Como combater o vício em goma de mascar de nicotina

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como combater o vício em goma de mascar de nicotina - Conhecimento
Como combater o vício em goma de mascar de nicotina - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Liberando-se da conversa internaEncontrando a situação e encontrando suporteRevendo riscos19 Referências

O tabagismo de nicotina (tabagismo, consumo de tabaco para mascar e tabagismo eletrônico) é uma das principais causas de comprometimentos e outros problemas de saúde. Parar de comer é, portanto, uma medida preventiva que aliviará o ônus da doença, prevenirá o câncer, infecções ou problemas pulmonares, doenças cardíacas, complicações vasculares e derrames. Gomas de mascar de nicotina, como Nicorette ou Nicoderm, ajudam a parar de fumar. Eles são projetados para promover a cessação do tabagismo, dando ao fumante uma dose baixa de nicotina livre de substâncias cancerígenas do tabaco. Infelizmente, existem pessoas que substituem um vício por outro e, portanto, desenvolvem um vício nesse chiclete. Use coragem e perseverança se quiser pôr um fim ao seu vício por esses chicletes. Lute contra a inveja, procure apoio e aprenda sobre os riscos que você enfrenta consumindo-os a longo prazo.


estágios

Parte 1 Liberando-se do diálogo interno



  1. Resista à inveja. Se você está consumindo chiclete de nicotina, felizmente significa que você certamente não fuma mais. Mas você ainda é viciado em nicotina e seus efeitos estimulantes. Isso significa que você sente um grande desejo. Os desejos geralmente duram menos de cinco minutos. Aguarde o que acontece quando você está se divertindo ou fazendo uma atividade.
    • Respire profundamente 10 vezes (ou conte até 10), vá até a pia, sirva um copo de água e beba lentamente até que a inveja se dissipe.
    • Dê um passeio, lave a louça, faça trabalhos domésticos ou jardinagem. Ligue para um de seus amigos para apoio ou meditação.
    • Mantenha um livro interessante com você. Pegue, além do livro, uma caneta ou um marcador. Leia-o para manter sua mente ocupada e faça anotações quando lhe apetecer.



  2. Substitua a goma de mascar por outra coisa. Você pode se surpreender ao saber que apenas um pequeno número de usuários de chiclete de nicotina tem dependência física da substância. Mas isso não significa que você não seja viciado, melhor, alguns consumidores têm sintomas de abstinência. É bem possível, no entanto, que seu vício seja psicológico. Isso significa que você o consome, porque, se não o toma, se sente ansioso, nervoso ou confuso.
    • Tomar constantemente chiclete de nicotina pode levar à fixação oral. Substitua este chiclete por outras coisas. Tome chiclete sem nicotina ou hortelã.
    • Pegue pedaços de sorvete, goma de mascar (feita de resina vegetal) ou cera de abelha.
    • Tente manter a boca ocupada com um lanche saudável, cenoura, aipo ou pepino.
    • Não esqueça que não é aconselhável mascar tabaco, porque este produto contém vários ingredientes cancerígenos contidos no cigarro.



  3. Aprenda a não procurar razões. O cérebro humano é astuto e pode encontrar razões para justificar qualquer coisa ou quase tudo. Você pode dizer a si mesmo: "O que há de errado em dar uma mordida hoje? Ao pensar assim, você está tentando encontrar uma razão e isso pode frustrar seus esforços para parar de fumar. Aprenda a identificar esses pensamentos e reprimi-los.
    • Encontrar razões é inventar desculpas. Encontre razões para fazer algo que você sabe, profundamente dentro de você, que não deve fazer. Está se enganando.
    • Desconfie de argumentos como "qual é o mal em dar uma mordida hoje", "eu controlo a situação, posso sair quando quiser" "" vou abrir uma exceção hoje, meu dia. é muito estressante "ou" tomar chiclete é a única maneira de lidar com isso ".
    • Quando você perceber que está começando a se desculpar, lembre-se dos motivos que fizeram você querer sair. Revise-os. Tome nota e guarde-a no bolso, se necessário.


  4. Faça exercícios regularmente. Estudos demonstraram que o exercício regular pode reduzir significativamente os sintomas de abstinência causados ​​pela abstinência. O exercício diminuirá seus desejos, levará à liberação da lorinorfina, que lhe dará uma sensação de bem-estar e ajudará você a se concentrar em outras coisas. Tenha o hábito de fazer pelo menos 150 minutos de exercício moderado por semana ou 75 minutos de exercício intenso.
    • Faça exercícios que você gosta. Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta ou musculação.
    • Siga aulas de ioga, academia ou aeróbica.
    • Você pode até praticar um esporte como basquete, hóquei ou softbol.


  5. Evite situações de alto risco. Todos os viciados em nicotina sabem que têm momentos de fraqueza que muitas vezes são desencadeados por coisas, experiências, lugares ou pessoas. Muitas vezes, seu desejo pode ser maior em determinados momentos ou lugares do que em outros. Se, por exemplo: seus desejos são maiores quando você envolve fumantes ou quando vai a um bar, saiba que essas situações estão em risco.
    • Essas situações podem não apenas fazer com que você comece a tomar chiclete de nicotina novamente, mas também mergulhar no fumo.
    • Evite isso a todo custo. Se você vê seus amigos fumando, desencadeia em você o desejo de fazer o mesmo, afastar dois e passar o seu tempo livre em outro lugar. Se você for aos bares vai querer tomar nicotina, saia com menos frequência ou vá a outros lugares, como cafés.
    • Você é tentado a comer chiclete após as refeições? Como você não pode deixar de comer, pense em mastigar um palito de dente.
    • Se você sentir vontade de tomar chiclete ou fumar quando estiver estressado, entediado ou ansioso, encontre maneiras mais eficazes de aliviar esse desejo. Anote em um diário o que você sente para aliviar a ansiedade. Encontre um novo hobby para não ficar entediado e ocupado com a mente, para não pensar em seus desejos.

Parte 2 Lidando com a situação e encontrando apoio



  1. Configure uma rede de suporte. Converse com seus amigos e familiares em que você confia e peça que eles o apoiem e incentivem. Diga a eles o que você está passando. Eles certamente terão prazer em ajudá-lo.
    • Peça-lhes coisas específicas. Por exemplo, você pode pedir para não fumar ou consumir produtos contendo nicotina em sua presença. Eles poderiam fazer o trabalho de fornecer seu lanche de saúde favorito sempre que você os visitar.
    • Talvez você só precise deles para ouvi-lo. Pergunte se você pode falar com eles. Chame-os para confiar neles e expressar suas emoções, se você estiver passando por momentos difíceis.


  2. Participar de um grupo de suporte Obtenha mais da sua família e amigos com muito mais apoio. Há um grande número de grupos de apoio que podem permitir que você pare de fumar e use nicotina. Encontre uma que permita que você compartilhe suas experiências com outras pessoas que sabem exatamente o que você está passando.
    • Pesquise on-line ou na lista telefônica grupos de apoio que possam realmente ajudá-lo a parar de usar nicotina e tabaco. Ligue para perguntar ou ir ao local e participar pessoalmente de uma reunião. Se você não puder viajar para participar de reuniões, participe de grupos de suporte on-line em fóruns de discussão.
    • Por exemplo, instale o aplicativo Tabacstop no seu telefone. Ele permitirá que você acompanhe seu consumo e possui um fórum de discussão anônimo por meio do qual os usuários podem trocar incentivos, perguntas, conselhos ... E para qualquer pergunta que exija aconselhamento profissional, o aplicativo também permite que você envie um para especialistas em tabaco da Tabacstop, que se comprometem a respondê-las dentro de 48 horas.
    • Organizações como o Instituto Curie, o Instituto Nacional do Câncer, o Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica também podem ajudá-lo a ter uma lista de grupos de apoio.


  3. Consulte um terapeuta. Seu hábito de consumir chiclete de nicotina é psicológico ou físico, ou talvez ambos! Pode ser considerado um vício. Marque uma consulta com um terapeuta ou conselheiro de dependência, se você estiver realmente comprometido em acabar com isso. Este último pode ajudá-lo a terminar de uma vez por todas.
    • Ele sugerirá estratégias para lidar com isso. Por exemplo, ele pode ser submetido a terapia comportamental ou TCC. Isso permitirá que você reconheça e identifique comportamentos de problemas e encontre melhores soluções.
    • Seu terapeuta discutirá com você os efeitos do chiclete em sua vida, suas vantagens e desvantagens. Também ensinará como controlar seus desejos e evitar situações de "alto risco" para evitar recaídas.

Parte 3 Avaliando os riscos



  1. Contacte o seu médico. Discuta os riscos de consumir chiclete de nicotina com seu médico. Os médicos geralmente recomendam goma de nicotina para ajudar os fumantes a parar o mais rápido possível. Eles não prescrevem ninguém para usá-los por mais de dois meses. Mesmo no tratamento de ex-fumantes, o consumo de chiclete com nicotina não deve exceder 12 meses.
    • O consumo de chiclete por longos períodos muitas vezes causa dor crônica na mandíbula.
    • Suas propriedades estimulantes estreitam os vasos sanguíneos, aumentam a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea. Portanto, quem o utiliza está exposto ao risco de palpitações cardíacas e dor no peito.
    • A nicotina influencia seu sistema imunológico, aumenta o risco de distúrbios cardiovasculares, respiratórios e gastrointestinais. Pode predispor você à síndrome metabólica (que aumenta o risco de desenvolver diabetes). O consumo deste produto também pode afetar sua saúde reprodutiva e muito mais.


  2. Aprenda sobre os riscos de câncer. Já sabemos que fumar causa câncer. É o mesmo quando mastigar, fumar tabaco ou outro produto que contenha nicotina. Estudos em animais de laboratório mostraram que o uso prolongado de nicotina e chiclete também pode aumentar o risco de câncer.
    • O chiclete de nicotina, no entanto, é diferente dos cigarros. Difunde lentamente a nicotina através dos tecidos da boca e esta entra muito mais lentamente no sistema sanguíneo, em doses muito mais baixas. O chiclete de nicotina não contém os mesmos componentes que o tabaco.
    • Ainda não foi comprovado que o consumo de chiclete com nicotina corre risco de câncer. Embora o consumo de nicotina possa ser altamente viciante e tóxico em altas doses, os cientistas ainda não demonstraram o que pode ser uma fonte de câncer.
    • É importante saber que a ciência não é clara sobre isso. Consumir chiclete com nicotina pode ser prejudicial, mas por enquanto nada é seguro. No entanto, o risco é menor do que o de fumar.


  3. Faça o que for melhor para você. Quem consome chiclete de nicotina não é viciado, pelo menos fisicamente. Eles fazem isso porque têm medo de recidivar e começar a fumar novamente. Esse é um motivo suficientemente bom para continuar consumindo-o. No final, cabe a você decidir o que deseja fazer.
    • Pergunte a si mesmo se você está pronto para parar de tomar sem começar a fumar novamente.
    • Avalie os prós e contras. Se necessário, escreva-os para conhecer os efeitos positivos e negativos da goma de mascar de nicotina em sua vida.
    • Acima de tudo, lembre-se de que, de acordo com as informações atualmente disponíveis, fumar é muito mais perigoso do que consumir chiclete de nicotina.