Como medir a altura uterina

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 24 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Altura Uterina - Dra. Judith Toro Merlo - Tutorial
Vídeo: Altura Uterina - Dra. Judith Toro Merlo - Tutorial

Contente

Se a altura uterina for medida por um médico, avalie a sua própria altura uterina.

Quando uma mulher está grávida, uma das maneiras de ela e seu médico garantirem que a gravidez está indo bem é determinar o crescimento de seu útero. Isso pode ser feito de três maneiras: por ultrassom, palpando o útero e medindo uma coisa chamada "altura uterina", a distância entre a pélvica e a parte superior do útero. Para aprender a medir sua altura uterina (e como fazer você mesmo), vá para a Etapa 1 para começar!


estágios

Método 1: Medir sua altura uterina por um médico



  1. Marque uma consulta com o médico. Mesmo que a medição da altura uterina não seja longa, isso geralmente é feito com hora marcada.
    • Ir ao médico também lhe dá a oportunidade de conversar diretamente sobre os resultados do seu teste de altura uterina, se algo der errado.


  2. Esvazie sua bexiga antes de fazer a medição. Dependendo do andamento do seu mandato, seu médico pode solicitar que você esvazie sua bexiga.
    • A razão para isso é que, a partir da 17ª semana de gravidez, uma bexiga cheia pode invalidar a medição da altura uterina por alguns centímetros.



  3. Passe um vestido de hospital. As medidas da altura uterina são bastante precisas: uma discrepância de apenas um centímetro ou dois pode significar a diferença entre uma medida "normal" e uma "anormal".
    • Roupas, cintos e outras roupas podem causar pequenas diferenças na altura uterina, e são removidas antes da medição. Passar uma bata de hospital reduz a possibilidade de um resultado incorreto e dá ao seu médico acesso fácil às áreas necessárias para uma boa medida da altura uterina.


  4. Deite-se na mesa de exame. O seu médico solicitará que você se deite em uma posição semi-reclinada (as costas são simplesmente colocadas, a cabeça levemente elevada). Essa posição facilita o médico a sentir o útero sentindo a pele perto do umbigo.



  5. Fique na cama e respire normalmente enquanto o médico palpa seu útero. Antes da medição, seu médico ou parteira sentirá seu útero para determinar a altura, posição e apresentação do bebê.
    • O médico ou parteira também verificará o volume do líquido amniótico e também tentará encontrar o fundo do útero, o ponto da sua barriga onde você poderá sentir o "topo" do seu útero.


  6. Deixe o médico medir sua altura uterina. Após a palpação, o médico grava a parte superior do útero (ou o fundo) e se estende ao longo do útero, medindo ao longo do eixo longitudinal.
    • Isso significa que o médico medirá do ponto mais alto do útero até o topo do púbis (a área abaixo do umbigo, onde começa o osso púbico). O médico registrará sua altura uterina em centímetros e anotará em seu gráfico.
    • Geralmente, a altura uterina de uma mulher deve estar entre 1 e 3 centímetros menor que a idade gestacional do bebê em semanas. Por exemplo, para uma mulher grávida de 20 semanas, é esperada uma altura uterina de cerca de 17-23 cm.


  7. Vista-se e discuta seus resultados com seu médico. Depois de deixar você se vestir, ele voltará e conversará com você. Nesse ponto, se sua altura uterina estiver anormal, você provavelmente discutirá quaisquer testes adicionais.


  8. Se a sua altura uterina estiver anormal, agende um acompanhamento. Se suas medidas não corresponderem aos parâmetros normais do seu termo, não há motivo para se preocupar. No entanto, seu médico definitivamente desejará que você faça uma ecografia para encontrar por que suas medidas estão fora do comum
    • Há uma infinidade de razões. Alguns são totalmente inofensivos, outros são problemáticos (sem necessariamente serem catastróficos).
    • Aqui estão algumas das causas da altura uterina anormal:
    • Sendo particularmente alto e magro ou pequeno e forte
    • Tenha bexiga cheia
    • À espera de gêmeos, trigêmeos etc.
    • Crescimento fetal anormalmente lento ou rápido
    • Muito ou pouco líquido amniótico
    • Miomas uterinos
    • Aguarde uma criança se apresentar ao lado do assento ou qualquer outra posição uterina incomum

Método 2 de 2: Meça sua própria altura uterina



  1. Esvazie sua bexiga e remova suas roupas. Não é nada difícil medir a própria altura uterina. Para começar, esvazie a bexiga e remova as roupas como faria com o médico. Se quiser, escolha usar uma blusa ou outra roupa semelhante (como uma camiseta velha muito grande).
    • Como muitas pessoas não são treinadas para medir sua altura uterina e, como a altura anormal pode ter muitas causas, é importante lembrar não tome nenhuma decisão médica com base nos resultados de uma auto-medição da sua altura uterina. Se você obtiver um resultado anormal, visite um médico ou parteira experiente para confirmar.


  2. Pegue uma fita graduada. Um medidor de costura flexível e flexível é o melhor, porque segue as curvas da sua barriga para fornecer uma medição mais precisa. No entanto, uma regra ou mesmo os dedos podem fazer o acordo.


  3. Deite de costas. Superfícies duras (como o piso) funcionam melhor. Superfícies macias (como um colchão) podem "cair" um pouco. Se quiser, você pode colocar uma almofada embaixo da cabeça.


  4. Encontre seu osso púbico. Los pubis é um pequeno osso em forma de crista logo acima da área pélvica. Sinta a parte superior do osso púbico logo abaixo da barriga. Geralmente, é perto de onde os pelos pubianos se estendem naturalmente. O púbico geralmente é coberto com uma camada de gordura subcutânea que pode dificultar a sua localização. Pode ser necessário pressionar suavemente a pele com os dedos para senti-la.


  5. Encontre o fundo do seu útero. Em seguida, encontre o fundo (o "topo" do seu útero) palpando ao redor do umbigo. Relaxe os músculos da barriga enquanto massageia suavemente a área acima e abaixo do umbigo. Procure uma crista sob a pele: é o fundo do útero.
    • Geralmente, antes da vigésima semana de gravidez, o fundo fica embaixo do umbigo, enquanto após a vigésima semana fica acima.


  6. Meça do osso púbico até o fundo do útero. Depois de encontrar o osso púbico e o fundo, é hora de medir. Segure a extremidade da fita marcada com "0" na parte superior do osso púbico e puxe-a suavemente ao longo das curvas da barriga até o fundo. Observe esta medida. Geralmente, a altura uterina deve estar entre 1 e 4 cm menor que a idade gestacional do seu bebê. Por exemplo, uma gravidez de 20 semanas deve dar uma altura uterina de 16 a 24 cm.
    • Se você não tiver uma fita ou régua à mão, use o antigo método tradicional dos dedos. A largura de um dedo é globalmente equivalente a uma semana de gravidez. Portanto, para uma gravidez de 15 semanas, você deve esperar uma altura uterina de cerca de 15 dedos de largura.


  7. Se sua altura uterina parecer anormal, entre em contato com seu médico. Como afirmado acima, há muitas razões pelas quais a altura uterina não se encaixa nas normas. Algumas dessas razões são inofensivas, enquanto outras devem ser aprofundadas. Se você obtiver uma medida anormal, entre em contato com um médico para obter uma medida definitiva da altura uterina e, se necessário, prossiga para outros testes.