Como gerenciar pessoas que menosprezam você

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 4 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como gerenciar pessoas que menosprezam você - Conhecimento
Como gerenciar pessoas que menosprezam você - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Sen ocupar imediatamenteConfigurar uma estratégiaTome conta de si mesmo14 Referências

Ninguém gosta de ser insultado por outra pessoa. Você pode se sentir magoado quando ouvir alguém te criticar, tirar sarro de você ou te derrubar. É possível gerenciar as pessoas que menosprezam você pelo que param de fazê-lo e finalmente deixá-lo sozinho. Apenas aprenda a cuidar de si mesmo e saiba como lidar com essas situações.


estágios

Parte 1 Sen ocupa imediatamente



  1. Evite reagir imediatamente. Quando alguém o abaixa, você pode gerenciá-lo, evitando reagir ao momento. Você só reforçará seu comportamento se reagir imediatamente ou ficar chateado. Você dá a ele o que ele quer de você, uma resposta. Além disso, você deve evitar reagir sob a influência da raiva ou emoções negativas. Você poderia dizer ou fazer algo de que se arrepende ou se estressar desnecessariamente.
    • Tome uma ou duas ótimas inspirações. Isso irá ajudá-lo a manter a calma.
    • Conte devagar até cinco para se manter calmo.



  2. Não reaja. Você não deve responder tentando menosprezar o outro, porque parecerá tão ruim quanto a pessoa que menospreza você. Também pode aumentar a tensão e não resolverá o problema.
    • Quando você reage imediatamente, dá a ele o que esse indivíduo deseja.
    • Mesmo se você realmente quiser fazer isso, não responda com insultos ou não os insira nas redes sociais.
    • Evite falar pelas costas. Mesmo se você se sentir melhor no momento, isso não resolverá nenhum problema.


  3. Ignorá-lo. Às vezes, o silêncio pode ser a melhor arma. Ao ignorar alguém que menospreza você, você o priva do prazer de sua resposta. Isso impede que você perca seu tempo ou energia com alguém que não vale a pena. Além disso, o mau comportamento dele vai parecer pior diante da sua boa reação.
    • Não faça nada.
    • Continue fazendo o que estava fazendo sem prestar atenção.
    • A menos que esse indivíduo seja incrivelmente teimoso, ele o deixará em paz depois que você o ignorar.



  4. Diga a ele para parar. É uma maneira clara de fazê-lo entender que você quer que ele pare de menosprezá-lo. Se continuar quando você é lignorez ou se a situação é particularmente irritante ou dolorosa, você pode resolver o problema pedindo que ele pare.
    • Certifique-se de manter a calma. Olhe para ele nos olhos e tome uma voz clara, controlada e assertiva.
    • Por exemplo, se um colega de classe insulta você, respire fundo algumas vezes e diga calmamente: "pare de me abaixar".
    • Com um colega de trabalho, você poderia tentar dizer a ele: "Eu não gosto do jeito que você fala comigo e você fala de mim, gostaria que você parasse de menosprezar".
    • Se é um amigo que pode não querer ser intencionalmente mesquinho, você pode dizer: "Eu sei que você não queria me machucar, mas esse ainda era o caso. Não me coloque mais no chão. "

Parte 2 Implementar uma estratégia



  1. Entenda por que essa pessoa faz isso. As pessoas que menosprezam os outros costumam fazê-lo por vários motivos. Nem sempre é intencional e eles podem não querer machucá-lo. Compreender o motivo desse comportamento o ajudará a determinar a melhor maneira de gerenciá-lo.
    • Algumas pessoas fazem isso porque se sentem inseguras ou com ciúmes. Eles tentam se sentir melhor com eles menosprezando os outros.
    • Alguns fazem isso para tentar impressionar alguém ou atrair atenção. Por exemplo, seu colega pode criticar seu trabalho na frente de seu supervisor.
    • Outros não percebem o que fazem ou não sabem como se comunicar bem. Por exemplo, sua avó que lhe diz que você tem uma camisa bonita que esconde bem sua barriga.
    • Às vezes as pessoas realmente não querem machucá-lo ou ser malvado. Eles acreditam que só provocam você sem pensar mal, por exemplo, um amigo que o chama de "o anão".


  2. Estabeleça limites. Alguns comentários são simplesmente chatos e você pode ignorá-los. Outros são realmente maus e prejudiciais e você tem que lidar com isso. Ao decidir sobre seus limites, você saberá como reagir à situação.
    • Por exemplo, quando seu irmão menospreza você, isso pode ser irritante. No entanto, você sabe que ele provavelmente não pensa assim e ele não está tentando machucá-lo. Você poderia até deixá-lo dizer que a situação não está fora de controle.
    • No entanto, você provavelmente deve ter uma conversa com um colega de escritório que constantemente faz comentários depreciativos que o incomodam.
    • Se esses insultos são discriminatórios ou se ocorrem com frequência, essa pessoa excedeu os limites e você deve denunciá-lo.


  3. Converse com seus colegas e colegas. Pessoas que não o conhecem bem e menosprezam você provavelmente não o fazem por um motivo ruim ou podem ser apenas irritantes. Não faça um escândalo, mas deixe que eles saibam que devem parar.
    • Se possível, conversem juntos em particular. Isso ajuda a evitar um escândalo na frente de todos e a manter um certo respeito entre vocês dois.
    • Você poderia dizer a ele: "Durante essa discussão, você fez comentários bastante secos sobre a minha ideia. Agradeço os comentários construtivos, não os insultos. Eu gostaria que você não fizesse isso de novo.
    • Se você começar a falar sobre o problema novamente, encerre a conversa.
    • Se o comportamento continuar ou piorar, você terá que denunciá-lo.


  4. Afirme-se contra seus entes queridos. Mesmo que isso possa começar como uma provocação inofensiva, às vezes pode ir longe demais e você precisará pedir para que essa pessoa pare. Não ria quando pedir para ele parar e não o insulte. Ela não o levará a sério e continuará a menosprezá-lo. Afirme sua voz calma e clara quando você pedir para ele parar.
    • Por exemplo, você não deve pedir à sua irmã que pare de menosprezá-lo dizendo: "Pare agora, você acha que está melhor com seus ouvidos Dumbo?" "
    • Olhe para ela nos olhos e diga com uma voz calma e séria: "OK, isso é o suficiente agora, eu sei que você acha engraçado, mas é poupador, quero que você pare".
    • Se ela não parar imediatamente, você pode dizer a ela: "Peço que você pare" antes de sair. Ela certamente irá vê-lo para fazer sexo. Às vezes, as pessoas mais próximas de você não sabem quando você está falando sério.


  5. Respeite seus superiores. Às vezes, são seus pais, professores ou superiores que menosprezam você, muitas vezes sem perceber. Deixe que eles saibam que isso o incomoda e que você gostaria que eles parassem. Isso lhes permite tomar consciência do que fizeram e do que você sentiu. É também um passo importante no gerenciamento da situação a longo prazo.
    • Aprenda sobre como trabalhar com recursos humanos para descobrir o que eles sugerem em situações em que você está sendo menosprezado por um superior.
    • Fale cara a cara se você se sentir confortável o suficiente. Isso tornará a situação menos desconfortável para vocês dois.
    • Tente dizer a ele: "Quando você diz que meu trabalho é estúpido, isso me incomoda muito" ou "Eu sei que nem sempre posso fazer tudo, mas não me diga que sou preguiçoso, é doloroso".
    • Se você não se sentir à vontade o suficiente para uma refeição ou se achar que essa pessoa o deprecia intencionalmente, converse com um adulto ou um representante de recursos humanos.

Parte 3 Cuidando de si mesmo



  1. Não leve para o lado pessoal. As palavras dos outros são apenas um reflexo de quem eles são, não você. Se esse indivíduo fosse feliz, ele não passaria tanto tempo menosprezando as pessoas ao seu redor. Além disso, é provavelmente o mesmo tratamento para outras pessoas, não apenas para você. Se você deixar ele te alcançar, você o deixará vencer. Não permita que o que ele mande derrubar o melhor que você está fazendo ou fazer você se sentir mal.
    • Lembre-se de todas as suas qualidades fazendo uma lista de seus pontos fortes.
    • Escreva o que ele lhe disser. Sempre que ele menospreza você, encontre três coisas que provam que o que ele diz está errado.
    • Faça uma lista de todas as coisas legais que os outros dizem sobre você.


  2. Use técnicas de gerenciamento de estresse. Pode ser estressante ser confrontado com um indivíduo que menospreza você, especialmente se ele faz isso regularmente. Aprenda a usar técnicas de gerenciamento de estresse para gerenciar a pessoa que o decepciona e o estresse que causa você.
    • Faça exercícios de respiração profunda e meditação para ajudá-lo a manter a calma na presença dessa pessoa.
    • Pratique a atenção plena, pois isso o ajudará com o estresse e até silenciará o indivíduo que o está colocando no chão.
    • Tente fazer uma atividade física, como correr ou nadar, para aliviar a tensão.


  3. Peça suporte Você deve conversar com alguém sobre isso e pedir ajuda se uma pessoa menosprezar você permanentemente ou tiver um comportamento realmente desagradável. Diga a alguém que representa a autoridade como professor, pai ou mãe o que esse indivíduo está fazendo com você. O uso de um sistema de suporte ajuda você de várias maneiras. Essas pessoas podem ajudá-lo quando você é menosprezado ou até denuncia o que está acontecendo.
    • Converse com alguém em quem você confia sobre o que está acontecendo. Dê a ele o máximo de detalhes possível para entender a situação. Peça ajuda a ele para lidar com a pessoa que menospreza você.
    • Isso pode ser bastante simples, por exemplo, pedindo a um amigo para ficar perto de você quando você pede que essa pessoa pare.
    • Também pode levar você a denunciar esse indivíduo às autoridades.


  4. Gaste tempo com pessoas positivas. Quando você passa um tempo com pessoas que têm comportamento positivo, pode gerenciar melhor o estresse causado por alguém que menospreza você. Também ajuda você a se cuidar em geral. Você reduzirá seu estresse gastando tempo com pessoas positivas. Isso permite que você esqueça o indivíduo que está colocando você para baixo e os sentimentos que ele está causando.
    • Tente socializar e conversar com pessoas que regularmente o animam.
    • Não basta falar sobre a pessoa que te incomoda, fazer outra coisa!