Como medir o crescimento bacteriano

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 24 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Crescimento Microbiano Parte1
Vídeo: Crescimento Microbiano Parte1

Contente

O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de bactérias diretamente na superfície do solo.

Existem várias maneiras de medir o crescimento bacteriano, e algumas são mais difíceis do que outras de implementar. Os mais simples são comumente usados ​​e fornecem resultados relativamente precisos, desde que sejam rigorosos durante as medições. As técnicas mais comuns são a observação e contagem de bactérias, medição de biomassa e biomassa seca e turbidimetria. O laboratório da sua escola deve ter o equipamento necessário para pelo menos um desses métodos.


estágios

Método 1 Observe as bactérias diretamente



  1. Prepare o equipamento. Além do que geralmente é encontrado em todos os laboratórios de biologia, você precisará de alguns itens específicos. Certifique-se de ter todos os instrumentos e recipientes na ponta dos dedos à mão, para que você não precise ir e voltar no armário onde o equipamento está armazenado. Pense à frente do que você fará para saber o que usará em cada estágio. Você também precisará conhecer alguns termos-chave.
    • Obtenha um hemacitômetro. É uma lâmina com câmaras de numeração associada a um microscópio. É um instrumento muito fácil de ajustar e usar. Você pode encontrar alguns de fornecedores especializados em equipamentos para escolas e laboratórios de pesquisa. Geralmente, é fornecido um manual do usuário.
    • Pegue uma placa de Petri. Este é um recipiente pequeno, redondo e raso, onde você pode observar bactérias.
    • O termo "cultura" refere-se a um microorganismo que é propagado artificialmente como parte de um experimento científico.
    • O "caldo da cultura" é o meio em que a cultura se desenvolverá.



  2. Use a placa de Petri. Coloque as bactérias na caixa e observe-as ao microscópio. Você também pode colocá-lo diretamente em um slide. Depois conte o número de células bacterianas presentes.


  3. Verifique se você tem a concentração correta. Se houver muitas bactérias, elas se sobreporão e você não poderá contá-las corretamente. Se for esse o caso, dilua a cultura misturando-a com um pouco de caldo. Se houver muito poucos, o resultado não será significativo. Você deve filtrar o caldo para aumentar a concentração.


  4. Conte as bactérias. O último passo é simplesmente contar. Olhe para as câmaras de contagem sob o microscópio e anote o número de células que você vê. Compare o resultado com outras experiências semelhantes.

Método 2 Medindo a biomassa




  1. Verifique se você possui os instrumentos necessários. Esse método é lento para implementar e envolve o uso de equipamentos caros. Se você não lavá-lo, use outra técnica. Por outro lado, se o laboratório em que você está possui as ferramentas certas, a medição da biomassa e da massa seca é ideal, pois fornece resultados precisos. Você precisa de:
    • um forno hidráulico de convecção forçada,
    • uma balança de alumínio,
    • vários frascos Erlenmeyer,
    • uma centrífuga ou um sistema de filtragem de laboratório.


  2. Verifique se a colheita está em um balão Erlenmeyer. Se não for esse o caso, despeje-o. Nesta fase do experimento, as bactérias ainda estão no caldo de cultura. Eles serão separados mais tarde.


  3. Seque a bandeja de pesagem. Para isso, coloque-o no forno. Você também pode usar um filtro de membrana de acetato de celulose com 47 mm de diâmetro com poros de 0,45 μm. Qualquer que seja a ferramenta usada, meça sua massa com precisão para que possa ser subtraída dos resultados obtidos quando a colheita é colocada nela.


  4. Mix. Agite lerlenmeyer para que a cultura seja homogênea. De fato, devido à gravidade, as células naturalmente tendem a cair no fundo do recipiente. Portanto, você precisa agitar um pouco os quais são distribuídos de maneira uniforme e que sua amostra é mais representativa.


  5. Centrífuga. Usando a centrífuga, separe as bactérias do caldo de cultura. Este dispositivo é usado para girar o recipiente e um contrapeso a uma velocidade muito alta. O caldo flui, o que mantém apenas a matéria viva. Para mais informações, você encontrará informações sobre como usar uma centrífuga na internet.


  6. Pegue a massa. Coloque-o na bandeja de pesagem. Você pode jogar o caldo de cultura, não precisará mais dele, mas mantenha o lerlenmeyer à mão.


  7. Lave a centrífuga. Despeje a água de enxágue na bandeja de pesagem, além das células bacterianas. O resultado obtido para tudo fornece biomassa.


  8. Encontre a massa seca. Para conhecer a biomassa seca da sua amostra, coloque a balança no forno a 100 ° C por um período de 6 a 24 horas, de acordo com as instruções fornecidas com o seu dispositivo. Tenha cuidado para não exceder esta temperatura para evitar a queima de bactérias. Depois pese tudo e subtraia a massa da bandeja.

Método 3 de 3: Prossiga por turbidimetria



  1. Prepare seu equipamento. Você precisará de uma fonte de luz e um espectrofotômetro, um dispositivo encontrado na maioria dos laboratórios de ciências. Consulte o manual do usuário fornecido, pois cada modelo tem sua própria operação. Esse método é um dos mais frequentemente usados ​​para medir o crescimento bacteriano, pois requer apenas ferramentas baratas e fáceis de usar.


  2. Trazer luz para a cultura. A turvação é usada para avaliar o conteúdo de um líquido nas partículas, que equivale a determinar se está mais ou menos nublado. O resultado obtido com essa medição será dado em NTU (ou unidades de turbidez nefelométrica). Pode ser necessário realizar uma calibração do dispositivo para medir com precisão a turbidez da amostra.


  3. Faça anotações. Turvação é a quantidade de bactérias na amostra. O espectrofotômetro também permitirá que você conheça a transmitância da solução (% T), cujo valor é inversamente proporcional ao da turbidez. Em seguida, compare os resultados obtidos em diferentes amostras para medir o crescimento bacteriano.