Como introduzir um peixe em um novo aquário

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 21 Junho 2024
Anonim
Como introduzir um peixe em um novo aquário - Conhecimento
Como introduzir um peixe em um novo aquário - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparando o novo aquárioIntroduzindo um peixe em um novo aquárioIntroduzindo um peixe em um aquário existente20 Referências

A chegada de um novo peixe no aquário costuma ser um momento emocionante, pois seu ambiente aquático começa a ganhar vida. No entanto, a maioria dos peixes mal introduzidos pode adoecer ou morrer. Você tem que preparar o aquário antes de fazer qualquer coisa.


estágios

Método 1 de 2: Prepare o novo aquário



  1. Lave o cascalho. Lave cascalho, seixos e decorações. Depois de comprar o seu aquário e tudo o que ele precisa conter, lave-o com água morna. Não use sabão ou detergente para lavar, apenas água quente. Isso eliminará sujeira, bactérias e toxinas.
    • Lave o cascalho despejando-o em uma peneira que você coloca em um recipiente ou balde de plástico. Deixe a água escorrer, mexendo e drenando o cascalho. Continue até que a água esteja limpa e limpa.
    • Quando todas as decorações estiverem limpas, coloque-as no aquário. Verifique se o cascalho está uniformemente distribuído na parte inferior. Seixos e decorações são esconderijos para os peixes explorarem.



  2. Encha o aquário. Encha um terço do aquário com água aquecida à temperatura ambiente. Use um balde limpo e coloque um prato ou pires no cascalho para evitar que a água escape.
    • Quando o aquário estiver cheio com um terço de água aquecida à temperatura ambiente, adicione um amaciador ou desclorador para remover o cloro. O cloro na água do aquário é potencialmente letal para os peixes e pode deixá-los doentes.
    • Você notará que a água pode ficar turva durante os primeiros 2 a 3 dias devido à proliferação de bactérias. Ela naturalmente retornará ao seu estado normal.


  3. Instale a bomba de ar. Instale uma bomba de ar no aquário para garantir a oxigenação suficiente da água. Conecte a linha de ar da bomba às saídas de ar do aquário (por exemplo, uma pedra porosa).
    • Você pode precisar de uma válvula de retenção (uma pequena válvula localizada fora do aquário) que permite colocar a bomba de ar embaixo do aquário. A válvula também atua como um bujão que impede que a água volte ao aquário se a fonte de alimentação for cortada.



  4. Adicione plantas vivas. Adicione plantas vivas ou plantas de plástico. As plantas vivas são perfeitas para a circulação de oxigênio no aquário. Você também pode usá-los para ocultar equipamentos.
    • Mantenha as plantas vivas hidratadas, enrolando-as em jornal molhado, durante o tempo para colocá-las no aquário. Plante as raízes sob a superfície do cascalho, deixando a coroa para trás. Use lengrais (para plantas aquáticas) para garantir que as plantas cresçam bem.


  5. Recicle a água do aquário. Recicle a água do aquário com um kit especialmente projetado para essa finalidade. Esse processo equilibra a amônia e os nitritos produzidos pelos peixes e introduz bactérias que ingerem esses produtos químicos nocivos.Você deve reciclar a água a cada 4 a 6 semanas para garantir um bom equilíbrio biológico e químico. Faça-o também antes de introduzir um novo peixe no aquário para que ele fique saudável e feliz em seu novo ambiente. Você encontrará esses kits de aquário na Internet ou na loja de animais mais próxima.
    • Na primeira vez que você reciclar água, você notará um acúmulo de amônia a partir da 2ª ou 3ª semana. Então, haverá um acúmulo de nitritos quando a amônia acabar. Após 6 semanas de reciclagem, os níveis de amônia e nitrito caem para 0. O nitrato é menos tóxico que o amônia e o nitrito. É possível controlar seu conteúdo com manutenção regular da água do aquário.
    • Se você usar um kit e verificar que ainda há amônia e nitrito, o processo de reciclagem ainda está em andamento e você terá que esperar um pouco antes de poder introduzir o peixe. Um aquário saudável nunca deve conter produtos químicos.


  6. Teste a qualidade da água. Após a conclusão correta da etapa anterior, você também deve testar a qualidade da água. Você pode usar um kit de análise de água vendido em lojas de animais ou na Internet.
    • A água do aquário não deve conter vestígios de cloro e seu pH deve corresponder ou ser o mais próximo possível do animal de onde o peixe provém.

Método 2 de 3: Introduzir um peixe em um novo aquário



  1. Use um saco plástico. Use um saco plástico para trazer o peixe de volta da loja. Após a compra, a maioria das lojas de animais coloca seus peixes em um saco plástico transparente cheio de água. Mantenha o seu em um local escuro até chegar em casa.
    • Volte para casa imediatamente, pois os peixes deverão ser introduzidos no aquário o mais rápido possível após serem colocados no saco plástico. Isso reduzirá o estresse e a ajudará a melhorar a água do aquário. É possível que o seu peixe perca algumas cores durante a viagem, mas não se preocupe. Isso é normal e voltará ao normal uma vez no aquário.


  2. Desligue as luzes do aquário. Desligue ou apague as luzes do aquário antes de introduzir o novo peixe. O ambiente será menos estressante para ele. Também verifique se o aquário contém plantas e pedras suficientes que podem servir como esconderijos. Ele terá menos medo de ocupar sua nova casa.


  3. Adicione mais de um peixe de cada vez. Adicione mais de um peixe de cada vez, para que os peixes já presentes se comportem mais rapidamente que os novos. Isso também facilita a coabitação, porque o novo (se você adicionar apenas um peixe) pode ser abusado por esses congêneres. Adicione 2 a 4 peixes novos de cada vez para evitar a superlotação do seu aquário.
    • Na loja de animais, sempre escolha peixes saudáveis. Observe também os recém-chegados durante as primeiras semanas para identificar possíveis sinais de estresse ou doença.
    • Alguns aquaristas colocam seus peixes em quarentena por 2 semanas para garantir que não apresentem doenças ou infecções. Se você tiver tempo e outro aquário limpo que possa servir como bacia de quarentena, escolha esta opção. Se os peixes isolados ficarem doentes, você poderá tratá-los sem afetar os outros e sem modificar a composição química do novo aquário.


  4. Coloque o saco plástico fechado no aquário. Coloque o saco plástico fechado no aquário por 15 a 20 minutos. Deixe flutuar na superfície para dar tempo ao peixe para se molhar à temperatura da água.
    • Após 15 a 20 minutos, abra a sacola e use um copo limpo para despejar a água do aquário na sacola plástica. Deve haver 2 vezes mais água na bolsa: 50% da água do aquário e 50% da água do animal. Tenha cuidado para não realizar esta operação no aquário, pois corre o risco de contaminar a água.
    • Deixe a bolsa flutuar no aquário por mais 15 a 20 minutos. Você pode selar suas bordas para evitar vazamentos.


  5. Retire o peixe da sacola plástica. Retire o peixe da sacola plástica e coloque-o no aquário. Após 15 a 20 minutos, liberte o peixe no aquário, prendendo-o com uma rede e colocando-o suavemente em seu novo habitat.
    • Observe peixes procurando sinais de doenças ou infecções. Se já houver outros peixes no aquário, verifique se eles não importam com os novos. Com o tempo, e se você mantiver seu aquário adequadamente, todos os peixes coexistirão de alegria.

Método 3 de 3: Introduzir um peixe em um aquário existente



  1. Planeje um aquário de quarentena. Coloque o seu novo peixe em quarentena para garantir que ele esteja bem e que não espalhe doenças ou infecções no aquário existente. O quarteirão em quarentena deve produzir pelo menos 20 a 35 L e ter um filtro de espuma já usado em um aquário com peixes (para permitir que as boas bactérias que ele contém proliferem na água). Também deve ter um aquecedor, iluminação e uma tampa.
    • Se você é um aquarista sério, talvez já tenha um aquário de quarentena. Limpe-o e prepare-o antes de comprar peixe novo.


  2. Coloque o novo peixe em quarentena. Coloque o novo peixe em quarentena por 2 a 3 semanas. Quando o aquário de quarentena estiver pronto para receber novos ocupantes, tente introduzir o novo peixe por aclimatação.
    • Comece colocando o saco plástico fechado no aquário por 15 a 20 minutos. O peixe terá tempo para se molhar.
    • Após 15 a 20 minutos, abra a bolsa e use um copo limpo para despejar a água do aquário dentro. Deve conter 50% da água do aquário e 50% da água do animal. Cuidado para não derramar água da bolsa no aquário para evitar o risco de contaminação.
    • Deixe a bolsa flutuar no aquário por mais 15 a 20 minutos. Você pode selar suas bordas para evitar vazamentos. Após 15 a 20 minutos, use uma rede para agarrar gentilmente o peixe e coloque-o no aquário de quarentena.
    • Observe os peixes todos os dias para garantir que eles não sejam portadores de doenças ou parasitas. Após 2 a 3 semanas de quarentena no aquário sem nenhum problema, o peixe está pronto para ser introduzido no aquário principal.


  3. Mude a água do aquário. Mude 25 a 30% da água do aquário. Esse processo evita o estresse do novo peixe e permite que ele se misture com nitratos na água. É ainda mais importante se você não trocar regularmente a água no seu aquário principal.
    • Substitua 25 a 30% da água no aquário por água desclorada. Em seguida, recicle-o várias vezes usando o filtro para garantir que o nível de nitrato esteja correto.


  4. Alimente os peixes no aquário principal. Se já existem peixes no seu aquário e você pretende introduzir um novo peixe no interior, dê-os primeiro para comer. Eles serão menos agressivos em relação ao recém-chegado.


  5. Reorganize os acessórios no aquário. Antes de introduzir o novo peixe, mova as pedras, plantas e esconderijos para o aquário. Isso distrairá outros peixes e removerá os limites que eles já delinearam. O recém-chegado estará no mesmo nível que os outros e não será abandonado por seus companheiros.


  6. Aclimate o novo peixe para a água principal do aquário. Quando o seu novo peixe estiver fora da quarentena, você terá que iniciar o processo novamente com o aquário de quarentena. Isso permitirá que ele se misture com a água principal do aquário e seu novo ambiente.
    • Coloque o peixe em uma tigela ou saco cheio de água do aquário em quarentena. Deixe a bolsa flutuar na superfície do aquário principal por 15 a 20 minutos. Em seguida, use um copo limpo para despejar a água do aquário no saco ou tigela. A bolsa contém 50% do aquário de quarentena e 50% da água principal do aquário.


  7. Coloque o novo peixe no aquário principal. Deixe seu peixe 15 a 20 minutos extra na sacola e use uma rede para retirá-lo e coloque-o no aquário principal.
    • Observe os peixes novos nas próximas semanas para garantir que eles cheiram bem com os outros e que não há sinais de doenças ou infecções.