Como medir com uma pinça vernier

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 23 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como medir com uma pinça vernier - Conhecimento
Como medir com uma pinça vernier - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Lendo um compasso de calibre vernierLendo um compasso de calibre vernier

Pinças são instrumentos que medem a largura de uma sala, um objeto e o diâmetro ou profundidade de um buraco. A medição será muito mais precisa do que com uma regra simples ou fita métrica. Existem três tipos principais de pinças: eletrônicas com tela digital, aquelas com discagem graduada (discagem) e pinças clássicas com vernier (graduação móvel).


estágios



  1. Identifique a pinça que você tem em suas mãos. Se o seu instrumento possui duas regras de deslizamento, é um compasso de calibre vernier padrão: consulte as instruções do compasso de calibre vernier. Se o seu instrumento consistir em um relógio comparador com uma agulha, consulte as instruções para o medidor de pinça.
    • Se você usar um paquímetro digital, a medida simplesmente aparecerá em uma tela pequena. Com a ajuda de um botão, você pode alternar de uma unidade para outra (milímetros ou polegadas). Antes de qualquer medição, aperte os boquilhas e, em seguida, pressione uma tecla que possa chamar indiferentemente Zero, Tara ou ABS. Ao fazer isso, você redefine o dispositivo.

Método 1 de 3: Lendo um paquímetro com vernier




  1. Verifique a calibração do instrumento. Solte os parafusos que travam o slide. Mova a bica móvel até que ela entre em contato com a bica fixa. Compare as posições dos dois zeros, o da graduação móvel e o da graduação fixa. Se as duas linhas estiverem perfeitamente alinhadas, vá diretamente para a seção "Medida". Caso contrário, continue a ler.

Corrigindo o erro de calibração



  1. Use o parafuso de retorno. Alguns compassos de calibre um pouco mais sofisticados do que os outros são fornecidos com um retorno de parafuso no controle deslizante. Isso pode ser girado em uma direção ou outra para calibrar as graduações sem que os bicos sejam afetados. Se o seu instrumento possuir esse parafuso, mova-o para que os zeros nas escalas (fixos e móveis) estejam alinhados. Você pode então ir para a seção "Medir". Se eles forem escalonados, continue lendo.
    • Observe atentamente seus bicos para garantir que o parafuso de precisão não esteja encaixado, ele abra e feche muito finamente.



  2. Calcule o erro de zeragem positivo. Se o zero da graduação móvel for certo do zero da graduação fixa, leia o valor da graduação fixa oposto ao zero da escala móvel. Existe um erro positivo ao qual é dado o sinal "+".
    • assim, se o 0 da escala móvel estiver na marca de 0,9 mm da escala fixa, escreva "erro de zeragem positivo: + 0,9 mm".


  3. Calcule o erro de zeragem negativo. Se o zero da graduação móvel for esquerda a partir do zero da graduação fixa, o cálculo é um pouco mais complexo.
    • Os bicos se tocando, olham na graduação móvel uma linha perfeitamente alinhada com uma linha da graduação fixa.
    • Mova o controle deslizante até que esta linha esteja alinhada com o valor mais alto mais próximo. Repita a operação até que o 0 da escala móvel esteja à direita do 0 da escala fixa. Observe a diferença entre os dois.
    • Leia o valor na escala fixa que está alinhada com o 0 da escala móvel.
    • Subtraia esse deslocamento do valor lido anteriormente. Observe essa lacuna, não esquecendo de colocar um sinal "-".
    • Suponha que o 7 da graduação móvel esteja alinhado com a linha de 5 mm da graduação fixa. Mova o controle deslizante até que este 7 corresponda ao 7 da graduação. Digite o valor da viagem, que é 7 - 5 = 2 mm. O zero da graduação móvel está, portanto, alinhado com o 0,7 mm. O erro de zerar é, portanto, igual a: 0,7 mm - 2 mm = - 1,3 mm.


  4. Subtraia esse erro de todas as medições futuras. Sempre que você fizer uma medição com este instrumento, será necessário remover o erro de calibração da medida feita para ter a verdadeira dimensão do seu objeto. Não cometa erros no sinal para colocar (+ ou -).
    • Portanto, se seu erro for + 0,9 mm e sua medida for 5,52 mm, a verdadeira medida será: 5,52 - 0,9 = 4,62 mm.
    • Portanto, se o erro for - 1,3 mm e você ler um valor de 3,20 mm, o valor verdadeiro será: 3,20 - (-1,3) = 3,20 + 1,3 = 4 50 mm.

Medida



  1. Ajuste os bicos para cada medição. Para dimensões externas, coloque os bicos nos dois lados do objeto a ser medido. Para os furos, mergulhe a extremidade dos bicos (dentro das faces de medição) e espalhe-os até o tamanho da abertura. Aperte o parafuso de ajuste para que nada se mova.
    • Deslize a parte móvel para abrir ou fechar os bicos. Se o seu paquímetro tiver um parafuso de precisão, você poderá usá-lo para obter a medida mais precisa.


  2. Leia o valor dado pela graduação fixa. Uma vez que o pé esteja bem posicionado, primeiro observe o valor dado pela graduação fixa. A leitura é relativamente fácil.
    • Localize o 0 do controle deslizante (parte móvel).
    • Na escala fixa, procure a linha mais próxima desse zero, mas à esquerda. Zero também pode cair em um carrapato.
    • Leia esse valor como você faria em uma regra clássica: é toda a parte da sua medida. Tome cuidado se você tiver uma pinça graduada em polegadas: as subdivisões são décimas, e não dezesseis, conforme as regras.


  3. Leia no slider a parte decimal da medida. Observe atentamente o vernier (graduação no controle deslizante). Comece de 0 e indo para a direita, encontre a graduação deste vernier que está perfeitamente alinhada com uma linha da graduação fixa. Somente segure o valor do vernier prestando atenção à escala deste último, que geralmente é gravada (0,5 mm - 0,02 mm - 0,01 mm).
    • Independentemente do valor da regra fixa, apenas o valor lido na escala móvel conta.


  4. Adicione os dois valores. Você terá o valor final. É uma adição simples. Desde o início ou por escrito, você recebe novamente o valor encontrado na graduação fixa ao qual você adiciona o valor encontrado na graduação móvel. Cuidado para usar a mesma unidade para ambos os valores.
    • Portanto, se você leu na escala 1,3 cm e se a graduação móvel, em centésimos de centímetro, indica 4,3, você tem: 1,3 cm + (4,3 x 0,01) cm = 1 , 3 cm + 0,043 cm. A medição final é então: 1,343 cm.
    • Se você encontrou um erro de calibração anteriormente, não se esqueça de considerar em sua medição.

Método 2 de 3: Leia um compasso de calibre vernier



  1. Verifique o erro de calibração. Feche os bocais completamente. Se a agulha do comparador não estiver em zero, gire-o para alinhar. Para alinhar, é necessário afrouxar o parafuso na parte superior ou inferior do comparador. Após o ajuste, não se esqueça de apertar o parafuso.


  2. Faça sua medida. Ao medir uma dimensão externa, feche os bicos no objeto. Para a medição de uma dimensão interna (diâmetro), insira os bicos na abertura e espalhe-os até a dimensão.


  3. Localize a unidade de medida. A escala é gravada na regra fixa do compasso de calibre vernier. Leia o valor fornecido pelo bico móvel (lado interno) na regra fixa.
    • A escala é especificada em centímetros ou polegadas se você trabalha no exterior ou no exterior.
    • Se a regra estiver em polegadas, saiba que as subdivisões não estão nas décimas sextas ou oitavas, como nas regras a serem medidas, mas nas décimas ou quintas (a chamada escala "dingener").


  4. Leia o restante da medição diretamente no comparador. A agulha do comparador congelará em uma escala: será décimos ou centésimos de centímetros (ou polegadas), conforme marcado no comparador (respectivamente 0,01 ou 0,001 cm ou polegada). Conte com precisão o número de graduações.


  5. Adicione os dois valores. Se necessário, converta-os para a mesma unidade e adicione-os. A maioria das medições não exige maior precisão.
    • Então, se você lê na graduação fixa, em centímetros, 5,5 e se a agulha do comparador aponta, nela, em 9,2, enquanto a escala é do milésimo (0,001 cm), você tem uma medida que vale a pena : 5,5 cm + (9,2 x 0,001) cm = 5,5 cm + 0,0092 cm, o que dá: 5,5092 cm. A menos que você precise de tal precisão, poderá arredondar para 5,51 cm.