Como unir dois pedaços de madeira

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como unir dois pedaços de madeira - Conhecimento
Como unir dois pedaços de madeira - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Fazendo uma junção de borda O Perfer cega os furos nas juntas de canto19

Desde a junção das arestas até os complexos diques-caudas, existem muitas técnicas para unir pedaços de madeira. Se você precisar montar pranchas lado a lado para criar uma superfície maior, unir as arestas é a melhor solução. Organize as placas para obter um resultado atraente e use cola de madeira e manobristas para prendê-las. Se você precisar unir as bordas, como ângulos de esquadria ou uma junta simples, o uso de cola por si só não é suficiente. Em vez disso, faça orifícios cegos usando uma broca e use parafusos para reforçar a junção. Felizmente, o preço de um modelo de orifício cego é relativamente acessível e essa ferramenta permite que você trabalhe mais rápido e mais fácil.


estágios

Método 1 de 3: Unir as arestas



  1. Arrume as tábuas e marque-as com giz. Posicione-os de forma que o lado atraente de cada quadro seja mais visível no resultado final. Deslize-os para baixo até que suas veias fiquem salgadas e crie um belo padrão natural. Quando estiver satisfeito com o layout, desenhe um V grande usando lápis ou giz de carpinteiro.
    • Por exemplo, se você criar uma mesa, use as faces atraentes das placas para a parte superior do gabinete. Você também deve certificar-se de que suas cores e veias estejam alinhadas para que não correspondam mal ou que a junção não seja muito perceptível.
    • As linhas da sua carta não precisam ser perfeitamente retas. Simplesmente desenhe isso sobre todas as pranchas de madeira. Assim, a carta será legível apenas quando as placas estiverem bem organizadas.



  2. Coloque as tábuas em ripas de madeira. Coloque várias do mesmo tamanho em ambas as extremidades das placas para levantá-las da superfície de trabalho. Ao colar e prender pranchas, o excesso de cola pode derramar junções. Elevar as pranchas manterá a superfície de trabalho limpa.
    • Adicione uma ripa de madeira no meio, se suas tábuas forem longas o suficiente e você quiser evitar dobrá-las.


  3. Aplique a cola nas bordas das tábuas uniformemente. Para distribuir uniformemente a cola de madeira, segure o frasco do produto com uma mão e o bico com a outra. Mova-o pelas bordas em um movimento constante e rápido.
    • Cuidado para não aplicar cola nas duas extremidades que você anexar. Um excesso de cola só estragará o trabalho.



  4. Aperte as tábuas e verifique se elas são iguais. Pressione as bordas e aperte-as com um grampo. Adicione prendedores em cada extremidade e, dependendo do comprimento das pranchas, prenda um manobrista extra no meio. Faça o possível para mantê-las niveladas para que você não precise lixar as imperfeições depois de curar a cola.


  5. Limpe o excesso de cola após vinte minutos. Para facilitar a limpeza, você pode remover imediatamente o excesso de cola da superfície das tábuas com um pano úmido. Após vinte minutos, remova os manobristas para poder devolver as placas com cuidado e limpar a parte de baixo. Use uma espátula para remover o excesso de cola deste lado.
    • A cola leva algumas horas para endurecer e, para isso, você deve manusear as placas com cuidado.
    • Em condições molhadas, você deve esperar uma hora ou mais antes de remover os manobristas.


  6. Deixe a cola secar durante a noite. Embora você possa remover os manobristas com segurança após um curto período de tempo, a cola não atingirá sua força máxima por várias horas. Deixe secar durante a noite antes de continuar.

Método 2 Faça furos cegos nas juntas dos cantos



  1. Planeje o trabalho antes de perfurar. Organize as placas para combinar de acordo com o resultado desejado. Use um lápis para marcar as áreas a serem perfuradas. Não se esqueça de furar ou lavar as veias, como se perfurar as extremidades, isso enfraquecerá as articulações.
    • Você pode identificar as veias finais da face e das bordas, verificando a superfície da ure e a disposição dos anéis de crescimento da madeira. As veias finais estão na face mais áspera e porosa de uma placa. Além disso, o raio visível do anel de crescimento das árvores só pode ser visto nos grãos das extremidades. Esse anel parece um conjunto de linhas curvas bem organizadas.
    • Para concluir o processo, você deve fazer orifícios guia na placa, alinhar com outra e, em seguida, passar os parafusos pelos orifícios na primeira placa para alcançar a segunda placa. Se você nunca fez um furo cego, primeiro deve praticar na madeira usada para se familiarizar com o processo.


  2. Ajuste a profundidade do modelo de acordo com a espessura da madeira. Um modelo de furo cego de boa qualidade possui um guia de alinhamento graduado. Você o encontrará na alça onde está o orifício da guia e poderá ajustá-lo puxando-o para dentro e fora do corpo do modelo. Procure as marcas de alinhamento marcadas com a profundidade da madeira para ajustar o modelo.
    • Procure modelos com guia de alinhamento e sistema de fixação. Embora sejam menos caros, os produtos que não possuem esses recursos são menos precisos e mais difíceis de usar.


  3. Insira a broca no orifício guia do modelo para ajustar seu colar. O pavio do orifício da guia possui um colar que você pode usar para controlar a profundidade da abertura. Use uma chave Allen (que deve ser fornecida com a broca) para desconectar o colar da broca. Insira-o em um dos orifícios da guia no modelo até que a ponta esteja a cerca de 3 mm da parte inferior da ferramenta. Coloque o colar sobre a extremidade da broca para que fique plana na ferramenta de montagem e, em seguida, aperte-a.


  4. Coloque o quadro no modelo. Posicione-o de forma que as marcas estejam alinhadas com os orifícios-guia no modelo e depois aperte o sistema de fixação para travá-lo. Você deve perfurar o lado da placa que está voltada para o orifício guia da ferramenta. Portanto, verifique se o lado não está visível no resultado final.
    • Por exemplo, se você criar uma moldura, certifique-se de perfurar a parte de trás da placa em vez da peça que será o produto final.
    • Se você cortar a prancha em um ângulo de 45 graus para unir uma mitra, coloque-a de forma que o canto fique plano na parte inferior do modelo.


  5. Faça orifícios de guia com uma broca de alta velocidade. Trave a broca em uma furadeira elétrica e defina-a na velocidade mais alta para criar os furos mais suaves possíveis. Insira a broca em um dos orifícios-guia do gabarito, faça a metade do caminho entre a ponta da broca e o colar e remova a broca para remover as lascas.
    • Depois de parar no meio do caminho para remover os cavacos, reinsira a broca no furo guia e continue a perfurar até que o colar impeça você de perfurar mais fundo.
    • Insira o pavio no orifício da guia que está alinhado com a outra face da placa e repita o processo.


  6. Organize as tábuas e aperte-as nas junções. Alinhe-os para garantir que os orifícios da guia sejam feitos na direção certa. Aplique cola uniformemente em uma borda das tábuas que você está montando, pressione as bordas para combiná-las e aplique um macaco na junção para travar as tábuas para que não se movam.
    • Se você parafusar sem prender as placas, a junção não será regular.
    • Embora o uso de parafusos possa produzir uma ligação forte, a cola de madeira ajudará a manter a vedação alinhada durante retrações e inchaços.


  7. Escolha o parafuso certo para o projeto. Use parafusos de grão fino para madeiras duras e parafusos de rosca pesada para madeiras macias, como pinho. O comprimento do parafuso depende da espessura da madeira. Por exemplo, uma placa com 2 cm de espessura requer parafusos de 3 cm.
    • A embalagem dos parafusos de orifício cego geralmente inclui uma placa de guia. Você também pode procurar na Internet guias sobre o tamanho dos parafusos.
    • Você só pode usar parafusos de orifício cego. Eles estão equipados com arruelas sujas com a borda plana criada a partir de um pavio destinado a fazer orifícios cegos.


  8. Rosqueie suavemente os orifícios cegos. Coloque o parafuso na broca e insira-o lentamente no orifício até ficar firme. Em seguida, fixe o próximo parafuso no outro orifício que foi feito anteriormente. Remova o sistema de fixação quando terminar de parafusar.


  9. Limpe ou raspe o excesso de cola. Se houver vazamento do selo, limpe-o com um pano úmido. Se ele começar a aderir e parecer geléia, raspe-o com uma espátula.