana que possam causar ansiedade. Se você praticá-las adequadamente e constantemente, as técnicas de relaxamento podem lhe proporcionar uma melhor sensação de liberdade em sua vida diária.
    • Terapia comportamental cognitiva. Essa é uma abordagem de curto prazo, geralmente baseada no problema de mudar suas crenças e percepções. Você deve observar uma melhor compreensão do seu bem-estar, alterando o processo de pensamento.
    • Psicanálise Ele se concentra na compreensão de seus desejos subconscientes. A psicanálise tenta torná-lo mais confortável, expressando seus desejos em voz alta, primeiro em um cone terapêutico, depois fora em sua vida cotidiana.


  4. Reduza ou evite o uso de substâncias que não foram prescritas. Considere os efeitos que podem ter na sua percepção. Qualquer mudança em sua percepção provavelmente continuará ou se tornará mais óbvia se você continuar tomando a substância que a desencadeia. Isso é especialmente importante se você tomar medicamentos modificadores da visão, como LSD, cannabis ou psicodélicos, como fungos, lecstasy ou mescalina.
    • Você também deve evitar ou limitar o uso de cafeína, álcool e tabaco até entender como seu corpo reage a cada uma dessas substâncias.


  5. Configure um programa diário. Viva o dia-a-dia e tente simplificar sua rotina diária. Tente se concentrar em coisas básicas, como comer em horários regulares, se exercitar ou até ouvir música. Pode ser fácil se distrair com seus flashbacks, mesmo que não afetem sua saúde física. Voltando ao básico, você começará a se sentir melhor ancorado no mundo real.
    • Sua rotina não deve ser complicada. Mesmo fazendo algo simples como dormir ou acordar todos os dias à mesma hora todos os dias, você terá melhor estabilidade e poderá focar melhor sua atenção.


  6. Crie uma rede de suporte. Você deve estar cercado por pessoas que o apoiam o mais rápido possível. Será mais fácil gerenciar os sintomas da HPP porque essas pessoas podem reforçar seu senso de realidade na vida. Se você não conhece amigos ou familiares com quem pode contar, considere ingressar em um grupo de suporte ou fórum virtual onde pessoas com sintomas semelhantes podem compartilhar suas histórias com você.
    • Você também deve procurar grupos de apoio que se concentrem no gerenciamento da ansiedade ou depressão, distúrbios frequentemente associados à HPP.