Como curar bronquite

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Bronquite como curar ?
Vídeo: Bronquite como curar ?

Contente

Neste artigo: Tratar a bronquite em casaComo obter tratamento médico profissionalEntendendo a bronquite20 Referências

Bronquite é uma doença viral caracterizada por tosse excessiva prolongada. A bronquite aguda é um distúrbio que aparece uma vez e pode durar semanas, enquanto a bronquite crônica é um distúrbio recorrente que pode durar meses. Embora as visitas à bronquite excedam 10 milhões por mês nos Estados Unidos, a maioria dos casos acaba sendo bronquite aguda que pode ser tratada em casa e desapareceu com os devidos cuidados.


estágios

Método 1 de 3: Trate a bronquite em casa



  1. Mantenha-se bem hidratado. A hidratação adequada enquanto estiver doente ajudará seu corpo a funcionar corretamente. Você deve beber cerca de 250 ml de líquido a cada hora ou a cada duas horas.
    • Uma boa hidratação também ajuda a amolecer o muco e preservar as funções do corpo.
    • Se o seu médico pediu para você restringir a ingestão de líquidos por motivos médicos, siga as instruções de hidratação.
    • A maioria dos líquidos que você ingere deve ser água ou bebidas de baixa caloria para impedir que você ingira muitas calorias.
    • Sucos de frutas, caldos transparentes e água morna com limão também são ótimas opções. Bebidas quentes também podem ajudar a aliviar a irritação na garganta devido à tosse excessiva.
    • Não consuma bebidas que contenham cafeína ou álcool. Essas bebidas são diuréticos que desidratam seu corpo.



  2. Descanse o máximo possível. Faça tudo o que puder para dormir o maior tempo possível. Você deve tentar dormir pelo menos 8 horas por noite, mas se sua doença o impedir de dormir durante a noite, você deve pelo menos descansar colocando a cabeça para cima ou para baixo.
    • O sono é uma parte vital da manutenção de um sistema imunológico saudável. Se você não descansar o suficiente, seu corpo não poderá se defender contra o vírus.


  3. Limite a quantidade de atividade atlética que você faz enquanto tem bronquite. Você pode realizar suas atividades diárias, mas evite fazer exercícios médios ou intensos. Esse nível de atividade pode desencadear a tosse e colocar seu sistema imunológico à prova.



  4. Use um umidificador. Ligue o umidificador durante a noite e durma enquanto estiver em execução. Ao respirar ar quente e úmido, você pode amolecer o muco que se acumula nas vias aéreas, o que o ajudará a respirar e reduzirá a gravidade da tosse.
    • Limpe o umidificador de acordo com as instruções do fabricante. Se você ainda não limpou o umidificador, bactérias e fungos podem crescer na água e se espalhar no ar. Bactérias e fungos podem causar complicações da sua bronquite.
    • Você também pode sentar-se no banheiro com água quente no chuveiro por 30 minutos.O vapor produzido pela água terá o mesmo efeito que o vapor produzido pelo umidificador.


  5. Evite produtos irritantes. A poluição e o ar frio podem piorar sua bronquite. Mesmo se você não conseguir eliminar sua exposição a poluentes, é fácil evitar alguns deles.
    • Pare de fumar e não respire a fumaça dos outros. A fumaça do cigarro é uma das substâncias mais irritantes nos pulmões e os fumantes são os mais expostos à bronquite crônica.
    • Use uma máscara quando souber que será exposto a tinta, produtos de limpeza domésticos ou outros vapores fortes ou odorosos.
    • Use uma máscara quando estiver fora. O ar frio pode causar contração das vias aéreas, piorando a tosse e impedindo a respiração adequada. Uma máscara no rosto ajudará você a aquecer o ar antes que ele atinja suas vias aéreas.


  6. Tome remédio para tosse apenas quando necessário. O xarope para tosse sem receita médica deve ser usado apenas quando a tosse o impedir de realizar suas atividades diárias. Em situações normais, você deseja que a tosse se torne o mais produtiva possível, para que o muco não permaneça nos pulmões e agrave a infecção. Por esse motivo, xaropes para tosse e medicamentos similares não devem ser usados ​​continuamente durante toda a doença.
    • Xaropes para tosse são geralmente inibidores. Eles inibem ou restringem a tosse, permitindo que a tosse produza menos muco.
    • Se você não consegue dormir à noite por causa da tosse que até se torna dolorosa, você pode alternar o xarope com outro medicamento para aliviar a tosse temporariamente.
    • É aconselhável consultar um médico antes de tomar um xarope para a tosse, mas você ainda pode obtê-lo sem receita médica.


  7. Use um expectorante. Um expectorante vendido sem receita médica pode ajudá-lo a evacuar mais muco. O risco de desenvolver pneumonia ou outras infecções é maior em pacientes com bronquite devido à quantidade excessiva de muco produzida. Recomenda-se o uso de um expectorante para remover o muco, principalmente no caso de tosse não produtiva.


  8. Tome um analgésico. Doses regulares de aspirina ou paracetamol podem ajudar se as dores no peito ou outras dores no corpo se tornarem insuportáveis. Saiba que analgésicos não ajudarão a curar a bronquite, mas ajudarão a aliviar a dor. Uma vez que a dor está sob controle, pode ser mais fácil ter uma tosse produtiva.
    • Não tome aspirina ou paracetamol se estiver tomando outros medicamentos para tosse que contenham analgésico ou medicamento que possa entrar em conflito com os analgésicos. Muitos medicamentos para tosse contêm analgésicos, além de expectorantes e inibidores de tosse.


  9. Faça alguma pesquisa sobre remédios de ervas. Há pesquisas contraditórias sobre remédios fitoterápicos. Certifique-se de conversar com seu médico antes de tomá-lo. Não há evidências concretas de que a eficácia dos remédios à base de plantas para o tratamento de bronquite aguda. No entanto, estudos preliminares mostraram que os pacientes se recuperam mais rapidamente tomando esse remédio do que um placebo.
    • Um resfriado também pode levar à bronquite, e é por isso que você pode tomar remédios à base de plantas que também ajudam a prevenir a bronquite. Alguns remédios à base de plantas foram estudados e mostraram resultados promissores, como por exemplo echinacea (300 mg 3 vezes ao dia), alho e ginseng (400 mg por dia).

Método 2: Obter tratamento médico profissional



  1. Saiba quando consultar seu médico. Se os sintomas da bronquite durarem mais de uma semana sem nenhum sinal de melhora, você deve marcar uma consulta com seu médico. Além disso, se seus sintomas piorarem gradualmente, você também deve consultar seu médico.
    • Se a tosse persistir por mais de um mês, faça uma consulta com seu médico.
    • Consulte o seu médico o mais rápido possível se começar a tossir sangue, respirar com dificuldade, sentir febre ou se sentir fraco ou doente. Você também deve marcar uma consulta com seu médico se seus pés começarem a inchar.
    • Entre em contato com seu médico se tossir um líquido com mau gosto. Isso geralmente é o resultado do ácido estomacal entrar nos pulmões à noite enquanto você dorme. Um médico pode prescrever um medicamento antiácido que pode tratar esse tipo de bronquite.


  2. Discuta a necessidade de tomar antibióticos com seu médico. O seu médico pode prescrever antibióticos se suspeitar da presença de uma infecção. Mesmo se esse for o caso, não há evidências concretas da eficácia dos antibióticos na cura da bronquite aguda.
    • Sob circunstâncias normais, um médico não receitará antibióticos. A bronquite é causada por um vírus e os antibióticos são eficazes apenas contra infecções bacterianas.
    • Se você começar a tossir mais muco ou se esse muco começar a afinar, você pode ter uma infecção bacteriana. Isso geralmente ocorre quando o médico prescreve antibióticos. Este tratamento antibiótico geralmente dura entre 5 e 10 dias.


  3. Faça perguntas sobre broncodilatadores. Esses medicamentos são geralmente usados ​​para tratar a asma. Eles podem ser prescritos no caso de bronquite que causa dificuldade em respirar.
    • Um broncodilatador geralmente está na forma de um inalador. Este medicamento é pulverizado diretamente nos tubos brônquicos para abri-los e livrá-los de muco.


  4. Faça perguntas sobre reabilitação respiratória. Se você tem bronquite crônica, pode precisar de uma terapia de longo prazo para fortalecer os pulmões enfraquecidos. A reabilitação respiratória é um programa especial de exercícios respiratórios. Um terapeuta especializado trabalhará com você em sessões privadas e estabelecerá um programa personalizado para aumentar gradualmente sua capacidade pulmonar enquanto ajuda a respirar com mais facilidade.

Método 3 de 3: Entendendo a bronquite



  1. Entenda a bronquite. Este distúrbio afeta pessoas de todas as idades, homens e mulheres. A bronquite é caracterizada por inflamação da traquéia, brônquios e bronquíolos após uma infecção ou substância química irritante. Portanto, pode ser de origem bacteriana, viral ou química.
    • Este artigo trata apenas da bronquite aguda, a mais comum porque a bronquite crônica é um distúrbio médico separado que geralmente requer tratamento médico profissional. A bronquite aguda é uma doença generalizada, na verdade a maioria das pessoas já a teve pelo menos uma vez na vida. A maioria dos casos de bronquite aguda pode ser tratada em casa com cuidados, descanso e tempo adequados.


  2. Entenda como funciona o tratamento da bronquite. Esta doença desaparece por si própria e não requer tratamento com antibióticos, mas a tosse pode continuar por semanas após o desaparecimento da doença. O tratamento da bronquite aguda se concentra no alívio dos sintomas e no repouso, para permitir que o corpo se cuide e se cure.
    • Não há teste seguro para identificar bronquite. Os médicos geralmente fazem um diagnóstico com base nos sintomas que você apresenta.
    • O tratamento e a cura da bronquite aguda geralmente ocorrem em casa, a menos que ocorram infecções e complicações.


  3. Saiba como reconhecer os sintomas da bronquite. Pessoas com bronquite aguda geralmente descrevem um aparecimento recente de tosse. Esse sintoma ocorre na ausência de outros distúrbios subjacentes, como asma, DPOC, pneumonia ou resfriado simples.
    • A tosse típica da bronquite geralmente é seca e não é produtiva. Pode progredir e tornar-se produtivo à medida que a bronquite se desenvolve. Dor na garganta e pulmões podem ocorrer devido à tosse constante e intensa produzida para aliviar a irritação.
    • Além de uma garganta irritada (infecção faríngea), a maioria das pessoas apresenta sintomas adicionais: dificuldade em respirar, assobios durante a inspiração ou expiração, febre acima de 38,4 graus C e fadiga.


  4. Saiba quais são os fatores de risco para bronquite. Além dos sintomas comuns, existem muitos fatores de risco envolvidos nas causas do desenvolvimento de bronquite, como idade do indivíduo (maior em crianças pequenas e idosos), poluentes do ar, fumo ativo ou passivo. , alterações ambientais, sinusite crônica, traqueostomia, alergia broncopulmonar, soropositividade, alcoolismo e refluxo gastroesofágico.
    • Em indivíduos saudáveis, a bronquite é uma doença que o corpo pode tratar sozinha, sem a necessidade de tratamento especial. De fato, a maioria das recomendações médicas não recomenda o uso de antibióticos. Se você tiver sintomas persistentes por mais de um mês e tiver dúvidas ou preocupações, procure um médico para tratamento e tratamento.