Como gerenciar um sociopata

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 5 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
13/04 Como identificar um sociopata: principais sinais do transtorno
Vídeo: 13/04 Como identificar um sociopata: principais sinais do transtorno

Contente

Neste artigo: Conhecendo as generalidadesViver ou trabalhar com um sociopata Não dê a ele darmesFaça uma pausa

Se você ler este artigo, certamente terá problemas com um sociopata e precisará de ajuda. Você não está sozinho! Este artigo ensinará como gerenciar e manipular um sociopata, preservando a si mesmo e a sua família e recursos financeiros, além de manter uma boa saúde mental!


estágios

Parte 1 Conhecendo as generalidades

  1. Esteja ciente de que um sociopata não se importa com quem se acostuma ou se machuca. Os sociopatas não têm consciência moral e não sentem escrúpulos em explorar sua bondade e boa vontade. Uma das principais características de um sociopata é que ele é incapaz de entender que outras pessoas podem ter sentimentos e serem prejudicadas por suas ações.


  2. Evite totalmente. Saber levitar é a chave para se proteger de um sociopata. No entanto, se isso não for possível, há algumas coisas que funcionam bem.


  3. Não dê nada a oferecer. O sociopata deseja usar você, sua família, seus recursos financeiros e sua rede social. Para tirá-lo da sua vida, simplesmente não tem nada a oferecer.
    • Se ele quer seu dinheiro, mantenha-o em lugares que ele não conhece. Ele abrirá os extratos de sua conta e analisará sua conta em suas costas; portanto, tenha cuidado se você usar um banco. Crie a impressão (sem mentir) de que você não tem muito dinheiro e que sua comitiva também.
    • Se você quer poder, crie (sem mentir) a impressão de que não possui uma boa rede social.
    • Se ele quiser usar você, seja indesejável (sem mentir), para que não seja mais do seu interesse.
    • Se ele quiser usar seus recursos, torne-os difíceis de acessar ou imprevisíveis, para que ele não os queira mais.

Parte 2 Viver ou trabalhar com um sociopata




  1. Fale com frequência, rápida e em voz alta, mantendo-se agradável e correto. Como um sociopata não tem consciência moral, ele deve ser constantemente estimulado mentalmente.


  2. Seja envolvido na conversa. Mostre de maneira complacente que concorda com o sociopata o mais rápido possível.


  3. Sempre mude de assunto (especialmente se o sociopata lhe disser coisas para assediá-lo). Nunca deixe espaços em branco na conversa quando o sociopata estiver por perto.


  4. Converse, converse, fale sobre tudo e qualquer coisa que seja neutra e segura (como política, clima, notícias, esportes, etc.).).



  5. Nunca fale sobre família, amigos, negócios, sonhos, objetivos, etc. Evite falar sobre esses tópicos, mas mantenha o bom estímulo mental do sociopata enquanto tenta mudar o assunto da conversa o mais rápido possível.

Parte 3 Não lhe dê braços



  1. Os sociopatas são terroristas da mente, emoções e psique. E, como os verdadeiros terroristas, se eles não têm armas, seu impacto pode ser mínimo.


  2. Evite a todo custo dar ao sociopata algumas armas que ele possa usar para aterrorizar você. Basicamente, qualquer informação sobre suas fraquezas, sobre o que está causando dor mental, emocional ou psicológica, qualquer coisa que o desagrade, o incomode ou machuque, será considerada parte de um arsenal de armas maciças pelo sociopata que será usado para aterrorizar você.


  3. Não diga o que sente. Entenda que, se você disser ao sociopata que dói tirar sarro de você, ele usará zombaria toda vez que quiser machucá-lo, porque é uma nova arma eficaz para ele. Se você disser a ele que não gosta quando ele a desrespeita, pode ter certeza de que ele será desrespeitoso assim que ele quiser ver você sofrer.


  4. Evite dizer a ele o que te faz feliz. Se o sociopata sabe o que você realmente ama e aprecia, ele tentará garantir que você nunca chegue a essas coisas assim que ele quiser aterrorizá-lo. Evite dizer a um sociopata sobre o que você está chateado ou o que você gosta; caso contrário, ele terá armas com as quais aterrorizar você.


  5. Use o elemento surpresa. Se um sociopata conhece seus planos com antecedência, ele usará essas informações para assediá-lo, menosprezá-lo, desencorajá-lo e humilhá-lo. Se você planejou fazer algo, não informe o sociopata com antecedência. Espere até que você termine sua tarefa antes de falar com ele. Por exemplo, se você planeja refazer a decoração da casa, aguarde até que os novos móveis sejam comprados e instalados e que os antigos sejam limpos antes de informar o sociopata. Depois que sua decoração for refeita, o sociopata celebrará com você e você terá evitado muitos problemas. Se você planeja mudar de emprego, primeiro faça o exame, vá para a entrevista de emprego, obtenha seu novo emprego e renuncie ao emprego e somente lá, informe o sociopata. Depois que o evento termina, o sociopata não pode usá-lo para desencorajar e tudo o que eles podem fazer naquele momento é parabenizá-lo. Se você planeja perder peso, primeiro se inscreva na academia, comece sua dieta, planeje tudo. Então, quando começar a perder peso, diga ao sociopata que você se inscreveu na academia e ela funciona. O sociopata o parabenizará pelo seu sucesso, em vez de desencorajá-lo antes mesmo de começar. O mesmo princípio se aplica se você precisar fazer algo que sabe que o sociopata não aprecia ou usa para criar problemas ou denegrir você. Se você trabalha ou mora com um sociopata, use o tempo em que o sociopata economiza em pequenas compras, pequenas mudanças ou fazendo coisas que precisam ser feitas. Em seguida, coloque o sociopata diante do fato consumado, quando ele retornar de sua ausência.

Parte 4 Faça uma pausa



  1. A única maneira infalível de empurrar um sociopata para outro caminho é a ruptura. Se um sociopata for quebrado, ele perceberá que o curso atual das coisas não o levará à vitória e ele abandonará essa trajetória em benefício de outro. Se você quer que um sociopata mude, a única coisa que funcionará é o intervalo. Qual é o intervalo? O dicionário define da seguinte forma:
    • fraturado, incompleto, em estado de confusão
    • descontínuo, nulo ou erro
    • escuro, muito humilde, enfraquecido, aleijado
    • esmagado pela dor, arruinado
    • fora de serviço, fora de serviço


  2. A fuga para um sociopata não significa a mesma coisa que para nós. Quando um sociopata experimenta a ruptura, ele não sente uma emoção que o tornará mais gentil e empático.


  3. Faça-o entender que a trajetória em que ele está envolvido e em que acredita não o levará à vitória, mas sim à derrota. Quando ele experimenta a ruptura, o sociopata não muda e não desenvolve sentimentos ou empatia. Simplesmente, ele percebe que não pode vencer enquanto estiver contra você.


  4. Faça o sociopata perceber que ele nunca vencerá. Mudará de rumo, parará de persegui-lo e perseguirá outra vítima. Se você quiser se livrar completamente de um sociopata, deve quebrá-lo. Ele deve entender que não há nada que ele possa fazer para se dar a vitória contra você. Mas então, como quebrar um sociopata? Essa é a grande questão.


  5. Não fale e não reaja quando o sociopata o assedia e sai assim que ele se aproxima de você. Então, faça-o entender que ele nunca ganhará contra você. Sair completamente da vida de alguém completamente sem o sociopata também é uma boa maneira de fazer o sociopata perceber a impossibilidade de sua vitória.


  6. Documente o assédio pelo qual você está passando. Faça isso com o sociopata (gravações de áudio e vídeo em segredo, por exemplo) e compartilhe esses documentos com o chefe, os pais, a esposa ou mesmo com as autoridades que também podem ajudar. Tenha cuidado, porém, não há garantia de sucesso com nenhum desses métodos e eles podem piorar a situação.


  7. Fale com alguém. Converse com um terapeuta ou um ente querido, mas não permita que os que estão à sua volta lidem com esse problema ou até simplifiquem-se contra o sociopata, a menos que a pessoa que queira fazer isso tenha muita certeza e tenha uma personalidade forte.
conselho



  • Converse com um terapeuta ou psicólogo, alguém que sabe do que está falando. Vá passo a passo.
avisos
  • O desvio sistemático é a melhor maneira de gerenciar um sociopata.
  • Registrar alguém sem o seu conhecimento é uma ofensa em alguns países.