Como medir decibéis

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 23 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como medir decibéis - Conhecimento
Como medir decibéis - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Tabela comparativa de ruído em decibéisUse instrumentos para medir decibéis Selva com unidades14 Referências

No uso atual, decibéis são usados ​​para medir o volume (o nível de intensidade do som) de um som. Os decibéis são uma unidade logarítmica de dez unidades, o que significa que aumentar o volume em dez decibéis produz um som duas vezes mais alto que o som básico. Em geral, a intensidade de um som expresso em decibéis é calculada usando a seguinte fórmula: 10log10(I / 10), onde eu represento a intensidade do som em watts / metro quadrado.


estágios

Método 1 Tabela de comparação de ruído em decibéis

Na tabela a seguir, os valores crescentes das intensidades em decibéis são comparados com fontes comuns de ruído que podem gerar essas intensidades. Informações sobre os danos auditivos que podem causar esses poderes sonoros são fornecidas como informações posteriormente.

Método 2 de 2: Use instrumentos para medir decibéis



  1. Use o seu computador Com o programa certo, não é difícil medir a sonoridade em decibéis através do seu computador. Os listados abaixo são apenas parte do software disponível. Observe que a qualidade do resultado depende da qualidade do seu material de gravação. Claramente, o microfone embutido no seu computador é bom para algumas tarefas, mas um microfone externo de alta qualidade será mais preciso.
    • Se você estiver trabalhando no Windows 8, tente baixar o aplicativo "Decibel Reader" gratuito disponível na loja online do Windows. Este aplicativo usa o microfone do seu computador para medir sons de até 96 decibéis. Produtos similares também estão disponíveis no aplicativo iTunes para os produtos da Apple.
    • Você também pode usar um programa de terceiros para medir decibéis. O "Audacity", por exemplo, é um programa de gravação gratuito que inclui um sistema de medição de som em decibéis.



  2. Use um aplicativo móvel. Os aplicativos para celular são muito convenientes para medir a intensidade do som em qualquer lugar e rapidamente. Embora o microfone do seu telefone provavelmente não seja de alta qualidade, seu desempenho ainda pode ser muito bom. Por exemplo, não é incomum que aplicativos de telefonia móvel forneçam uma resposta em um intervalo de 5 decibéis em torno do valor fornecido por um microfone profissional. Abaixo está uma pequena lista de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais comuns.
    • Para dispositivos Apple: "Decibel 10th", "Decibel Meter Pro", "dB Meter", "Sound Level Meter".
    • Para dispositivos Android: "Sound Meter", "Decibel Meter", "Noise Meter", "deciBel".
    • Para laptops com Windows: "Decibel Meter Free", "Cyberx Decibel Meter", "Decibel Meter Pro".



  3. Use um decibelímetro profissional. Seu preço não é negligenciar, mas depende de sua precisão. Essa é a maneira mais precisa de encontrar a intensidade de um som. Também chamada de medidor de nível de som, essa ferramenta específica (disponível on-line em sites especializados) usa um microfone muito sensível para medir a quantidade de ruído presente em seu ambiente e indica um valor em decibéis. Como o mercado desse tipo de instrumento é bastante pequeno, seu preço pode ser bastante alto, conte em torno de 160 € para um modelo low-end.
    • Observe que o medidor de nível de som ou decibel ainda pode ter outros nomes. Por exemplo, ferramentas chamadas "audiômetros" têm aproximadamente as mesmas propriedades.

Método 3 de 3: Faça malabarismos com as unidades



  1. Meça a intensidade do seu som em watts por metro quadrado. Para aplicações comuns, decibéis são usados ​​para medir a "força" de um som. Na física, os decibéis são uma maneira prática de expressar o nível de ruído de um som, sua intensidade (expressa como base em watts / metro quadrado). Quanto maior a amplitude de uma onda sonora, mais ela carrega energia e mais move as partículas de ar em seu caminho, o som é mais intenso. Graças a essa relação entre a intensidade de uma onda sonora e seu volume em decibéis, é possível encontrar um valor em decibéis, simplesmente conhecendo a intensidade do som expressa em W / m².
    • Observe que as intensidades sonoras geralmente são bastante baixas para sons do dia a dia. Por exemplo, um som de 5 × 10 (ou 0,00005) W / m² é de cerca de 80 decibéis, que é o ruído emitido por um liquidificador de cozinha.
    • Para entender melhor a relação entre intensidade medida e valores de decibéis, considere o exemplo a seguir. Como parte deste exemplo, digamos que somos produtores e tentamos medir o ruído de fundo em nosso estúdio de gravação para melhorar a qualidade do nosso trabalho. Após instalar nossos instrumentos, detectamos um ruído de fundo de 1 × 10 (0,00000000001) W / m². Nas etapas a seguir, converteremos esse valor em decibéis.


  2. Divida esse valor por 10. Depois de encontrar a intensidade do seu som, você pode simplesmente substituí-lo pelo seu valor na seguinte fórmula para encontrar seu valor em decibéis:10(I / 10) (onde "I" representa a intensidade do som em W / m²). Para começar, divida o valor medido por 10 (0,000000000001). 10 corresponde à intensidade de um som de 0 decibel; portanto, comparando nosso valor a essa referência, podemos obter um valor em decibéis.
    • Em nosso exemplo, divida nossa intensidade medida, 10, por 10 para obter 10/10 = 10.


  3. Take the Log10 da sua resposta e multiplique o valor obtido por 10. Para concluir o cálculo, basta tomar o logaritmo na base 10 da sua resposta e multiplicar o valor obtido por 10. Esta etapa leva em consideração que os decibéis são uma escala logarítmica da base 10, o que significa que um O aumento de 10 decibéis dobra a potência do seu som.
    • Nosso exemplo é fácil de resolver. log10(10) = 1. 1 vez 10 = 10. Portanto, o ruído de fundo do nosso estúdio é 10 decibéis. É pouco, mas ainda assim detectável pelo equipamento de gravação. Provavelmente precisaremos eliminar a fonte desse ruído para obter uma boa qualidade de gravação.


  4. Entenda o significado da escala logarítmica. Como mencionado acima, os decibéis são contados em uma escala logarítmica básica 10. Para qualquer valor de intensidade sonora indicado em decibéis, sabemos que um som de 10 decibéis mais alto aparecerá duas vezes mais intenso, um som de 20 decibéis mais alto aparecerá 4 vezes mais intenso, etc. Isso permite que você veja a ampla gama de sons que o ouvido humano pode perceber. O som mais alto que podemos ouvir sem sentir dor é mais de um bilhão de vezes mais forte que o menor murmúrio que podemos dizer. Usando decibéis, podemos evitar o uso de números com muitos números para medir os ruídos da vida cotidiana. Apenas três dígitos são suficientes com a escala logarítmica.
    • Dado o exposto, qual é o mais fácil de usar: 55 decibéis ou 10 watts por metro quadrado? Os dois são iguais, mas os decibéis permitem evitar a notação científica e são mais práticos diariamente.